Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Crimes da ditadura

Ministros defendem punição de crimes de tortura da ditadura


Mais resultados: Anteriores 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Próximos
Comentários dos leitores
LUIZ PAULO PETRONI (183) 10/11/2008 13h59
LUIZ PAULO PETRONI (183) 10/11/2008 13h59
BOA TARDE SENHORES.
NA SEMANA PASSADA, SÃO PAULO VIVEU MOMENTOS DE HORROR E ATOS DE TERRORISMO URBANO QUE TROUXERAM PANICO PARA OS MORADORES. OS ASSALTANTES DE BANCO EM UM TIROTEIO COM A POLICIA MILITAR, MATARAM POLICIAIS E CIVIS. UM DOS PM SD. LAMAS, JA CONSIDERADO UM HEROI POR OUTROS FEITOS DENTRO DA CORPORAÇÃO, DEU A SUA VIDA EM CUMPRIMENTO DO DEVER PARA COM O POVO DE SÃO PAULO, ASSIM COMO TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE O GAL. USTRA, TAMBEM NO CUMPRIMENTO DO DEVER, DEFENDEU O BRASIL, DOS TERRORISTAS . AGORA PERGUNDO:- SERA QUE O OS MINISTROS DA JUSTIÇA E DOS DIREITOS HUMANOS, QUE NÃO DISSERAM UMA PARAVRA A RESPEITO DESTE ATO DE HEROISMO DO SOLDADO LAMAS, E DOS OUTROS, TENTARA ALGUMA POLPUDA APOSENTADORIA PARA SUAS FAMILIAS OU COBRARA ALGUMA INDENIZAÇÃO DOS ( COMANDANTES DO PCC)
32 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2009) 08/11/2008 19h46
Alcides Emanuelli (2009) 08/11/2008 19h46
Para todos os vingadores, da falsa ideologia, o que passou, passou, todos que foram combatidos, sofreram na época da ditadura e isso até 1974, todos eles estão bem de vidas muitos em sua grande maioria melhor que os proprios torturadores agora vamos dar um tempo, não que a ditadura de Stalin, de Lenin, Tchê Guevara, Fidel, e outros ditadores que mataram muito mais que os Costa e Silva, Medici no Brasil.
Mas o que passou, passou em cuba muitos desses seres humanos estão presos até hoje e passando torturas e humilhações.
Mas o que passou, passou e digo isso vendo a triste realidade dos dias atuais onde tem mais de 40 mil homicidios por ano.
Pensem nisso é uma guerra a maior guerra do Mundo da Terra, o Sr, Luiz Inacio não precisa ficar com ciumes do George porque ele faz, permite que se crie no ventre de sua Nação a Maior e pior guerra da humanidade.
Vamos terminar com essa violencia!
Não entendo com essa situação gravissima o Sr. Luiz Inacio se preocupa com o Banqueiro dono do Oportunitte, será que ele vai perder dinheiro ele pergunta para o Mantega, o Mantega responde acho que não mas vou falar com o Gilmar que é amigo dele.
Tudo bem camarada, fala prá ele se precisa nós damo um bilhão pra ele e aproveita pede desculpa novamente para ele e diz que estamos cuidando bem do protogenes.
E assim caminha a triste cina do povo brasileiro, que tem que aguentar, empresários ladrões, banqueiros ladrões e um Estado mal intensionado e ladrão tambem.
São farinha do mesmo saco.
19 opiniões
avalie fechar
Jaime Cunha (26) 08/11/2008 11h26
Jaime Cunha (26) 08/11/2008 11h26
NÃO FORAM HERÓIS - A MENTIRA COMO HISTÓRIA.
A falácia de que são heróis aqueles que fizeram parte da luta armada contra a ditadura militar no Brasil (nomes como José Dirceu, Franklin Martins, José Genoíno, ministra Dilma e muitos outros), porque lutaram pela democracia, é a mentira reescrevendo a história.
A guerrilha de esquerda que roubava, seqüestrava, assaltava bancos, e matava em sua luta contra o regime militar (que também seqüestrava, matava), não lutava contra a ditadura e sim contra o tipo de ditadura. A esquerda queria derrubar a ditadura militar para implantar um outro tipo de ditadura - a ditadura comunista.
A guerrilha no Brasil era apenas mais uma peça no tabuleiro da América latina, onde Cuba - ponta de lança da URSS na região - apoiava e participava ativamente, com Che Guevara, na tentativa de expandir para toda a região o regime comunista que já vigorava na Cuba de Fidel.
Ora senhores. Os que realmente lutaram pela democracia no Brasil, foram homens como Ulysses Guimarães, Mario Covas, Franco Montoro e tantos outros, estes sim verdadeiramente heróis cujas armas, usadas para solapar a ditadura, foram as palavras. Se hoje temos uma democracia (quase) consolidada, devemos a essas pessoas que tiveram a coragem de enfrentar o regime de exceção usando como armas; a honradez, a coragem de dizer, o patriotismo, e a defesa sem condicionantes da liberdade.
Deveríamos sim homenagear nossos heróis... Mas os verdadeiros.
73 opiniões
avalie fechar
espero que faça justiça mesmo levando os terrorista comno dilma, franck, e outros companeinhros, a julgamento por crime de terroristo e tortura as pessoas que foram vitimas delas......eu voltei na marta no oprimeiro e segunado turno nela, mas acho que todos devem ser julgadas pelos seus aots seja ele monistro ou militares 34 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (288) 08/11/2008 07h28
sérgio carneiro (288) 08/11/2008 07h28
Deu na folha.

"A Executiva Nacional do PT aprovou nesta sexta-feira moção de apoio aos ministros Tarso Genro (Justiça) e Paulo Vannuchi (Direitos Humanos), contrários ao parecer emitido pela AGU (Advocacia Geral da União), que sugere a anistia de crimes de tortura cometidos durante a ditadura militar (1964-1985)."

Minha opinião:

A Lei da Anistia permitiu a redemocratização do país. A sociedade civil e política eram uníssonas: "Anistia: Ampla, Geral e Irrestrita" permitindo assim o regresso de políticos decentes e outros nem tanto.

Com a Lei da Anistia seria um recomeço, esqueceríamos as agressões mútuas e caminharíamos para uma nova fase, contudo parece que após quase 30 anos o revanchismo tomou conta de alguns.

Fico com uma duvida. Se daqui a trinta anos tivermos uma nova Constituição ou uma Lei excluindo o seguro-desemprego (por exemplo) ncomo um dos direitos sociais, será que os beneficiados terão que devolver os benefícios recebidos legais na época. Onde fica a estabilidade jurídica e o fato consumado.

O fato de mudar as Leis conforme a conviniencia me preocupa muito.
10 opiniões
avalie fechar
MAC Castro (346) 07/11/2008 23h35
MAC Castro (346) 07/11/2008 23h35
Aproveitando Tarsinho e a Dilminha guerrilheira, daria para voces tambem pedirem a abertura dos documentos do tempo da inquisição e das guerras santas praticados pela ingreja catolica, pede vai, os padrecos e bispos não são carne e unha com a petezada, mas, logicamente se não for pedir muito. 27 opiniões
avalie fechar
luiz guilherme (90) 07/11/2008 23h28
luiz guilherme (90) 07/11/2008 23h28
Eesse Sr. Vanuchii, é um aloprado mesmo, com essa ameaça de deixar o cargo, caso a AGU, não volte atrás no parecer emitido sobre a Lei da Anistia. Quem ele pensa que é...Quem sentirá a falta deste senhor...como já dizia dona Marta...relaxa... senhor. 26 opiniões
avalie fechar
carlos correia (2) 07/11/2008 23h21
carlos correia (2) 07/11/2008 23h21
concordo plenamente que deva se punir os torturadores da ditadura, que suas ações não deveriam ser prescritas. Assim como a dos sequestradores e terroristas que colocavam bombas emfila de INPS(era assim que se chamava o INSS) e deixaram várias vitimas em cadeira de rodas até hoje. Há diferença em quem lutava pela democracia e aqueles que na verdade queriam nos impingir um regime totalitário de esquerda. Basta relembrar que entre os anistiados que retornaram do exílio, muitos eram notórios aguerridos do partido comunista. Os extremos devem ser punidos. 18 opiniões
avalie fechar
MAC Castro (346) 07/11/2008 23h12
MAC Castro (346) 07/11/2008 23h12
Eles querem mais dinheiro, deem dinheiro para eles que ficam quietos, são como ratazanas, ficam nos esgotos maquinando os golpes, na prmeira oportunidade de se darem bem vem a tona para anarquizarem o ambiente, gentalha assim deveriam permanerecem esilados ainda. Fechem a boca e voltem ao trabalho, afinal estamos ou não em meio a uma crise.? 17 opiniões
avalie fechar
Luiz Andrade (1) 07/11/2008 22h44
Luiz Andrade (1) 07/11/2008 22h44
A Advocacia Geral da União trabalha para quem afinal ??? Pelo visto, para a sociedade não é !!
LuiZ
24 opiniões
avalie fechar
Carlos José dos Santos (536) 07/11/2008 21h48
Carlos José dos Santos (536) 07/11/2008 21h48
Com certeza, considero que um crime de tortura, não deve ser anistiado como se fosse crime político. Mas, muitos dos bandidos torturadores e criminosos deshumanos, ainda se encontram no poder e será muito difícil para a nossa frágil e comprometida "justica", (se é que podemos chamá-la assim) fazer com que paguem por seus crimes. Somente Deus poderá fazer isso e com certeza o fará.
Acho que deveriámos listar todos eles e a cada ano, lembrá-los de seus crimes, através de programas nas TVs, enviando-lhes e-mails e filmes, fotos e reportagens sobre o seu nefasto trabalho e mutilação da humanidade. Para que se lembrem perfeitamente no dia do Juízo Final.
9 opiniões
avalie fechar
Tiago Garcia (40) 07/11/2008 21h44
Tiago Garcia (40) 07/11/2008 21h44
Critique o PT e quem sabe tu tenhas a policia federal entrando na tua casa e invadindo tua vida! 15 opiniões
avalie fechar
Reinaldo Elias de Souza (32) 07/11/2008 20h58
Reinaldo Elias de Souza (32) 07/11/2008 20h58
Na realidade nos anos 60 e parte dos 70 o que hopuve foi uma guerra dentro do país, e nenhuma guerra é limpa. o exército brasileiro defendeu o povo e o país de grupos terroristas que queriam não uma democracia mas tão somente implantar aqui um regime marxista-leninista, do mesmo tipo que massacrou 80 milhões de chineses, 2 milhões de cambojanos, 20 milhões de russos, e que ainda impera em Cuba e Coréia do Norte, com seus presos políticos e assassinatos em massa de quem não concorda com as diatribes de seus tiranetes; da minha parte sou imensamente grato ao exército por ter nos livrado desses insanos fanáticos, que inclusive mataram muita gente nos seus assaltos a bancos (até mesmo humildes vigias) e atentados em vias públicas. 20 opiniões
avalie fechar
Quem foi pior o guerrilheiro na época, o mais sanguinario, o que prendeu e aplicou os castigos imorais, ou o que usou e abusou da imoralidade para ser contra o regime reinante na época. Quem foi o regime agiu contra quem agrediu o regime. Até hoje a ONU diz que nosso país ainda pratica esses atos imorais. Todos depois de tantos anos devem ser anistiados e ninguem levar vantagem nisto. Os cidadãos que decidiram ficar calmos em suas casas tambem de uma forma ou de outra foram agredidos em seus direitos em sua liberdade e nem por isso estão sendo resarcidos ou anistiados. Anistia para todos governantes e guerrilheiros. Ressarcimento para ninguem nem dirigentes nem guerrilheiros. 17 opiniões
avalie fechar
roberto diaz zanetti (278) 07/11/2008 19h39
roberto diaz zanetti (278) 07/11/2008 19h39
Prezado Senhor Tiago Tellini;
Espero que me permita comentar o que postou. O meu avô que lutou na 1ª guerra, veio para cá antes de Mussolini. E quando estava aqui se vangloriava de Il Duce. Na vwerdade se vangloriava por se italiano e não por ser de direita. Meu pai era espanhol, e assim toda uma formação de esquerda, mas ele era mais anarquista que outra coisa, pois não gostava de padre. E foi criado na Mooca, do lado Italiano, assim se reforçou a sua estirpe anarquica. Tenho muito orgulho da minha raiz, pois ela é minha. Considerar terroristas herois, desculpe-me, nunca. Terrorista é assassino e ladrão. Se você acha que os militares promoveram a corrupção, tenha certeza disso, pois ninguém consegue ficar no poder por muito tempo sem distribuir beneficies. Agora o PT aprendeu com muito bem, o que não soube foi ser discreto, por isso tantos escandalos. Concordo quando fala que foi um ato inconstituicional a tomada do poder pelo exercito, isso não se nega. Nem um nem outro foram herois, visaram se beneficiar da situação. A esquerda ficou fula por ter perdido os meios que lhe permitiria tomar o poder e o exercito o meio de conseguir as mordomias que tinha perdido com a democracia. Não existe santo nesse mercado. Só tem os trouxas que pagam a conta que somos nós. Então heroi para mim foi o Airton Senna, que mostrou ao mundo o Brasil, valorizou-o e mantinha ajuda humanitária em muitos setores no nosso país e no estrangeiro. Isso é um heroi, um ser humano digno que foi cedo.
27 opiniões
avalie fechar
O PT repudia ???? Esses caras são uma comédia, eles devem é satisfações sobre os aloprados, dolar na cueca e esta bandalheira que foi lenvatada e ficou por isso mesmo.... Sinceramente, o que o Brasil precisa é de alguem que queira passar este país a limpo com vergonha na cara, dignidade e respeito a milhões de brasileiros que pagam seus impostos e o minimo que espera é que seus signatários tenham dignidade e moral para conduzir os rumos deste país. Tadinho do Tarso e companhia. 27 opiniões
avalie fechar
Elza Miranda Cardoso (290) 07/11/2008 16h37
Elza Miranda Cardoso (290) 07/11/2008 16h37
PELA PRIMEIRA VEZ CONCORDO COM O MINISTRO. SÓ PENSAR GRANDE, NÃO PRESUME SE IMPOR DE MANEIRA AGRESSIVANÃO. QUEM SE IMPÕE ASSIM SE"IMPÕE" PELO MEDO, PORTANTE APENAS C-O-A-G-E DE MANEIRA VIL .
O RESPEITO VEM PELA ADMIRAÇÃO, NUNCA PELO MEDO.
A DEMOCRACIA FOI NEGOCIADA. SOMENTE ESTES TRES MINISTROS VINGATIVOS E COVARDES, QUE TAMBÉM SÃO INCONSEQÜENTES, PODEM QUEREM ROMPER O PACTO FIRMADO NA LEI DA ANISTIA. DEVEM PENSAR QUE SÃO ETERNOS...
QUANDE DEIXEM O PODER, QUANDO FICAREM FRÁGEIS, AS LEIS PODERÃO MUDAR -TAMBÉM- PARA APURAR GRANDES NSAFADEZAS QUE ESTÃO SENDO FEITAS E PRATICADAS, EM NOME DE SEI LÁ O QUÊ, MAS NUNCA DO ESTADO DE DIREITO QUE ESTE PAÍS MERECE!
PAREM DE MEXER EM CASA DE ABELHAS.
SERÁ QUE A DILMA VAI DEVOLVER OS COFRES ROUBADOS NO TEMPO DA DITADURA? OU ROUBAR, NAQUELA ÉPOCA NÃO ERA CRIME?
ELA RESPONDEU ALGUM PROCESSO POR ISSO? POR ROUBO DE COFRE? ONDE FOI O DINHEIRO?
15 opiniões
avalie fechar
Concordo com o Sr. Vanucci inclusive acrescentaria que todos deveriam pagar pelos crimes que cometeram... alguns até bem fresquinhos (terrorismo, roubo de dinheiro público "meus impostos pagos", formação de quadrilha, desvio de dinheiro e tranporte ilicito de numerário (na cueca) e tantos outros. Sincerramente façam o favor de acordar e nos deem respostas a esta canalhice instituida nos poderes da república. 17 opiniões
avalie fechar
Tiago Tellini (7) 07/11/2008 14h04
Tiago Tellini (7) 07/11/2008 14h04
Srs.
Não concordo com algumas indenizações que a justiça, não o governo, vem concedendo, entre eles Sr. Ziraldo.
Porém em outros tantos casos, principalmente em casos legitimos de tortura, é o minímo que o Estado deve fazer.
Não se esqueçam que o golpe de 1964, foi sobretudo, um ato inconstitucional. Os militares se sobrepuseram sobre o Executivo, Legislativo e Judiciário. Aqueles que se revoltaram e lutaram de forma heróica, merecem no minimo o RESPEITO.
Foram 25 anos de Autoritarismo, Ufanismo, Corrupção e Torturas. Estes sim, deitaram e rolaram sobre o dinheiro público, viveram por todo esse tempo gozando do trabalho do nosso povo.
Sou neto de um Italiano que fugiu de Mussolini, mas que viveu num Brasil tamanha repressão e atraso nas relações socias. Um Sr. que se sente envergonhado com tamanha falta de conhecimento de sua história politica.
Muitos que postam comentários maldosos, pouco conhecem a história daqueles que estão sendo indenizados e por falta de opinião ou mesmo coonhecimento, preferem desviar o foco do debate, ao invés de se informarem.
37 opiniões
avalie fechar
roberto diaz zanetti (278) 07/11/2008 13h22
roberto diaz zanetti (278) 07/11/2008 13h22
Prezado Senhor LUIZ PAULO PETRONI;
Permita-me comentar o que postou. Talvez por uma questão de justiça, a Dna. Maria Tereza seja uma das poucas pessoas que mereçam receber a pensão do governo, e o Jango ser anistiado, afinal ele foi eleito. E quando digo eleito é por que foi mesmo. Na época se votava em Vice, ele era vice do Marechal Lott, não do Janio. Agora pensar que o Lulla mereça receber um salário de R$ 4 mil e tantos reais por que foi preso 30 dias, isso eu acho injusto, nem deportado o cara foi, o que o FHC foi, e foi aposentado como professor. Ou o Marighela que matou soldados e fugiu do exercito para entrar na guerrilha armada ele e o Lamarca, ambos optaram, foi uma decisão não foi uma imposição. Outros que foram beneficiados injustamente o Ziraldo e o Jaguar. Em 72 se não me falha a memória Ziraldo foi contratado para fazer a campanha do BB, quer dizer, se beneficiou da revolução e ainda eu ter que pagar pensão para ele por que o Pasquim fechou em 1991 ou por que toda a redação passou 3 meses na prisão? não acho justo. Assim meu caro, não acho que seja injustiça favorecer a Sra. Maria Tereza, mesmo que ela tenha sido uma patricinha, mesmo que tenha sido apenas um bibelô ao lado do Marido. Foi uma injustiça o que fizeram, apesar da ingenuidade do marido de acreditar que nada aconteceria ao fazer o discurso da Central, ou em se apoiar na esquerda, quando deveria ter se apoiado nos fisiologicos que já existiam.
16 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (292)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página