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Terceirização deteriora relações trabalhistas, afirma especialista

Rodrigo Zavala
Equipe GD

Empresários encaram a terceirização apenas como um processo de redução de custos a curto prazo, o que deteriora as relações de trabalho e a consciência social da empresa contratante do serviço. Essa é a opinião de César Mello, diretor executivo da Foco Gerenciamento de Serviços e Comércio, que participou da Conferência Nacional 2000 de Empresas e Responsabilidade Social, realizada pelo Instituto Ethos.

Segundo ele, os contratos firmados com os prestadores de serviço não visam benefícios aos empregados, já que o empresário não os inclui em sua prática da gestão. "Certa vez uma executiva teve que pegar uma maçã no refeitório da empresa para uma funcionária terceirizada, que não tinha autorização para fazê-lo", exemplifica.

"Isso gera uma insegurança por parte do empregado terceirizado, que irá pesar na produtividade. Vale lembrar que os custos saem sempre do bolso do cliente", contou.

Para mudar essa situação, Mello acredita na parceria entre a empresa contratante e a empresa prestadora de serviços. O funcionário terceirizado poderia permanecer mais tempo na empresa e passar por uma capacitação profissional adequada.

Leia Mais:
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