Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Defesa da Amazônia

O secretário do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, disse que vai propor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a participação das Forças Armadas na defesa dos parques nacionais e das reservas indígenas e extrativistas da Amazônia.


Mais resultados: Anteriores 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Próximos
Comentários dos leitores
Haremhab Hassan (172) 06/06/2009 20h19
Haremhab Hassan (172) 06/06/2009 20h19
Demarcando tanto "território indígena, riquissímos em minerais estratégicos", Sr.Presidente, logo veremos "de quem é a Amazônia", infestada de falsos missionários e falsas ong's... 4 opiniões
avalie fechar
Armando Malato (266) 06/06/2009 19h25
Armando Malato (266) 06/06/2009 19h25
Com relação a este assunto e complementando meu comentario anterior, omití a noticia divulgada pela mídia, de que há três ou quatro dias atráz, a Policia Federal, detectou dentro de um hotel de selva luxuoso, existente no Amazonas, pertencente a um americano e sua mulher,- um laboratório bem equipado para processanebto de plantas e animais, para serem bio-pirateados. Este Cidadão está sendo interrogado e talvez seja expulso do país, por esse motivo.
Por que as autoridades brasileiras continuam expedindo alvarás de licença para extrangeiros se estabelecerem na Amazonia, quando percebe-se que as intenções deles são claramente inescrupulosas e mal intencionadas? As coisas continuando neste ritmo, um dia chegará que nós, amazônidas, dormiremos brasileiros e acordaremos europeus ou americanos.
sem opinião
avalie fechar
sostenes lima de alencar (13) 06/06/2009 16h46
sostenes lima de alencar (13) 06/06/2009 16h46
a ministra marina teve sua passagem pelo ministério e não vi atitudes significativas;á amazonia é nossa temos que explorar com certeza ,gerar emprego e renda é fundamental neste momento dentro do respeito a legislação e fiscalização rigida do ibama.se for pra punir quem desmata quero ver quem peita a china e demais desmatadores que agem sem criterio algum,será que alguem tem coragem? 3 opiniões
avalie fechar
Sudeste/ sudestino (146) 06/06/2009 07h56
Sudeste/ sudestino (146) 06/06/2009 07h56
Para cada produto estrangeiro protegido no seu país tem uma ONG aqui no Brasil, tentando impedir a produção nacional. A soja, o camarão, a carne etc. Eles não querem a concorrência brasileira. A Base de Alcântara também está sendo atacada pela ONGs. Desse jeito o Brasil será sempre periférico. 3 opiniões
avalie fechar
Armando Malato (266) 06/06/2009 02h16
Armando Malato (266) 06/06/2009 02h16
Concordo plenamente com as declarações do Presidente Lula, em relação à soberania da Amazônia, negando a interferência estrangeira no que o governo brasileiro decide sobre àquela região tão cobiçada por eles, depois de já terem destruido todas as suas reservas florestais, alegando ser aquí, a solução para que possam respirar melhor, com o prejuizo de nossas produção agro-pecuaria.
Só não avalizo a entrega de terras à grupos indigenas, por serem estes, manipulados por ONGs estrangeiras, exatamente com o intuito dre se apossarem, através do povo indigena, destas terras, por acôrdos nem sempre licitos, para, indiretamente fazerem a exploração de nossas riquezas minerais, florestais e agricolas, dando condições, com a penetração de falsos pesquisadores, na região, promoverem a chamada bio-pirataria, conforme vem acontecendo com bastante frequência, muitas ve^zes, com o beneplacito do IBAMA e da FUNAI, que congregam um grande número destes falsos cientistas e tambem pseudos missionários com seus Contadores Geigers.
3 opiniões
avalie fechar
airton de deus bueno (2) 05/06/2009 20h47
airton de deus bueno (2) 05/06/2009 20h47
Antigamente com meia duzia de espelhos os europeus resolviam seus problemas, navios eram abarrotados de ouro e pedras preciosas.Os europeus acham que ainda somos todos indios que o Brasil deve ir a 1.500 e ser coberto de matas de ponta a ponta. Hoje com meia duzia de medalhas, milhões de hectares de terras brasileiras com matas estão sendo deixadas de graça para os europeus que destruiram tudo. É só deixar mato no Brasil, deixar mato no Brasil, depois vão para a europa e lá são recebidos como herois, com festas,e ganham medalhas. Quanto custa cada medalha? só o agricultor Brasileiro pode dizer. Se o proprietário tem mil araucarias pode derrubar cem e plantar duzentas a cada dois anos e meio, iriamos ter araucaria (madeira) aqui no sul sobrando para as futuras gerações não temos capacidade p fazer isto? nascentes a agua sai limpa vai p a cidade o rio sai da cidade poluido IBAMA va multar as pessoas na cidade que poluem. Porque só multar o agricultor .O agricultor que preservou sua floresta até hoje a mais, se tocar nessa floresta preservada por ele mesmo é tratado como o pior dos bandidos , tem o terreno embargado, é multado, é aberto processo criminal, pode uma coisa dessas? O congresso nacional tem que acabar como essas leis ambientais injustas. Se é 80% para produzir e 20% para preservar na mata atlantica que seja para todos e não só para uns. O proprietário que preservou mais que 20% na mata atlantica tem que ter o direito de plantar em 80% de seu terreno. 14 opiniões
avalie fechar
Teblas Flores (1) 05/06/2009 20h00
Teblas Flores (1) 05/06/2009 20h00
Resido hoje no norte do Mato Grosso. Uns detalhes muito importantes, que não estão sendo comentado pela imprensa, são as consequecias para as familias que moram hoje nessas terras que não estão regularizadas. Sem falar das alternativas economicas que tais regiões terão. Estou falando de uma região conhecida como portal da amzônia (norte do mato grosso) região esta que já está habitada ha muito tempo, cidades formadas com a economia toda voltada para a agricultura, que dependendo da nova legislação, não poderão mais seguir com esta atividade economica. Financiamentos serão reduzidos. cidades pequenas que engatinham nesta atividade não poderão continuar, terão que reinvintar sua economia. 3 opiniões
avalie fechar
M Mig (2297) 05/06/2009 18h54
M Mig (2297) 05/06/2009 18h54
"lula diz que paises ricos devem pagar pelo desmatamento", mas foge do assunto da MP da Amazônia. E o que ele está propondo é diferente do que os vilões (que só existem na sua mente - os paises ricos) fizeram?? Claro que é.... é pior!! O desmatamento nos países ricos ocorreu em uma época que não se tinha noção do mal que isso representa, lula irá promover a morte da floresta amazônica consciente do que faz!!
Isso é mais uma encenação de lula para cativar os emotivos petistas que nem sabem o que aplaudem
Enquanto lula planeja o extermínio da Amazônia. (talvez condenando todo o planeta com seu gesto cheio de empáfia e carente de razão), Serra assina o Pacto pela Água em Istambul, mas isso ninguém noticia, não é mesmo? E depois os petralhas não acreditam que a mídia não protege o pt.
8 opiniões
avalie fechar
Tânia Carneiro (1) 05/06/2009 15h10
Tânia Carneiro (1) 05/06/2009 15h10
Os professores universitários e cientistas deveriam fazer um manifesto, alertando a sociedade para os perigos a que estaremos sujeitando as futuras gerações se não interrompermos o quanto antes a escalada de desmatamentos e degradação ambiental que se comete com a anuência ou a omissão das autoridades. Como cientistas que são, quem sabe os professores e pesquisadores conseguiriam convencer governantes, agricultores de todos os portes, empresários de todos os ramos que a política para esta área - se é que existe alguma - é absolutamente suicida e poderá levar o planeta e a humanidade à ruína...
Não esperemos que não haja mais o que fazer para nos mobilizarmos contra a devastação!
14 opiniões
avalie fechar
Sudeste/ sudestino (146) 05/06/2009 13h50
Sudeste/ sudestino (146) 05/06/2009 13h50
A produção de milho dos EUA são de 314 milhões de toneladas, a de soja de 85 milhões de ton. sem falar no trigo, amendoim, girassol etc.
A produção TOTAL do Brasil é de 145 milhões de toneladas, ainda querem impedir a expansão da fronteira agrícola do Brasil.
Os pobres EUA da América não dispensam a renda da agricultura, mas o RICO Brasil dispensa. Ironia.
18 opiniões
avalie fechar
Marcelo Inácio (1) 05/06/2009 11h01
Marcelo Inácio (1) 05/06/2009 11h01
Devemos nos preocupar com a Amazônia, mas devemos fazer o mesmo em relação às construções nas grandes cidades sem as devidas condições (os primeiros prédios da Barra da Tijuca - Rio de Janeiro foram construídos sem preocupação nenhuma ambiental, e sinceramente não sei como isto funciona hoje). Defender a Amazônia dá mais visibilidade, portanto existe muita demagogia nisto tudo.
Contudo, acho que o ministro Carlos Minc está certo em suas posições, mas como diz o ditado popular:"ONDE O DINHEIRO FALA TUDO SE CALA."
8 opiniões
avalie fechar
Carlos Gonçalves (431) 05/06/2009 09h52
Carlos Gonçalves (431) 05/06/2009 09h52
Ao legalizar o crime de grilagem, mostra o governo a que veio: mais um tipo de crime entra na legalidade. O governo tem de ter política com diretriz única, mas considerando as peculiaridades de cada Região. Mas ao abri mão das prerrogativas para aender a ou b, está fazendo concessão criminosa e estimulando um grande número de crimnosos a saírem de seus enquadramentos ilegais. A grilagem étão influente e poderosa qu a coisa mais comum ene eles é invadir terras e legalizá-las, ou vendê-las sem sequer pagar impostos gerados pelo ganho de capital. 3 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3533) 05/06/2009 09h17
josé reis barata barata (3533) 05/06/2009 09h17
Terras públicas.Fico com a comPeTência do PT.
1º- Oposição partidária contraditória.Desta vez voto com a Marina e o PT.A oposição brada que a Petrobrás precisa usar o procedimento licitatório em seus negócios (concordo e também que foi o próprio FHC, avesso a licitação,que proporcionou este absurdo) sob o argumento de que lida com bem público, coisa pública. Pergunto: e as terras da União são de quem? Da mãe Joana?
2º - Terras da União não podem ser doadas a ninguém de vez que sendo de todos , a todos pertence e, não sendo fisicamente possível distribuí-la, é usufruto de todos;propriedade, nunca,jamais! Não podem ter título de propriedade transferido, de vez que contraria o Direito, em respeito a ele que sequer o discute em terras da União. O Direito não pode vagar ao sabor de interesses episódicos das maiorias, mesmo do agro-negócio, que, para ser bom, tem que ser equilibrado, sinalagmático, comutativo e consensual; no mínimo, bom para três: particular, sociedade e ambiente.
3º - Terras da união podem e deveriam ser cedidas sim, mas a : brasileiros , no estrito interesse público e sob licitação. Por que não?
Sds. amazonenses barata's.
24 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1517) 05/06/2009 09h04
Luís da Velosa (1517) 05/06/2009 09h04
Esses grigos - todos - têm uma visão e uma compreensão interessante de soberania... sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1517) 05/06/2009 09h02
Luís da Velosa (1517) 05/06/2009 09h02
O problema é identificar-se o que está por detrás - ou pela frente - de não se querer o veto. Já está identificado? Claro que está. O negócio é raspar-se o fundo da cuia, como diz o povo de santo, e conversar firme com aquele mangangão que quer ver as coisas acontecerem, ou seja, veto para as cucuias. A senadora Marina Silva tem boas intenções, mas é arredia às idiossincrasias do poder, principalmente o econômico, o Judiciário do Sistema. Aí é bater prego sem estopa. Uma coisa é certa, nesse meio não há mané. 1 opinião
avalie fechar
danilo barros (106) 05/06/2009 08h32
danilo barros (106) 05/06/2009 08h32
É um absurdo essa lei que legaliza a grilagem. Estão entregando o patrimônio público especial, de uma imensa biodiversidade, a quem quer desmatá-lo. Entendo que os imóveis públicos não podem ser entregues dessa forma ainda mais a quem agiu na ilegalidade. O governo gasta bilhões em desapropriações e os congressistas querem entregar terras públicas de graça ou a preço de banana: com certeza muitos serão beneficiados. 1 opinião
avalie fechar
Sudeste/ sudestino (146) 04/06/2009 22h15
Sudeste/ sudestino (146) 04/06/2009 22h15
A produção de milho dos EUA é maior do que toda produção de grãos dos Brasil. Os antibrasileiros estão satisfeitos com isso e querem impedir o glorioso destino do Brasil ser o celeiro do mundo. 2 opiniões
avalie fechar
Marcones Marques (2) 04/06/2009 21h43
Marcones Marques (2) 04/06/2009 21h43
Essa mensagem é para o, militante ou defensor do PSDB e Democratas, Sr.: João Carlos Gagliardi, que diz que o Pará é o estado que mais desmata, porque é governado pelo PT. Talvez você não pesquisou, mas, durante muito tempo antes, foi governado pelo PSDB, Almir Gabriel, lembra? Não tem como, alguem que governa somente há três anos, ter desmatado mais que alguem que governou por oito anos. Além do mais, ontem a noite o Senado Federal aprovou uma lei que regulariza terras invadidas por grileiros, posseiros, etc... que desmataram em areas de preservação ambiental, lei criada pela Senadora Katia Abreu do DEM, e o senhor não diz nada e nem a criticou, gostaria de saber onde está sua coerência? O Sr. defende a Governadora Yeda Crusius, mais que o marido dela, sabendo que é provado com documentos e tudo mais que houve desvio de dinheiro no Detran e outros orgãos para financiar a campanha e outras imoralidades do PSDB gaucho, inclusive com documentos e gravações do vice dela que é do DEMO, e o senhor acha que o PT que está por trás da denuncia. O senhor fala do mensalão, como se somente o PT estivesse envolvido, está esquecendo que o mesmo começou no PSDB mineiro (Eduardo Azeredo) e no DEMO-MG (Celso Brant) lembra? Isso é fato, o senhor precisa se informar mais, ao destilar sua ira, o senhor fica parecendo um Xiita, ou um terrorista islamico que parcialmente age cegamente, sem se importar com as atitudes impensadas e fica parecendo um militante de partido. 1 opinião
avalie fechar
Julio Campos (10) 04/06/2009 20h48
Julio Campos (10) 04/06/2009 20h48
Prestem atenção à "Legaligação de grilagem de terras públicas". Vejam bem quem serão os beneficiados no final desse novo golpe. Qual será o verdadeiro interesse de Carlos Minc e do Presidente Lula!!!!??? Parabens Marina Silva, temos sim que alertar a sociedade!! URGENTE!!!
Como nunca tive um comentário publicado, vamos ver isso tbem!!
3 opiniões
avalie fechar
Diva Cássia Nascimento (1) 29/05/2009 00h05
Diva Cássia Nascimento (1) 29/05/2009 00h05
Fica fácil viver nas cidades que mais poluem o ar, os rios e que já derrubou suas florestas e ir fazer vigília pela preservação da Amazônia. Iniciativa louvável, visto que também luto por essa preservação inclusive assinei o manifesto Amazônia para sempre.
O que não acho justo que Cristiane fique daí a falar o que não conhece. Quer dizer que é justo que ela tenha seu ar condicionado até no carro e nós, que viemos pra cá por ocasião da abertura da Transamazônica servindo de cobaias para garantir a soberania nacional e hoje, após quase 40 anos não possamos ter estradas descentes, não possamos ter desenvolvimento.
Preservar é um dever de todos, mas viver bem é um direito também nosso por isso convido a digna vigilante para conhecer a nossa realidade e quem sabe buscarmos juntos uma forma alternativa que não se limite a promoção pessoal na mídia.
18 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (658)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página