Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Voo Air France 447

Um avião da companhia Air France desapareceu nesta segunda-feira do controle dos radares no litoral do Brasil, informaram fontes aeroportuárias francesas. Segundo informações, o avião viajava do Rio de Janeiro a Paris quando sumiu. O voo AF 447 decolou na noite de domingo do aeroporto do Galeão (Tom Jobim) e deveria pousar no aeroporto Charles de Gaulle, na capital francesa, por volta das 11h local (6h de Brasília).


Mais resultados: Anteriores 24 25 26 27 28 29 30 31 32 Próximos
Comentários dos leitores
Sandra Amorim (1) 08/06/2009 01h39
Sandra Amorim (1) 08/06/2009 01h39
Será que esse avião da Air France não colidiu com um avião clandestino que fazia algum tipo de contrabando? Seria perfeitamente possível e, por não ter permissão para voar e tampouco plano de vôo, ninguém teve notícias de sua queda! 29 opiniões
avalie fechar
Guilherme Carrara Neto (11) 08/06/2009 01h08
Guilherme Carrara Neto (11) 08/06/2009 01h08
Desde 1906, quando Santos Dumont pilotou o primeiro avião, o 14-Bis, fazendo-o levantar voo com total autonomia, sem a ajuda de uma catapulta (como fizeram três anos antes os irmãos Wright), o mundo se curvou diante dessa invenção. O avião tem mais de 100 anos e segue mantendo uma aura de mistério e classe. Voar sempre foi o maior desejo do homem, e mesmo que hoje cruzem pelo céu milhares de aeronaves que partem e chegam dos mais diversos pontos, ainda assim é um meio de transporte que não se trivializou, e creio que manterá para sempre sua imponência.
Diariamente, vidas se perdem em acidentes de ônibus, de carro, de moto, de barco, e tudo é sempre muito comovedor, pois é o destino interrompendo a trajetória de alguém. Uma vez escutei que a morte de uma única pessoa é sempre uma tragédia, enquanto que a morte de centenas é apenas uma estatística. Uma visão fatalista da realidade, mas que não se aplica aos acidentes aéreos. Recentemente, uma família inteira faleceu durante a explosão de uma aeronave que aterrissava em Trancoso, na Bahia, e ficamos compungidos. Agora são 228 homens e mulheres desaparecidos, e ficamos muito mais. Nenhum desses corpos faz parte de uma estatística, e sim de um mito: a morte coletiva no veículo que é considerado o mais seguro do mundo e, ao mesmo tempo, a morte individual do sonho de cada um dos passageiros e tripulantes. Porque um avião está sempre carregado de sonhos.
A garota que finalmente conseguiu uma bolsa para estudar na Europa. O casal que contava os minutos para sua lua-de-mel. O grupo de amigos que economizou anos para fazer uma longa viagem depois da formatura. O empresário que se preparou para fechar um acordo internacional. O artista que iria lançar seu trabalho em solo estrangeiro. O jogador de futebol se transferindo de time. A mãe que visitaria a filha pela primeira vez do outro lado do oceano. Um avião transporta todas essas histórias que, para a grande maioria da população, são contos-de-fada. Mesmo nos voos domésticos, muitos deles precedidos de atrasos e bagunças em aeroportos, a fleuma se mantém. Ninguém esquece a primeira vez em que apertou o cinto e prestou a maior atenção nas informações que a comissária transmitia, com seus braços parecendo asas sinalizando as saídas de emergência. Nervosismo e êxtase: o risco levado a sério.
Então aquele bicho enorme e pesado ganha velocidade e começa a subir. A cidade vai ficando minúscula lá embaixo, as nuvens vão passando ao lado da sua janela, e o dia nublado e chuvoso deixado pra trás transforma-se num céu límpido, descortinado. Poucas horas depois, Rio de Janeiro, Salvador. Outras horas adiante, Londres, Nova York. Isso nunca vai ser considerado banal, por mais milhas que um viajante acumule.
Todas as pessoas têm sonhos, não importa de que tamanho. Todas merecem ser pranteadas, não importa de que modo falecem. Mas há coisas na vida que pertencem a um deslumbramento que não obedece à lógica. Um avião que cumpre a sua trajetória do início ao fim está realizando um passe de mágica com o qual ainda não nos acostumamos, prova disso é o número de gente que, em terra firme, assiste decolagens e aterrisagens como se fosse um espetáculo - e é. Quando a mágica não funciona, voltamos todos a um estado de descrença e dor: a ilusão não se cumpriu.
65 opiniões
avalie fechar
olha os europeus se acham os maiorais gostam de chamar o nosso amado brasil de terceiro mundo, vamos ver se vão ser os maiorais em indenizar as familias das vitimas, ou se vão ficar nas pilhas de processos e entravados nas barras da justiça, eu acoho a nossa marinha e aeronautica muito eficiente, ai vem estes frances dar lições de moral nos nossos comandantes quem são vcs para dar lição de moral em nós, se existe um jato A 330 porque um brasileiro chamado alberto santos dumont deu inicio a tudo isto, por favor mais respeito com o brasil e com o nosso povo sofrido mais honesto e hospitaleiro deixa que as nossas autoridades são competentes já estive em paris o parisiense e muito chato e grosso e mal educado isto foi um lamentável acidente como foi o da tam o gol o do concorde e tantos outros espero que tenham mais respeito com nossas autoridades que estão se empenhando desde o acontecido. e que deus possa amparar as familias pela a perda de seus entes queridos, nós perdemos os nossos pais depois amigos e irmãos e já dizia chico xavier depois perdemos o nosso corpo a nossa morte nos pertence um dia temos que partir pode ser de infarto de acidente automobilistico ou aérero ou de velheci então vamos viver com mais fraternidade e amor e o que o planeta presisa. JONAS HENRIQUE FAGUNDES FERREIRA DE UBERABA-MG 47 opiniões
avalie fechar
sandro possas (7) 07/06/2009 23h12
sandro possas (7) 07/06/2009 23h12
afinal de contas, o a330 é ou não seguro ? ouvi um comentário dizendo que o passageiro, de certa forma, também é responsável pois assume o risco de voar em um aparelho que pode não ser confiável. mas como saberemos se o aparelho é ou não confiável? existe realmente algum problema com o a330? o boeing 747 é uma aeronave mais confiável? 18 opiniões
avalie fechar
André Chaulet (1) 07/06/2009 23h02
André Chaulet (1) 07/06/2009 23h02
Não é preciso dizer que quanto esta tragédia afeta as famílias de todos os passageiros deste vôo, mas não podemos esquecer que todas as companhias aéreas que tem as diversas configurações e modelos da Airbus operando no Brasil se pronunciem sobre quais medidas que estão sendo tomadas para verificação e substituição dos medidores de velocidade a fim de prevenir outras tragédias como esta. A imprensa precisa trazer esta situação a tona para que não passe desapecebido e deixando que medidas urgentes e necessárias deixem de ser tomadas por negligência ou contenção de custos 14 opiniões
avalie fechar
Mirene D.Cano (2) 07/06/2009 21h56
Mirene D.Cano (2) 07/06/2009 21h56
A MODERAÇÃO,publicar comentarios dos internautas! que Deus ilumine as familias ...e por favor repeito a nossa Nação(BRASIL)como uma pessoa desse nivel (dizer que o
BRASIL NÃO É UM PAIS SERIO)ENTÃO Q FAZES AQUI????OBRIGADA PELA ATENÇÃOOO(JÁ NÃO VOU CITAR NOME (DEIXAREI P POSTAR EM OUTRO SITE)MEUS SENTIMENTOS AS FAMILIAS!!
20 opiniões
avalie fechar
Jose Antonio Caliman (6) 07/06/2009 21h50
Jose Antonio Caliman (6) 07/06/2009 21h50
O São Paulo ( porta aviões) bem que poderia ser usado como apoio, economizaria tempo, dinheiro e facilitaria a logística, estranho a Marinha não utiliza-lo como se utiliza Noronha, como base intermediaria. 3 opiniões
avalie fechar
marcos cesar fernandes (206) 07/06/2009 21h13
marcos cesar fernandes (206) 07/06/2009 21h13
Uma coisa que poucos sabem é que a França faz divisa territorial com o Brasil, pois a Guiana Francesa é território francês e está muito próxima da localidade do acidente e, aparentemente, só o Brasil está se empenhando nas caríssimas missões de busca.
Alguns colegas comentaristas me reprovaram por eu ter misturado este acidente com a atuação de certos políticos sendo que um escreveu que eu misturei alhos com bugalhos, mas se observarmos bem, tudo o que acontece hoje no Brasil, seja bom ou seja ruim, está sendo aproveitado pelo poder para alavancar a candidatura da ministra Dilma, e quanto à mistura de alhos com bugalhos eu não estou só pois ouvi uma afirmação de nosso Presidente Lula na TV na qual ele disse que: - "Um país que tem tecnologia para encontar petróleo a 7.000 metros de profundidade com certeza tem capacidade para encontrar as caixas pretas".
Agora, que a Airbus é a maior fabricante de caixões-voadores, essa ninguém contestou, por ser incontestável. É só observar as estatísticas.
Voltando à política, acho prudente que nosso Presidente (voador) Lula busque substituir o Aero Lula por um Embraer, Boeing, Loockheed, Yliushin, Tupolev, Antonov. Prevenir é sempre melhor do que virar comida de tubarão.
25 opiniões
avalie fechar
Laércio Silva (14) 07/06/2009 20h57
Laércio Silva (14) 07/06/2009 20h57
A reprodução, pela FOLHA, da matéria da TV Francesa mostrando a sequência de falhas comunicadas automaticamente pela aeronave à central de controle de voos da AF, mostra claramente um efeito cascata de defeitos técnicos do avião. Será uma pena não encontrarem as chamadas "caixas preta", porque se isso não ocorrer, os interesses econômicos do maior fabricante de aviões comerciais do mundo - que tem justamente a França como seu principal acionista - poderão jogar toda a culpa pelo acidente na tripulação. Aliás, não apenas este modelo, mas outtos modelos da Airbus parecem apresentar problemas tecnicos recorrentes, haja vista que também no caso do acidente com o A 320 da TAM em Congonhas, muito embora a culpa tenha ficado para a tripulação técnica, a Airbus fez recomendações e modificou o projeto do manche. Comandantes e co-pilotos com milhares de horas de voo num mesmo equipamento não cometem erros grosseiros como se tenta fazer crer neste e naquele caso. Já observaram como essas coisas não acontecem com a Boeing-McDonald Douglas? 7 opiniões
avalie fechar
Solange Gouveia (2) 07/06/2009 20h33
Solange Gouveia (2) 07/06/2009 20h33
Com tanta gente acompanhando os fatos relacionados ao acidente da Air France, pediria que a cada novo acesso ao site da Folha pudessem fazer uma prece por todos que perderam suas vidas de forma tão brutal. Nosso papel nesta hora é desejar a paz de espírito a todos que estavam à bordo desse vôo. Que essas alamas encontrem a pez. Que o Senhor esteja com elas. Todos os dias ainda abro o site penso o quanto essas famílias estão sofrendo sem poder terem se despedido dos seus entes queridos. Aos homens da FAB juntamente com as autoridades Francesas envolvidas desejo que seus trabalhos transcorram em paz e que os resultados tragam um pouco de conforto e respostas... 6 opiniões
avalie fechar
Edivaldo Ribeiro (10) 07/06/2009 20h25
Edivaldo Ribeiro (10) 07/06/2009 20h25
Lendo esses comentários, fico indignado como as pessoas vivem em seus próprios mundos... rodeado pela imprensa e pela sua religião que fazem suas cabeças. Chegam a falar de Deus qndo cai um avião com pouco mais de 200 pessoas. Mas nao falam dele qndo muitos que vivem nesse mundo morrem pela condição miserável em que vivem... ngm da bola.. é mto comum isso acontecer e nao mata ngm importante! Afinal, a gnt vê um monte deles na rua todos os dias e sempre fechamos o vidro do carro qndo eles se aproximam! pq pobre miserável nao dá Ibope nem é interessante. Se fosse para rezar e passar msgs boas a cada 200 que morrem no mundo ou vivem sem o mínimo de vida digna... vai passar a vida toda rezando ou se lamentando, amigo! 10 opiniões
avalie fechar
GLAURO CAMPELLO (14) 07/06/2009 20h24
GLAURO CAMPELLO (14) 07/06/2009 20h24
Eu lamento profundamente a perda que as familias tiveram, e a interrupção dos senhos de todos à bordo deste fatidico voo.
Entreto, tenho minhas duvidas se jamais descubrirão o que houve.
Não porque não possam achar a caixa preta, mas porque não vão querer divulgar a verdade.
Existem muito interesses economicos aqui envolvidos.
A Airbus é a maior concorrente da Boeing. A perda de credibilidade, se foi uma falha estrutural, por parte da Airbus, será um tiro no pé da fabricante Europeia. Varios paises Europeus fabricam partes das aeronaves. Uma perda ou cancelamanto de pedidos seria um desatre para estas empresas, inclusive com desemprego. Tambem existe o fato de que sao mais de 300 aeronaves deste tipo voando. Imaginem os prejuizos destas empresas se tiverem que parar estas aeronaves para reparos?
Os governos Europeus teriam mais milhares de desempregados para aumentar seus numeros tão altos desempregados.
Haveria um pane geral no transporte de passageiros no mundo.
Dai me pergunto: Porque a Airfrance é quem vai investigar? Ou a Airbus? Esta errado! É como mandar a familia do criminoso investigar o crime. Quem deveria investigar seria uma comissão independente de tecnicos e pilotos de outros paises, ligados a FAA, Federação Europeia de Aviação, Brasileira, Canadense, Japonesa, etc.
A vida humana não vale nada, diante da quantdade de dinheiro aqui envolvida.
Ate mesmo um tribunal internacional deveria estar envolvido. Mas naã dara em nada. Os paises envolvidos nao deixariam.
8 opiniões
avalie fechar
Newton Assunção (4) 07/06/2009 19h50
Newton Assunção (4) 07/06/2009 19h50
O professor e apresentador Nelson Jobim saiu de cena depois de ter vindo da Namíbia para fazer inúmeras apresentacpes de power point sem qualquer fundamento, só com o intuito de aparecer na miída como chefe imediato das forças armadas. Falou, falou e falou, tentando ganhar espaço na impresna e depois que viu que tava feito palhaço com informações erradas, correu pra casa e deixou tudo nas mãos de quem realmente sabe: os militares. Espero que o governo alerte para o fato da iminente necessidade de modernização e incremento de nosso debilitado aparelhamento bélico. 13 opiniões
avalie fechar
Antonio Comodaro (12) 07/06/2009 19h44
Antonio Comodaro (12) 07/06/2009 19h44
Ao entrar em um avião, precisamos ter em mente que estamos desafiando as leis da natureza, e quando acontece o pior, como nesse caso, nada a reclamar; se ousamos desafiar, não há que se reclamar do preço a pagar; penso assim. 14 opiniões
avalie fechar
Elias Felipe Carvalho (3) 07/06/2009 19h43
Elias Felipe Carvalho (3) 07/06/2009 19h43
Caixa preta é um nome técnico e não se refere a cor da caixa. 4 opiniões
avalie fechar
Pietro Guerriero (77) 07/06/2009 19h39
Pietro Guerriero (77) 07/06/2009 19h39
Colegas que aqui opinam,
gostaria apenas de expressar minha opiniao com respeito 'a tendencia de se exagerar nos elogios ao pessoal que esta' trabalhando nas buscas.
Eles sao profissionais. Embora este nao seja seu trabalho do dia-a-dia, eles sao treinados para isso.
Embora nao se possa comparar os equipamentos que temos com os franceses ou americanos, sao exatamente nesses equipamentos que o nosso pessoal treinou e se capacitou.
Precisamos equipar melhor nossas forcas armadas? SIM. Precisamos dar parabens a cada corpo que eles retiram do mar? Apenas se voce parabeniza a caixa do banco pelo deposito que acabou de fazer, ou ao faxineiro pelo chao brilhante, ou ao motorista de taxi por chegar ao destino combinado.
Esse e' o trabalho de cada um, que foram treinados para fazer e nao precisam de parabens para continuar fazendo.
16 opiniões
avalie fechar
Adão Matos de Oliveira (1) 07/06/2009 19h21
Adão Matos de Oliveira (1) 07/06/2009 19h21
Aos parentes. Srs. Sabemos que nada sucede sem permissão da Divina Providência, mas todos somos chamados a cooperar com ela que nos consente a liberdade de atuar nos acontecimentos do cotidiano, em nossa condição de Espítos responsáveis. Recorda: muitos daqueles aos quais te vinculas pelo coração choram desesperadamente na superfície das águas revoltas e podem ser amparados ainda hoje por tua bondade e compreensão. Personagens da Grande peça, reveladora de descobrimentos técnológicos, que talvez, assumiram esse compromisso antes mesmo, de nascerem. Dica de Intuição: avaliem a condição de sanidade mental de cada passageiro. Acautelai-vos dos homens....Mt 17.. Afinal são mais de 200 pessoas. 3 opiniões
avalie fechar
sergio fassina (12) 07/06/2009 19h14
sergio fassina (12) 07/06/2009 19h14
Pode parecer coincidencia mas parece que os corpos começaram a ´aparecer´depois da chegada dos franceses, só esperamos agora depois das batatadas de nosso GLR e seu MInistro, além de um oficial da marinha que disse ´que tudo afundou´, não façamos agora outra trapalhada levando os corpos para Recife, onde segundo as noticias, não existe condiçoes de se fazer exames de DNA, fazendo depois ´passeios´com os corpos para RJ ou SP.
Enquanto isso um bando de UFANISTAS, ainda dizem que temos a sindrome do cão vira-lata.
7 opiniões
avalie fechar
sandro possas (7) 07/06/2009 18h59
sandro possas (7) 07/06/2009 18h59
só a air france está trocando os sensores? e as demais empresas que operAM com airbus? 3 opiniões
avalie fechar
Helena Manzione (585) 07/06/2009 18h20
Helena Manzione (585) 07/06/2009 18h20
Esse atendimento deve estar sendo dado aos parentes de passageiros porque é vôo internacional.
Os parentes das vítimas dos vôos da TAM e GOL receberam a mesma atenção?
Acho que não...
Bom prá que os responsáveis no Brasil aprendam a lidar com mais humanidade daqueles brasileiros que de um momento prá outro perdem seus entes queridos em território brasileiro, em vôos de responsabilidade de empresas brasileiras.
7 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1637)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 24 25 26 27 28 29 30 31 32 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página