Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Defesa da Amazônia

O secretário do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, disse que vai propor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a participação das Forças Armadas na defesa dos parques nacionais e das reservas indígenas e extrativistas da Amazônia.


Mais resultados: Anteriores 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Próximos
Comentários dos leitores
josel correa (36) 20/11/2008 18h55
josel correa (36) 20/11/2008 18h55
A reportagem com o título o governo federal prepara uma série de discussões ainda neste ano sobre o Plano Nacional de Defesa. A medida, segundo o ministro Nelson Jobim (Defesa), vai rever a obrigatoriedade do serviço militar no país, o fortalecimento da indústria bélica e a recolocação dos militares na sociedade, entre outros pontos. A agenda para o plano começa na terça-feira, quando ele apresentará a proposta a parlamentares da Câmara e do Senado.
Com relação a obrigatoriedade do Seviço Militar os Cursos de Direito mais especificamente os CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO em Direito têm dezenas e quem sabe centenas de Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado, sobre este mesmo assunto. Acredito sinceramente que estas Dissertações e Teses podem contribuir em todos os sentidos. Particularmente, eu tenho defendido a desobrigação do serviço militar. A maior justificativa para tal, defesa, prende-se a possibilidade, de jovens com menores condições financeiras, poderem ingressar nas forças armadas com maior facilidade, fazerem carreira militar e assim realizarem o grande sonho de serem militares alcançando aquilo que não alcancei por não ter sido aceito na AMAN.
sem opinião
avalie fechar
roberto diaz zanetti (278) 19/11/2008 21h25
roberto diaz zanetti (278) 19/11/2008 21h25
Prezados Senhores e Senhoras;
A questão da amazonia parte do principio que a floresta em pé deve valer mais que ela deitada. Caso contrário dserá dizimada como foram outras em outros países. O que é importante é a possibilidade de plantas ou animais fornecerem remédios que possibilitem curas. O now how de substancias ativas de remédio são fabulosas(a grana) o problema que o custo das pesquisas também são altas. Infelizmente os ecologistas comprarma a ideia dos europeus que a amazonia deveria ser um santuário e não algo que represente um meio economico. Assim temos as leis ecologicas mais progressistas em relação ao mundo, mas são leis que não pegam, pois não se traduz em uma realidade. Ao que tudo indica o Jobim compreende isso, mas falta governo para agir. Não por ser o PT, mas porque ninguém até hoje investiu em descobrir a amazonia. Ou mesmo em um acelerador de crescimento de arvores. Mogno demora 50 anos para ficar maduro, boa para corte. Como não souberam explorar a seringueira e com isso perderam a primazia da borracha para os países asiaticos, isso é o que caracteriza o BRasil, pura incompetencia em lidar com os seus recursos e preservá-los. Não é questão de politica, mas de vergonha e profissionalismo.
Tem uma piada que é contada lá fora onde a equipe de remo sincronizado sempre perdia. pois a equipe era 1 remador, 1 chefe, 1 auxiliar, 1 cantador, 1 contador,1 conferente, 1 medidor da temperatura, 1 adminsitrador, 1 coordenador e os outros tinham 10 remadores.
3 opiniões
avalie fechar
Rodrigo ROAL (5) 19/11/2008 18h11
Rodrigo ROAL (5) 19/11/2008 18h11
O velho "gauchão", inimigo já notório e histórico dos índios evacua mais uma de suas patriotadas. 5 opiniões
avalie fechar
Os ideais do Ministro Nelson Jobim são nobres e demonstram um profundo sentimento de amor pelo Brasil, difícil de compreender como uma pessoa de ideais nobres e extremamente patrióta passa integrar um governo formado por uma maioria irresponsável e que não vêm e não querem ver que estão pactuando com interesses patrocinados por ONGs e governos estrangeiros no sentido de invabilizarem o legítimo direito do Brasil de ocupar todo o seu território, com uma legislação inconstitucional camuflada de protetora do meio ambiente, e com demarcações de mega-resersas indígenas para poucos índios em áreas de grande riqueza mineral, segregando os índios do convívio como povo brasileiro, criando enclaves étnicos dentro do território nacional, abrindo caminho para o atual processo em andamento de perda de parte do território nacional - nossa amazônia, e tudo com acompanhado pela grande mídia, inclusive a nacional que tudo vê, mas parece não ter bons olhos para o interesse nacional. O brasileiro da amazônia é um herói e não um bandido com a mídia o classifica, um absurdo inaceitável! Viva o Min. Jobim e General Heleno, hoje as maiores lideranças dos membros inteligentes e que respeitam a nação brasileira. Se fosse possível em 2010 estes verdadeiros brasileiros na Presidência o futuro do Brasil seria muito melhor. Amazônia nossa selva para sempre! 5 opiniões
avalie fechar
EDUARDO COSTA (27) 19/11/2008 01h13
EDUARDO COSTA (27) 19/11/2008 01h13
Acordos entre universidades da regiao e as forcas armadas ajudariam tremendamente populacoes no interior da Amazonia 1 opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1517) 19/11/2008 01h05
Luís da Velosa (1517) 19/11/2008 01h05
Não, agora estou na linha de admirador do ministro Unger. Agora nõ gosto de menosprezar a mufunfa. Tenho omaior respeito pelas fForças Aremadas, mesmo porque, além da nossa tradição militar, tive e tenho parentes próximos nas suas fileiras. Mas, se os "exercitos" fosse solução o mundo seria outro. O ministro Jobim está correto quando fala em iserções. Mas, quando diz que a amazôbia é nossa tem um requíciozinho de ufania. Com poder militar e dinheiro não trm rdpço psrs desconsiderações nem "valentias", Eu sei que le tem sangue gaúcho, porque tenho sangue sertanejo e sei como é. Noa achamos, antes de tudo, como disse Eucides, uns fortes. Mas, volto a repetir, forte mesmo é a pecúnia e, a política, com alta dose de lascivia. Vamos pisar firme na realidade... Não a virtual. Quando Al Gore disse aquilo - que a mazônia não era do Brasil - fiquei com "a pulga atrás da orelha." 13 opiniões
avalie fechar
luiz guilherme (85) 18/11/2008 23h54
luiz guilherme (85) 18/11/2008 23h54
Falou pouco e disse tudo...é isso aí Jobi,, tamo com tigo...chega destes " leza pátria" ficarem guardando o que é nosso para depois os "omi" vir e ficarem com tudo! sem opinião
avalie fechar
Luis Ferreira (4) 18/11/2008 23h04
Luis Ferreira (4) 18/11/2008 23h04
Nacionalismos bobos. Se não somos capazes de preservá-la e a destruímos como saúvas, para que tanto ufanismo? Antes uma área internacionalizada e PRESERVADA que nacionalizar a destruição por parte dessa praga humana incontrolável. Ainda mais neste ambiente legal, político e fundiário de muita fraude e corrupção! Ou então, o exército vira uma brigada preservacionista e bota ordem naquela esculhambação! 4 opiniões
avalie fechar
JOSE BATISTA (1) 18/11/2008 22h31
JOSE BATISTA (1) 18/11/2008 22h31
A AMAZONIA É NOSSA 1 opinião
avalie fechar
Francisco Antonio De Sousa (4) 18/11/2008 21h38
Francisco Antonio De Sousa (4) 18/11/2008 21h38
Espero que estas palavras do ministro Jobin se tranformem em realidade..Há muito eu esperava esse posicionamento das autoridades brasileiras. 1 opinião
avalie fechar
Rommel Bezerra Rocha (1) 18/11/2008 21h32
Rommel Bezerra Rocha (1) 18/11/2008 21h32
Excelente matéria, até que enfim algum brasileiro se posiciona com patriotismo, a Amazônia é nossa e devemos preserva-la, desenvolve-la e assumi-la. Jardim europeu está na europa, vamos exigir dos extrangeiros que paguem para poder ver o nosso tesouro - A Amazônia!!! 3 opiniões
avalie fechar
sergio eko (2) 18/11/2008 21h25
sergio eko (2) 18/11/2008 21h25
A'te que enfim alguma autoridade começa a adotar posiçao mais incisiva e resolutiva sobre a Amazonia. No entao, é preciso avançar a atitude. O país só se tornará rico quando a toda a populaçao tiver acesso ao desenvolvimento. Não se concilia povo pobre com meio ambiente preservado. Basta observar todos os países ricos e o seu meio ambiente, e ver seu passado.
sergio eko
2 opiniões
avalie fechar
Renato Serra (4) 18/11/2008 21h00
Renato Serra (4) 18/11/2008 21h00
QUEM NUNCA ESTEVE NA AMAZÔNIA NÃO TEM NOÇÃO O QUÃO RICA É AQUELA REGIÃO, É UMA REGIÃO QUE SE FOSSE EXPLORADA DE FORMA INTELIGENTE FARIA O BRASIL SER TREMENDAMENTE RICO, NÃO ESTOU EXAGERANDO NEM UM POUCO, MAS O EIXO RIO-SÃO PAULO PERTO DO POTENCIAL DA AMAZÔNIA SERIA MINÚSCULO, O DIA QUE NÓS BRASILEIROS CONSEGUIRMOS ARRUMAR UMA FORMA DE EXPLORAR AQUELE LOCAL COM INTELIGÊNCIA, NINGUÉM IRÁ SEGURAR O BRASIL, AS PESSOAS PENSAM QUE OS ESTRANGEIROS QUEREM A AMAZÔNIA PARA PRESERVAÇÃO, AQUELE LOCAL MEUS AMIGOS TEM ATÉ RESERVA DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL DE ACORDO COM UM ESTUDO DO EXÉRCITO EM PARCERIA COM A PETROBRAS. O BRASIL TEM QUE SE MANTER FIRME SOBRE A SOBERANIA DAQUELE LOCAL, OUTRA COISA EU ESTIVE NAQUELE LOCAL A 3 MESES ATRÁS, E VI QUE O TRÁFICO DE DROGAS NO RIO NUNCA VAI ACABAR A QUANTIDADE DE DROGAS QUE ENTRA NO BRASIL É IMENSA, NÓS PRECISAMOS TOMAR CONTA DESSA FRONTEIRA, TEM MUITO ÍNDIO TRAIDOR NA REGIÃO, FORA OS ROUBOS DOS PERUANOS TODOS OS DIAS, ELES ENTRAM NAS MATAS E ROUBAM MUITA MADEIRA. É TRISTE VER UM LOCAL COMO AQUELE NÃO SER APROVEITADO PELOS BRASILEIROS, VISITEM A REGIÃO E TIREM AS SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES, CM CERTEZA IRÃO VER COISAS QUE EU NEM CITEI AQUI. 13 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1854) 18/11/2008 19h18
Rui Ruz Caputi Caputi (1854) 18/11/2008 19h18
Desta vez o ministro Jobim detonou, falou tudo o que um patriota gosta de ouvir. Esperamos que sejam implementadas todas essas ações conforme descritas,e planejadas. 8 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1517) 07/11/2008 07h42
Luís da Velosa (1517) 07/11/2008 07h42
Se o ministro Minc não relacionou a espécie humana como em estado de extinção, cometeu um lapso involuntário. Eu não sei se duraremos o mesmo tempo que surgimos. O que o homem tem extraído e derramado na Natureza, a perversidade com que se comporta diante dos ecossistemas, é de "fazer cair o queixo". Portanto, acho de suma importância a exigência da instituição do ensino que encerre assuntos relativos à preservação da biota, rios, lagos e mares. 35 opiniões
avalie fechar
Helio Figueirdo (327) 04/11/2008 16h36
Helio Figueirdo (327) 04/11/2008 16h36
Sudeste/Sudestino - Após terminar a leitura de seu post abaixo fiquei com a firme convicção de que enquanto o mundo continuar rodando, você continuará tonto. 71 opiniões
avalie fechar
Sudeste/ sudestino (146) 29/10/2008 19h43
Sudeste/ sudestino (146) 29/10/2008 19h43
Tá no Blog do Josias:
"O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) deu sinais nesta segunda-feira de sua preferência pelo conforto. Em Brasília, o carioca almoçou em um fino restaurante, com vista para o céu da capital. Enquanto isso, do lado de fora, seu motorista o aguardava com o ar-condicionado e o motor do veículo oficial ligados, informa o blog do Josias. "
"O carro oficial o aguardava sob a sombra de uma árvore. Mesmo com a sombra, no entanto, o carro do ministro do Meio Ambiente permaneceu ligado, queimando combustível e poluindo o ar seco de Brasília."
O Ministro saboreava uma taça de vinho obtido através do desmatamento para colocar a cultura de parreiras, e um robalo, pescado em alto-mar de forma predatória contribuindo para a extinção da espécie.
O Sr. Ministro deveria plantar um milhão de árvores pela compensação ambiental.
Tá comprovado, o mundo não pode passar sem o agronegócio.
34 opiniões
avalie fechar
Humberto Alves de Souza (134) 28/10/2008 15h58
Humberto Alves de Souza (134) 28/10/2008 15h58
Deu no Uol notícias:
"Governo do Rio usará canais e riachos como redes
de esgoto; especialistas criticam medida.
Especialistas ouvidos pelo UOL criticaram a iniciativa do Estado. O engenheiro químico Gandhi Giordano acredita que a captação de tempo seco é uma alternativa "completamente equivocada". Para ele, a saída é a urbanização das favelas e a instalação de um sistema de esgoto formal. "Isso é para aumentar estatística e a taxa de esgoto coletado. Não vai resolver nada. Nós pagamos caro, é para fazer tratamento bem feito", queixou-se."
Vão jogar esgotos no riacho. CADÊ O IBAMA, O WWF, O IMAZON, O GREEN PEACE ?????????????????
Será que é porque não tem importancia geopolítica?
Isso não interessa aos estrangeiros porque não concorre diretamente com eles?
A Rede Globo não diz nada?
Enquando isso, continuam destruindo os fornos dos pobres que fazem carvão para sua subsistência.
28 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (1981) 10/10/2008 15h56
Alcides Emanuelli (1981) 10/10/2008 15h56
Ao Gamarra, Carlos José dos Santos e Barata, suas palavras soam como suplicas, como lagrimas elas caem e secam na poeira, mas sempre resta um pingo de esperança pelo respeito a Natureza, continuar é viver e querer é lutar e nos obrigamos a continuar em nossas buscas do Bem para a humanidade.
Um breve relato de uma região que morei um dia e vivi, a Região do Rio Araguaia no Mato Grosso onde foram implantado mais de 30 projetos fundiarios na Época dos anos 70.
Como era a legislação, o interessado comprava 400 he e teria o direito de desmatar 50%, os outros 50% deveria ser preservação do serrado da região, mas eles desmatavam mais que os 50% para plantar o arroz sequeiro, tudo com emprestimos do Banco do Brasil, tudo com a supervisão de instituições publicas de agropecuarias.
O homem não tem limites em suas ambições e não respeita nada e quando alguem fala ele diz que é desenvolvimento, e vai destruindo tudo que vê pela frente por interesse financeiro o principal interesse são os financiamento do Banco do Brasil e a primeira coisa que faz quando toma um financiamento e trocar a camionete e comprar uma moto mais potente.
Agora vem algumas palavras para o Ministro Minc e para o INCRA, nunca vai existir preservação da natureza com desmatamento parcial nos lotes, se não fizerem reservas totais onde o homem não vai poder morar, nem destruir, a unica forma de conviver com essas áreas seria o extrativismo com a preservação total.
Se não for feito assim não há preservação.
8 opiniões
avalie fechar
Tratar como desonesto alguém que é sabidamente honesto significa limitar ou até suprimir o benefício que se pode obter de um conjunto de fatores concretos, mas que por uma questão ou outra vem sendo massacrado pelos princípios vis cominado no cotidiano dos brasileiros. Ultimamente e diante os resultados dos acontecimentos recentes, tenho-me questionado sobre o que significa honestidade. Se o partido do Delegado Protógenes é mesmo o da honestidade. Certamente ele não tem pretensão política. Pois honestidade é uma palavra que não faz parte do dicionário de muitos políticos brasileiros! 25 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (658)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página