Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Crimes da ditadura

Ministros defendem punição de crimes de tortura da ditadura


Mais resultados: Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Próximos
Comentários dos leitores
roberto diaz zanetti (278) 19/11/2008 14h51
roberto diaz zanetti (278) 19/11/2008 14h51
Prezado Capitão Capitão;
Tenho uma visão distinta da tomada de poder pelos militares. Acredito que precipitaram a tomada de poder. Não acredito que os comunistas estivessem preparados para a tomada de poder, mas sim estavam se preparando, com o Brizola no sul. E com algumas forças no exercito. Um Sr. da Marinha comentou comigo que em 31 para 1º de abril, os oficais fizeram incursões nos quarteis e suprimiram os que consideravam obstaculo à execução da revolução. Agora estava lendo que o Julião recebeu armas, mas seriam para o Araguaia? Eu não recodo de nada relativo a uma ação armada dos comunistas. Lembro que nos onibus no fundão tinha um militar armado viajando conosco. Era assustador. Uma coisa que recordo era da Maria Antonia. Trabalhava em Sto. André e um dos técnicos estudava na Filosofia se não me engano. E dos assaltos apenas em 66, nada anterior.
Existem armas antes da revolução de 64 para os comunistas? Alguns amiogos de esquerda sempre perguntaram isso. Cadê as armas?
Agora que eles foram idiotas, forma idiotas, pois não poderiam competir com o exercito em armamento e numero de homens. E realmente voc~e tem toda a razão, pois eles usaram a juventude brasileira como bucha de canhão. A mesma coisa que os radicais mulçumano da al qaeda fazem com os jovens paquistaneses, iraquianos, iranianos, distorcendo uma sura, para que possam ter as bombas humanas.
7 opiniões
avalie fechar
Rogerio Rocha (660) 19/11/2008 12h23
Rogerio Rocha (660) 19/11/2008 12h23
Prezado Capitão,
faltou mencionar que estes movimentos que não eram comunistas tinham grande apoio da população. Como já postei antes, uma prova disto foi o fiasco do grupelho -o "cumpanhêro" genoíno no meio- que tentou a guerrilha do Araguaia contando que os "camponeses" da região iriam apoiar a farra.
De novo, já que o (des)governo insiste em dizer que este pessoalzinho lutou pelo povo:
Eu não assinei nenhuma procuração dando autorização para esta turma defender os meus direitos!
É revoltante ver que o meu dinheiro vai para o bolso de alguns poucos espertalhões.
Claro que alguns mereceram as indenizações, mas dar estas para criminosos?
Com o meu dinheiro? NÃO!!!
Construir memorial para estes bandidos?
Com o meu dinheiro? NÃO!!!
15 opiniões
avalie fechar
Capitão Capitão (102) 19/11/2008 10h27
Capitão Capitão (102) 19/11/2008 10h27
....... continuando
Os fuzis que Fidel mandou para as Ligas Operárias do Julião não eram para matar pessoas, e sim para espantar caturritas.
Celerados como José Genoíno, Zé Dirceu, Dilma Roussef, Franklin Martins, Fernando Gabeira, Apolônio de Carvalho, Joaquim Câmara Ferreira, frei Tito de Alencar, Mário Alves de Souza Vieira, Carlos Lamarca, Carlos Marighella eram cidadãos beneméritos que só apelaram ao terror para introduzir a democracia neste Brasil dominado por militares.
Claro que não houve um assalto comunista ao poder. Cuba, China e União Soviética estavam financiando a guerrilha apenas com o exclusivo intuito de fortalecer as instituições democráticas no país. A Aliança Libertadora Nacional (ALN), a Ação Popular (AP), a Ação Popular Marxista-Leninista (AP-ML), o Comando de Libertação Nacional (Colina), as Forças Armadas da Libertação Nacional (FALN), a Frente de Libertação Nacional (FLN), o Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), a Organização Revolucionária Marxista - Política Operária (ORM-POLOP), o Partido Comunista Brasileiro (PCB), o Partido Comunista do Brasil (PC do B), o Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (Val-Palmares), a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) - todas estas organizações nada tinham a ver com comunismo. Eram, singelamente, instituições beneficentes que pretendiam salvar o Brasil de uma ditadura militar.
Os comunistas não dominaram o país porque os militares tomaram o poder.
15 opiniões
avalie fechar
Capitão Capitão (102) 19/11/2008 10h25
Capitão Capitão (102) 19/11/2008 10h25
Ontem decidi ir ao "memorial da liberdade" aqui em S. Paulo. Foi a primeira vez. Sempre fui contra este Monumento aos traidores da Nação. Para minha sorte esta fechado para reformas, mas fiquei na entrada por alguns minutos olhando as fotos de Marighela e Lamarca pensando nas vitimas anônimas do outro lado.
Em qualquer parte do planeta quem pega em armas contra um Estado, não pode pretender uma reação com flores.
Um Exército não existe apenas para desfilar em paradas. Por definição, é uma força treinada para matar. Além do mais, tínhamos superioridade numérica, superioridade em armas e uma infra-estrutura nacional. A guerrilha perdeu a luta armada. Verdade que mais tarde ganhou a luta administrativa, revelando-se um excelente investimento, pelo menos para os sobreviventes. Enquanto milhares de brasileiros morrem sem receber os precatórios que o Estado lhes deve, os militantes da guerrilha têm sido recompensados com indenizações e aposentadorias milionárias. Isentas de imposto.
Muitos acreditam que a luta armada das esquerdas não pode ser definida como terror. Isto é, seqüestrar diplomatas, assaltar bancos, matar pessoas que nada têm a ver com o embate político, executar colegas de armas, elaborar manuais de terrorismo, isto não é terrorismo. Os militantes das esquerdas viajavam para a União Soviética, China, Cuba e Argélia não para treinar guerrilha, mas para exercitar-se em paintball.
9 opiniões
avalie fechar
LUIZ PAULO PETRONI (183) 19/11/2008 10h20
LUIZ PAULO PETRONI (183) 19/11/2008 10h20
BOM DIA.
OUTRO DIA EU DISSE AQUI QUE ESTA CONVERÇA DOS MINISTROS TARSO GENRO E PAULO VANUCCHI, ERA PARA DESVIAR A ATENÇÃO DO POVO. ISTO CULMINOU COM O PAGAMENTO DAS ONDENIZAÇÕES AAAAAAAAAAAA DNA MARIA TEREZA . AI ÊLES QUETARAM. AGORA PARECE QUE ESTÃO COMEÇANDO NOVAMENTE. O POVO PODE SE PREPARAR PORQUE VEM MAIS UMA MORDIDINHA NOS NOSSOS BOLSOS. ENQUANTO ISTO NO PAIS DA MARAVILHA, ÊLES POSAM DE BONZINHOS E DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS. SÓ PARA OS MESMOS. ENGANA QUE O POVO GOSTA.
33 opiniões
avalie fechar
luiz dias (418) 19/11/2008 04h38
luiz dias (418) 19/11/2008 04h38
TORTURA É FATO ABOMINÁVEL, HEDIONDO, CRUEL, INACEITÁVEL SOB QUALQUER ASPECTO.
ENTRETANTO, O QUE OCORREU NO PERÍODO CONHECIDO COMO DITADURA MILITAR NO BRASIL, EFETIVAMENTE, FOI INCINERADO PELA LEI DA ANISTIA.
JÁ DISSE QUE TARSO GENRO, E SEUS COMPANHEIROS FALAVAM BOBAGENS JURÍDICAS , CRIAVAM SITUAÇÕES DE CRIMES OCORRIDOS NAQUELES TEMPOS, VERDADEIRAMENTE, APAGADOS PELA LEI E PELA NOVA CONSTITUIÇÃO DE 1988.
IMPOSSÍVEL A RETROAÇÃO DE LEI PENAL, OU DE PREVISÃO CONSTITUCIONAL INEXISTENTE NA NOVA CARTA BRASILEIRA DE 88.
A ATUAL CONSTITUIÇÃO PREVÊ SIM, A IMPRESCRITIBILIDADE E PUNIÇÃO SEVERA A CRIMES DE TORTURA, ETC, A PARTIR DE 1988. RETROAÇÃO, JAMAIS.
MAS, SUPONHAMOS QUE ADMITISSE, A COMPANHEIRADA DO SR. TARSO GENRO ESTARIAM TODOS NA CADEIA E DE REPENTE FOSSE BOM PARA O PAÍS, SE A LEI PERMITISSE, AO MENOS, TERÍAMOS UM FÔLEGO DE CORRUPÇÃO NO BRASIL, UM FÔLEGO DE APOIO, AFAGO AOS CORRUPTOS, QUADRILHEIROS E MAFIOSOS QUE HOJE, AO INVÉS DE NECESSITAREM DE BONS ADVOGADOS, ENCONTRAM SEUS HABEAS CORPUS PRONTOS A PARTIR DOS GABINETES DOS TRIBUNAIS, CHAMADOS DE JUSTIÇA DO BRASIL.
MAS, POR ESTAS ASNEIRAS E OUTRAS MAIS, TARSO GENRO FIQUE TRÂNQUILO.
JOBIM ESTÁ CHEGANDO PARA ASSUMIR O MINISTÉRIO E AO QUE SABEMOS, FARÁ A MAIOR MUDANÇA NA POLÍCIA FEDERAL, JAMAIS VISTA , EVIDENTE, TIRANDO SEU POTENCIAL DE FORÇA EM DEFESA DO POVO BRASILEIRO, DO POVO HONESTO E COM ISTO, CERTAMENTE, DEIXARÁ OS MAFIOSOS REPRESENTADOS POR DANTAS, EM PAZ.
E O BRASIL CONTINUA NAS MÃOS DESTA CAFAJESTAGEM TODA!
8 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1577) 19/11/2008 02h07
Luís da Velosa (1577) 19/11/2008 02h07
Futuro sem escoimar o passado é um futuro capenga,quase-pronto, sem "glória" Não seria um bom futuro aquele que está sobrecarregado de dívidas graves do passado. Não é um futuro brilhante. É opaco, é enfumaçado pelo "fog", nebuloso, com repetidas nevascas - bem sei que aqui não as temos, mas fica como uma metáfora de lugar comum. Bobinha. Mas, na realidade precisamos pensar o agora! Esse nosso agora, nõ há futuro promissor. 24 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2009) 18/11/2008 22h16
Alcides Emanuelli (2009) 18/11/2008 22h16
E enquanto no alto clero do Poder eles discutem se punem ou não crimes que aconteceram na Ditadura, nas cidades, nas avenidas e ruas bandidos atacam, assaltam e matam cidadões brasileiros, trabalhadores brasileiros.
No Brasil essa terra que um dia tinha Palmeiras e cantava os sábias, onde já teve uma cidade Maravilhosa, que se dizia assim, coração do meu Brasil, hojem não tem mais nada disso, Nas cidades há violencia o homem mata o outro para roubar, seu carro, nas avenidas e ruas meninos, criaças são sequestradas e assassinadas por monstros que deveriam ter condeção justas para tanta monstroisidades.
Mas a impunidade impera, e nossos Ministros estão preocupado com o Coronel Ustra se prendem o homem ou não, enquanto isso no Brasil esse Brasil morrem mais de 40.000 mil pessoas por ano pelas armas de bandidos.
Quem vai fazer algo sobre isso, quem vai ser o precursor do Alto Clero para começar a tomar medidas preventivas contra a violencia!
Será que vai ser nosso Presidente ou vai ser nosso Ministro da Justiça, ou o Ministro da defesa,
Quem vai ser o primeiro a levantar essa bandeira por liberdade e direito de ir e vir sem medo de sair nas ruas e avenidas.
Quem vai ser o primeiro a lutar e ver o mair problema da Nação brasileira hoje que é a violencia.
Sem violencia, sem desemprego, sem miséria, podemos pensar em Educação e Saúde, todas essas partes compõe o todo do Universo da vida social justa e digna que um cidadão tanto almeja.
9 opiniões
avalie fechar
Nelson Trisotto (3) 18/11/2008 17h32
Nelson Trisotto (3) 18/11/2008 17h32
Creio que teríamos mais justiça no país se evitássemos as torturas atualmente praticadas em nossas delegacias e prisões. Adolescentes sendo aprisionadas com homens, prisioneiros ainda detidos apesar de já terem cumpridos as penas a eles imputadas, etc. etc.. A quem devemos responsabilizar por estes crimes bárbaros, certamente com vítimas mais inocentes do que aquelas de há 30 anos objetos de mais esforço do de Vanucci e Tarso genro dos torturados atuais. 6 opiniões
avalie fechar
Capitão Capitão (102) 17/11/2008 11h46
Capitão Capitão (102) 17/11/2008 11h46
Jamais as esquerdas radicais quiseram restaurar a democracia, mas instaurar o socialismo por meio de uma ditadura revolucionária.
Certa vez Vladimir Palmeira admitiu que "A gente não tinha preparo para governar o país. Todo mundo sabia muito pouco".
Já citei neste espaço o quanto estes revolucionários utilizavam-se de jovens iludidos com o ideal democrático. O rebanho queria a ressurreição da democracia. Os pastores obedeciam sem chiar aos comunistas veteranos que chefiavam as seitas.
Carlos Marighela membro do Comitê Central do PCB ensinava aos pupilos da ALN a beleza que há em "matar com naturalidade", ou por que "ser terrorista é motivo de orgulho".
Militante da Ação Libertadora Nacional (ALN) e rezando pelo minimanual do terrorista Carlos Marighela, Paulo Vannuchi deve aceitar a anistia como perdão aos erros cometidos por todos nós. Deve deixar de tramar contra a lei e a ordem.
Deve lembrar-se que direitos humanos não são primazia de comunistas criminosos.
Abra os jornais e veja quanta gente morre e é enxovalhada no Brasil por incúria do Estado, esse mesmo Estado que você representa.
Se você não é capaz de entender a verdadeira razão de ser do cargo a que lhe investiram, demita-se, como foi, aliás, o seu faniquito ante o parecer da Advocacia Geral da União no caso dos "torturadores". Deixe de bazófia e vá à busca dos verdadeiros direitos humanos. Há muita coisa a ser feita, igualistarista de araque.
15 opiniões
avalie fechar
Carlos Sé (29) 16/11/2008 21h35
Carlos Sé (29) 16/11/2008 21h35
Aos militares de ontem devemos a democracia de hoje. Não fosse eles hoje estariamos amargando um comunismo aos moldes chineses. Foram eles que impediram, que esse mal chegasse aqui fosse instalado. Os militares sim foram os grandes heróis desta nação. 40 opiniões
avalie fechar
JOEL ANTONIO (39) 16/11/2008 08h39
JOEL ANTONIO (39) 16/11/2008 08h39
Lei, é Lei. Nao deve ser revogada, modificada, alterada, em prol das pessoas que estao no governo atual, somente para concretizarem a sua sede de vingança. Se assim o for, devem pagara tambem aqueles que desobedeceram a constituição da época e ERAM FORAS DA LEI. 15 opiniões
avalie fechar
João Gabriel Briganti (2) 15/11/2008 23h43
João Gabriel Briganti (2) 15/11/2008 23h43
Existe na sociedade brasileira uma confusão entre dois tipos de criminosos: os que utilizaram as armas (que eram para DEFENDER o povo brasileiro) contra esse mesmo povo e grupos terroristas ligados a esquerda.
Numa análise simplória e rasteira, poderíamos considerar ambos criminosos e, portanto, isentados pela lei da anistia.
Há a necessidade, contudo, de uma análise histórica para percebermos que os agressores foram os militares, que tomaram o poder, não devolveram aos civis e empunharam armas contra cidadãos brasileiros, os mesmos que através de seus impostos pagavam seus soldos e deveriam tê-los A SEU SERVIÇO. Os militares torturaram muito antes dos movimentos armados de resistência existirem, ou seja, quem primeiro agrediu foram eles.
Quanto aos membros dos grupos de terroristas, não restava alternativas se não partir para a clandestinidade, uma vez que seu objetivo de redemocratizar o país era visto com maus olhos.
Agressores e membros da resistência NÃO SÃO FARINHA DO MESMO SACO!
E pobre de quem pensa que o exército mudou...acho que nunca conversaram com um membro das forças armadas para saber o que acham desse período.
28 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1577) 15/11/2008 21h47
Luís da Velosa (1577) 15/11/2008 21h47
Eu também acho. Se fossem terroristas a ditadura não veraneva por 20 anos. Na Colômbia, foram 40 e o governo só vem se livrando com a ajuda da maior potência militar e de Inteligência do mundo. O mesmo aconteceu por aqui a ajuda norte-americana, mas não havia terrorismo. Com ele não temos, felizmente, nenhuma intimidade, se não considerarmos... O terrorismo realista fantástico. Mas, de todo jeito, este é "desbalado", desarmado - de belicísmo. O Sr. José Direceu tem razão. 31 opiniões
avalie fechar
Wagner A (1) 15/11/2008 21h08
Wagner A (1) 15/11/2008 21h08
Segundo o dicionário Houaiss, a etimologia da palavra anistia é:
fr. amnistie (1546 amnestie) 'perdão coletivo concedido pelo soberano', do lat. amnestìa,ae, emprt. do gr. amnéstía 'esquecimento', de ámnéstos 'esquecido' e, este, der. de a- 'negação' + mnáomai 'pensar em, lembrar-se de'; em fr. a f. amnestie, que etimologicamente seria a mais razoável, foi, depois do s. XVII, suplantada pela f. amnistie, que reproduz a pronúncia /i/ do gr. bizantino para o eta é; no port., há duas grafias para o voc. e seus der., a lusitana amnistia, mais próxima do gr. e do lat., e a brasileira anistia, com assimilação -mn- > -n-; ver anisti-
Acepções da palavra anistia:
1 esquecimento, perdão em sentido amplo
2 Rubrica: termo jurídico.
ato do poder público que declara impuníveis delitos praticados até determinada data por motivos políticos ou penais, ao mesmo tempo que anula condenações e suspende diligências persecutórias.
Em resumo, anistia pode ser entendido como amnésia, diferentemente do que está escrito na carta lida pelo ex-presidente nacional da OAB Hermann Assis Baeta.
Agora, uma coisa que não dá para entender é: por que só querem buscar os militares torturadores? E os terroristas assassinos que hoje recebem pensões do Governo? Esses, além de não se pensar em desanistiá-los, ainda recebem polpudas benesses?
Que País é esse? Já pensaram na situação, daqui a 30 anos, Osama Bin Laden recebendo pensão do governo? Só se for no Brasil...
22 opiniões
avalie fechar
Flavio Eggers (10) 15/11/2008 20h51
Flavio Eggers (10) 15/11/2008 20h51
Naturalmente que o revanchismo dos barbudinhos prega a discriminação aos oficiais que, no mínimo, devem ser considerados heróis, afinal, o que havia no Brasil na época era uma guerra oculta, na qual, nossos militares garantiram que, ao contrário dos interesses de outros que hoje encontram-se no poder (infelizmente), nosso país seguisse o rumo da liberdade. Será que a camarilha que prega o revanchismo esqueceu da guerrilha do Araguaia, brilhantemente exterminada pelo nosso exército, ou será que continuam lacaios de um regime falido há muito? 10 opiniões
avalie fechar
gerson barreto (1) 15/11/2008 20h44
gerson barreto (1) 15/11/2008 20h44
Anistia é Anistia - Plena, Geral e Irrestrita. Vamos olhar prá frente. Vamos pensar um Brasil sem revanchismo. Um País que superou a ditadura militar deletéria e está a galgar os degraus da democraia. Vamos fazer uma Operação Mãos Limpa e prender os corruptos da verba da Saúde; do alimento do povo. Gerson 6 opiniões
avalie fechar
GUILHERVAL MARTINS (8) 15/11/2008 20h27
GUILHERVAL MARTINS (8) 15/11/2008 20h27
SENHORES:
TENHAM JUIZO... COLOQUEM SUAS VIOLAS NOS RESPECTIVOS... MUDAR ALGO QUE FOI COMBINADO E ACERTADO AGORA, POR UM LADO SÓ NÃO NOS PARECE ÉTICO... PARECE TRAPAÇA.
DEUS CONTINUE ILUMINANDO AQUELES QUE NÃO SABEM O QUE DIZEM.
RESPEITOSAMENTE
ENGºGBMARTINS SSA BA 15NOV2008
7 opiniões
avalie fechar
Nilson Costa Peres Junior (3) 15/11/2008 20h17
Nilson Costa Peres Junior (3) 15/11/2008 20h17
Quem indenizou a vida do soldado que foi morto em SP no ataque com o carro bomba?A grande verdade é que os militares são culpados sim, por não terem sumido com todos, os que restaram deu no que deu, esta aí para que todos vejam a vergonha que nosso pais esta, tudo para eles e um pouco de cesta basica para os trouxas que ainda votam neles. "ACORDA POVO BRASILEIRO" 17 opiniões
avalie fechar
Gerson Monteiro (5) 15/11/2008 20h16
Gerson Monteiro (5) 15/11/2008 20h16
O proprio nome já diz..Anistia. Se querem que os militares sejam punidos, os envolvidos nos crimes de terrorismo também devem ser. Vitimas de ataques a bomba ( não se esqueçam de um jovem chamado Mario Kozel Filho), de assaltos a bancos, de sequestros. Acabou, ficou para trás, se querem punição, que seja para todos, militares e terroristas. 7 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (292)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página