Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Plano de Direitos Humanos

O 3º Plano Nacional de Direitos Humanos, criado por meio de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no fim do ano passado, dividiu os ministros do governo federal.


Mais resultados: Anteriores 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Próximos
Comentários dos leitores
Led Bass (2) 12/01/2010 16h50
Led Bass (2) 12/01/2010 16h50
Então Jean Piaget, através da propaganda, da telenovela, do telejornal e outros afins (inclusive este espaço) outros já fazem isso c vc, é o tenis da moda, a grife da vez, o carro do ano, a única diferença é que nós não votamos nestas pessoas que nos dizem de maneira velada o que devemos fazer.
Se democracia é do povo, ao povo, pelo povo, então que sejam investigados sim os arquivos da ditadura militar, agora com relação aos outros temas, não sei se vc percebeu mas me parece que a mídia nem está ligando tanto assim, é claro que tb repudio esse retrocesso na liberdade de expressão, mas os principais afetados ainda não se manifestaram;
Agora nos cabe refletir denovo, é melhor estarmos nas mãos da iniciativa privada ou do governo? lembrem-se de que é um governo no qual NÓS VOTAMOS para nos representar, e este tem de estar à serviço da população, e a iniciativa privada, qual a obrigação dela para com a sociedade? ninguém percebe mas estes sim te diz o que fazer com o jornal que vc coloca para o seu cachorro fazer xixi...
Abraço à todos
6 opiniões
avalie fechar
celso finck (1) 12/01/2010 16h49
celso finck (1) 12/01/2010 16h49
Tão grave quanto torturar é matar vergonhosamente e lentamente toda as aspirações de uma nação com a conivência deste governo com a corrupção. Podem ter certeza por traz desta demagogia com certeza tem roubos e mais roubos acontecendo. Em tempo de demagogia é bom lembrar que aborto também é matar um indefeso. Mas este país vem sofrendo as conseq¨^encias deste governo corrupto e incapaz. Os roubos e os desatres se assolam no país e o tal lula e a tal dilma torturados à sombra dos que efetivamente lutaram no rumo de sua ideologia ficam de férias carregando cerveja e de papo pro ar enquanto milhares de passoas são mortas, roubadas e desastradas neste governo.
Acorda Brasil
6 opiniões
avalie fechar
Mauro Silva (1) 12/01/2010 16h48
Mauro Silva (1) 12/01/2010 16h48
Espero que, se realmente for abrto os arquivos, que sejam abertos em sua totalidade, que seja mostrado todas as atrocidades cometidas por ambos os lados, que ambos os lados sejam julgados por seus crimes.
A de se saber que estupro, destruição de patrimonio privado, infanticidio não são crimes políticos, são crimes comuns e as evidências estão nos relatórios... será que realmente eles querem que a verdade venha a tona ou é apenas movimento eleitoreiro? Tem muita gente"inocente" que vai pagar muito caro ... mas se for para ser aberto, que se abra na totalidade.
3 opiniões
avalie fechar
sebastião chaves (8) 12/01/2010 16h37
sebastião chaves (8) 12/01/2010 16h37
O Brasil é um país laico. Significa dizer que os símbolos de uma religião devem ficar confinados nas igrejas e templos em são professadas. Ai greja católica não tem o direito de ocupar áreas públicas com seus símbolos religiosos. Existem outras religiões no Brasil e indivíduos que não professam nenhuma religião. Considero-me agredido quando entro em uma repartição pública e sou obrigado a ver sìmbolos religiososo que não me dizem respeito.
Pelo meu direito de não ser obrigado a ver o que não quero e pelo direito da liberdade religiosa nos locais que são voltados à seus cultos.
3 opiniões
avalie fechar
Capitão Capitão (104) 12/01/2010 16h33
Capitão Capitão (104) 12/01/2010 16h33
E mais uma vez LULA "O FILHO DA BRASIL" nada sabe.
Não acredito! É um jogo de cartas marcadas.
É o rumo pelo qual o Brasil caminha em direção ao marxismo.
Com Dilma, Franklin Martins, Vanucci, Tarso, Minc entre outros só podemos esperar o caos.
O País viveu em paz por 30 anos, até que a dupla Genro/Vanucci resolveu desenterrar o passado para se vingar de supostos algozes de seus companheiros de esquerda revolucionária. Puseram tudo num decreto, e passaram para o Gabinete Civil, da Ministra Dilma.
Jobim, surpreendido com a unilateralidade do decreto, pediu demissão. E os três comandantes militares se solidarizaram com o ministro.
Assim foi instalada a primeira crise Militar desde a redemocratização do País, mais um feito do Governo Lula.
O decreto cria um órgão para estudar a revogação da pacificadora Lei de Anistia. Orienta a punição dos torturadores mas não dos sequestradores, assassinos e terroristas. Preserva, assim, soldados da guerra revolucionária como os ministros Dilma, Franklin e Minc. E vai atrás de coronéis da reserva. Baseia-se na Constituição, que considera tortura crime imprescritível; omite que terrorismo também é imprescritível, pela Constituição. E esquece o princípio de Direito pelo qual a lei só retroage para beneficiar o réu, não para condená-lo. A Lei de Anistia é de 1979 e a Constituição de 1988. Por que agitar um país pacificado? Vingança?
16 opiniões
avalie fechar
sydney zucchini (73) 12/01/2010 16h31
sydney zucchini (73) 12/01/2010 16h31
Quando a "ditadura militar" foi instituída, eu tinha 14 anos de idade, e vivi todos os "terríveis" anos de "ditadura" com a maior liberdade que já tive neste país. Fiz curso, técnico, me graduei em Eng. Qúimica (ou seja fui estudante universitário) e nunca, mas nunca, tive qualquer colega ou amigo, preso, ou sequer perseguido por nenhum orgão "de repressão".
Será que eu vivi em um outro Brasil? Ou será que estes que aí estão bradando "revanchismo", muitos nem nascidos naquela época, estão apenas querendo uma fatia das gordas indenizações que estão sendo pagas?
Procurem descobrir a verdade com quem viveu a historia, e não com quem a conta como quer.
A historia, sempre é contada pelos vencedores, até que estes caiam, e os novos vencedores contem então a sua versão.
Abram os olhos, estão transformando este país numa republiqueta qualquer da America "Latrina".
8 opiniões
avalie fechar
sebastião chaves (8) 12/01/2010 16h30
sebastião chaves (8) 12/01/2010 16h30
Causa-me espanto quando observo que os defensores das torturas e mortes cometidas pelo aparelho de estado da ditadura queiram penalizar novamente aqueles que já foram punidos com prisão, exílio, banimento, tortura e morte. A Dilma foi presa, torturada e condenada pelos "crimes" que a ditadura militar assim reconheceu. Ela já foi punida, e quando os que a torturaram brutalmente serão punidos. A tortura é um crime hediondo e imprescritível. Senhores simpatizantes da tortura e morte de seus oponentes, sejam mais competentes em seu argumentos e menos hidrófobos em suas reações. 9 opiniões
avalie fechar
Nelson Vaughan (148) 12/01/2010 16h29
Nelson Vaughan (148) 12/01/2010 16h29
Acho que essa "confusão criada no governo", em torno do Programa Nacional de Direitos Humanos, protagonizada pelos ministros Jobim e Vanucchi, como observou o governador Serra, não passa de pano de fundo para disfarçar o que vem por traz de tudo isso, ou seja, um golpe da esquerda. Aliás, o que já está acontecendo com quase todos os países da América do Sul, cujos povos são tão ou mais ignorantes do que o nosso e onde os respectivos governantes se aproveitam para se agarrar eternamente no poder e transformar o povo em escravos, como se fossem senhores feudais. 4 opiniões
avalie fechar
paulo sobral (1) 12/01/2010 16h27
paulo sobral (1) 12/01/2010 16h27
Sr. Valentin Makovski, não seria mais prudente achar os responsáveis pelas mortes dos prefeitos Celso /daniel e Toninho do PT, afinal são crimes mais recentes? 3 opiniões
avalie fechar
Agnaldo Gradice (40) 12/01/2010 16h14
Agnaldo Gradice (40) 12/01/2010 16h14
Lulla é tão demagogo que não sabe sequer fazer lei; e sim tentar auterá-las, melhor dizendo, complementá-las. Basta ver e ler o que está escrito no PNAD do ano de 2002, feito pelo então presidente FHC, e ver o do ano de 2009, feito por Lulla. Lulla nada fez do que aumentar ou alterar um adjetivo, ou substantivo. Lulla sabe mal executar, que é o que cabe ao seu cargo, pasmem legislar. Ou eu estou na escola de Lulla e peguei o seus cacuetes que é o de não saber ler e escrever; ou tomei uma das dele, porque quase nada se difere do texto redigido por FHC em 2002, do de Lulla de 2009. "Nada se inventa, tudo se copia". Só falta ele dizer: "foi Lulla que fez". Fui!!! Obs: quem quiser conferir as duas faces do PNADH, a do FHC e a do Lulla, leia a íntegra do 3º PNADH, no folha online do dia 11/01/2010, postado às 19:37hs. 3 opiniões
avalie fechar
luiza fraga (1) 12/01/2010 16h10
luiza fraga (1) 12/01/2010 16h10
HÁ-HÁ-HÁ....... A QUE VERDADE SERVEM?
Agora, os terroristas "já foram julgados e cumpriram pena, até o Presid Lula, pois já foram presos, torturados e + todo o Código Penal.
A mudança De Nada Por Coisa Nenhuma, TEVE A CARA DE PAU DE SUSTENTAR:
 a aberração das medidas liminares em caso de Reintegração de Posse quando ocupar um dos pólos do processo os Sem Alguma Coisa (olha quem assina lá em cima.........);
 a mera troca semântica foi jogada no lixo, pois, afinal, os terroristas já foram julgados;
 O MONITORAMENTO das escolas, para que sigam as diretrizes deste monstro - continua intacta.
6 opiniões
avalie fechar
Paulo Cruz (13) 12/01/2010 16h03
Paulo Cruz (13) 12/01/2010 16h03
Com relação ás criticas do regime militar, acredito que várias pessoas que postaram seus comentários deveriam perder alguns minutos do seu precioso tempo e buscar em livros , publicações da época e assim conseguiriam verificar que a ação foi das forças armadas mas a iniciativa foi da sociedade como um todo. Vivi a época, não faço parte de nenhuma elite, trabalho desde os quatorze anos e batalho dia a dia pelo meu pão e como grande maioria dos que vivenciaram aqueles dias entendemos que em questões publicas básicas o pais somente piorou. A resistencia contra a revolução partiu de parte da população, principalmente estudantes alienados por estórias de pensamentos marxistas/leninistas que não se alinhavam com a expectativa da maior parcela da população. Essa massa de manobra frequentava colégios como Mackenzie, Politécnica etc, então é mentirosa a afirmação de que o "povo" se revoltou. Hoje novamente vemos essa massa ser utilizada para "parar" Universidades por questões politicas, Universidades que são pagas com o dinheiro da maior parcela da população que jamais vai frequentar tais instituições ou para atender a pedido de supostos lideres. Porque invadem a Camara do DF e não invadem o Congresso para expurgar Sarney, porque seus lideres não exigem a saida dos mensaleiros, pintam os rostos e vão para as ruas e a OAB porque não age contra tudo isso mas tenta interferir. Vão se catar!!! 14 opiniões
avalie fechar
Oswaldo Bardaro (2) 12/01/2010 16h02
Oswaldo Bardaro (2) 12/01/2010 16h02
Acho que está havendo um grande equivoco nesta caso. Os militares não estão com medo. Quem tem medo são os terroristas de ontem ou seus simpatizantes que hoje estão no poder. Pergunto a OAB: os sequestradores do embaixador americano foram anistiados. Mas sequestro é crime de lesa humanidade não é? Então, pela lógica eles também não poderiam ser anistiados. É isso mesmo? Atentados a bomba, a exemplo do que matou o jovem soldado Mario Kozel Filho no QG do II Exército em SP também se enquadram no crime de lesa humanidade? Com a palavra os juristas. 19 opiniões
avalie fechar
Gunther Vogel (1) 12/01/2010 16h00
Gunther Vogel (1) 12/01/2010 16h00
"...considerando a autonomia das mulheres para decidir sobre seus corpos"????
E quem está considerando a autonomia do bebê???
Lugar de assassino é na cadeia!!!
Resguardados os casos onde há rsico de vida para a a mãe e/ou os demais já previstos em lei, os demais casos são homicidios de seres indefesos, que não pediram para serem gerados....
Além do que, existem meios contaceptivos gratuitos disponíveis para que não ocorra gravidez indesejada!
Na verdade a sociedade imoral quer aprovar mais este ato que evidencia a que grau de baixeza já chegou... é lamentável!
9 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (496) 12/01/2010 15h53
Eduardo Giorgini (496) 12/01/2010 15h53
Ainda bem que temos pessoas sérias na sociedade brasileira, que lê todas as bobagens criadas pelo governo federal.
Povo brasileiro, em sua maioria, mal sabe o que é o artigo 5 ou diario oficial.
Isso se explica os 80% da popularidade de Lula.
[]s
Eduardo.
41 opiniões
avalie fechar
marcus moreno (2) 12/01/2010 15h51
marcus moreno (2) 12/01/2010 15h51
É preciso antes de mais nada livrar o nosso País do assassino italiano Cesare Batistti, já condenado em um país democrático por quatro assassinatos; o Olivério Medina, representante das FARC no Brasil e protegido do PT; também é preciso processar a Dilma Roussef, o José Genoíno, o José Dirceu, o Franklin Martins pelos sequestros, assassinatos, torturas, assaltos etc que praticaram. Lembrem-se todos dos boxeadores cubanos que pediram asilo ao Brasil em virtude da perseguição política que sofriam em Cuba. O Lula, o Tarso Genro e o resto da quadrilha do PT os colocaram no colo do Fidel Castro para que aquele ditador comesse o fígado dos pobres. Ah, é bom lembrar que estes eram trabalhadores e não bandidos como os que teem sido protegidos pelo governo do PT. E a Imprensa? Pobre Imprensa brasileira. Voltará a ser subjugada pela censura do PT. Se o PT não gostar do que for publicado, manda fechar o jornal, a emissora de TV ou a de rádio. E no campo? O MST que hoje é intocável (ai de quem reagir a uma de suas invasões) reinará supremo. Invadirá o que quiser e não mais poderá ser expulso da propriedade alheia. Finalmente, estamos chegando ao final da implantação da ditadura comunista do PT no Brasil. Ou a sociedade brasileira reage com veemência ou logo seremos uma gigantesca Cuba. O único consolo é que a Venezuela, a Bolívia e o Equador já estão mais adiantados que nós. Muito em breve, pelo jeito iremos fazer-lhes companhia. Isso, se não regirmos JÁ. Vamos à luta, povo brasileiro!!! 16 opiniões
avalie fechar
Paulo Saffioti (135) 12/01/2010 15h49
Paulo Saffioti (135) 12/01/2010 15h49
A minha vida mudou! - Eu adoro o Lula!
Logo que ele entrou no governo eu trabalhava em uma empresa como até hoje de vigia
noturno. Ficava ali passeando pelo patio sem ter o que fazer pois era um lugar pacato
sem violência e minha presença ali espantava até "moleques" que queriam pegar as frutas
de um pomar ali plantado. Era uma época dificil! Eu com familia e filhos e o salario de
um vigia noturno. Meu patrão ( um cara muito esperto) se meteu em umas coisas de
diretório de partido e me disse que iria ganhar muita grana nisso. E não é que era verdade.
Ao passar do tempo ele instalou na empresa diversas cameras de segurança e computadores
(pois dizia que a segurança estava abandonada pelo poder publico e precisava proteger seu patrimonio.)
que vigiavam tudo. Eu até fiquei com medo de perder o emprego. Mas precisava de alguém para verificar
as imagens e eu fui treinado para isso. Então aprendi a mexer nos computadores.
Foi um orgulho conseguir navegar na internet.Enquanto isso meus filhos que são muito trabalhadores
arrumaram uma forma de ganhar algum dinheiro nas estradas ali perto que estão abandonadas e eles
tapam os buracos com terra para ganhar uns trocados de quem passa por lá.
A minha mulher descobriu e se cadastrou em um programa e hoje eu recebo o bolsa
familia, o vale gás, o vale luz, o vale pão, o vale leite, o vale tudo, etc... e para
isso ela me disse que a unica coisa que deveria fazer é sempre votar no PT. Isso
é fácil para nós. Eu realmente estava mudando de vida.
Então como navegante da internet eu li uma noticia aqui. E vi os comentários.
Vi palavras tão bonitas que nunca antes teria ouvido ou lido. Na verdade eu
nem sabia o que significavam. E fiquei surpreso ao saber que a folha me daria o
direito de comentar. Mas como fazer isso diante do que li? E então vi comentários que
me credenciam para isso.
E dessa forma passei a comentar . Hoje eu sou feliz e me orgulho pois
tenho alguns amigos que comentam o que postei. Faço parte deste seleto grupo.
O meu medo é que o PT não ganhe as eleições de 2010. Imagino o que será se as estradas forem consertadas
se minha mulher precisar trabalhar para conseguir as bolsas e se a segurança for restituida
ao pais. Eu perco o emprego e a internet, meus filhos serão bandidos pois não sabem fazer outra coisa
e não estudam e vou pasar fome, ficar sem energia pq minha mulher não tem onde trabalhar.
DILMA PARA 2010!!!
Como podemos ver depende da ótica que se vê a coisa.
Texto do BIG - Brasileiro Indignado com este Governo!
Na verdade deveria ser BID - Brasileiro Indignado com este DESgoverno!
8 opiniões
avalie fechar
Cláudia Carneiro (2) 12/01/2010 15h48
Cláudia Carneiro (2) 12/01/2010 15h48
Não sei exatamente o que colocaram na água de Brasilia, mas acho que já contaminou Vitória, porque não consigo entender nada: Cassel disse que na agricultura existe 3 classe, porque então o setor é tratado como uma "coisa"só; disse que os que se preocupam com a produção querem paz no campo, por favor quais são os agricultores que não se preocupam com produção, será que ele estava falando de chácaras pra fim de semana? Deixe-me entender, os sem terra invadem a propriedade (isso não é violência?) expulsam os trabalharores (isso não é violência?), destroem máquinas, plantações (lembram-se dos laranjais) e o que encontrarem pela frente (isso não é violência?), e se o dono quiser recuperar sua terra, só a terra o mais rápido possível, pq niguém vai pagar pelo prejuízo, nem o governo que se omite e nem o MST não existe juridicamente, dai é temos violência? Fala ainda sobre trabalho escravo, desmatamento, grilagem ... perai!! sou advogada e será que revogaram todas as leis que regulam esses assuntos e eu não fiquei sabendo. Se essas lei não estão surtindo efeito, pq não legislaram para tornar o processo mais celere? Se o governo tivesse políticas que fortalecessem a aducação, a saúde, o saneamento, o desenvolvimento do povo não precisariamos que outros setores precisassem se preocupar com isso.Aliás se eu pudesse falar diretamente com o Lula eu diria que com uma equipe dessa ele não precisa de inimigo. FOGO AMIGO DE TARSO PARA DILMA, ninguém merece. 8 opiniões
avalie fechar
Marcelo Jardim (5) 12/01/2010 15h45
Marcelo Jardim (5) 12/01/2010 15h45
Sou admirador do presidente Lula e entusiasta do seu governo, que, para mim, é o melhor que já tivemos desde a proclamação da Independência. Mas esse negócio de procurar apenas punir os militares torturadores me parece revanchismo puro. Ao contrário do que afirmou o secretário Vanucchi, nem todos militantes da esquerda que roubaram, mataram e seqüestraram foram presos, torturados e/ou condenados pelos tribunais militares de então. Uma breve consulta à história do período indica, por exemplo, o nome de dois militantes da esquerda que cometaram crimes gravíssimos e que se beneficiaram enormemente da Lei da Anistia, pois saíram do País antes de serem presos pelos órgãos da repressão: Carlos Eugênio Coelho, mentor e co-autor do assassinato de Albert Boilesen (financiador da caixinha da Oban), e que matou, depois, outro militante da própria esquerda que estava querendo deixar a luta armada. Outro é Alfredo Sirkis, que participou do seqüestro, se não me engano, do embaixador da Alemanha, tendo saído do Brasil uma semana antes da queda da sua organização. Ambos são autores de livros sobre o período e o que eu disse acima pode ser facilmente confirmado neles. Vejam bem: eu não estou defendendo militares torturadores e nem estou pugnando pela incriminação de militantes da esquerda supracitados. Mas essa alegação do secretário Vanucchi de que aqueles que se opunham ao regime militar já pagaram suas penas é balela pura, que não resiste a uma mera análise superficial daquele período. 6 opiniões
avalie fechar
Jean Piaget (46) 12/01/2010 15h42
Jean Piaget (46) 12/01/2010 15h42
Quanto mais se fala do Decreto nr 7.037 mais a confusão aumenta. A pretexto de defensa dos direitos humanos, cujas garantias constitucionais estão assegurados pelo Estado Democrático e de Direito em que vivemos, querem alguns aloprados virar a mesa das liberdades civis no Brasil. Querem amordaçar a imprensa, acabar com a propriedade privada e ditar, isso mesmo, ditar sobre a educação dos nossos filhos, sobre o aborto, sobre a liberdade religiosa, ditar novas regras para o contrato social sobre a anistia política, etc. Será que, em seguida, quererão dizer onde devo por o jornal imprestável que usarei para o higiene do xixi do meu cachorro??? 27 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (445)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página