Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Defesa da Amazônia

O secretário do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, disse que vai propor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a participação das Forças Armadas na defesa dos parques nacionais e das reservas indígenas e extrativistas da Amazônia.


Mais resultados: Anteriores 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Próximos
Comentários dos leitores
Alcides Emanuelli (1981) 09/08/2008 15h11
Alcides Emanuelli (1981) 09/08/2008 15h11
Esse Sr. que nunca fez nada a não ser demogias e programas, programas de partidos politicos que nunca sairam da teoria e nunca vão se transformar em pratica e sim sempre teoria.
Bem esse tal de Sr. Mangabeira não sei do que, tambem não me interessa para que esta travestido pelo mal, e seus objetivos é a destruição da floresta, e dela tirar todo o lucro possivel como esta com bons salarios com sua pasta a de Ministro com amplos poderes para deixarem monstros destruirem a floresta.
Esta na hora de Nações mais fortes de uma forma ou de outra proibir as irresponsabilidades no Brasil, se não for pela força que não comprem mais produtos produzidos na região norte do País na região amazonica antes que esses monstros destruem a floresta dizendo que é para o crescimento do povo da região.
A verdade que a destruição da floresta é para o enriquecimento de grandes empresários Gaúchos, policos que fazem a lavagem do seu dinheiro na florestas e outro grande produto é os financiamentos para agropecuaria, agroindustria, essas são as formas mais modernas do roubo e da corrupção.
9 opiniões
avalie fechar
ANTONIO SANTANA (75) 09/08/2008 13h15
ANTONIO SANTANA (75) 09/08/2008 13h15
CARTA ABERTA À VOCÊ:
O que vem ocorrendo neste país, especialmente nos últimos dias, é algo nojento, repulsivo e deplorável. Não importa de que ângulo você veja; basta que a sua visão, seja a visão dos decentes, dos honestos; que você tenha uma formação moral e religiosa aceitável, compatível com a visão, o jeito de viver e, principalmente, com os atos de gente de bem. Mas este bem, a que eu me refiro, não é o bem material, mas aquele que faz uma mulher de "valor", ter admiração e respeito por você. Estou falando, de valores quase extintos em 'algumas' sociedades, como um dia, foram extintos, na extinta Sodoma e Gomorra. O que se tem feito neste país em nome de uma pseudo-proteção ao cidadão, é a formação de um escudo protetor infalível, para dar proteção a marginais que se especializaram em praticarem crimes complexos, que transferem do estado, vultosas quantias que se continuassem nos cofres públicos ajudariam muita gente humilde; que vive à mingua nesta nação. Qualquer pessoa que tem esses valores e que lê esse desabafo, sabe do que eu estou falando. Não importa se meia dúzia de pessoas, subiram o degrau da riqueza, ou se nós descobrimos petróleo. Nada, nenhuma notícia boa, pode justificar o que está acontecendo neste país. Essa coisa nojenta, repulsiva, porca, tem um nome: Corrupção. É de embrulhar o estômago a que nível ela chegou e é revoltante que pessoas honestas, estejam sendo investidas em uma camisa de força, por gente com este padrão moral. Acorda, Brasil!
106 opiniões
avalie fechar
luiz carlos goncalves (4) 09/08/2008 12h13
luiz carlos goncalves (4) 09/08/2008 12h13
agora sera muito bom poder comentar aqui. 13 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1517) 09/08/2008 08h24
Luís da Velosa (1517) 09/08/2008 08h24
O negócio é que tem muto dinheiro correndo. Faça como fizeram com a tal da Lei Seca e tudo se resolverá. Grande coisa, o havardiano dizer que o Brasil é o país que mais tem "proibições. ambientais". Para um cidadão, ministro, dizer essa tolice, realmente seria melhor calar-se e agir. Ufa!!! Ah, meu primo J.J.Seabra, como você faz falta! 24 opiniões
avalie fechar
Ricardo Câmara (49) 07/08/2008 22h16
Ricardo Câmara (49) 07/08/2008 22h16
Diante de tanta apreensão, multas e gastos percebe-se a falta de controle do setor público como também as divergências ente orgãos governamentais.O IBAMA atua sobre as madeireiras confiscando o produto , não tem onde alocar todo esse material apreendido,não se sabe o destino certo dessa madeireira, se se extravia ou retorna ao explorador via "leilão"; o fato é temerário, conforme a reportagem dessa matéria, há madeireiro que já sabe que virá uma fiscalização, e por isso, fecha as portas da serralheira, dispensa os empregados até assentar a poeira, depois voltar a atuar novamente na clandestinidade. Quer dizer, é o efeito iô-iô! Todavia, percebe-se a falta de estrutura, investimento e dissonância em determinados orgãos público, pois não adianta prender, aplicar multas e não ter onde resguardar o bem confiscado. A pendenga dos "bois-piratas" é outra situação vegonhosa. Não se sabe contar, quando há uma nova recontagem, surge uma grande diferença desses animais, daí gera as dúvidas: talvez o gado morreu intoxicado por comer ervas confundido com o pasto ou deve ter sido roubo. Bom, e daí ? E os gastos com a fiscalização, apoio logístico terrestre e aéreo ? O pior é que se pretende efetuar um leilão para se ver livre da manada, surge o embargo da justiça questionando o valor, enquanto isso os animais estão se definhando porque o local não oferece o pasto suficiente para alimentá-los, ou seja,é uma área de estiagem.Ou governo investe massificado no seu staff ou continua a mesmice 16 opiniões
avalie fechar
Carlos argus (3) 07/08/2008 17h49
Carlos argus (3) 07/08/2008 17h49
VALEU...SEREI O PRÓXIMO A COMEMNTAR.. 13 opiniões
avalie fechar
Freddy Grandke (236) 07/08/2008 17h00
Freddy Grandke (236) 07/08/2008 17h00
Se o governo deixasse de tampar o sol com a peneira e botasse em cana - isso mesmo cana - mostrando uma preocupação com o meio ambiente que, desculpe o trocadilho, deixa de ser nacional para ser internacionmal, talves o resto do mundo tivesse uma atitude diferente dessa que esta tendo. Não cuisamos do que é nosso e beneficia a todos então todos resolvem lançar essa abobrinhas que estamos lendo. Só no Brasil mesmo. 8 opiniões
avalie fechar
Freddy Grandke (236) 07/08/2008 16h55
Freddy Grandke (236) 07/08/2008 16h55
UMA PERGUNTA. ESSAS MULTAS SÃO PAGAS ? Todo dia sai publicado que aplicaram multas. E dai ? Pagaram ? Para onde vai o dinheiro ? 7 opiniões
avalie fechar
Sudeste/ sudestino (146) 07/08/2008 00h37
Sudeste/ sudestino (146) 07/08/2008 00h37
Sr. Alcides Emanueli. Vi seus comentários onde você fala muito em moralidade, ética, honestidade etc., mas incoerentemente, você fala também em transformar a região amazônica em patrimônio da humanidade. Agora eu pergunto: qual país já cedeu seu território para outros países sem derramamento de sangue? É ético, é moral, é inteligente ceder 6 milhões de Km² de seu território a quem quer que seja, área tamanho da Europa, rica em petróleo, minérios, biodiversidade, terras férteis, agricultáveis que poderia ser usado em benefício do povo braileiro? Somente partindo de uma mente imunda, traidora, colonizada pelos bárbaros, de complexo de inferioridade em relação aos estrangeiros que poderia sair uma sugestão desta.
Já dizia Sócrates: "Se é ímpio praticar violência contra pai e mãe, é mais ímpio contra a pátria".
Dê uma olhada no Google Earth e veja o que os donos do mundo fizeram com seus territórios. São esses países que cobiçam a amazônia e você perfidamente apoia.
Vá no Google e coloque destino manifesto e veja quem são os anglo-saxônicos.
15 opiniões
avalie fechar
Carlos argus (3) 06/08/2008 13h05
Carlos argus (3) 06/08/2008 13h05
Pergunto-me se os orgãos de informações interna existem e se são bons em coletas de dados ..passar dinheiro p/ o inimigo?..só os arabes.e ñ e nosso caso..E temos um gal. Heleno nos avisdando das coisas...o perigo srs. está ao norte. 13 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 06/08/2008 09h38
Gamarra R (114) 06/08/2008 09h38
O governo federal repassou, em valores constantes, R$ 532,6 milhões para ONGs que trabalham na Amazônia de 2006 para cá. Esse valor é quase o orçamento global do programa Saneamento Ambiental Urbano em 2007, com o qual foram desembolsados R$ 572 milhões. São mais de 350 instituições atuando em oito estados brasileiros.
Essas ONGs recebem em média R$ 228,9 milhões por ano. Só nos primeiros meses de 2008 já foram repassados R$ 33,3 milhões. A instituição que mais recebeu esse ano foi a Fundação Poceti, em Amazonas, agraciada com R$ 3,9 milhões. Outra campeã é a Associação Serviços e Cooperação com o Povo Yanomani-se, que recebeu R$ 3,8 milhões.
"E A FARRA COM O DINHEIRO PUBLICO CONTINUA......"
16 opiniões
avalie fechar
ANTONIO SANTANA (75) 06/08/2008 00h26
ANTONIO SANTANA (75) 06/08/2008 00h26
Parece que finalmente descobriram como vão conseguir salvar a floresta Amazônica da extinção. É isso aí!...Vinte e dois milhões de multa é muito pouco. As multas têm que serem tão altas que façam com que os desmatadores da selva pensem vinte cinco mil vezes, antes de cometerem seus atos insanos. Se a aplicação das multas não resolver o problema, acordem o pessoal do congresso e peçam para que votem um projeto para colocar na cadeia sem apelação esses criminosos. Se eles estiverem muito exaustos, peçam para o Lula editar uma medida provisória. Com firmeza e legislação duríssima contra os inimigos da humanidade, a floresta irá sobreviver. 127 opiniões
avalie fechar
Eduardo de Melo Machado (8) 05/08/2008 11h43
Eduardo de Melo Machado (8) 05/08/2008 11h43
Temos que louvar sempre iniciativas visando a preservação da Amazônia. Mas, infelizmente, todas até agora são apenas cheias de boas intenções. A pergunta que ouvimos constantemente é por quê nenhuma delas deu certo até agora? A resposta é simples: Falta de Gestão. Lembra quando Nelson Jobim, Presidente do Supremo e Ministro da Defesa respondeu sobre a morosidade da justiça e o caos nos aeroportos? Lembra ainda das justificativas dadas por Alexandre Garcia da Globo ao comentar o caos na saúde, na educação e etc? Falta de Gestão. Então, o Setor Público como um todo, envolvendo os Três Poderes, precisa praticar a boa gestão que é resultado do trabalho de servidores capacitados gerenciados por governantes competentes. Não queremos aqui crucificar ninguém, nem partido político e sim alertar a sociedade brasileira sobre a degradação decorrente de um processo político/administativo ultrapassado que propicia ambiente para a destruição do patrimônio moral e material do pais. Enquanto não acontece esta mudança estrutural, planos isolados como o apresentado pelo Ministro do Meio Ambiente precisa utilizar estratégias de envolvimento da sociedade local para que os bons resultados possam aparecer. A nossa experiência nos ensinou que sempre que os moradores locais ficam de fora do processo, ele já inicia fadado ao insucesso. Portanto, Nobre Ministro, se V. Exª não mudar de atitude, a tendência é de agravamento da situação e de descrédito junto aos países que querem colaborar. Gestor Público. 6 opiniões
avalie fechar
Eduardo de Melo Machado (8) 05/08/2008 11h32
Eduardo de Melo Machado (8) 05/08/2008 11h32
Temos que louvar sempre iniciativas visando a preservação da Amazônia. Mas, infelizmente, todas até agora são apenas cheias de boas intenções. A pergunta que ouvimos constantemente é por quê nenhuma delas deu certo até agora? A resposta é simples: Falta de Gestão. Lembra quando Nelson Jobim, Presidente do Supremo e Ministro da Defesa respondeu sobre a morosidade da justiça e o caos nos aeroportos? Lembra ainda das justificativas dadas por Alexandre Garcia da Globo ao comentar o caos na saúde, na educação e etc? Falta de Gestão. Então, o Setor Público como um todo, envolvendo os Três Poderes, precisa praticar a boa gestão que é resultado do trabalho de servidores capacitados gerenciados por governantes competentes. Não queremos aqui crucificar ninguém, nem partido político e sim alertar a sociedade brasileira sobre a degradação decorrente de um processo político/administativo ultrapassado que propicia ambiente para a destruição do patrimônio moral e material do pais. Enquanto não acontece esta mudança estrutural, planos isolados como o apresentado pelo Ministro do Meio Ambiente precisa utilizar estratégias de envolvimento da sociedade local para que os bons resultados possam aparecer. A nossa experiência nos ensinou que sempre que os moradores locais ficam de fora do processo, ele já inicia fadado ao insucesso. Portanto, Nobre Ministro, se V. Exª não mudar de atitude, a tendência é de agravamento da situação e de descrédito junto aos países que querem colaborar. Gestor Público 7 opiniões
avalie fechar
Rogerio Rocha (660) 05/08/2008 10h49
Rogerio Rocha (660) 05/08/2008 10h49
Prezado Alcides Emanuelli,
primeiro desculpas pela resposta tardia, mas devido ao trabalho só hoje ví o seu post de 01/08 às 18:58.
Infelizmente tenho que concordar em parte com você. Concordo quando falas dos políticos brasileiros e do desrespeito geral às leis ambientais do Brasil. também concordo com a ânsia pelo lucro fácil e imediato sem preocupações com o futuro. Quanto à drenagem das áreas alagadas, esta tecnologia, infelizmente, já existe a bom tempo. Se tens mais de 45 anos deve se lembrar do pró-varzeas dos governos militares.
E o pior de tudo é que o atual governo demonstra um descompromisso total com os interesses brasileiros. Este governo já mostrou que o seu compromisso é com a permanência do poder....
Agora eu discordo de você quando fala em abrir mão da soberania nacional. Virar patrimônio da humanidade é uma ótima idéia, desde que o seu controle fique com o Brasil.
Afinal de contas, nós brasileiros temos como obrigação mínima lutar por nosso país. Quem não pensa assim que se mude daqui e peça cidadania a outro país, como fez -que vergonha- a mulher do lulla que solicitou cidadania italiana. coisa impensável para uma primeira dama, mas isto eu acho que ela não é, já que não desempenha as funções que este cargo, de maneira informal, mas tradicional impõe. Afinal ela não exerce nenhuma atividade filantrópica como todas as ex-primeiras damas fizeram.
8 opiniões
avalie fechar
Igor Bevilaqua (794) 05/08/2008 10h35
Igor Bevilaqua (794) 05/08/2008 10h35
Conheço o Brasil e seus esquemas burocráticos de liberação de verbas para qualquer fim..., dos R$ 900 milhões, a maior parte vai ser roubada e ao destino final, chegará uma pequena parcela. Notas frias vão ser emitidas aos montes e quem fiscalizaria tudo isso...???, ..., será que é a Raposa que vigia o galinheiro...???, aposto que sim..., será que ela é corrupta..., sem mais comentários. 8 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1854) 05/08/2008 09h53
Rui Ruz Caputi Caputi (1854) 05/08/2008 09h53
No funfo, no fundo, não é exatamente de fundos que a amazonia necessita. O Mangabeira ontem deu declarações de enorme importancia. Tecnologia, faz com que poupemos milhares de arvores. Agregar valor aos nossos grãos, transforma-los em oleos, leite, farelo, farinha etc... Exportar a nossa carne já industrializada, beneficiado o couro, os sapatos etc...É isso que nosso povo tem que aprender. Para que vender uma castanha, se voce pode transformá-la em perfume, sabonete, doces etc... 6 opiniões
avalie fechar
Bruna souza (1) 05/08/2008 09h31
Bruna souza (1) 05/08/2008 09h31
O Brasil poderia prever o futuro...ja nao basta os EUA passarem aos seus, nas aulas de geografia que a Amazonia nao é nossa, nao é Brasileira e agora podem ate "ajudar"...mas com interesse no futuro deles...para se sentir no direito de se acharem donos e fazer o que quizerem de inclusive brigar com o Brasil para ganhar a Amazonia. 6 opiniões
avalie fechar
Louvável a iniciativa em deslocar os recursos para a proteção e exploração consciente da nossa Amazônia.
Só uma opinião: 900 milhões de dólares e perspectiva de 21 bilhões até o ano de 2021, me parece serem cifras tímidas, se comparados aos 40 bilhões que a China destinou às suas Olimpíadas deste ano.
Talvez alguém possa argumentar que Jogos Olímpicos dão um retorno financeiro rápido e uma repercussão social não menos, além da manobra política necessária às transações comerciais do país sede.
Então, fica a seguinte pergunta: Seria a preservação do Gigante Amazonas e suas exuberância e riqueza, uma experiência menos enriquecedora que uma olimpíada, com visíveis interesses paralelos ?
Respostas à parte, há verbas que, em que pesem os esforços de países e entidades envolvidas, merecem pêsames.
4 opiniões
avalie fechar
lusenildo pereira da silva (1) 05/08/2008 08h57
lusenildo pereira da silva (1) 05/08/2008 08h57
Nosso presidente tem é mesmo de joga duro com esses gringos que acham que são donos do mundo, ora ele acabaram com todas as reservas de mata que eles tinham em nome de um capitalismo selvagem, e agora vem com essa conversa de patrimônio mundial, pois eu sei qual vai ser o patrimônio mundial vai se torna em uma reserva de riquezas naturais para os EUA e aliados. O LULA tinha de meter as forças armadas lá dentro para defender deles, pois tem dinheiro pra tudo neste país só não tem para gastar com a nossa soberania. 9 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (658)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página