Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Defesa da Amazônia

O secretário do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, disse que vai propor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a participação das Forças Armadas na defesa dos parques nacionais e das reservas indígenas e extrativistas da Amazônia.


Mais resultados: Anteriores 14 15 16 17 18 19 20 21 22 Próximos
Comentários dos leitores
Rui Ruz Caputi Caputi (1854) 17/06/2008 17h03
Rui Ruz Caputi Caputi (1854) 17/06/2008 17h03
Serviço civil ou militar obrigatório para nossos jovens, moças ou rapazes, de 18 anos e na amazonia, a fim de que protejam e se apaixonem pela floresta, podemos usar as instalações dos quarteis etc...
Criaremos assim uma guarda florestal que não deverá custar tanto aos cofres nacionais.
4 opiniões
avalie fechar
Sr. Unger: a Amazônia, com área de proteção ambiental, será fronteira agrícola, pois com a agricultura e a pecuária vem a formação de povoados e cidades, e a civiliação brasileira ocupa seu território, assim vem ocorrendo há 500 anos no Brasil, que abriga em seu território o sonho não somente de brasileitos natos, mais também de todos aqueles que acreditaram no sonho de viver com dignidade e prosperidade em uma terra com liberdade. Assim, com o devido respeito, nenhuma providência oficial será mais forte que o "sonho brasileiro na América". 6 opiniões
avalie fechar
Se a Amazônia Brasileira esta "internacionalizada" então precisamos "DESINTERNACIONALIZÁ-LA", com grandes projetos de colonização e de reforma agrária, criação de novos Estados na região Norte e Centro-Oeste, amentando a produção agropecuária, com áreas de preservação, tornando o Brasil o maior produtor mundial de alimentos (O CHAMADO CELEIRO DO MUNDO, COMO ANTES OS BRASILEIROS TINHAM ORGULHO EM AFIRMAR), e agora também o maior produtor mundial da energia limpa e renovável dos bio-combustíveis, concretizando o sonho dos brasileiros de ser uma grande nação. O potencial das riquezadas da amazônia para o Brasil incomoda muitos interesses internacionais, o Brasil há de vencer este novo desafio; A monarquia portuguesa resistiu a divisão do Brasil com altivez, o Império Brasileiro defendeu os interesses brasileiros com sigular dedicação. Assim, por qual motivo a República Democrática do Brasil violaria a memória de brasileiros que lutaram tanto pela soberania do Brasil nos séculos passados, onde as dificuladades também eram grandes? 4 opiniões
avalie fechar
Sudeste/ sudestino (146) 17/06/2008 08h45
Sudeste/ sudestino (146) 17/06/2008 08h45
O Sr. Brunialti quer saber meu nome.
Me chamo cidadão brasileiro que ama a sua pátria, que pensa nela como um todo e não com uma visão regionalista, que se preocupa com a amazônia, querendo evitar que haja uma guerra por esse território que irá (espero em DEUS, que não) causar muito sofrimento e mortes nas famílias brasileiras, quer dos sulistas, sudestinos, nordestinos, centroestinos e nortistas. Ou você acha que o exército brasileiro não é composto também por sulistas e sudestinos?
A SOLUÇÃO PARA AFASTAR A COBIÇA INTERNACIONAL, É MESMO DESMATAR E COLOCAR NO LUGAR A AGRICULTURA E PECUÁRIA produzindo riquezas para o BRASIL. Nem os EUA dispensam o agronegócio, agora mesmo devido a alta de preço das comodities agrícolas, os EUA estão expandindo suas áreas sobre reservas ambientais - notícia de um jornal americano - porque nós brasileiros, carente de recursos, com uma saúde péssima, educação nem se fala, um país de favelados ( 3 em 4 cariocas são favelados) podemos dispensar a produção de riquezas?
Temos que povoar construindo cidades no meio da floresta, dividir o Estado do Amazonas em três Estados, o Pará idem, construir uma nova Capital Federal no coração da floresta, aí sim o Brasil se tornaria uma grande potência.
7 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3533) 17/06/2008 06h05
josé reis barata barata (3533) 17/06/2008 06h05
Dª.Care-pt-a, Dª. Care-pt-a, Dª Care-pt-a!
Quantas palavras para não dizer nada, ou melhor, provar que um dos mais belos e ricos estados brasileiros está tão mal governado e enfrenta tanta miséria e desorganização. A Senhora deveria nos brindar com mais entrevistas para que a conhecêssemos cada vez mais e melhor, talvez errássemos menos no futuro para o caso de algum vôo mais alto.Preocupo-me sim.A prepotência e soberba somadas a um enorme desconhecimento e falta de espírito público são evidentes. Este é um dos grandes males da democracia; as promessas dos homens são confundidas com os próprios homens.
Insegurança jurídica e física, violência e nepotismo.O Senador Mário Couto e outros é quem noticiam com veemência os descalabros diários cometidos que percebo confirmados.
"Quem vê pouco, vê sempre muito pouco;quem ouve mal ouve sempre alguma coisa a mais.-Nietzsche".
78 opiniões
avalie fechar
Aldenir R. Maia Aldenir (15) 16/06/2008 23h54
Aldenir R. Maia Aldenir (15) 16/06/2008 23h54
UBERABA / MG
Dando continuidade ao texto anterior quero despertar-lhes quando observarem porque ainda existem no nosso país regiões como a Floresta Amazônica, com algumas áreas ainda intocáveis:
1 - No lado do Oceano Atlântico, litoral com 7.000 km aproximadamente, era como se fosse uma porteira sempre aberta para qualquer um vir tomar posse, assim vieram os franceses no Maranhão, os holandeses em Pernambuco, os portugueses em todo o litoral da Bahia ao Rio Grande do Sul e até mesmo no Rio de Janeiro teve invasões outros povos de europeus, ficando na grande maioria só os portugueses como donos das terras.
Aliás, quando descobriram o Brasil tinham apenas 1 milhão de habitantes e aqui havia cerca de 4 a 5 milhões de indios.
2 - Do outro lado, as fronteiras são quase o dobro da extensão com a todos os países da América do Sul, exceto Equador e Chile e TT porém próximo de regiões elevadas ao norte e pouco povoadas, devido as grandes dificuldades de acesso, inclusive por uma região pantaneira e úmida, então a porta ficou fechada e somente agora é que estão planejando saídas para o Oceano Pacífico via Peru, encurtando o caminho para as exportações em 6.000 km, exceto a outra via de acesso ao Chile, passando pela Argentina.
3 - Os produtos recorde em maior tempo para exportação, desde meados de 1530 até hoje são os derivados da cana-de-açúcar, que ajudaram e ajudarão a derrubar as florestas, trazendo riqueza ao país.
4 - Todavia nos EUA a situação é outra, com as duas saídas livres e fáceis.
4 opiniões
avalie fechar
Aldenir R. Maia Aldenir (15) 16/06/2008 19h47
Aldenir R. Maia Aldenir (15) 16/06/2008 19h47
UBERABA / MG
Quero novamente poder participar deste grupo o qual está buscando ajudar aos ns ilustres representantes a encontrar soluções dos problemas gerados pelos desmatamentos desenfreados da Floresta Amazônica.
Espero citar os fatos separados para facilitar o entendimento, não só de nosso povo, mas também daqueles que detêm as "facas e os queijos nas mãos" e com isso poderão mudar o curso dessa história colocando em prática muitos de seus sonhos de quando apenas eram candidatos. Agora podem executar as mudanças tão desejadas por toda sociedade brasileira, com coerência e bom senso.
1 - Observemos um pouco como os americanos, europeus e japoneses conseguiram alavancar suas economias depois das duas grandes guerras mundiais.
a) A ALEMANHA, FRANÇA, INGLATERRA, RÚSSIA, ITÁLIA E JAPÃO FICARAM ARRASADOS DEPOIS DAS DUAS GUERRAS, MAS COM POUCO TEMPO SE RECUPERARAM, o inverso aconteceu com os AMERICANOS, porque eram os grandes fornecedores de materiais bélicos para todos os outros. Todavia reservando parte de tudo para si, esperando para usar na hora "H" como fizeram contra o JAPÃO, assim conseguiram acabar com a segunda grande guerra. Mas antes se enriqueceram ao custo do sofrimento de outras nações, derramando sangue, rancor e destruição entre os povos que hoje caminham juntos. b) Não precisam mais de tanto dinheiro, comida para eles é muito barato, a sua maior necessidade é oxigênio (ar puro), porque vivem no meio de indústrias e poluição também, a resposta nem preciso dizer não é...
5 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2208) 16/06/2008 19h16
AGUINALDO VENANCIO (2208) 16/06/2008 19h16
CARO MAURICIO:
A GOVERNADORA JA RESOLVEU O PROBLEMA CARCERÁRIO AÍ, EM QUE HOMENS, E MULHERES (MENOR DE IDADE), DIVIDEM AS MESMAS CELAS?
PRA COMECAR, JA SERIA UM BOM COMEÇO!
7 opiniões
avalie fechar
Igor Bevilaqua (794) 16/06/2008 19h14
Igor Bevilaqua (794) 16/06/2008 19h14
Aonde será que ela vai investir esse dinheiro...???, sem vigilância...???, só rindo mesmo, se vigiando bastante os políticos roubam tudo..., imaginem sem vigília...???, isto é piada..., ou não é...???. 5 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1854) 16/06/2008 16h29
Rui Ruz Caputi Caputi (1854) 16/06/2008 16h29
Criar imposto, de jeito algum.
Vamos é punir mais. Vamos confiscar mais dinheiro que tenha sido arrecadado fraudulentamente. Vamos economizar, aplicar dinheiro público em empreendimentos úteis e essenciais para a população. Fazendo isso a soma restante, terá sido melhor doque a criação de um suposto imposto.
4 opiniões
avalie fechar
joão pedro pagotto (98) 16/06/2008 16h22
joão pedro pagotto (98) 16/06/2008 16h22
o pessoal dos estados considerados mais ricos não tem que reclamar contra a proposta, pois somos consumidores da madeira da amazonia, porque aqui já desmatamos tudo. 24 opiniões
avalie fechar
Paulo Floriani (244) 16/06/2008 16h20
Paulo Floriani (244) 16/06/2008 16h20
As palavras da governadora só demonstram que ela não está realmente preocupada com a destruição da Amazônia. Usa os mesmos termos dos ruralistas, aqueles argumentos já gastos e hipócritas de sempre.É o típico argumento da falta de responsabilidade. É como se alguém que não estivesse cumprindo seu dever local exigisse bônus externos para cumprir com suas obrigações de cidadão, em sua própria casa.É mais ou menos como o moleque que responde ao pai:"vou continuar a usar crack porque o senhor, no passado, usou maconha". Argumentos que não se sustentam, pois apenas pretendem uma fuga da responsabilidade. Então vem aquela conversa fiada do tipo:"podemos desmatar hoje porque no passado a Europa desmatou, os EUA desmataram, etc,etc. Isto não leva a nada. Fazer a defesa do erro,baseado no erro dos outros é infantilidade e total falta de consciência para com os problemas que o mundo, como um todo, enfrenta hoje. A globalização não permite mais que os países se tornem casulos arrogantes. Os erros de qualquer país, principalmente em relação ao meio ambiente, prejudicam o mundo todo. HOJE MAIS DO QUE NUNCA, pois a pressão contra a natureza chegou a um patamar insustentável. 35 opiniões
avalie fechar
mauricio leal dias (3) 16/06/2008 16h05
mauricio leal dias (3) 16/06/2008 16h05
BELEM / PA
Grande Governadora, a turma do centro-sul machista e preconceituosa, n engole q uma mulher petista governe. Todos que responsabilizar o governo pelo desmatamento, mas n querem assumir a sua parcela de responsabilidade, nos paraenses estamos vivenciando um processo de mundança na forma de lidar com os nossos problemas, através do Planejamento Territorial Participativo, do Zoneamento Ecologico e Economico, Ordenamento Territorial, Terra de Direitos e outros programas que visam a fortalecer a cidadanai em nosso Estado, Governadora conte com o nosso apoio 24 opiniões
avalie fechar
Antonio Carlos Bressan (158) 16/06/2008 15h51
Antonio Carlos Bressan (158) 16/06/2008 15h51
Se fosse em país com governantes sérios, que utilizam os impostos, taxas e contribuições para realmente melhorar a vida do cidadão, qualquer pessoa que pudesse, contribuiria sem pestanejar, ainda mais para uma causa como esta.
Entretanto, como não existe CONFIABILIDADE nos governos da senhora governadora e nem do seu grande líder, esta CSA ou seja, Contribuição Social da Amazônia, seria impossível que qualquer cidadão brasileiro aceitasse, pois saberia que o DESTINO do mesmo, com certeza, SERIA OUTRO!
Ainda mais, com o gerenciamento da campeã do nepotismo e que "doou" 3,7 milhões de reais do dinheiro do povo do Pará, para o Aero Clube do SEU NAMORADO, para treinamento de pilotos de helicópteros, que NÃO EXISTEM!
Governadora? Pede para sair!!!
37 opiniões
avalie fechar
Júlio Monteiro (7) 16/06/2008 15h19
Júlio Monteiro (7) 16/06/2008 15h19
Será que vâo criar um novo imposto ?
Como Salvar a Selva = CSS
risos ...
4 opiniões
avalie fechar
Eduardo C (1) 16/06/2008 15h05
Eduardo C (1) 16/06/2008 15h05
A idéia da governadora do Pará pode ser interessante!!! Vamos pedir que os Estados mais ricos do país ponham dinheiro no cuidado de outros Estados, assim aproveitamos e dispensamos todo o poder executivo, legislativo e judiciário do Pará. Com o dinheiro que deixará de ser aplicado para eles, com certeza haverá dinheiro para que um Estado mais organizado administre a Amazônia de uma forma melhor.
Se o governo do Pará não é capaz de trabalhar por si só, que abra mão de seu poder para que um outro poder melhor qualificado o faça.
5 opiniões
avalie fechar
Júlio Monteiro (7) 16/06/2008 14h53
Júlio Monteiro (7) 16/06/2008 14h53
Falar é fácil, fazer, ter atitudes é que é difícil. Espera-se o leite derramar para falar que vai fazer isso, que vai fazer aquilo. Esta senhora só fala pelo partido(PT), só faz o que o partido determina !
As suas promessas só eram valoradas antes de ser eleita, agora o que ela esta fazendo ? quais as suas grandes realizações ? Não tem meta prá nada. Tailândia que o diga, junta-se o joio ao trigo e todo mundo é submetido a uma política e a força, reforçada pelo padrinho (federal) e o trabalhador comum local é espezinhado, desempregado, desamparado sem dó nem piedade. Chega de discurso ! Que se faça uma política de incentivos para a Amazônia com estudo, com saber...
4 opiniões
avalie fechar
César Felix Bittencourt (43) 16/06/2008 14h47
César Felix Bittencourt (43) 16/06/2008 14h47
ESSA GOVERNADORA "CAREPA" É UMA CAREPA MESMO! COMO É QUE ELA QUER QUE OS FAzENDEIROS, MADEIREIROS E GRILEIROS DO CENTRO, NORTE/NORDESTE, DESTRUAM A AMAZÔNIA E A POPULAÇÃO DO SUL E DO SUDESTE PAGUEM? É MUITA IGNORÂNCIA. SÓ MESMO DO PT E COMPANHEIRA DA IDELI SALVATTI. AMBAS COM EXPLICAÇÕES A PRESTAR À JUSTIÇA E À POPULAÇÃO. 5 opiniões
avalie fechar
Rita foster (1) 16/06/2008 14h34
Rita foster (1) 16/06/2008 14h34
Que vergonha, sempre se apresentam as grandes ideias para salvar o pais, o que esta senhora sugere e a venda da Amazonia, porque ela nao tenta resolver as questoes de Direitos Humanos que assolam o estado do Para? Talvez a melhor ideia seja mesmo entregar a Amazonia para os estrangeiros, porque o cidadao comum, trabalhadores nao conseguem nem ir visitar a Amazonia ,ja que as passagens areas sao carissimas para a regiao norte, a Amazonia esta enriquecendo uma camada da populacao brasileira e para completar pessoas como essa governadora so faltam usar uma arma para pedir dinheiro, como uma SEQUESTRO, SE NAO PAGAR, EU CORTO!!
que vergonha, assim alimentamos a preocupacao da comunidade internacional em salvar a Amazonia de nos mesmos!
7 opiniões
avalie fechar
Paulo Roberto Brunialti (121) 16/06/2008 14h32
Paulo Roberto Brunialti (121) 16/06/2008 14h32
Sr. Aldenir Maia,
PARABÉNS pelas suas colocações e consciencia quanto ao planeta que vivemos. Um pais com 300 milhões de hectares agriculturaveis NÃO prtecisa desmatar para plantar.
Sejamos inteligentes e saibamos utilizar nossos recursos.
Caro Sudeste/Sud ( podemos saber seu nome??) , reveja suas idéias, por favor.
14 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (658)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 14 15 16 17 18 19 20 21 22 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página