Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Judiciário

Gilmar Mendes assume presidência do STF


Mais resultados: Anteriores 16 17 18 19 20 21 22 23 24 Próximos
Comentários dos leitores
luiz della nina (36) 22/09/2009 15h31
luiz della nina (36) 22/09/2009 15h31
É JUSTO QUE OS CRIMINOSOS DO PAÍS TAMBÉM TENHAM SEU REPRESENTANTE NO STF. AFINAL DE CONTAS JÁ SÃO BEM REPRESENTADOS NO CONGRESSO NACIONAL. É ISSO: O SEN. SARNEY SUGERIU REPENSARMOS NOSSA CONCEPÇÃO DE REPRESENTAÇÃO POLÍTICA. ASSIM O FAÇO. 13 opiniões
avalie fechar
Benedito Silveira (74) 22/09/2009 14h55
Benedito Silveira (74) 22/09/2009 14h55
O advogado para ser nomeado para um cargo nos dos tribunais federeais é necessário que tenha 10 anos de exercício na profissão, notável saber jurídico e reputação ilibada(art. 94 da Const. Fed.) Entende-se por "reputação ilibada" aquele profissional advogado que não tem nenhuma mancha em seu currículo, puro, insuspeito etc. Porém, se o profissional tiver "QI", isto é, "Quem Indique", aqueles requisitos são letras mortas num artigo de lei, ainda que esta lei seja da Constituição da República Federativa do Brasil. Lamentável, muito lamentável. 13 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1595) 22/09/2009 14h42
Luís da Velosa (1595) 22/09/2009 14h42
O nosso presidente Lula tem momentos de extrema lucidez... E basta! Não precisa ser sempre. 2 opiniões
avalie fechar
antonio madeira (4) 22/09/2009 14h39
antonio madeira (4) 22/09/2009 14h39
O LULA AO INDICAR ESSE CIDADAO PARA O STF, PRESTOU UM GRANDES DES-SERVIÇO AO BRASIL, ABALANDO CADA VEZ MAIS A IMAGEM DA JÁ COMBALIDA "CORTE" 5 opiniões
avalie fechar
UBIRATAN RAMOS (332) 22/09/2009 14h32
UBIRATAN RAMOS (332) 22/09/2009 14h32
"Os jogadores de futebol mais brilhantes do mundo foram rejeitados por uns 30 clubes antes de serem contratados".
Ele se acostumou a fazer comparações de alguns fatos, políticos ou não, com acontecimentos futebolísticos. Algumas ridículas, mas que provocam risos de seus puxa-sacos. Essa de comparar um ministro do STF com jogador de futebol é simplesmente repugnante; é extremada estupidez. Ele, Lula, quer justificar a indicação de uma pessoa não possuidora dos atributos exigidos pela Constituição Federal para o cargo de juiz da nossa mais alta Corte de Justiça comparando-o a um jogador de futebol. Deixa transparecer aos incautos que após nomeado e não correspondendo às expectativas o juiz-ministro poderá ser simplesmente dispensado. Trata-nos como se fôssemos tolos torcedores de futebol. Não é assim. Empossado passará a decidir sobre os direitos e interesses (liberdade, patrimônio, etc.) dos jurisdicionados brasileiros. E do STF só sairá aposentado ou chamado pela morte. Por outro motivo, aqui, é inimaginável.
5 opiniões
avalie fechar
UBIRATAN RAMOS (332) 22/09/2009 14h31
UBIRATAN RAMOS (332) 22/09/2009 14h31
"Lula defende Toffolli e diz que críticas são "bobagem"".
Por que insistem em fazer indagações ao Lula sobre condutas ético-morais?
Ele em diversas oportunidades já deixou claro que para a satisfação de seus interesses e consecução de seus objetivos procedimentos e condutas anti-éticas e imorais são de somenos importância (lembremos só as negociatas do Lulinha com a "Oi", o caso mensalão e, mais recentemente, o apoio às falcatruas do Sarney). De há muito estamos convencidos de que "Mamãe" não lhe ensinou a prezar esses valores.
7 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1595) 22/09/2009 14h27
Luís da Velosa (1595) 22/09/2009 14h27
Não tenham dúvidas, Toffoli é o melhor. Rapaz inteligente, sincero, preparado, quero dizer leal, e é disso que nós precisamos. Diante dele sinto-me um idiota. Sinceramente. Vocês, não? Que bom!... 5 opiniões
avalie fechar
Luis Henrique Pereira (4) 22/09/2009 13h43
Luis Henrique Pereira (4) 22/09/2009 13h43
Quem dera se o nosso Presidente Lula tivesse, ao menos, assistido o Roda Viva (programa jornalístico) em que o Toffoli ficou numa situação muito difícil na frente dos jornalistas, quem assistiu sabe que ele não tem essa "firmeza" e "personalidade". É apenas um aventureiro, que, por ter prestado serviços ao PT, agora recebe sua recompensa. Que país é esse? 16 opiniões
avalie fechar
jose cesta (227) 22/09/2009 13h28
jose cesta (227) 22/09/2009 13h28
Ministro José Múcio (Relações Institucionais) vai substituir
Toffoli, indicado por Lula para o Supremo Tribunal Federal.
TROCOU O ROTO PELO ESFARRAPADO!!!
ENGOLE ZÉ !!!!!
6 opiniões
avalie fechar
sandra rodrigues (5) 22/09/2009 13h24
sandra rodrigues (5) 22/09/2009 13h24
É realmente muita bobagem. O fato de ter sido reprovado em 2 concursos para magistratura em 1994 e 1995, não significa nada, o concurso tem 5 fases e algumas subjetivas, muitos juizes hoje tentaram varios concursos até alcançar o cargo, passar no concurso tambem não é garantia de notorio saber jurídico, muitas vezes o candidato estuda apenas para passar e vai aprendendo com o ofício, portanto essa discussão é histérica e boba. A Constituição determina que o presidente indique, a indicação é politica, mas o indicado quando assume tem independencia, tambem garantida pela Constituição, pode julgar conforme sua convicção e sempre poderá se aperfeiçoar. Ocupa hoje o cargo de Procurador Geral da União, é formado na Usp e especializado em direito eleitoral, é tambem professor de Direito Constitucional. É jovem o que garante que possa fazer mestrado, doutorado e levar um frescor para aquela corte. É isso. 21 opiniões
avalie fechar
Juarez Lopes dos Santos (8) 22/09/2009 13h14
Juarez Lopes dos Santos (8) 22/09/2009 13h14
Bobagens à parte, porque não simplificar a indicação e nomeação dos postulantes ao STF. Simples, basta exigir que o mesmo seja: Professor de direito, de preferencia constitucional; tenha livros e artigos editados; mestrado e doutorado. Assim, com certeza teremos um potencial excelente Ministro, sem importar sua preferencia partidária. É difícil imaginar alguem com essas qualidades, ser tendencioso. Mais um detalhe apenas. Alguem já viu o STF indicar presidente ou Ministros, deputados ou senadores ?? O Congresso indicar Presidente ou Ministros para o STF ?? 1 opinião
avalie fechar
Sidnei Llamazalez (18) 22/09/2009 13h14
Sidnei Llamazalez (18) 22/09/2009 13h14
Mais uma e vamos engolindo, seguindo o conselho do senador Collor. Agora para ser Juiz da Suprema Corte, não precisa ter assim, um grande conhecimento jurídico. Não presisa ser assim uam Brastemp, basta ser petista, ter defendido o partidão e ser amigo do rei Lulla. É uma pena que estamos vendo e consentindo o aparelhamento de todos os setores com Petrobrás, Receita Federal, Ministérios e por aí vai. A grande muralha cai, o judiciário.
Pena, muita pena.
3 opiniões
avalie fechar
Lia Fischer (1) 22/09/2009 13h06
Lia Fischer (1) 22/09/2009 13h06
Não me parece estranho que uma pessoa que confunde criminoso italiano com perseguido político apoie a candidatura de uma pessoa condenada.Ao menos suas atitudes são coerentes com a sua linha de raciocinio. 3 opiniões
avalie fechar
sérgio dourado (371) 22/09/2009 12h34
sérgio dourado (371) 22/09/2009 12h34
O pres. Lula tem um péssimo hábito de achar que tudo gira em torno de seu umbigo.Dizer que as críticas à sua indicação ao STF é "tudo bobagem",é subestimar a inteligência dos brasileiros.Concordo que há muito jogo político nisso.Culpa da própria Constituição Federal que permite ao chefe de um poder indicar os componentes de outro.Também concordo que grandes homens da humanidade não passaram em escolas e faculdades de renome:como o próprio Einstein,que foi reprovado na Escola Técnica de Zurique.Mas também não custa lembrar que Hitler foi recusado na Academia de Artes de Viena.Portanto pres.,um discurso sofístico desse,em que vale somente o argumento de um em detrimento de outros,só pode ser feito por alguém que ao invés de contemplar a lei,só se atenta aos próprios desejos particulares.O fato de se exigir notório saber jurídico também não é garantia de perfeição..O sr.Toffoli talvez saiba mais os trâmites do STF do que o de uma instância inferior,como ele foi reprovado em 2 concursos pra juíz..O fato é que o pres. não pode desconsiderar os fatos em favor de suas intenções políticas bravateiras.Se ele quer fazer um STF com sua cara,temos que tomar cuidado pra ele achar que ministro do STF talvez nem precise de diploma em Direito... 11 opiniões
avalie fechar
petra fan (31) 22/09/2009 12h34
petra fan (31) 22/09/2009 12h34
De onde tiraram que a condenação de Toffoli foi anulada? O juiz simplesmente recebeu o recurso de apelação "no duplo efeito" (dentre eles o efeito suspensivo, comum a quase todos os recursos). Ou seja: não há anulação alguma! A decisão continua existindo e com validade jurídica; somente seus efeitos estão suspensos até ser apreciado o recurso, como ocorre em 99% dos casos.
O Toffoli apenas recorreu da sentença, como, aliás, já havia sido noticiado. E o juiz não anulou a condenação, como interessa à imprensa petista divulgar, mas simplesmente recebeu o recurso no duplo efeito, como ocorre com a grande maioria dos recursos no Brasil. É efeito legal previsto no art. 518 do Código de Processo Civil para o recurso de apelação. Tão comum é que, na hipótese de o juiz não declarar expressamente os efeitos em que o recebe, entende-se tê-lo recebido em ambos os efeitos, isto é, suspensivo e devolutivo. É fato processual do dia-a-dia forense em todas as épocas. O resto é distorção.
Curiosamente, a notícia circulou com os mesmos termos e falsidades indicando fonte palaciana. Note-se: há declaração judicial de que o ato é imoral. Enquanto a decisão não for revogada pelos Tribunais, a reputação não é ilibada, e o Senado carece de poder para descumprir o art. 101 da Constituição. Eventual transgressão deste preceito, imporá ao STF - guarda da Constituição - o dever de anular a decisão do Senado.
5 opiniões
avalie fechar
Haremhab Hassan (190) 22/09/2009 11h59
Haremhab Hassan (190) 22/09/2009 11h59
"Tudo bobagem"...para ele, qualquer falcatrua é bobagem, "intriga da oposição", "coisa daselite rancorosa" e da "imprensa golpista, que não notocia nada positivo"...para a maioria esmagadora da população e de acordo com a constituição, basta o motivo de estar respondendo à processo, para não ter direito algum à vaga no STF..."QUE SE RESPEITE AS LEIS E A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL! 4 opiniões
avalie fechar
Washington Marques (129) 22/09/2009 11h53
Washington Marques (129) 22/09/2009 11h53
DESCULPE SR. ADEMIR MOTA, MAS O SR GILMAR MNDES QUANDO FOI INDICADO PARA MINISTRO SO STF, JA ERA PROFESSOR DOUTOR. PORTANTO, UM POUCO MAIS DE BAGAGEM DO O SR. TOFFOLI, QUE APENAS FOI ADVOGADO DO PT. NÃO SOU DEFENSOR DE NNHUM PARTIDO MUITO MENOS E NENHUM POLITICO, MAS UM ADVOGADO QUE SEQUER PASSOU EM UM EXAME PARA A MAGISTRATURA, NÃO HA DE TER GRANDES CONHECIMENTOS JURIDICOS. 5 opiniões
avalie fechar
Paulo Pinto (44) 22/09/2009 11h51
Paulo Pinto (44) 22/09/2009 11h51
TAMBÉM ACHO NATURAL, EM SE TRATANDO DE GOVERNO LULLA, É SÓ MAIS UM ESCÂNDALO, QUAL É PESSOAL? JÁ NÃO ESTAMOS ACOSTUMADOS? CAIU COMO UMA LUVA A INDICAÇÃO 1 opinião
avalie fechar
Áureo Diniz (2) 22/09/2009 11h50
Áureo Diniz (2) 22/09/2009 11h50
De verdade...
Não sei o que mais falta para acontecer nesse país... não foi nesse país que eu nasci!!!!
Que vergonha.
2 opiniões
avalie fechar
jose ap belizario (61) 22/09/2009 11h39
jose ap belizario (61) 22/09/2009 11h39
amigos ,depois dizem,"democracia,"q democracia é esta? o lula qué , e ninguem mais fala nada,depois que perdoou a divida da africa,empresta dinheiro ao fmi que tanto levou do brasil,esconde as falcatruas do sarney,abraça collor de melo ,ai nós podemos avaliar q todos tem o rabo preso com lula,aceita tudo a divida do dr tofilo naõ é nada,só falta lula falar que o prosseso foi um engano,coitado do dr, pra mim tambem é rato de poraõ do mesmo navio dos policos, deixa o homem mamar um pouquinho tambem,sera q nosso presidente tem comissaõ nesas falcatruas?, naõ sei naõ, MISTÈRIOOOOOOOOO 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2207)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 16 17 18 19 20 21 22 23 24 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página