Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Defesa da Amazônia

O secretário do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, disse que vai propor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a participação das Forças Armadas na defesa dos parques nacionais e das reservas indígenas e extrativistas da Amazônia.


Mais resultados: Anteriores 16 17 18 19 20 21 22 23 24 Próximos
Comentários dos leitores
Rui Ruz Caputi Caputi (1854) 10/06/2008 15h35
Rui Ruz Caputi Caputi (1854) 10/06/2008 15h35
Sim os indios um dos legítimos donos da floresta, devem ser deixados em seu habitat. Alí eles vivem, crescem, tem filhos, e netos e muita prosperidade. Nada que o branco der de presente lhe será bom,.
Isso é uma prova viva e indiscutível de que o Brasil, embora não perfeitamente, tem cuidado da amazonia.
Os índios alí isolados são a nossa maior prova e nosso grande atestado de preservação ambiental. Quisera que vivessem alí por mais 200 anos intocáveis, livres, leves e soltos.
A Amazônia é nossa, desde 1500, e sempre será!
4 opiniões
avalie fechar
Aldenir R. Maia Aldenir (15) 10/06/2008 11h48
Aldenir R. Maia Aldenir (15) 10/06/2008 11h48
UBERABA / MG
ALERTA NACIONAL REFERENTA À COBIÇA AMERICANA SOBRE A AMAZÔNIA
Considerando os noticiários recentes de que o mundo está de olho na nossa Amazônia e que depois dos países ricos terem acabado com suas florestas e com suas águas para enriquecer, mas agora vem com a desculpa de proteger o mundo do desmatamento da Maior Floresta do Planeta.
Quero despertar a todos, também porque mesmo sabendo disso, já se encontra em análise na comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados à sinalização de aprovação do projeto denominado de "Floresta Zero" o PL 6.424/2005 que já foi aprovado no Senado Federal elevando-se de 20% atual para 50% a área que a vegetação nativa poderá ser derrubada.
Creio que se nós não fizermos nada para reverter este quadro do PL e ao invés de dar mais liberdade quem está provocando este (estopim para uma 3ª Guerra Mundial), pois além do Brasil há outros países vizinhos que também são detentores da mesma floresta.
Acredito que deveríamos fazer é o contrário, punindo severamente quem destruir a floresta, talvez até com a perda parcial do imóvel desmatado irregularmente.
Considero que se não houver providências urgentes os Estados Unidos terão o apoio que espera de todos os grandes países, como exemplo do G-7, e mesmo de qualquer um dos outros grupos de países para realmente já se preparar para militarmente tomar de nós a Amazônia.
Do mesmo modo que fizeram com México e Iraque também farão com o Brasil.
6 opiniões
avalie fechar
Rubens Junior Moreno Rubio (87) 10/06/2008 09h50
Rubens Junior Moreno Rubio (87) 10/06/2008 09h50
NOSSA, NUNCA VI TANTA MENTIRA, IGUAL AOS DADOS DO INPE, isso revolta as pessoas daqui, é simples nas contas deles a roça que é colhida, soja, arroz, é desmate, tudo é desmate, só que nós daqui do mato grosso não enxergamos nada disso, isso é só desculpa, AS PESSOAS DAQUI, NÃO CONSEGUEM MAIS CONVIVER COM ESSA MENTIRA IMPOSTA, PELOS GLS DAS ONGS 15 opiniões
avalie fechar
Rubens Junior Moreno Rubio (87) 10/06/2008 09h44
Rubens Junior Moreno Rubio (87) 10/06/2008 09h44
vou responder ao nobre leitor de caxias do sul, que diz que temos que preservar a qualquer custo, primeiro, que a amazonia não é o pulmão do mundo, eles são os plancton, segundo ponto forte, preservar 80% e uma proposta indecente para quem tem terra na amazonas, adquirida licitamente, ou regularizada, ou passivel de regularização, é como se o sr. aí na sua casa, na sua cidade, tivesse que doar 80% dela, sem poder ocupar para o governo e não recebesse nada por isso, ora existem os créditos de carbono, que sejam posto em prática para remunerar os 30% de área a mais que quer se criar, pois sem remuneração é inviável pensar igual ao sr. pensa, mostra que não conheçe nada além de caxias do sul, precisa vir aqui andar pela amazonas, antes de falar, ter o conhecimento de causa, antes de ter opinião formada sobre isso(raul seixas). 15 opiniões
avalie fechar
Pedro Neto (20) 10/06/2008 09h02
Pedro Neto (20) 10/06/2008 09h02
Mais uma vez a culpa da devastação recai sobre os madeireiros (neste caso, conforme a reportagem, corretamente sobre os maus madeireiros). Ao bom madeireiro, NÃO INTERESSA DERRUBAR A FLORESTA, somente interessam as ÁRVORES ADULTAS. Para isso existe o que se chama Plano de Manejo Sustentado, que como as próprias palavras expressam é um PLANO que deve ser aprovado pelas autoridades competentes, de MANEJO e não derrubada, SUSTENTADO isto é, que dure ao longo dos tempos. Respeitado esse Plano obtem-se madeira e a conservação da floresta. Isso é feito em Parques Nacionais nos EUA e Europa. Após a retirada das árvores adultas as mais jovens tomam o seu espaço no crescimento e domínio da floresta recuperando-a e revitalizando-a. A derrubada total , o fogo, a devastação, interessam ao plantio de capim, soja, cana, et cetera, plantio esse impossível com a floresta em pé. Portanto o símbolo da devastação da floresta amazônica não pode ser a motoserra, mas deve ser o FOGO. Não tenho dúvida alguma que a exploração racional da floresta onde se é retirada a sua madeira nobre, essências florestais, produtos medicinais, et cetera, dentro de planos corretamente aplicados e fiscalizados geraria muito mais divisas ao País que o boi e a soja/cana juntos. Com a vantagem de se preservar a floresta em pé, o meio ambiente e a biodiversidade ao longo dos tempos, pois a árvore que hoje é pequena e fina em 15 ou 20 ou 50 anos se torna uma árvore adulta gerando a auto sustentação de todo o sistema. 5 opiniões
avalie fechar
Paulo Roberto Brunialti (121) 10/06/2008 08h27
Paulo Roberto Brunialti (121) 10/06/2008 08h27
Sr. Yoshikasu Oka ,
esse é o nosso desafio , produzir sem destruir. A Natureza já deu provas que está no seu limite e precisamos de alternativas para poupa-la pois estamos jogando contra nosso maior patrimoinio que , espero também seja o seu.Ajude a poupar o pais que acolheu seu povo.
Precismos plantar poupando a floresta , se não for em MT que seja em outro estado onde há área degrada ou em condições de cultivo.
A Floresta precisa ser poupada a qualquer preço sob o risco de termos um planeta inabitavel para nossos filhos.
Pense nisso.
4 opiniões
avalie fechar
É mais um episódio na guerra de contra-informação, para permitir a protelação das discussões, enquanto madeireiros e criadores de gado continuam agindo impunemente. O plano é esticar as discussões até o desmatamento completo da floresta. Cabe lembrar que "floresta tropical", em inglês, é chamada de "rain forest". Mas alguém liga para as conseqüências definitivas para o clima brasileiro e mundial que as operações criminosas atualmente em curso, sob beneplácito de Lula, terão para todos nós? 5 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3533) 10/06/2008 05h41
josé reis barata barata (3533) 10/06/2008 05h41
Ora Oka!
Oka, você é do meio e mostrou uma ponta de justa insatisfação.Ora Oka! Não creio que opinantes sérios (o que não significa:verdadeiros), acreditem que mesmo desconsiderando, negativos e inúmeros outros importantes fatores, o simples crescimento vegetativo da bilionária população possa vir a ser satisfeito sem devastação do meio ambiente, impossível.O que provoca o indignado clamor público são os ostensivos abusos fruto da irresponsável ganância econômica, que, amigo Oka, por imanente nele, no homem civilizado -onde o parecer sobrepõe-se ao ser- dificilmente logrará sucesso.
Nenhuma ação intervencionista do Estado fora de sua natureza histórica (educação, saúde e segurança) pode controlar paixões.Entendo,até mesmo, que agrava os exageros;pois, desperdiça, dilapida os escassos recursos que compulsoriamente retira do trabalho para não se considerar a porta que abre à corrupção no governo.O absurdo "progresso", a economia, como tudo (acredito nisto),são movidos por suas contradições.Conflitos duais causais sobre os quais o homem não tem poder, fora disto pode, simplesmente, estabelecer leis normativas, portanto,violáveis.Talvez e em tese, a educação (com significado distinto do praticado, que só:ilude e doma) aprimorando o homem,concedendo-lhe melhores condições de vida material para que alcance um outro patamar crítico espiritual, fosse possível fazê-lo compreender a "função social da propriedade" que a nossa Constituição;art.170, contraditoriamente, já prevê.
78 opiniões
avalie fechar
yoshikasu oka (1) 09/06/2008 22h49
yoshikasu oka (1) 09/06/2008 22h49
gostoria de covidar vcs para conheceren nosso estado mt,para verem como acontece a cadeia produtiva,para veren como produzen os alimentos ,se tem comoproduzir grãos e carne sem abrir terras, motrem para seus filhos 9 opiniões
avalie fechar
Pinheiro Barbosa (1) 09/06/2008 17h24
Pinheiro Barbosa (1) 09/06/2008 17h24
COTIA / SP
Lamento a informação erronea, existe sim necessidade e condições paraidentificação do proprietário, ser brasileiro ou não, através do Registro geral de Identidade (RG), e do Cadastro de Pessoas Fisicas (CPF),(no caso ser estrangeiro, RNE) logo a informação é erronea, o que falta é vontade de escalrecimento a opínião popular.(De acordo com a reportagem, o alvo principal do governo é a Amazônia, onde estão 55% das propriedades do país registradas em nome de estrangeiros: são 3,1 milhões de hectares dos 5,5 milhões de hectares cadastrados no Incra por pessoas físicas e jurídicas de outras nacionalidades. A presença estrangeira pode ser ainda maior, já que os proprietários não são obrigados a identificar a nacionalidade na hora do registro.) Pinheiro, hoje,09062008 8 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2208) 09/06/2008 11h40
AGUINALDO VENANCIO (2208) 09/06/2008 11h40
ENQUANTO O MINISTRO FALA, FALA E ... FALA
A DEVASTAÇÃO NA AMOZÔNIA, AUMENTA, AUMENTA E....AUMENTA: ANVANÇA, AVANÇA E....AVANÇA!
QUE TAL AGIRMOS, ENQUANTO É TEMPO ?
SE É QUE HÁ TEMPO AINDA...
15 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1854) 09/06/2008 09h19
Rui Ruz Caputi Caputi (1854) 09/06/2008 09h19
Fazemos bem vinda Senadora Marina Silva. Tem muito com que contribuir ela conhece a amazonia interiormente e exteriormente., Pode ajudar em muito ao Brasil e a todos nós brasileiros. 7 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3533) 09/06/2008 06h19
josé reis barata barata (3533) 09/06/2008 06h19
Confabulando.
Aos fins de semana descanso, trabalhando.Nos demais dias: divido-me entre os agadáveis afazeres domésticos e vocês. Corro a ler os comentários, ainda madrugada, e por vezes, fico feliz,muito, como hoje.
O elevado senso de patriotismo sério sem radicalismos chulos sobrepõe-se sobre qualquer deslize ou menor e desimportante desconhecimento, que, se falseia a realidade dos outros, constrói a de todos.
Embora minha felicidade não advenha de minha diluída naturalidade; que desponta um incontrolável fio de orgulho ser amazonense não consigo disfarçar.
Obrigado!
75 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3533) 09/06/2008 05h45
josé reis barata barata (3533) 09/06/2008 05h45
Ademar Sousa, antes de ler os demais, permita-me dizer que fico feliz e reanimado quando leio palavras com as tuas que não se perdem no iluminado cipoal de tolices providencias que nos cospem na cara a cada dia.
Permaneça por aqui.
barata.jr
78 opiniões
avalie fechar
marcos targino (87) 09/06/2008 00h30
marcos targino (87) 09/06/2008 00h30
Considero um erro da Marina Silva escrever para a "Folha De São Paulo". O jornal é um verdadeiro porta-voz do PSDB paulista, principalmente a ala serrista.Como todo "bom" jornal tucano/udenista, apóia o agronegócio, a mineração e as multinacionais de transgênicos.A cobertura "jornalística" feita pelo jornaldos protestos do MST,Via Campesina e outras entidades contra os algozes do meio-ambiente é auto-explicativa de minha afirmação.Em contraste, as empresas que ignoram direitos de quilombolas,índios e arrasam as reservas de água doce do Brasil com monoculturas de exportação(soja,cana-de-açúcar e laranja,principalmente) e eucalipto têm cobertura favorável do jornal em seus conflitos com as populações prejudicadas pelas suas ações.Trabalhador não deve dar ibope para imprensa burguesa, e só pode escrever para tal imprensa por motivo imperativo de sobrevivência, o que não deve ser o caso de Marina Silva, pois o seu salário como Senadora deve ser o suficiente para o seu modesto padrão de vida. 24 opiniões
avalie fechar
Reginaldo Carvalho (94) 08/06/2008 23h59
Reginaldo Carvalho (94) 08/06/2008 23h59
Concordo com as críticas à OAB. A "neoOAB", como porta-voz da constituição brasileira, deveria se propor a trabalhar e lutar por uma reforma política abrangente e séria para o país. Deveria com sua voz nacional, impor pressão maior sobre os congressistas , através da mobilização nacional, convocando os movimentos sociais, a Igreja, e o povo brasileiro a apoiar um plebiscito nacional para mudar regras políticas,; já que estamos acorrentados pelo corporativismo existente no Congresso . A Reforma política é o único meio de enquadrar o legislativo aos anseios do povo. Nós, povo brasileiro, só servimos para legitimar a safadeza dos maus políticos. Infelizmente , a maioria do povo brasileiro não acompanha política, e por isso vota em qualquer um que tenha boa aparência, conversa fiada, em populistas, etc. Precisamos "faxinar" o país. Leis mais duras devem ser criadas para combater crimes políticos de corrupção, de improbidade, e uso indevido dos recursos públicos. A imunidade parlamentar é outra aberração da nossa política. Também deve ser proposta sua extinção. Esses são meios importantes para preparar o Brasil para um futuro melhor, mais democrático, mais justo. 7 opiniões
avalie fechar
marcos antonio (4) 08/06/2008 22h51
marcos antonio (4) 08/06/2008 22h51
o ministro minc estar certo o presidente mais o ministro da defesa, sim devem autorizar as força armada proteger amazonia, nas fronteiras principalmente e prende índios ou não índios que der apoio aos estrangeiros. 7 opiniões
avalie fechar
marcos antonio (4) 08/06/2008 22h42
marcos antonio (4) 08/06/2008 22h42
o que esse jornal americano falou é uma tremenda babaquice, se o governo lula colocasse mais moral jamais esse jornaleco falaria esse absurdo que ele falou, daqui a pouco a bandeira amarecana será substituida pela nossa se o governo deixar acontecer esses absurdo, o governo deve colocar punho forte contra esses estrangeiros invasores. 7 opiniões
avalie fechar
marcos antonio (4) 08/06/2008 22h28
marcos antonio (4) 08/06/2008 22h28
o presidente lula não estar um pouco preocupado com a amazonia, apenas fala que amazonia pertence aos brasileiros, isso nos sabemos o que queremos é mais ação da do governo federal contra as madereira e esse sueco que comprou as terra na amazonia, o presidente deveria com urgente acabar com essas ogns pois só são de fachada e espionagem para o governo americano e empresas estrangeiras , expulsar todos e tomar todas as terras que o sueco diz que comprou, e acabar com esse desmatamento e assumir de vez o comando da amazonia antes que estrangeiros tomem conta de tudo , o presidente tem que agir mais e não demitir a ministra, era para ele dar mais apoio para ela, parar de falar tem que agir e fechar as fronteiras da amazonia geral ninguém mais entra,com relação aos índios outro problema, tem índio vendendo terra para estrangeiro, índio tem que ficar na sua reserva sem a presença dessas ogns falsas e o exercito assumir posições nas fronteiras, general heleno estar correto. 15 opiniões
avalie fechar
TANIA MIRANDA (1) 08/06/2008 20h07
TANIA MIRANDA (1) 08/06/2008 20h07
RIO DE JANEIRO / RJ
Parabéns a FolhaSP pela nova colunista. Será realmente um prazer intelectual poder contar com mais esse espaço. 5 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (658)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 16 17 18 19 20 21 22 23 24 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página