Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Refúgio político

Cubanos decidiram fugir e ficar no Brasil há mais de um ano.


Mais resultados: Anteriores 9 10 11 12 13 14 15 16 17 Próximos
Comentários dos leitores
Tonia MSantos (457) 26/02/2009 16h40
Tonia MSantos (457) 26/02/2009 16h40
Olha meu. Os italianos estão muito obssessivos com a extradição do Cesare Battisti. Tudo indica que essa estupidez nos custará caro. É esperar para ver. 4 opiniões
avalie fechar
Carlos Lungarzo (99) 26/02/2009 11h09
Carlos Lungarzo (99) 26/02/2009 11h09
NEGÓCIOS OU PESSOAS?
É incomum a forma em as instituições italianas injuriam não apenas o governo, mas o povo brasileiro. É óbvio que Itália tem o direito de criticar as ações do Brasil e de recorrer às instâncias internacionais que deseje; mas, quase todos os dias algum funcionário italiano bate as portas de Brasília com uma nova exigência, ou ridiculariza figuras de políticos e juristas brasileiros. Além disso, há um sutil traço racista, que não é explícito, mas é incrível na época atual. Por exemplo, num momento em que a imprensa conjeturou que Joaquim Barbosa era considerado um voto pela não extradição, funcionários italianos debocharam de nossos juristas (foi acaso?). Também, se referiram à alegria e beleza de nossas mulheres em termos preconceituosos, insólitos até nas sociedades menos evoluídas do planeta.
O governo fez uma modesta alegação de soberania, mas nem teve mesmo reação diplomática, o que seria uma aplicação elementar de reciprocidade na etiqueta internacional. (Com tudo, o governo Brasileiro tinha chamado a seu embaixador em Equador, para evitar que este país se defendesse do despojo econômico). O voto da representante do MRE no Conare, mostra que, para a diplomacia, negócios são bem mais importantes que vidas ou que justiça, o que não é novidade. Mas apavora o fato de que outros setores do governo compartilhem esta idéia. Será que merecemos a famosa vaga no CS da ONU, estando dominados pelo que restou, 64 anos depois, do império das camisas pretas?
5 opiniões
avalie fechar
Carlos Lungarzo (99) 25/02/2009 21h53
Carlos Lungarzo (99) 25/02/2009 21h53
SOBERANIA ???
Chama a atenção a raiva doentia com que governo, parlamento, justiça, MP, etc. da Itália injuriam não apenas as instituições, mas o povo brasileiro. Somos chamamos "país de dançarinas", uma dupla ofensa, porque dançarina é profissão legítima.
Frente a estes comentários, que são, no mínimo, sexistas e cafajestes, o governo atua na defensiva, até com pudor, como quando Genro dá alguma explicação à aqueles ministros bufonescos. Mesmo sutilmente, Itália lança ofensas RACISTAS, fazendo sarcasmo (sem detalhar seu alvo) de nossos juristas, quando a imprensa afirmou que o ministro Joaquim Barbosa estava contra a extração.
Muitos de nós tivemos decepções do PT, mas respeitamos o sentimento humanitário, popular e ético de alguns de suas figuras, incluído Lula. Então, mesmo apertando os miolos é impossível entender: Por que o governo Brasileiro tolera todas estas provocações, tão exageradas, sujas e exibicionistas, que até o Parlamento Europeu apoiou com menos de 12% de quorum?
Lula quer promover o Brasil na ONU, com uma cadeira permanente. Mas, não se importa que esse país seja provocado, ridicularizado, colocado sob a bota dos novos duces? Onde estão os princípios igualdade que Brasil apregoa, e que utiliza ao tratar a países mais fracos? Porque devemos servir de capacho aos pezzonavanti? EM FIM, O QUE ESPERA O GOVERNO PARA APRESENTAR UMA PROTESTA INTERNACIONAL PELA INTERVENÇÃO, INFAME, GROTESCA, DESCARADA, DO ESTADO ITALIANO NOS ASSUNTOS INTERNOS DO BRASIL?
5 opiniões
avalie fechar
Lara e Rigondou, boxeadores, atletas olimpicos que vieram ao Brasil para disputar os jogos Panamericanos, ingressaram no Brasil legalmente e, uma vez, estando aqui vislumbraram a possibilidade de obterem asilo político a exemplo do qua já ocorreu com outros Cubanos, abandonaram a delegação e se refugiaram no interior do Estado do Rio de Janeiro. Tão logo foram informadas da ocorrência as autoridades brasileiras determinaram a capitura dos jovens sonhadores e tão logo foram localizados ato continuo despachados tal qual se faz com encomendas.
Cesar Batisti, jornalista, intelectual militante de esquerda Italiano, acusado de assassinato e condenado pela justiça do seu país inicialmente fugiu para França onde viveu por alguns anos. Ingressou no Brasil usando documentos falsos, desrespeitando a nossa legislação, ignorando a nossa soberania e fazendo de bobo todos os brasileiros. Identificado e preso pédiu asilo sob a alegação de que no país dele sofre perseguição política. O Estranho nos dois casos são os critérios adotado pelo ministério da justiça.
Lara e Rigondou são negros que tiveram o infortunio de nascerem em cuba, Ilha Latifundio do Irmão Castro amigos do PT. Cesare Batisti é branco, intelectual, nascei na Itália berço do direito. Direito esse que inspira e influencia o direito brasileiro.
Não concederam asilo aos sonhadores Cubanos, mas tentam justificar o refúgio à aluém que nos fez de bobo ao entrar no país usando documentos falsos, tal qual mafiosos e traficantes.
3 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2965) 24/02/2009 16h47
Antonio Fouto Dias (2965) 24/02/2009 16h47
Apenas uma constatação;
Por qual motivo o governo brasileiro insiste tanto em não extraditar esse cidadão, julgdo pernicioso à sociedade pelo seu país?
Nesse contexto, por qual motivo deportou rapidinho cidadãos que eram simples atletas e gostariam de praticar em nosso país a modalidade esportiva a que pertencem, como os cubanos, imediatamente após os jogos panamericanos?
Que coerência, não?
3 opiniões
avalie fechar
Carlos Lungarzo (99) 23/02/2009 11h29
Carlos Lungarzo (99) 23/02/2009 11h29
Obrigado, Sérgio Carvalho
É o mínimo que se pode fazer num momento como este.
Abraços
sem opinião
avalie fechar
Carlos Lungarzo (99) 22/02/2009 19h37
Carlos Lungarzo (99) 22/02/2009 19h37
O CUSTO DO ÓDIO
O ativista afro-americano Bobby Seale, líder do movimento dos direitos raciais na década de 60, costumava dizer:
" O ódio só faz dano àquele que odéia. O que é odiado não se importa, e os outros nem tomam conhecimento"
Esta reflexão deve ser aplicada aos que defendem a coalição mafioso-fascista. Seria bom ler um pouco de história e entender que entre os que apoiaram o fascimo no passado (no 22 na Itália, no 33 na Alemanha, no 73 no Chile, no 76 na Argentina, etc.), nem todos se deram bem. Muitos partidários da arbitrariedade e ditadura nesses países, acabaram sendo punidos pelos mesmos aos quais apoiavam. Os que hoje bajulam a escandalosa encenação mundial que faz Itália, talvez seriam insultados e até maltratados se entrassem em Fiumicino com um passaporte brasileiro. Por sinal, cultura e informação não faz dano (não tem calorias nem produz cáncer). Sugiro a alguns que escrevem sobre o caso Battisti, acessem o site das chamadas VITIMAS DO TERRORISMOS ITALIANO na Internet. Ninguém vai dizer que esse site é comunista. Todo o contrário. Aí há 1400 páginas digitalizadas das 3 sentenças de Battisti. Pensem se seus filhos pequenos ou netinhos achariam essa história bem contada... Depois falamos
2 opiniões
avalie fechar
Sérgio Carvalho (13) 21/02/2009 02h40
Sérgio Carvalho (13) 21/02/2009 02h40
Meus parabéns a Carlos Lungarzo pelos brilhantes comentários... Não acrescento nem uma vírgula... sem opinião
avalie fechar
ary almeida (38) 20/02/2009 20h34
ary almeida (38) 20/02/2009 20h34
Não pretendo julgar sem conhecimento,porem,este Canastrão de nome Suplicy,sempre esta ao lado de Bandidos,Deliquentes e foras da lei de qualquer nacionalidade. Nunca tive conhecimento em que essa figura tenha feito algo de bom em prol deste Pais, Só fanfarronices no Circo-Senado 3 opiniões
avalie fechar
Francisco Aureny Braz Braz (22) 20/02/2009 20h31
Francisco Aureny Braz Braz (22) 20/02/2009 20h31
O Governo Lula (PT) deixará muito a desejar ao seu término, não fez as reformas que prometera: Tributária, Fiscal, Política, mas fez uma meia Previdenciária, a qual, esticou o tempo mínimo de aposentadoria do trabalhador de 48 para 53 anos. Estas reformas mais o enxugamento (redução dos custos) da máquina adminidtrativa são tão fundamentais para o País, que, se já estivesse feitas, o impacto da crise seria bem menor, mas o Presidente Lula, há muito tempo deixou de administrar o País, veja por ex: Segurança está uma lástima. A insegurança se alastrou para todo o País, hoje, o Estado onde ela mais cresce é o Estado da Bahia, que é Governado pelo PT. A Saúde nem se fala, estar totalmente abandonada, afinal, toda à infraestrutura... A preocupação do atual governo é fazer política para eleger seu sucessoro.
Achando pouco todo este desmando o Governo Lula, ainda, fica dando guarita a assasino e o Senador Suplicy em vez de ajudar o Estado de São Paulo a superar à crise, fica tomando partido em defesa do Battisti "Tomara que depois da carta aberta que Battisti escreveu, exista uma atitude mais compreensiva do governo italiano", disse Suplicy. A atitude mais compreensiva seria o Governo brasileiro devolvê-lo ao País de origem.
Este Governo, ainda deixará uma herança maldita! Tenho pena do próximo Governo!
3 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 20/02/2009 18h39
João Carlos Gagliardi (2328) 20/02/2009 18h39
Nós brasileiros, ultimamente não estamos dando muita sorte com o que se refere a como países estrangeiros nos percebem.
Primeiro é esse assassino importado, que é acolhido aqui quase com honras de Estado.
Tudo quanto é ONG protetora de militantes de esquerda e outros peçonhentos em geral, sairam das tocas, para proteger o italiano fujão.
Agora na Suiça, essa situação com uma brasileira acusada de dar o "golpe da barriga".
É uma tragédia.
Normalmente as pessoas lá fora sabem (nós também sabemos...) que vivemos em um país não muito sério. Embora eles acreditem que seja muito pior do que é na verdade...
A caso da moça lá fora, é um drama pessoal, que só nos pode nos entristecer, mas nada podemos fazer a respeito. O caso do Battisti, é muito diferente, tratamos aqui de um assassino em fuga, julgado e condenado, por um país amigo, livre e democrático.
Ele TEM que ser devolvido à Itália para que possa cumprir a pena por seus crimes.
Nós e que não podemos ser vistos, lá fora como um país de eternos trambiqueiros e que ainda por cima acolhe assassinos. Aí, já é demais!!!
2 opiniões
avalie fechar
QUINTINO SOUZA (4) 20/02/2009 18h01
QUINTINO SOUZA (4) 20/02/2009 18h01
Acho que o Senador Suplicy, teve uma boa idéia, ao
pedir que a Itália perdoe o CRIMINOSO Batisti, é só
aplicar a mesma idéia a todos os assassinos do Bra-
sil, assim nossos Presídeos só teria ladrão de Ga-
linha atraz das grades.
9 opiniões
avalie fechar
Gelson Oliveira (41) 20/02/2009 17h44
Gelson Oliveira (41) 20/02/2009 17h44
Mensagem à Câmara e ao Senado:
Os países da Europa têm agido com plena autonomia para tratar brasileiros lá fora da forma que querem. Agora o governo da Itália se sente tão superior ao Brasil que os parlamentares saem de lá e vêm em nosso próprio território tentar influir numa decisão a ser tomada por parte do Supremo Tribunal Federal, para exigir a extradição de Cesare Battisti, o que não poderá ser feito sem contrariar o ordenamento jurídico brasileiro e tratados internacionais de proteção dos direitos humanos, assinados e ratificados tanto pelo Brasil quanto pela Itália. Certamente que atos dessa natureza não podem ser admitidos, não se pode afrontar a soberania do nosso país, como eles vêm fazendo. Vossas Excelências hão de convir que nas relações internacionais dos Estados não existe hierarquia. O governo italiano pensa que pode mandar nas decisões do governo brasileiro, exigindo a extradição de Cesare Battisti simplesmente pelo fato dele ter sido condenado em seu território. O ato do Estado brasileiro de conceder refúgio foi tomado de acordo com a lei brasileira sem o cometimento de qualquer irregularidade. O ministro da Justiça verificou graves falhas no processo que condenou Battisti. Como é de conhecimento de Vossa Excelência o artigo 33 da Lei 9.474/97 determina o arquivamento do processo de extradição que estiver em curso. Não tenho visto nem deputados, nem senadores, saírem em defesa do governo e do Estado brasileiro, com raríssimas exceções.
sem opinião
avalie fechar
Gelson Oliveira (41) 20/02/2009 16h53
Gelson Oliveira (41) 20/02/2009 16h53
Em Deus todo mundo crê. Só que ninguém quer cumprir os mandamentos. sem opinião
avalie fechar
Luciano Cintra (2) 20/02/2009 15h36
Luciano Cintra (2) 20/02/2009 15h36
A leitora Tonia Santos perguntou o que tinha entre uma escritora e o terrorista. Bem, uma mulher que gosta de histórias, um cara cheio de histórias pra contar, um bom vinho e uma boa musica.... 1 opinião
avalie fechar
Tonia MSantos (457) 20/02/2009 14h42
Tonia MSantos (457) 20/02/2009 14h42
Eu acho incrivel isso. O que uma escritora tem haver com o Battisti. Ela professa a mesma linha de pensamento do Battisti? A condenação que eu saiba é perpetua, não morte. Eu não sei pro que grupos ou pessoas defendem algozes e não as vitimas. Isso é tipico no Brasil, mas no exterior também? Nós aqui não temos nada que ver com os atos e com o julgamento que ocorreram na Itália. Não temos capacidade para julgá-lo, já que não temos a condição histórica e cultural do país que o crime foi perpetrado. Que eu saiba nos anos 70 o governo italiano era democrático, não era um regime de exceção como o nosso. Por que devemos proteger um assassino? 14 opiniões
avalie fechar
Carlos Lungarzo (99) 19/02/2009 21h44
Carlos Lungarzo (99) 19/02/2009 21h44
GENRO
Penso que Tarso Genro é uma pessoa inteligente, honesta e de caráter, aliás um dos poucos genuínos fundadores do PT que está no governo. Mas talvez sua visão benévola das pessoas não lhe ajude a reparar num fato que para muitos de nós é muito claro: o fascismo não pode ser "persuadido"! Não adianta procurar comover ao algoz, porque só se conseguirá irritá-lo e aumentar seu sadismo.
Pessoalmente me incomoda que um brilhante ministro do país onde resido há décadas seja humilhado por figuras patéticas que consideram nossa sociedade algo desprezível, que cuspem sobre o direito internacional, que não respeitam nem as instituições que a própria Europa criou.
Tarso é exato ao dizer que "crimes políticos existem também nas democracias", mas falta dizer que todas as democracias não são iguais. Como antigo voluntário da vários ONGs, e sobretudo do ACNUR, pude apreciar várias vezes refugiados que provinham de países democráticos com marcas de tortura. Se era sensato ou não levantar-se em armas na Itália nos 70, é um assunto político e não jurídico. Pessoalmente, acho que nenhum deles (nem o PAC nem a Baader Meinhoff, nem o Sein Feinn) usaram o método correto, porque a violência nunca pode fazer uma sociedade melhor. Mas isso não tira o caráter político do crime.
É muito decepcionante ver a forma em que nosso governo (com um apóio de 80% do povo) suporta as provocações constantes de um governo cuja história sujou muitas vezes as manchetes internacionais.
51 opiniões
avalie fechar
Carlos Lungarzo (99) 19/02/2009 19h13
Carlos Lungarzo (99) 19/02/2009 19h13
CURIOSIDADE
Gostaria de fazer uma pergunta ao governo de Itália e outra, com todo respeito, ao governo brasileiro.
A ITÁLIA: POR QUE VOSSO GOVERNO NÃO INSISTIU (com a mesma veemência que usa agora contra Battisti), que o Brasil entregue os CRIMINOSOS FASCISTAS DE LESA HUMANIDADE, que produziram as mortes e desaparições dos anos de chumbo no Brasil. Itália reclamou vários assassinos de italianos, mas o governo Brasileiro, salvo Tarso Genro, buscou diluir a questão. ITÁLIA NÃO INSISTIU. Será que mortos por fascistas são menos importantes que mortos por (supostos) esquerdistas? O crime é esquecer o uniforme no momento de matar? Imagino que os nobres juristas italianos que se gabam de uma grande tradição jurídica (sim; tiveram o grande Beccaria no século 18, e depois?), sabem a diferença que existe entre crimes comuns, crimes políticos e CRIMES CONTRA A HUMANIDADE, que foram tipificados em 1945 no Tribunal Militar Internacional de Nuremberg.
AO GOVERNO: O presidente tem poder de INDULTAR brasileiros ou estrangeiros. Por que não faz? Estamos assustados pelas insolências e grosserias do governo italiano, mas não pensamos na opinião de outros países. Até a direita francesa deixou a Battisti sair do país. Será que o governo não se importa em ser menos que Geisel, ou que Figueiredo, que protegeram centenas, ou quiçá milhares de perseguidos do Cone Sul?
Querem que a história os inclua na lista do caso Dreyfus, ou, ainda muito mais semelhante, de Olga Benário?
15 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3528) 18/02/2009 07h01
josé reis barata barata (3528) 18/02/2009 07h01
Há outras páginas, talvez todas a, com boa vontade,acolhessem , oPTei por esta:
""deuses"

Com o egoísmo de cada um,
teríamos no mundo, caos profundo.
Para ter ordem na sociedade,
o poder é a única verdade.
Uns poucos é que o possuem,
dele, não abrem mão para ninguém.
São capazes de qualquer conflito,
não importa a dimensão do delito.
Com força, capital e política
são infalíveis personagens míticas.
Julgam-se deuses, julgam-se eternos,
em seus castelos vivem internos.
Sábios, vivem a posteridade,
são diferentes, são divindades.
Ao lado, gerações na miséria,
iludidas, tornam à matéria."
Sds. barata's.
174 opiniões
avalie fechar
sebastião santos (23) 17/02/2009 22h32
sebastião santos (23) 17/02/2009 22h32
O que a BRIGADA VERMELHA E O PAC italiano fez na Itália foi exatamente o que o PT(VERMELHO),está fazendo no Brasil:DESARMANDO E PROIBINDO QUE UM PAI DE FAMILIA POSSA TER UMA ARMA EM CASA PARA SE DEFENDER DE ATAQUES DE BANDADOS QUE É O QUE MAIS TEM NO PAÍS. ENQUANTO MARGINAIS VIVEM NAS RUAS ARMADOS "ROUBANDO E MATANDO A POPULAÇÃO DESARMADA E DESPROTEGIDA,POIS NÃO EXISTE SEGURANÇA NO BRASIL".O QUE OCORREU NA ITALIA HOJE OCORRE EM NOSSO PAIS, MAS NINGUÉM CONSEGUE ENCHERGAR.O LULA JÁ CRIOU ATÉ UM "PAC" NO PAIS.SERÁ MERA COINCIDÊNCIA???
PAC:Proletários Armados COMUNISTAS.
PAC:Programa de Aceleração de Crescimento.
" ANALISEM MEUS AMIGOS PORQUE CHEGOU A HORA DE SE TOMAR UMA PROVIDÊNCIA,DIZENDO A ESSE POVO QUE O POVO BRASILEIRO JAMAIS ACEITARÁ SER ESCRAVO DE NENHUM DITADOR COMUNISTA".
Acho que os governos ITALIANO, ESPANHOL E SUIÇO, estão quererendo nos alertar do risco que corremos.ENTÃO PORQUE NÃO ACORDARMOS???
VAMOS A LUTA AINDA HÁ TEMPO DE CORRIGIR UM GRAVE ERRO COMETIDO. A LIBERDADE É O QUE TEMOS DE MAIS PRECIOSO EM NOSSA VIDA, (E O POVO DE CUBA NÃO TEM). E NOSSOS FILHOS NO FUTURO O QUE SERÃO JÁ PENSARAM NISSO???
ENGRAÇADO:O TARSO É CONTRA GUERRILHA,MAS APÓIA GUERRILHEIRO NO BRASIL!!!
NÃO SÃO COMUNISTAS,MAS SÃO SEGUIDORES DO FIDEL,QUE COINCIDÊNCIA NÃO!!!
QUEM É FIDEL??? COMO É A VIDA DO POVO CUBANO,PORQUE ELES FOGEM DE CUBA,NÃO GOSTAM DE LIBERDADE???
5 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (780)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 9 10 11 12 13 14 15 16 17 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página