Transparência
Brasil cria campanhas contra a corrupção
A Transparency
International, organização não-governamental que desenvolve políticas
contra a corrupção em todo o mundo, conta esse ano com a Transparência
Brasil. Em palestra na Conferência Nacional 2000 - Empresas e Responsabilidade
Social, Eduardo Capobianco, presidente da ramificação brasileira
da organização, explicou a influência corrupção no desenvolvimento
da economia do país.
"O mercado deixa de funcionar adequadamente quando a corrupção faz
parte dele", disse. Segundo Capobianco, para reduzir o índice de
corrupção, a população brasileira deveria conhecer mais o funcionamento
das leis que podem protegê-la. "Ao mesmo tempo, ela faz certo ao
cobrar padrão ético das empresas", completou.
Segundo ele, apesar da legislação brasileira estar se atualizando,
os Estados Unidos possuem leis mais rígidas no combate à corrupção.
Quando uma empresa americana chega a desconfiar que há algo errado
em algum de seus departamentos, pode acionar mecanismos legais de
investigação sigilosa. "No Brasil, o corruptor ainda precisa assinar
em baixo", brincou.
A atuação da Transparência Brasil, seguindo o rumo da Internacional,
será preventiva. "Recebemos denúncias, mas não fazemos apuração",
comentou. Entre os programas que estão sendo executados, se destacam
os relacionados à corrupção em licitações públicas, orçamento público,
poder judiciário e um programa educacional ligado à ética do financiamento
de campanhas políticas.
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