Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente

Dia 21.07.00 às 14h12
 

 

Responsabilidade social idealizada compromete competitividade

Rodrigo Zavala
Equipe GD

As empresas nacionais que começarem a subsidiar as responsabilidades do Estado se tornarão menos competitivas em relação às transnacionais.

A afirmação é do professor Richard George, da Universidade do Texas (EUA), que participou do 2.º ISBEE World Congress, realizado nesta sexta-feira na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo.

Em geral, segundo George, os empresários não definem sua área de atuação social e idealizam o conceito de responsabilidade. "As ações sociais são dispendiosas. Por isso, o investimento na expansão da empresa é menor, diminuindo sua competitividade", lembrou.

Para ele, o mais viável é que companhias, principalmente regionais, atuem em áreas específicas de sua comunidade. "Se você tem uma madeireira, concentre seus investimentos em reflorestamento. Se for além disso, os investimentos que parecem pequenos, a princípio, se tornam uma bola de neve mais tarde", disse.

O evento contou também com a participação de Alejandro Manuel Caviglia, diretor de recursos humanos da Arcor Produtos Alimentícios. Para ele, não basta agir apenas em áreas específicas. As empresas devem defender a economia regional, cujo desenvolvimento promove maior participação das companhias na comunidade.

"Todas as fábricas da Arcor se localizam em cidades do interior da Argentina, como também nos países em que a marca é comercializada. Com isso, conseguimos manter um bom padrão de vida nessa comunidade", revelou Caviglia.

De acordo com ele, a Arcor dá atenção especial à remuneração de seus funcionários. "Hoje, uma empresa não se pode dar ao luxo de pagar baixos salários. A responsabilidade deles com a qualidade dos produtos é imensa", concluiu.



Leia mais:
- Envolvimento é mais produtivo que doações, conclui empresário
- Empresários devem profissionalizar ações sociais
- Consumidores valorizam responsabilidade social de empresas

 

 
                                                Subir    
   ANTERIORES
  Terceiro Setor gera mais empregos que conjunto da economia
  Ministro inaugura condomínios rurais em Minas
  Negros americanos querem vagas de tecnologia
  Empresários se comprometem a contratar portadores de deficiência
  Mercado de Internet mistura retração com euforia, afirma especialista
  MEC assina convênios para expandir educação profissional
  Federais precisam oferecer mais vagas noturnas
  Ensino superior está mais acessível para quem trabalha
  Jornada de trabalho na indústria é cada vez maior
  Ambiente de trabalho é pouco diverso no Brasil
  Falta apoio ao empresário no Brasil, diz José Roberto Marinho
  Empresário deve adaptar-se ao voluntariado
  Terceirização deteriora relações trabalhistas, afirma especialista
  Transparência Brasil cria campanhas contra a corrupção
  Envolvimento é mais produtivo que doações, conclui empresário
  Empresários devem profissionalizar ações sociais
  Ética dentro das empresas pode melhorar, indica pesquisa
  BNDES estimula projetos sociais de empresas