Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Defesa da Amazônia

O secretário do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, disse que vai propor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a participação das Forças Armadas na defesa dos parques nacionais e das reservas indígenas e extrativistas da Amazônia.


Mais resultados: Anteriores 15 16 17 18 19 20 21 22 23 Próximos
Comentários dos leitores
Carlos Gonçalves (431) 16/06/2008 14h07
Carlos Gonçalves (431) 16/06/2008 14h07
Como é vergonhoso ouvir tanta besteira dessa governadora, bico de papagaio, só repete o que ouve. Não tem idéias próprias. Um jogo de besteirol. Que termina com "ajuda gente" "eu governo". "Manda dinheiro gente, eu administro". Parece a história de peão de obra, dando uma de "mestre de obra" ou se dizendo melhor que o engenheiro responsável técnico pela construção. Enfermeiro melhor que médico. Lavrador melhor que agrônomo, e por aí vai. - Estuda gente, mas segue o analfabeto. Isso me aterroriza. Essa ignorância, esse "vídeo tape", essa cantilena, essa embromação só. Assusta. Mas assusta mais mesmo é essa polítiquice que quem manda dinheiro não mete o bico. Não só mete, como toma de conta. Já dizia o Livro Sagrado - "quando emprestares dinheiro, cuidado, o credor passará a ser teu dono, de tua família e de tudo o que tens", por aí assim, não está literal, mas o sentido é esse. Ninguém dá dinheiro de graça. Ninguém faz favor gratuitamente.
A Amazônia é nossa. Qualquer descuido poderá não ser mais nossa. Pode anoitecer, mas não amanhecer. O Lula está aí entregando, o PT também, mas já foi a vez do DEM (PFL), PSDB, PMDB, PTB entre outros. Todos entregaram o país, e beneficiaram seus próprios umbigos. Cuidados coms os PTs e PMDBs, e DEMs, e PSDBs e outros todos já fizeram seus biquinhos. Só o povo que não conseguiu nada. A Polícia Federal recebe subvenção do FBI e obedece mais a este do que ao Superintendente da PF. É mole, ou quer mais?
5 opiniões
avalie fechar
Glauco Rufino (24) 16/06/2008 13h16
Glauco Rufino (24) 16/06/2008 13h16
"os países ricos têm de ajudar financeiramente sem impor condições nem participar da destinação desses recursos".
Alguém é louco de dar $$ sem impor alguma coisa ou saber onde vai o $$ doado ????? Se bobear vai parar em alguma campanha da próxima eleição ...
7 opiniões
avalie fechar
Ely M (1) 15/06/2008 06h18
Ely M (1) 15/06/2008 06h18
MINC, Nossa familia esta confiando em voce. Nao se deixe enganar!! O PLANETA ESTA CONFIANDO EM VOCE! EM NOME DE SEUS FILHOS ? MEUS FILHOS!!! AçAO!! NAO A CORRUPçAOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!! Nao se deixe enganar!
OBRIGADA
4 opiniões
avalie fechar
Sudeste/ sudestino (146) 14/06/2008 09h38
Sudeste/ sudestino (146) 14/06/2008 09h38
Quero cumprimentar o Sr. Aldenir pelo comentário mais recente, dizer que, reconhecer um pensamento equivocado é uma grande virtude, aliás é a maior virtude que Jesus Cristo exige de nós, e disso depende a Salvação Eterna.
Provérbios 16:19 diz: "É melhor ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir a presa de guerra com os soberbos"
Provérvios 16:18 "A soberba precede a ruína, e a altivez de espírito precede a queda."
Posso dar alguns exemplos: Flamengo x América do México, Corinthians x Sport Recife, Presidente Collor de Melo e Tancredo Neves que disse: "Depois que o Congresso votar e sair o resultado nem Deus me tira essa" cito Titanic etc etc.
O meu Pensamento é (espero que eu também não esteja equivocado) de que para afastar a cobiça internacional, a região deve continuar a ser desbravada, povoada, cultivada, industrializada, integrada à economia do Brasil, para que os 25 milhões de habitantes de lá, possam ter um melhor IDH, porque esse sistema econômico já provou que dá certo e foi realizado em todos os Estados brasileiros e o Brasil é a 9ª economia do mundo porque tem agricultura, indústria e pecuária competitiva.
Um jornal da Inglaterra já calculou que no ritmo que vai, somente a amazônia em 2050 terá 250 milhões de cabeças de gado, isso eles não admitem, porque o Brasil deixaria no chinelo qualquer país no setor agropecuário.
Eles temem o peso do tamanho da amazônia, que se integrada à economia do Brasil tornaria Brasil uma Grande Potência.
23 opiniões
avalie fechar
Aldenir R. Maia Aldenir (15) 12/06/2008 23h01
Aldenir R. Maia Aldenir (15) 12/06/2008 23h01
UBERABA / MG
Realmente reconheço que fui infeliz ao citar que a Amazônia poderia se tornar região NEUTRA. Pior ainda, por ter dado munição para quem sonha e tomá-la de nós.
Se sou brasileiro e amo o meu país, não deveria ter citado este assunto assim, mas digo que minha intenção é justamente a inversa.
A DE DESPERTAR A MUITOS QUE NÃO ACORDARAM PARA A SERIEDADE DESTE ASSUNTO. Vejamos um exemplo: quando recebemos uma notícia ruim relacionada á saúde de qualquer pessoa que amamos, a nossa reação é sempre, sem querer, pensar no pior.
Foi por isso que exagerei, trazendo na imagem de todos as duas situações mais radicais possíveis seriam. A DESERTIFICAÇÃO DO LOCAL OU PERDEMOS O DIREITO DA SOBERANIA QUE HOJE TEMOS, a qual foi conquistada arduamente, por meios dos desbravadores BANDEIRANTES, muitos dos quais deram as suas vidas por esta causa. Se não fossem eles talvez teríamos apenas um terço de nosso território, devido o Tratado de Tordesilhas.
Ademais, se fosse possível reflorestar o Sudeste inteiro, não somente Minas Gerais seria o ideal. O Pará está fazendo a sua parte, incentivando a plantação de 1 bilhão de mudas. As indústrias tomaram o lugar das florestas e as SIDERÚRGICAS MINEIRAS SÃO AS GRANDES VILÃS DISTO. Se não podemos então reverter este quadro, vamos zelar do resto que ainda existe, o qual pode ainda salvar a existência da vida na terra.
Os leitores estão certos, quero me retratar e acrescentar que não desejo nehuma das duas situações mencionadas, E SIM A PRESERVAÇÃO IDEAL.
6 opiniões
avalie fechar
Jose W Cavallaro (19) 12/06/2008 15h36
Jose W Cavallaro (19) 12/06/2008 15h36
Vivendo em meio aos europeus e entre tantos outros povos do mundo eu aprendi uma coisa: cada povo se une por seus proprios interesses. qui em Londres o que mais existem sao guetos de nacoes, cada uma buscando seus proprios interesses. Todos fazem parte da "nacao britanica". Sao "britanicos" de passaporte. Mas qual a realidade? Os indianos, paquistaneses, jamaicanos, chineses nao se misturam de jeito nenhum com os ingleses. Os negros africanos das varias etnias... o mesmo. Os judeus... estao dentro de tudo e fora de tudo. Os escoceses e irlandeses: fazem parte do Reino Unido mas nao se sentem fieis aos ingleses. Na verdade os odeiam. Os galeses... sentem-se diferentes dos ingleses. E os demais, infinitos povos que "mamam num passaporte britanico" como ate' por exemplo inumeros brasileiros e portugueses que vivem aqui e ja' tem esse passaporte o tal do "British". Bem, somente mamam. O pior e' o caso das nacoes muculmanas: odeiam os ingleses e nossa cultura ocidental.
Ah... mas devemos criar uma Amazonia neutra onde todos os povos cuidarao em harmonia...
Nunca ouvi tanta tolice! A Amazonia e' nossa, somente nossa. Chega do besteirol associado ao meio-ambiente e aquecimento global. O interesse e' ligado a ganancia dos outros povos. Vejam Gibraltar: e' uma rocha estacada numa peninsula. A Espanha tenta recuperar da Inglaterra ja' ha' mais de 200 anos. So' na base da guerra para eles pegarem aquela rocha de volta. Vamos dar a Amazonia?????
7 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1854) 12/06/2008 11h25
Rui Ruz Caputi Caputi (1854) 12/06/2008 11h25
Está de parabéns o economista indiano Rajendra Pachauri, presidente do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), painel de climatologistas ligado à ONU que dividiu com Al Gore o Prêmio Nobel da Paz no ano passado.

Estamos felizes por reconhecer nossa ampla total e irrestrita soberania sobre as terras da amazonia.
7 opiniões
avalie fechar
Sudeste/ sudestino (146) 12/06/2008 09h46
Sudeste/ sudestino (146) 12/06/2008 09h46
Essa idéia do Sr aldenir, de reserva mundial, bem que poderia ser feita no Estado de Minas Gerais. Estado propício para grandes reflorestamentos, montanhoso, clima bom e principalmente de povo que gosta da preservação ambiental.
Minas como bom exemplo deve ser reserva mundial para preservação ambiental.
Fora de MG, indústrias, agropecuária, agricultura, porque são extremamente poluidoras, devastadoras.
Se é bom para o Pará, Amazonas é bom também para Minas Gerais.
17 opiniões
avalie fechar
Aldenir R. Maia Aldenir (15) 12/06/2008 00h19
Aldenir R. Maia Aldenir (15) 12/06/2008 00h19
UBERABA / MG
Se for para derrubar tudo, como foi feito na maioria dos lugares do nosso planeta, então é melhor convocar instituições como a ONU, mesmo sendo sediada nos EUA, porém representante de todas as naçoes unidas, para se criar uma imensa RESERVA INTERNACIONAL NEUTRA, somente para pesquisas, como funciona na Antártida, desde o inicio do seculo XIX.
Quem sabe assim não teremos tantos prejuízos em nossas saúdes provenientes da ineficiência de uma proteção inócua frente ao capitalismo selvagem.
Se pararmos para pensar alguns minutos de nosso tempo nos lembraremos o que acontece nos imensos desertos existentes no mundo como o do SAARA, cujo tamanho é maior que o Brasil, e todos os outros: Americano, Chinês, Australiano, Chileno, Argentino, Israelense, etc... NÃO TEM COISA PIOR. Conviver numa temperatura á noite de dezenas de graus negativos e durante o dia o inverso, com oscilações de mais de 80º num mesmo dia.
Então se quisermos cuidar da Amazônia, do Pantanal e do futuro da humanidade, devemos agir rápido e solicitar aos nossos representantes, na liderança do Ministro Minc que tome as medidas corretas e urgentes, antes que seja tarde demais.
Concluo mais uma vez usando as palavras do nosso Hino Nacional Brasileiro assim: VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE Á LUTA, NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.
Para que não sejamos pegos de surpresa, insisto em acreditar que não existe outro momento melhor para a nossa união do que o de agora.
CONVIDO A TODOS E JÁ.
8 opiniões
avalie fechar
Rubens Junior Moreno Rubio (87) 11/06/2008 23h01
Rubens Junior Moreno Rubio (87) 11/06/2008 23h01
Por comentários, como esse do cara do imazon outro GLS, como todo ongsta, É QUE SOU CADA VEZ MAIS A OCUPAR A AMAZONIA E DESMATAR OS 50% DELA, POIS SÓ ASSIM TEREMOS A SOBERANIA, QUE PRETENDEMOS, E VAMOS A GUERRA CONTRA AS ONGS 14 opiniões
avalie fechar
Aldenir R. Maia Aldenir (15) 11/06/2008 22h21
Aldenir R. Maia Aldenir (15) 11/06/2008 22h21
UBERABA / MG
AGRADECIMENTO.
Quero agradecer primeiramente a "Folhaonline" a oportunidade que nos deu em poder participar de um assunto tão importante para a nossa sociedade.
Voltando á questão da Amazônia quero aproveitar o gancho do amigo Francisco em lembrar-se de que tantas outras nações deve precisar das ONG, mas parece que a grande concentração delas está mesmo naquela região. É REALMENTE PREOCUPANTE.
Sabemos que há florestas em abundância em diversos países como: Canadá, Rússia, Indonésia, Suécia, Finlândia e mesmo em alguns países africanos, mas nenhuma é tão cobiçada assim, porque não tem subsolos e biodiversidades tão ricos como a da nossa floresta. A nossa Mata Atlântica já foi quase não existe mais, porque foi destruída em 92% e podem até os latifundiários dizer que eu ou vocês (nós), por não possui nada de terras, não deveríamos meter com a colher onde não fomos chamados.
TODOS AGORA ESTÃO ALERTA, pois assistimos diariamente nos noticiários o assuntos do AQUECIMENTO GLOBAL, EFEITO ESTUFA, PROTOCOLO DE KIOTO E DA QUASE ESQUECIDA ECO-92, realizada no Brasil, no mais especificamente no Rio de Janeiro.
Muito mais agora, após a publicação daquilo que todos nós temíamos e pior num dos jornais americanos mais respeitados em todo o mundo, então dá para perceber que o este assunto é muito mais sério do que pensávamos anteriormente.

"VAMOS ACORDAR POVO BRASILEIRO"
ERRATA - onde-se lê no texto 3 - Berço esplendido, leia-se Berço esplêndido. em CONHEC, leia CONHECER.
5 opiniões
avalie fechar
Yvonne Ferreira (471) 11/06/2008 18h31
Yvonne Ferreira (471) 11/06/2008 18h31
Deitado eternamente em berço explendido... 35 opiniões
avalie fechar
Francisco José Donadel (68) 11/06/2008 18h27
Francisco José Donadel (68) 11/06/2008 18h27
Por que será que existem muito mais ONGs estrangeiras na Amazônia do que em outras regiões do mundo como o NE brasileiro, o Sudão e a Etiópia? Seria preocupação mundial com os povos indígenas e com a preservação ambiental? Ou seria por causa dos grandes lucros que outros países têm e podem ter com a biodiversidade, madeira e minério? Esperamos que nosso governo não a entregue como fez com as unidades da Petrobrás na Bolívia... 8 opiniões
avalie fechar
Ainda está em tempo do Brasil assumir de uma vez por todas a soberania sobre a Amazonia, antes que seja tarde demais.
Aqui no Sudeste pouco se sabe sobre o que acontece no Norte. Se continuar assim, quando se der conta, a Amazonia realmente não será mais nossa e não haverá necessidade de Guerras para conquistar um território que aos poucos se transforma em território estrangeiro...
Basta não olhar para o Norte, deixar que empresas fortes com as que foram citadas aqui, se apoderem e se aliem às ONGs internacionais existentes na amazonia.
8 opiniões
avalie fechar
Carlos Gonçalves (431) 11/06/2008 10h47
Carlos Gonçalves (431) 11/06/2008 10h47
É muito preocupante ver esses estrangeiros ligados às questões internas de nosso país. Daqui a pouco estão eles defendendo algo que nunca defenderam em seus Estados, que quase sempre foram totalitários e ainda hoje o são, quando mantém colônias que não têm nada a ver com eles. Invasões em países estrangeiros protegendo seus escusos e suspeitos interesses.E tudo na marra. Isto é França, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, entre outros.
Estas questões parecem com aquelas que se impõem em atacar o mal pela raíz e não nas pontas... Se a ação for nos extremos, creio que seja bem melhor. Mas não há mal que não comece em um corpo e só se desenvolve se existe ambiente perfeito. Combater e prevenir ainda são as melhores ações para se evitar e permitir a sobrevida do mal. Assim creio que os países estrangeiros devem inibir a exploração e a ganância deles, não se apoderando das riquezas e nem destruindo as culturas e costumes e hábitos e as identidades dos povos nativos. Cada povo deve viver segundo suas próprias leis, mesmo que as mais primitivas. Se algum dele quer mudar que seja pelo bom exemplo dado por aqueles que se dizem civilizados. Mas é dos civilizados de onde vêm as maiores crueldades e ações tenebrosas e criminosas. Pois são desses civilizados, e não dos bárbaros, os piores exemplos de respeito. No arcabouço jurídico diz que um crime se torna mais agravado qdo o agressor usa de meios que impedem sequer a reação da vítima. É isso o que acontece com esses povos nativos.
8 opiniões
avalie fechar
Aldenir R. Maia Aldenir (15) 11/06/2008 08h36
Aldenir R. Maia Aldenir (15) 11/06/2008 08h36
UBERABA / MG
ERRATA - No texto nº 1, onde se lê REFERENTA, leia-se REFERENTE.
Ademais, aproveito para esclarecer um pouco mais o assunto citado sobre o México e o Iraque.
Busquemos os idos dos séculos XVIII e XVIX, pois o EUA eram originalmente apenas 13 colônias, com uma área 5 vezes menor do que é atualmente, quando conseguiu a sua independência em 1976, a qual trouxe grande ânimo e união ao povo. A partir disso, comprou, trocou, tomou, mas cresceu a base de negociatas e de guerras, além da sua internamente quando em meados de 1960 quase separou o Norte do Sul. Porém a mais famosa e árdua guerra foi na historia com seus vizinhos aconteceu contra o México em de 1846/1848, quando tomaram deles toda a extensão entre a Califórnia e o Texas, que hoje são os dois mais ricos estados americanos. Se assim o fizeram quando não tinham tanta riqueza, tanto exercito forte como agora, imagine o que eles poderiam aprontar conosco nos dias atuais. O PIB da Califórnia seria comparado atualmente ao da França, sozinha como se fosse um das maiores economias do mundo, e o do Texas, comparado ao do Canadá, os quais ambos participam do G-7, por representar as 7 maiores economias do planeta.
Ademais, recentemente todo o mundo, inclusive nossas crianças, assistiu a mesma nação destruindo totalmente o Iraque por causa de seu petróleo e por mágoa dos terroristas que derrubaram as torres gêmeas em Nova Iorque em 2001 e continuam lá. FIQUEMOS ALERTA, O ASSUNTO É SERIO E DÁ A IMPRESSÃO QUE É TAMBÉM INEVITÁVEL.
4 opiniões
avalie fechar
Rubens Junior Moreno Rubio (87) 11/06/2008 08h25
Rubens Junior Moreno Rubio (87) 11/06/2008 08h25
COMO MUITOS PROPÕE AQUI A CRIAÇÃO DE UM NOVO ESTADO, EU DEFENDO A SEPARAÇÃO DO BRASIL DO NORTÃO DO MATO GROSSO, POIS HOJE ME SINTO DISCRIMINADO EM RELAÇÃO AOS OUTROS BRASILEIROS, NÃO TENHO OS MESMOS DIREITOS DE PROPRIEDADES DELES, TEMOS A BRUTALIDADE DA POLICIA FEDERAL NA NOSSA PORTA, PROTEGENDO OS INTERESSES DOS GLS DAS ONGS, ACHO QUE É HORA DE PENSARMOS, BRASIL, PARA UM LADO , NORTE DE MATO GROSSO PARA O OUTRO 16 opiniões
avalie fechar
Rubens Junior Moreno Rubio (87) 11/06/2008 08h17
Rubens Junior Moreno Rubio (87) 11/06/2008 08h17
O que o minc quer é simplesmente o que marina queria, só que ele não tem força para impedir as usinas hidrelétricas, criar a força ambiental ótimo,quanto vai se gastar nela, quanto se gasta em reflorestamento na amazonia, que é financiado aqui, o meu amigo de uberaraba, pimenta nos olhos dos outros é refresco, 80% para quem entende de lei, é ilegal inconstitucional é no mínimo, desapropriação indireta, fica caro demais manter uma propriedade podendo só explorar 20% dela, certamente vai ficar abandonada, e virar alvo de posseiros , sem terra que desmatarão ainda mais que os 50% normais 6 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3533) 11/06/2008 06h41
josé reis barata barata (3533) 11/06/2008 06h41
Aldenir, ainda que contrário a crescente e depropositada divisão política do Estado em função das despesas legais e não que acarretam, no mais das vezes sem qualquer justificação sócio-política e econômica e que já chegam ao assutador número de ´6000 municípios (ralos fétidos de recursos públicos), "in casu", sinceramente, tua idéia me parece bastante considerável e jsutifica uma análise Custo/benefício honesta.Nesta qualidade,honestidade, a enorme dificuldade:grupos de trabalho;reuniões;viagens;conferências,etc.etc.etc.
Mas, ainda assim, arriscaria.
Parabéns.
79 opiniões
avalie fechar
Aldenir R. Maia Aldenir (15) 10/06/2008 20h01
Aldenir R. Maia Aldenir (15) 10/06/2008 20h01
UBERABA / MG
Proponho a criação de um novo estado no coração da grande Amazônia, na tríplice fronteira do Mato Grosso, Pará e Amazonas, cuja população aproximada é de 500.000 habitantes, apenas uns 20 municípios, tendo como a capital Itaituba, ou a pequena Colniza, criada em 2001, e considerada a mais violenta do país em 2007. A área seria coincidentemente a mesma comprada pelo sueco, o qual depois de adquirir a sua parte vem incentivando seus compatriotas europeus a fazerem o mesmo.
A maior finalidade de um novo estado, ou mesmo RESSUSCITANDO A FIGURA DO TERRITÓRIO (DENOMINAÇÃO ESQUECIDA DESDE A CONSTITUIÇÃO DE 1988) será a proteção civil e militar da nossa Amazônia em relação ao desmatamento da floresta. Ademais, uma região que tem carência de: infra-estrutura; faculdades; hospitais; aeroportos com qualidades e mesmo rodovias de acesso rápido condizente com necessidade da população, não podendo nem se comparar com capitais mais próximas que são Manaus, Belém, Cuiabá e a caçulinha do Brasil que é Palmas. Nelas o desenvolvimento é bem diferente daqueles 500 km quadrados próximos ao Rio Tapajós. Desenvolvimento sim, mas com respeito á natureza e sustentabilidade.
A QUESTÃO SERIA A PRESENÇA FÍSICA MAIS PRÓXIMA DAS AUTORIDADES, PARA CONHER MELHOR DA SITUAÇÃO LOCAL.
Se somente ficarmos assistirmos a tudo isso como se fosse apenas um filme, poderemos ver nosso país ser invadido num tempo muito menor que imaginamos. Não podemos mais ficar somente deitados eternamente em berço esplendido.
5 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (658)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 15 16 17 18 19 20 21 22 23 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página