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Voo Air France 447

Um avião da companhia Air France desapareceu nesta segunda-feira do controle dos radares no litoral do Brasil, informaram fontes aeroportuárias francesas. Segundo informações, o avião viajava do Rio de Janeiro a Paris quando sumiu. O voo AF 447 decolou na noite de domingo do aeroporto do Galeão (Tom Jobim) e deveria pousar no aeroporto Charles de Gaulle, na capital francesa, por volta das 11h local (6h de Brasília).


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Comentários dos leitores
Manuel Duarte (6) 09/06/2009 07h01
Manuel Duarte (6) 09/06/2009 07h01
Tudo o que existe tem os seus limites de aplicabilidade definidos por condições físicas entre os quais a temperatura. Grande parte dos sistemas testados tem 'selo de segurança' mínimo na faixa dos -55o C, o que significa uma margem de segurança habitualmente entre 5-10o C. Ultimamente, tem-se visto problemas em aeronáutica em que são reportadas temperaturas na faixa dos - 70o C. Isto significa que e' como se um objecto preparado para viajar ao no na troposfera e' lançado para condições de temperatura ao nível da mesosfera perto dos 70km de altitude. Isso tem causado vários problemas em vários tipos de equipamentos como por exemplo ao voo BA38 (Boeing 777-236ER). Reporto-me 'a "Professional Pilot" que em matéria indicou que o relatório oficial da autoridade britânica (AAIB) apontava para problema de congelamento do sistema de injecção de querosene. O avião que fazia Pequim-Londres passara por regiões com temperaturas acima definidas. Isso levou a que um ano depois a Boeing (Feb 2009) a lançar um recall para 777 equipados com turbinas RR [outros casos sucederam em 2008]. E' possível que a criação de gelo entupa os anemómetros. Todo o construtor e' sério, pois segurança e' a sua maior bandeira. Não sou perito em climatologia, agora as companhias tem que se colocar em atenção pois as condições climáticas estão a sofrer alterações e sera' porventura necessário actualizar todo o setup de testes, pois já nem o El Nino ou La Nina são os mesmos. E' o que andamos a fazer 'a Terra. 25 opiniões
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Gilson Machado (94) 09/06/2009 06h44
Gilson Machado (94) 09/06/2009 06h44
Manutenção, pra quê? Deixa como está. 8 opiniões
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UBIRATAN RAMOS (332) 09/06/2009 05h44
UBIRATAN RAMOS (332) 09/06/2009 05h44
É hora de dor. Sabemos e tristes também estamos com o ocorrido. Mas nesta hora nos ocorre fazer uma reflexão sobre os desígnios da Inteligência Superior, principalmente pelo fato de terem sido vitimados três senhores de nacionalidade italiana que ao Brasil vieram prestar solidariedade e ajuda financeira aos catarinenses que sofreram e ainda sofrem as conseqüências das últimas enchentes. Os brasileiros também se mostraram solidários e muito ajudaram ao povo catarinense. Viu-se até presidiários deixando de fazer refeições, destinando o que lhes era de direito aos vitimados. Mas não se viu um só político propor destinar uma pequena parte da verba indenizatória de que fazem uso indevido para tal fim.
No vôo não havia sequer um parlamentar brasileiro fazendo uso indevido da cota de passagem aérea. Pois é: os altruístas vão; os egoístas ficam. São coisas de Deus que nos deixam intrigados. Mas, como é sabido, Ele escreve certo por linhas tortas. Portanto, só nos resta nos conformar e confortar os parentes das vítimas, rogando que a Inteligência Superior lhes dê forças para suportar a dor das perdas.
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washington sales soares (25) 09/06/2009 05h04
washington sales soares (25) 09/06/2009 05h04
Em primeiro lugar quero ressaltar que o avião do Presidente Lula tem sim que passar por revisão, pois ali viaja inúmeras pessoas e sobretudo , caso aconteça uma desgraça como essa do avião frances vamos perder o nosso presidente o que significa dizer que o Brasil iria passar por situações políticas complicadíssimas, alteie-se, nunca fui eleitor do Presidente e não gosto de seu partido, mas não deixa de ser o nosso presidente, idependente dos problemas políticos ele é um ser humano como qualquer um daqueles que se foram no vôo do avião frances. Quanto ao acidente aéreo que ceifou todas aquelas vidas está sendo exaustivamente explorado pela mídia, e, sobretudo apenas fundamentando-se em conjecturas mas o povo é "mexiriqueiro", gosta de se emisquir na vida dos outros, gostaria que não se falasse mais nada a respeito só no final é que seríamos informados sôbre o acontecido. Eu vou acabar gostando do Presidente Lula, pois o que é mal interpretado como é o caso dele achar que ainda há pessoas vivas e que a marinha e aeronáutica brasileira vai resolver tudo isso é tarefa de presidente, mesmo que ele não acredite, mas se vê obrigado a trazer tranquilidade ao seu povo, não gosto da maneira que leva a sua gestão, mas no caso ele está falando bem, embora palavras não sejam atos acho-o correto, PASMEM senhores é a 1ª vez que admiro o Presidente 14 opiniões
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Priscila Karen R. Moreira (1) 09/06/2009 02h44
Priscila Karen R. Moreira (1) 09/06/2009 02h44
Me desculpe, mas eu não consigo acreditar que estes parentes cobram mais apoio do Brasil. Só pq o presidente ou ministro da França veio falar com eles e o Lula não? Por favor... Eu não quero politizar, mas as autoridades brasileiras REALMENTE não estão dando apoio através da FAB e da Marinha? Os militares brasileiros que estão encontrando todos os destroços e os corpos. Se isso não é apoio, POR FAVOR me expliquem o que seria.
Em compreendo a situação de sofrimento, mas eu acho um desrespeito e ingratidão essas declarações sendo que a Marinha e a Aeronáutica estão com uma mega operação para resgatar os corpos.
O tenente-coronel da Aeronáutica deu esta declaração: "(...)Temos 228 passageiros esperando o resgate. A missão é difícil, mas queria que todos soubessem é que nosso objetivo é não deixar ninguém para trás".
E isto não é apoio... OK!
Última coisa, pq eles têm prioridade na questão da liberação dos atestados? Os moradores de Recife estão com problemas na liberação de corpos em função do IML de lá estar preparado para receber as vítimas do vôo...
Me desculpem, eu entendo como é difícil mas eu achei isso um desrespeito. Está faltando bom senso.
40 opiniões
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Alice Almeida (1) 09/06/2009 02h17
Alice Almeida (1) 09/06/2009 02h17
Não sei porque as pessoas reclamam tanto por ser a França a encarregada por investigar esse caso! É FATO, que se deixasse essa investigação na mão do Brasil, iria demorar anos até obter uma resposta, isso se obtivese-mos!!!!
Esta mais que comprovado que o Brasil não tem competencia para completar uma investigação!!!
O GOVERNO Brasileiro não tem competência nem para dar apoio as famílias das vítimas quanto mais para investigar!!
Nota-se só pelo descaso do nosso Excelentissimo Presidente Lula, que ao invéz de apoiar de perto as famílias e as investigações, continua suas viagens pelo Brasil e fora e manda apenas uma carta com os pezares dele!!!
Enquanto o Presidente Francês Nicolas Sarkozy vai pessoalmente falar com as famílias de seu País, monta comissões e nomeia pessoas responsáveis para agilizar o processo de indenização e recebimento dos documentos dos seus entes falecidos, o ministro vêm passa informações que não estão de todo confirmadas e fica aquele desencontro de informações!!!
Sei que muitos patriotas vão descordar da minha opnião e até mesmo me criticar, porém peço que antes de criticar vejam o histórico de acidentes aéreos como o da TAM e o da GOL, e vejam também a demora que foi na resolução de cada um deles!!!
Muitos especialistas e órgãos internacionais reconhecem a incopetência dos órgãos brasileiros quando se diz respeito a investigação e resolução de casos!!
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remy weszzenaar shayarh (13) 09/06/2009 01h12
remy weszzenaar shayarh (13) 09/06/2009 01h12
bom! soberania ou cidadania nessas horas nao vemao caso,porque estamos trabalhando em conjunto e nao disputando quem encontra isso ou aquilo mais rapido.
sao seres humanos que se fora e a uniao dos 2 paises e um exemplo para o resto do mundo.
O brasil tem sua soberania cidadania etc,mais a falta de informacao e ignorancia,permite que alguns coloque isso em palta como se fosse bonito falar sobre isso em uma hora tao triste para essas duas nacoes.
Brasil e france sempre se deram muito bem e ate parecem ser patrias irmas.
se o espaso e do brasil ou da china,isso agora nao vem ao caso
o importante e a uniao solidariedade e o fator humano.
politica isso vem depois, agora o negocio e achar as vitimas e ajudar as familias a atravessar esse momento triste.
o brasil e um pais amigo soberano e sim tem
respeito por seus cidadaos.
se nao fosse assim,voces nao teriam a liberdade que em muitos paises nao existe.
e facil criticar mais ajudar e dificil nao e mesmo
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camila ruggiero (9) 09/06/2009 00h41
camila ruggiero (9) 09/06/2009 00h41
Li em outros sites de noticia que as familias das vitimas estao reclamando sobre a falta de respeito, suporte e atencao, pelo total descaso por parte do Presidente Lula. O descaso dele e vergonhoso.
Mas claro, seu aviao presidencial, ja esta sendo modificado... claro, afinal, pra quem ja esta de olho num proximo mandato e muito mais viagens pela frente... nada como ser prevenido.
Como li em um outro comentario abaixo, tenho certeza que se fosse para entregar medalha para jogador de futebol, ele estaria la. Marcando presenca.
Eu nao entendo como ha tamanho suporte popular pra alguem como ele. Isso mostra a carencia e a desinformacao do povo no geral.
As vitimas desse voo merecem nossas oracaoes e pessoalmente, espero que voces tenham forca para fazer com que sua revolta em relacao ao tratamento que estao recebendo do governo seja ouvida.
Me revolta, me envergonha. Me desespera ver um pais com tanto potencial liderado por um presidente como esse.
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daniel maia (26) 09/06/2009 00h38
daniel maia (26) 09/06/2009 00h38
Acidentes acontecem. Deixemos de ser tão cri-cri, isso ocorre em qualquer lugar do mundo. Não somos perfeitos. Deixemos de ser chatos, internautas petistas. O Lula já garantiu uma caixinha pro time dele ao levá-lo pra Palestina no final do ano com o dinheiro do contribuinte. 9 opiniões
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jose cesta (220) 09/06/2009 00h00
jose cesta (220) 09/06/2009 00h00
QUEM TEM...CABEÇA, TEM MEDO!! 5 opiniões
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José Antônio Tanure (29) 08/06/2009 23h59
José Antônio Tanure (29) 08/06/2009 23h59
Absurdo! Isto não foi acidente. Repito: NÃO FOI ACIDENTE! Pergunto: quem de nós entraria neste avião se soubesse que o piloto está orientado a encarar uma tempestade de frente, a uma velocidade de 540 km por hora, podendo variar esta velocidade em cerca de 30 km para mais ou para menos? Isto dá uma margem de erro de cerca de 6%! E o pior é que TODOS SABIAM QUE SE HOUVESSE UM PROBLEMA OU FALHA O PILOTO SIMPLESMENTE NÃO CONSEGUIRIA( COMO NÃO CONSEGUIU ) CONTROLAR A AERONAVE! ESTARIA PERDIDO E TODOS QUE ESTIVESSEM COM ELE. Hora, isto é um absurdo completo! O que custava ter desviado??Combustível? Tempo? Perguntaram ou informaram isto aos passageiros? ALGUÊM SABIA DESTE FATO AO COMPRAR A PASSAGEM? A empresa assumiu por conta e risco as consequências do que poderia ocorrer nesta situação! Pagar as indenizações é muito pouco. Tem que se processar e por na cadeia esta gente! O avião tem radar, o mundo tem radar, sabiam da tempestade! Por que e em nome de que atravessá-la? Por que não desviar, evitar e, se de todo fosse impossível, porque não voltar, mudar de rumo, pousar na Africa e continuar de lá? Nada justifica o ocorrido! NADA! Nada mais a fazer a não ser lamentar e cobrar destes idiotas que não repitam o ocorrido. Tem tempestade? Pode ocorrer algum problema? As condições de risco são inaceitáveis como neste caso? Que não decolem! Que desviem. Que tomem as providências necessárias para que ninguém mais volte a morrer por burrice, imperícia, imprudência e negligência ! 171 opiniões
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BENEDICTO PEREIRA (1) 08/06/2009 23h59
BENEDICTO PEREIRA (1) 08/06/2009 23h59
E os aviões da TAM? Como será que está essa atualização? 4 opiniões
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Oscar Sebastião Leão (17) 08/06/2009 23h54
Oscar Sebastião Leão (17) 08/06/2009 23h54
As três prováveis causas do acidente com o Airbus 447: 1a. A Airbus e a Air france são estatais;2a. esses aviões são (suas diversas partes) fabricadas em plantas diferentes em diferentes países e depois montadas na fábrica francesa; 3a. o excesso de controles informatizados, em menosprezo a ação indidual dos pilotos.Bem ao contrário dos aviôes Boeing. 6 opiniões
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Elisabete Barbato (1) 08/06/2009 23h28
Elisabete Barbato (1) 08/06/2009 23h28
Senhores: já em 1994, funcionária de cia aérea européia desde 1977, sofrí semelhante incidente a bordo de um Airbus 330 de companhia euroipéia, num vôo para o Brasil. Ouvimos um "puff", como o de um balão de gás estourando, as máscars de oxigênio caíram de compartimentos fumegantes, mas NADA foi comentado, NADA foi divulgado, mesmo depois de uma queda livre de....10, 20, 30, 40 segundos??????????não sabería dizer.. estava tentando ajustar uma máscara de H2O que não funcionou...com meus dois filhos pequenos a bordo....A tripulação entrou em pânicio gritando: " Die Kinder, Die Kinder"... e eu me aturei (uma vez que o elástico das máscaras é 3 vezes o diâmetro de nossas cabeças), até o ponto em que o avião retomou o prumo.
Jurei nunca mais voar o Airbus 330 e passei a pagar uma tarifa muita mais alta em outra companhia aérea desde então, até o momento em que voltei para o Brasil. Hoje, não desfruto dos descontos da indústria..
Posso testemunhar, porém, e meus filhos,
respectivamente, de 6 e 3 que anos de idade então e que estavam dormindo..mas tenho a certeza de que os passageiros na fileira anterior, que estavam à beira de ataques cardíacos...lembrarão deste evento...
Cordialmente,
Elisabete
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Roberto Manfredini (59) 08/06/2009 22h49
Roberto Manfredini (59) 08/06/2009 22h49
Deixa que eu faço a revisão técnica no aerolula deixaaaaaaaa. Não ira nem sair do chão....A um detalhe nao haverá buscas tb. que é para economizar, assim sobra dinheiro para a saúde, escola, e o PAC eleitoreiro ..... 21 opiniões
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Daniel Muller Palhano (1) 08/06/2009 22h45
Daniel Muller Palhano (1) 08/06/2009 22h45
O Mundo contempla mais uma tragédia na aviação, e provavelmente, não será a última. Neste momento, brasileiros e franceses se preocupam em encontrar corpos, destroços do avião que caiu no mar e sem fundamento, descobrir qual foi o motivo da queda do AirBus. Adianta insistir naquilo que está na "cara"? O 'Mundo da Aviação' esqueceu de se proteger da gravidade quando tudo está saindo errado . Talvez, Santos Dumont, se estivesse vivo, daria uma dicas tecnológicas para que vidas não sejam ceifadas em troco da ganância comercial das companhias aéreas. Dumont, antes do 14-Bis, criava e voava em balões e sua maior preocupação era a segurança. Nos dias de hoje, 'luxo, requinte e beleza' é o que não falta para belíssimos aviões. Porém, tudo isso deixa de existir em um acidente por falta de novas idéias. Ou seja, novos 'gênios' que possam mudar essa 'história' de 'quedas de aviões' e muitas mortes e realmente, é preciso mudança. É necessário prudência. Prevenção e tecnologia são as palavras-chave. Quem sabe, a resposta para esta 'reflexão' não estaria no voo do pássaros? Acho que, se algum deles quebrasse uma asa no ar, tendo raciocínio como à do homem, provavelmente abriria um pára-queda. Ou, então, na pior das hipóteses, jamais voaria dentro de um furacão. Seria a lógica das lógicas!....Para eles, os pássaros!!! 3 opiniões
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milton rubio (1) 08/06/2009 22h43
milton rubio (1) 08/06/2009 22h43
O sindicato francês propõe greve até que sejam trocados os sensores de velocidade dos Airbus 330 e 340. O Sr. Lula já mandou seu avião para fazer o mesmo. Será que também não passou da hora da TAM vir a público e tranquilizar seus usuários e dizer que ja trocou os mesmos sensores , e se não o fez, ou espera outro desastre para fazê-lo. sem opinião
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Hélio Costa Júnior (1) 08/06/2009 22h21
Hélio Costa Júnior (1) 08/06/2009 22h21
Porque usar essa baixaria de se referir ao avião utilizado pelo presidente Lula, de "Aerolula". É preconceito, perseguição ou ou dor de cotovelo política?
PARA COM ISSO!
O cara é um Presidente legítimo e está muito propenso a se reeleger para um terceiro mandato.
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João Carlos Gagliardi (2328) 08/06/2009 22h21
João Carlos Gagliardi (2328) 08/06/2009 22h21
Não posso me furtar, em dar os parabéns aos nossos oficiais e demais membros, da Marinha e da Força Aérea, por não medirem esforços na recuperação dos corpos dos passageiros e tripulantes deste terrível acidente, proporcionando aos famliares a chance da despedida e um enterro decente.
Aproveito também para solicitar ao ministro Jobim, que se mantenha em silêncio dentro das fardas que tanto gosta de usar, embora não as mereça.
Deixe as declarações, desta fase das operações, com os militares.
Depois haverá tempo suficiente, para "aparecer" junto à imprensa...
Respeite as famílias ministro...
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Fabio Brandao (2) 08/06/2009 22h17
Fabio Brandao (2) 08/06/2009 22h17
Quanta desinformação, discurso patriota inflamado. Me lembrei dos anos 70 e ditadura militar agora...
Concordo totalmente, a investigação cabe a França, cujo interesse é maior por abrigar a cia aerea e o fabricante da aeronave.
E quantos erros de Portugues! Por favor! Antes de discursarem sobre soberania nacional voltem p/ a escola e me poupem do desprazer de ver nossa lingua tão mal tratada!
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