Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Espanha deporta brasileiros

Comente: deportação de brasileiros por autoridades alfandegárias espanholas


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
Marcus Oliveira (1) 26/03/2008 13h23
Marcus Oliveira (1) 26/03/2008 13h23
SAO PAULO / SP
Sou brasileiro de Sao Paulo, morro na Irlanda ha 2 anos. Desde que cheguei aqui fui muito bem tratado, vim como a maioria dos brasileiros, para estudar ingles por um periodo de 6 meses e a partir dai muitas portas foram se abrindo e recebi muito apoio e respeito dos irlandeses. Consegui uma bolsa de estudos do governo Irlandes para fazer doutorado na melhor universidade do pais e minha esposa um visto de trabalho (tudo isso com muito esforco proprio, com nenhum tipo de privilegio e facilitacao).
Nesse tempo em que vivo aqui ja vi brasileiros serem presos na Irlanda por assassinato e trafico de dorgas, vejo brasileiras vendendo seus corpos e nao suas ideias.
Todos tem que se defender, desta forma bons pagam pelos maus. Infelizmente!!!
Cada um de nos tem que provar o seu valor, porque o fato de sermos brasileiros nao nos abre portas, mas trabalho, dedicacao e um comportamento adequado pode abrir muitas janelas. Anseio ver o dia em que a mentalidade do nosso povo vai mudar, vamos parar de ser egoistas e pensar no nosso pais como uma nacao promissora de terras ricas e povo trabalhador. Quando este dia chegar fronteiras fechadas se abrirao e nosso povo sera respeitado aonde quer que for.
10 opiniões
avalie fechar
Lucas Gondim (2) 26/03/2008 12h52
Lucas Gondim (2) 26/03/2008 12h52
Quantos já ouviram ou até já entraram com algum pedido de dupla cidadania? Possívelmente muitos de nós leitores desta coluna. Estamos errados fazendo isso? Em parte creio que sim. Para que isso valeria? Para termos livre entrada em países que nos recebem tão bem a ponto de deixar um cidadão que paga seus impostos ser tratado como um marginal e sem oportunidade de réplica, tendo ainda que se submeter a tratamento quase desumano?
Creio que temos de nos orgulhar cada vez mais de nosso Brasil e toda vez que alguem nos perguntar qual a origem de sua família ou sobrenome, dizer que apesar de origem estrangeira, se realmente o for, somos brasileiros pois nascemos aqui.
Creio que quando existir este orgulho seremos mais respeitados lá fora, bem como quando houver um controle mais rigoroso de entrada de estrangeiros em nosso país.
12 opiniões
avalie fechar
Aroldo Teixeira (1) 26/03/2008 12h33
Aroldo Teixeira (1) 26/03/2008 12h33
PRESIDENTE PRUDENTE / SP
Fala-se muito em como um cidadão Estadunidense é recebido em vários cantos do mundo quando este apresenta seu passaporte. Por que será? Relatos de pessoas com dupla cidadania, Brasileiros, por exemplo, com cidadania Estadunidense, ao apresentar o passaporte deste país, não tem sequer o mais mínimo dos problemas para adentrar onde quer que seja. Porque um "caderninho" vale mais que uma pessoa, que mil palvras, explicações etc...? Por que? Sabem porque? Porque eles conquistaram isso, não foi dado, não foi presente, foi conquistado! De que forma? Dando exemplos e exigindo respeito, muito respeito! Não quero aqui discutir a ética Estadunidense, porque em não se tratando de compatriotas, para eles o mundo é resto. Quem já não viu em algum filme quando um Estadunidense é sequestrado, preso, agredido, logo grita: "Eu sou Americano, vocês não podem fazer isso comigo blá blá blá..." - Pergunta: Alguém já viu em algum lugar, algum outro povo fazendo o mesmo? Arrogância? pode até ser, mas a verdade mesmo é que isso mostra a conciência que um Estadunidense tem de sí mesmo, do respeito que é pasado de geranção pós geração e do respeito que este aprende a cobrar de qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo; bom pra eles! Basta seguirmos o exemplo, começando por nós Brasileiro, darmo-nos o devido respeito, o resto será consequência. 4 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Rossi (6) 26/03/2008 12h06
Rodrigo Rossi (6) 26/03/2008 12h06
Paola, sua reflexão abaixo foi absolutamente brilhante, não acho que vc tenha que se desculpar por colocar lenha na fogueira, isso é a mais pura verdade sobre a maioria dos imigrantes brasileiros na Europa. São mal educados e acham que por serem brasileiros morando fora, os outros (europeus mais formais e educados) são ingenuos. Ou seja, levam aquele sentimento de malandragem do Brasil junto consigo. Após mais de 10 anos no exterior, posso lhe afirmar com certeza que eu repudio essa malandragem e muitas vezes já fiquei na minha para não me misturar e brasileiros mal educados quando os encontro na rua. Creio que, se vc vem para o exterior devido a vida difícil no Brasil e, outro país lhe recebe, se deve abraçar este país e sua cultura, se deve respeitar as regras. Caso contrário, porque vc saiu do Brasil??? 3 opiniões
avalie fechar
porfirio sperandio (354) 26/03/2008 12h05
porfirio sperandio (354) 26/03/2008 12h05
Vamos fazer como a mulher do Lula, a dona Marisa:
Vamos buscar a cidadania italiana para "sermos melhor vistos la' fora"...
Brincadeira de mau gosto.
Ela nao sabe que o marido e' Presidente do Brasil, e nao da Italia ...
126 opiniões
avalie fechar
VLADIMIR MOROSOV. (26) 26/03/2008 12h02
VLADIMIR MOROSOV. (26) 26/03/2008 12h02
PAOLA, de pleno acordo! Tem essa face do brasileirismo burro. Os bons pagam pelos maus! Também vou culpar a estrutura governamental da nossa Justiça. Aqui tudo é festa! Carnaval so mostra-se a boniteza pobre porque é uma pouca vergonha; qualquer comemoração é só bagunçar; entrou na Faculdade - coitado! Os que fazem trote são uns desajustados: futuros médicos, advogados, juizes, engenheiros, PROFESSORES, e assim por diante. Sempre lembro do Presidente frances o Charles DeGaulle, a Sua frase ficou famosa: Brasil não é um País sério! Uma dançarina havia passado a mão no Ilustre Visitante enquanto assistia a uma escola de samba. É preciso crescer! 4 opiniões
avalie fechar
VLADIMIR MOROSOV. (26) 26/03/2008 11h51
VLADIMIR MOROSOV. (26) 26/03/2008 11h51
Presidente Lula, já comentei vez anterior: A Vossa Excelência precisa com urgência "fechar' a entrada para todos os "estranhos" no Brasil! Chegou, uma tonelada de exigências nEles! Faltou um ítem, cadeia por uns dias e 'chou' de volta. Somente fazendo o mesmo para Eles é que começarão a respeitar o brasileiro que chega a passeio no País dEles. Olho por olho! Já que Eles não sabem o que é ética e respeito à pessoa humana. 93 opiniões
avalie fechar
Paola Silva (46) 26/03/2008 11h47
Paola Silva (46) 26/03/2008 11h47
Provavelmente vou jogar lenha na fogueira, mas, morei no exterior por dois anos, e confesso, na maioria das vezes, quando encontrava brasileiros, preferia ficar calada para não ser identificada como compatriota. A maioria dos imigrantes brasileiros porta-se como se estivesse no Brasil , ou seja, com a nossa proverbial falta de educação e noção de respeito ao espaço público. Andar por aí aos gritos, com roupas inadequadas, desrespeitando costumes e formalidades locais, tocando pagode ao berros na janela das residências, falando besteiras para as mulheres. E sim, é verdade, há muitas, muitas prostitutas brasileiras na Europa. E sim, eles confundem-se, com nossa informalidade. Se o Brasil fosse um país mais bem educado, se os brasileiros tivessem mais modos, se não achassem tão bonitinho ser informal em terras onde impera o formalismo, talvez não passássemos essa impressão tão péssima por aí afora. E os imigrantes brasileiros, que fogem dessa vergonha nacional que é a desigualdade social vão viver lá fora aceitando condições e salários abaixo do que a população local em geral aceita. Isso cria sentimentos de repulsa, pois os imigrantes concorrem por empregos, aceitando salários mais baixos que o que receberiam a população local. Isso gera sentimentos de repúdio. E assim, vai-se criando esse má vontade conosco. É uma pena...vendemos mal nosso país, e educamos mal nosso povo. É isso aí. 47 opiniões
avalie fechar
Jack Bauer (17) 26/03/2008 11h42
Jack Bauer (17) 26/03/2008 11h42
o problema é que tentam entrar 100.000 brasileiros e são barrados 700, aqui no Brasil tentam entrar 200 e são barrados 7, ou seja se vc for ver estatisticamente são barrados 0,7% dos brasileiros e 3,5% dos estrangeiros que chegam no Brasil... ou seja é gente demais que sai do Brasil e vai para paises como a Espanha, além do que há uma grande maioria de prostitutas e travestis, que pais que gosta de receber esse volume e qualidade? pensem nisso antes de criticar.... 12 opiniões
avalie fechar
Max Argentin (1) 26/03/2008 11h34
Max Argentin (1) 26/03/2008 11h34
JUNDIAI / SP
A República da Irlanda faz o que bem entender em seu território. A soberania de um país não se discute, não há medida, e o seu exercício está ligado obviamente aos seus interesses nacionais.
No entanto, a quem cabe defender os brasileiros por lá? Um doce para quem acertar.
Os órgãos diplomáticos de nosso país, novamente dão um show de inércia. Brasileiros presos em países europeus, e sem qualquer justificativa, não são uma novidade há muito tempo. E disso denota-se a hialina conclusão que nossos queridos diplomatas estão nem aí para os problemas dos brasileiros em trânsito pela Europa. Soltar uma nota dizendo que a atitude de autoridades irlandesas foi "inadequada", beira o sarcasmo declarado. Inadequada foi a reação de nosso corpo diplomático, se é que se pode chamá-lo assim. Brasileiros presos em penitenciárias comuns eram para serem acudidos sem dó nem descanso pela embaixada brasileira, intervindo de forma enérgica em altos escalões governamentais. E pro diabo as boas relações, SÃO BRASILEIROS SENDO PRIVADOS DE DIREITOS HUMANITÁRIOS!
Poxa, é evidente que nossos diplomatas desconhecem seu trabalho, que vai muito além dos convescotes e lobby.
O descaso da diplomacia pelos brasileiros é atroz e será assim enquanto esses diplomatas despreparados e acomodados continuarem a serem nomeados por nossa "corte".
Não adianta, a única coisa certa é que estamos caminhando para trás, e nosso fadário inevitável será nossa atrofia como nação. Se é que ela já não foi exaurida.
11 opiniões
avalie fechar
Renato Silva (1) 26/03/2008 11h23
Renato Silva (1) 26/03/2008 11h23
Sou a favor da reciprocidade, se somos tratados como X la fora sem haver uma insvestigaçao, que tratemos como X quem aqui chega, o que na minha opnião nao é a melhor saida para a resolução do problema, claro. Vamos parar com essa coisa de "Gringos têm que ser bem tratados aqui pouco importa como eles nos recebem em seus paises", pq isso ? Pq o Brasil nao é um pais desenvolvido ?
Seria maravilhoso nosso povo ter essa energia para reagir contra a roubalheira no nosso pais. Essa gigantesca corrupção aliada a impunidade faz do nosso magnifico Brasil uma presa facil para essa raça de sanguessugas. Fico de boca aberta em ver o quanto nosso povo é passivo quando se trata de corrupção e impunidade e o quanto pode se tornar ativo quando tocamos nesse assunto de imigração. Esta na hora da populaçao acordar e manifestar contra essa corrupção que assombra o Brasil e enche os bolsos de governantes e comandantes desse pais. Se tivessemos uma administraçao honesta nosso povo nao teria a necessidade de sair do pais para buscar uma vida melhor. Enquanto o brasileiro viver mal e ficar sorrindo isso nao mudara .
8 opiniões
avalie fechar
oduvaldo man (4) 26/03/2008 11h18
oduvaldo man (4) 26/03/2008 11h18
Sou residente fora do Brasil a mais de 15 anos e infelismente os servicos da Embaixada e dos Consulados Brasileiro sao de pessima qualidade.
TENHO MUITA PENA DESTE BRASILEIROS INPEDIDOS DE ENTAR EM OUTROS PAISES...
E se depender da Embaixada e Consulado Brasileiro entao DEUS ME LIVRE.
Gostaria de ver isso com um cidadao Americano impedindo-o de entrar o que o Conulado Americano faria........
7 opiniões
avalie fechar
Alberto Monteiro de Castro (11) 26/03/2008 11h17
Alberto Monteiro de Castro (11) 26/03/2008 11h17
Dizer que os estudantes foram barrados, um por ser negro e outro por ser "moreno", eh tentar jogar a carta racial de uma forma mais basica e desonesta no assunto "imigracao" no que respeita a cidadaos brasileiros. Os brasileiros em geral sao vistos na Europa como latinos e sofrem a discriminacao como quaisquer outros latinos. Mais ainda, muitos dos que se consideram "brancos" no Brasil sao visto na Europa como "pretos". No caso dos estudantes nao acho que eles foram barrados por serem "pretos", mas sim brasileiros supostamente em busca de emigracao clandestina. A esmagadora maioria dos brasileiros que sao deportados sao os que no Brasil sao considerados de "brancos", logicamente os que tem maior renda e possibilidades de viajar. Lembro tambem que boa parte de funcionarios da Imigracao Inglesa sao negros. Sejamos tambem honestos quanto aos "estudantes". Quem conhece sabe que boa parte de "estudantes" brasileiros na Europa usa esse artificio para se fixar clandestinamente. Conheco muitos casos assim no Reino Unido. Com isso os justos pagam pelos pecadores. Nao estou com isso defendendo os arbitrios de uns poucos funcionarios dos servicos de imigracao europeus que se acham poderosos. Acho que estes devem ser denunciados e punidos como acho tambem que o Brasil deve protestar energicamente e tomar medidas adequadas sempre que seus cidadaos sejam vitimas de arbitrariedades. O Brasil deve tambem atacar as causas que levam a que milhares de seus cidadaos emigrem cada vez mais. 3 opiniões
avalie fechar
Orlando Bertrand (2) 26/03/2008 11h13
Orlando Bertrand (2) 26/03/2008 11h13
Saibam que a muito equivoco em alguns comentários e declarações de jornalistas e das autoridades do Ministério das Relações Exteriores(MRE), desconhecem a verdadeira face, iniciando; as dificuldades de tirar o visto dos EUA, preenche-se todos os requisitos exigidos, gastasse muito dinheiro com passagens interestadual(avião,onibus,etc), hotal, filas, etc... só para tirar o visto, e mesmo assim nossos compatriotas são banidos de lá como bandidos, maltratos, presos, despidos e humilhados, agora são os Paises da Europa, pois fiquem no aeroporto de Guarulhos e conversem com essas pobres vitimas, pois a maioria absoluta foram com dinheiro suficiente, cartões com bom limite, passagens ida e volta, voulcher do hotel ou mesmo casa de um amigo(a), noivo(a) ou parente residente, e até agora nenhum reporter ou mesmo os nossos malditos representantes comentam esse acontecimentos da verdadeira história, retaliar sim, ou então sentar a mesa e negociar a entrada de brasileiros que cumprem as exigências das imigrações, QUE "TODOS" RESPEITEM NOSSOS DIREITOS DE CADADÃOS BRASILEIROS AQUI E LÁ FORA!!!. 3 opiniões
avalie fechar
Papai Sabetudo (35) 26/03/2008 10h56
Papai Sabetudo (35) 26/03/2008 10h56
O que você diz sobre o fato de "tratar esses vermes assim" apenas mostra a raiva interior por ver os brasileiros serem rejeitados nos outros países. Poucos sabem lidar com a REJEIÇÃO! Eu acredito que ninguém sabe, salvo raras exceções, como é o meu caso. O que você está dizendo é simplesmente uma bobagem sem tamanho! Almirante Barroso disse no começo de tudo: "O Brasil espera que cada brasileiro cumpra com o seu dever!"
Simples, não?
É preciso se acabar com essa coisa de que só se cumpre as leis quando em sede de represália! É coisa de país sério?
Pense nisso!
3 opiniões
avalie fechar
Paulo Lescaut (9) 26/03/2008 10h44
Paulo Lescaut (9) 26/03/2008 10h44
Veja bem que dicotomia: É preso na Irlanda, em cadeia comum, quem não tem milhares de dólares entulhados no bolso!
Numa dessas, a "Bispa" Hernandez e sua bíblia ou deputados cheios de dólares na cueca seriam muito, mas muito bem-vindos!
2 opiniões
avalie fechar
Papai Sabetudo (35) 26/03/2008 10h42
Papai Sabetudo (35) 26/03/2008 10h42
Retaliação é burrice! E complica cada vez mais a imagem já tão desgastada do Brasil no exterior. Ao se devolver os imigrantes que chegam, mostra que aqui gera a desordem, a bagunça, pois confirma que a lei que possuimos não estava sendo aplicada.
Para que cena mais patética do que a daquele servidor brasileiro que declarou: "Você não pode entrar EM MEU PAÍS", como se o país fosse sua propriedade e ele tomasse as decisões.
Tive vontade de CHORAR!!!! Sniff! Sniff!! Sniff!!
7 opiniões
avalie fechar
Luiz Carlos Gomes (16) 26/03/2008 10h36
Luiz Carlos Gomes (16) 26/03/2008 10h36
Completando. è obrigação, NÃO É DEVER NAO, é OBRIGAÇÃO do Consul Brasileiro, estar presente FISICAMENTE e acompanhar todo o andamento dos processos de deportação de brasileiros que ocorrem mundo afora. É OBRIGAÇÃO, não é para mandar bilhetinhos, para o policial alfandegario, É PARA ESTAR PRESENTE NO ATO e NÃO SAIR DE LÁ ENQUANTO NAO FOR RESOLVIDA A QUESTÃO. Mas.......eles estão mais preocupados com os cartões corporativos 5 opiniões
avalie fechar
Luiz Carlos Gomes (16) 26/03/2008 10h32
Luiz Carlos Gomes (16) 26/03/2008 10h32
Por que tudo isso vem ocorrendo? E nao é de hoje, nao. Sabem o por que ? Porque o Brasil nao é um país sério, não tem força politica, é dirigido atualmente por aloprados e, antes por subservientes. Somos sim um país tupiniquim, cuja capital Buenos Aires ainda consta das encicopledias mundiais. A reciprocidade nesses casos, somente alimenta nosso ego, nada mais. Estamos cometendo os mesmos erros que os europeus cometem, discriminando as pessoas que nao tem culpa alguma. Deveriamos sim, ter diplomacia no trato com a situação, com educação e boas maneiras, mas não, ao adotar a máxima "olho por olho, dente por dente", nos nivelamos àqueles que tem desrespeitados os brasileiros, cometendo os mesmos erros. Mas... damos urros de vitoria quando extraditamos pessoas de outros paises, como se isso mostrasse que somos soberanos em nossas decisões. Pois é..... 5 opiniões
avalie fechar
Fraqncisco Bezerra (1) 26/03/2008 10h31
Fraqncisco Bezerra (1) 26/03/2008 10h31
SAO PAULO / SP
O Brasil deve deportar todos os estrangeiros, cujos paises tratam nossos cidadãos como se fossem uma sub-raça. Não temos que tolerar e nem dialogar muito. Para sermos respeitados tem que ser dente por dente, olho por olho. Dou os parabéns para o nosso presidente pela atitude firme com que tratou e está tratando esse assunto. 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1050)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página