Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
gdimen@uol.com.br

É o pior crime social

Reportagem publicada pela Folha informou sobre irregulares encontradas em três Estados - Minas, Ceará e Alagoas - na distribuição da bolsa-escola. É o mais grave crime que se pode cometer hoje no Brasil contra os esforços de inclusão social.

A partir de denúncias recebidas pelo Ministério da Educação, levantaram-se indícios de que prefeituras estão cadastrando no programa de bolsa-escola famílias que, por seu poder aquisitivo, não teriam direito a receber o auxílio. Uma dessas famílias, de Juatuba (MG), tem carro, antena parabólica e carro.

Caso se propaguem esses tipos de denúncia - o que é possível já que o cadastramento é feito pelos milhares de prefeituras, pode-se abalar o programa de bolsa-escola, idéia que ganhou força graças, em larga medida, ao PT.

É o mais grave crime social porque não existe no país um programa tão importante de distribuição de renda que, ainda por cima, presta-se como estímulo ao aumento da escolaridade. Planeja-se, afinal, nesse investir R$ 1,7 bilhão para atender 10,7 milhões de crianças.

O governo tem poucas condições de fiscalizar tantas prefeituras ao mesmo tempo. Só resta a saída, a melhor solução, de as próprias comunidades agirem como fiscais.

 
 
                                               Subir