Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Eleições nos EUA

Corrida presidencial nos EUA tem início com primeira rodada de prévias partidárias no Estado de Iowa.


Mais resultados: Anteriores 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Próximos
Comentários dos leitores
Luiz Castro (295) 30/10/2008 11h24
Luiz Castro (295) 30/10/2008 11h24
Prezado Lincoln,
A vitória de Obama não vai significar a criação de um estado totalitário, coisa que Bush tentou fazer. O presidente governa com o congresso e o judiciário, que são como vc sabe tão poderosos quanto a presidência. O pulso forte com relação às outras potências mundiais faz parte muito mais da força que é a américa como um todo do que somente de quem está no poder.
5 opiniões
avalie fechar
Luiz Castro (295) 30/10/2008 11h10
Luiz Castro (295) 30/10/2008 11h10
Continuação
Bush com todo o seu belicismo se mostrou um fraco diante dos desafios enfrentados, enfraqueceu o maior e mais poderoso exército do mundo combatendo um único homem, Bin Laden. A quebra das bolsas se deveu à não interferência do estado no cassino que se formou em Wall Street, o estado tem sim que cuidar dos interesses dos cidadãos. Desde a falência da Enron que Bush se mostrou irresponsável para gerir o patrimônio público, hoje muitos que poderiam estar aposentados continuam trabalhando porque perderam as economias da vida inteira nos fundos de pensão que quebraram junto com esta companhia, e olha que estou falando de algo acontecido a alguns anos. A criatividde e a iniciativa citadas por você são hoje palavras ao vento, visto que Bush e seus evangélicos de tudo fizeram para atrasar as iniciativas de crescimento em todas as áreas do ensino, inclusive facilitando a em muito a vida das escolas que adotassem o criacionismo como base da nossa evolução, "emburrecendo" os alunos e assim jogando todos os ideais de vanguarda da américa para a lata do lixo. De país mais rico e próspero do mundo os EUA se transformaram no mais endividado e engessado que se tem notícia, isso sim é um perigo para a humanidade, fanáticos ignorantes manuseando armas atômicas.
20 opiniões
avalie fechar
Luiz Castro (295) 30/10/2008 11h06
Luiz Castro (295) 30/10/2008 11h06
Continuação
Não faço idéia do que você acredita Lincoln, mas pelo que sei de Obama ele não é nada do que você diz e muito menos coloca em risco os ideais americanos, seja lá o que isso quer dizer, já que hoje em dia tudo que os "pais da pátria americana" escreveram foi deturpado pela turma de George W. Bush, até mesmo a tortura foi legalizada, Guantanamo... onde prisioneiros estão sem mesmo saber porque. Vou além, ele é fruto da diversidade racial, não é negro e nem branco, mas os dois ao mesmo tempo, tem formação acadêmica e cristã, se comporta com frieza nos momentos de pressão, é articulado e expõe bem o que quer. Infelizmente para todos nós o mundo já está ameaçado por potências que se armaram devido em muito à intrasigência das grandes potências. India, Paquistão, Coréia do Norte, Israel... todos já estão armados com seus mísseis nucleares. A bola da vêz é o Iran, e o que os EUA fazem a respeito? Nada de prático. Com problemas tão grandes no horizonte do próximo governante americano fica claro o que disse Bill Clinton: "... ninguém está preparado para ser presidente dos EUA..."
2 opiniões
avalie fechar
Célio Rodrigues (113) 30/10/2008 11h03
Célio Rodrigues (113) 30/10/2008 11h03
Prezado José Nunes: Muito obrigado pelo elogio a minha pessoas. No entanto, caro leitor, nunca tive a pretensão de me considerar uma pessoa culta, mas tenho certeza de que sou um cidadão bem informado, super consciente e honesto em tudo que faço. O ilustre leitor me pergunta se acredito que o homem (O astronauta Neil Armstrong) foi à Lua. Não tenho a menor dúvida disso. Naquela época (anos 60) Estados Unidos e União Soviética disputavam a corrida espacial. Os russos nunca contestaram o feito americano, como os próprios americanos reconheceram o êxito russo ao lançar o primeiro homem em órbita (Yuri Gagarin) anos antes. Quanto à eleição americana, seu candidato John McCain perde pontos à medida em "agride" Barack Obama. Faltando apenas 4 dias para a realização do pleito que revolucionará a América, só um "desastre" impedirá que o Mouro Hussein ocupe a Casa Branca. Mas, como disse o judeu Joe Wurzelbache, o Joe the Plumber (o encanador), Obama na Casa Branca NÃO SIGNIFICA UMA SENTENÇA DEMORTEÁ ISRAEL Muito pelo contrário, na sua condição de descendente islâmico, terá todas as condições de adotar uma política de aproximação de judeus e árabes. Afinal, o nobre leitor, como um bibliólogo, tem o domínio não somente das leis cristãs, como também do Torá, Alcorão e da Shariá, lei Islãmica que obriga seus seguidores a defender cristão e judeus. Após a invasão da Península Ibérica, os Mouros contruibuiram para que cristãos e judeus deixassem de guerra entre eles e vivessem em paz. 35 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 30/10/2008 10h42
João Carlos Gagliardi (2328) 30/10/2008 10h42
O fórum hoje amanheceu mais calmo sem os linchadores obamistas de plantão, que ontem queriam enforcar a Sarah Palin a qualquer custo. Suspeito que apenas tenha acabado a corda....
Sempre é interessante acompanhar o blá blá blá dos pró-hussein com a mesma conversa mole, tipo: "Viu que ele falou aquilo..", "Ele é a mudança...", "Ele é a esperança...", "Ele pensa no povo....". É o discurso demagógico-populista, que pelo menos o brasileiro já deveria estar vacinado e reconhecer, porque deixamos que uma besta semelhante assumisse aqui, com MESMO blá blá blá, e trouxesse sua horda de discípulos, faminta pelo dinheiro público.
Se o Hussein ganhar, aliás, ele já apresentou a certidão de nascimento original dele? Não a cópia fajuta, mas a verdadeira? Sem isso, mesmo que ganhe, não vão entregar a presidência a um não americano, como comentei ontem sem saber que meu post seria "moderado na integra".
Mas como estava dizendo, SE o Hussein ganhar, se nada der certo em seu governo, o que ele fará? Fácil, culpará o governo anterior, assim como todo demagogo-populista faz ao ser confrontado com resultados.
Deu errado? Culpem meu antecessor!!!
Essa é mudança que o mundo terá.
Já acharam mais corda? Talvez precisem para uso próprio...
29 opiniões
avalie fechar
Luiz Castro (295) 30/10/2008 10h18
Luiz Castro (295) 30/10/2008 10h18
Caro Leon,
De forma alguma penso que você está errado, e da mesma maneira que sua mãe não permito que meus filhos tenham ou mesmo brinquem com armas dos amiguinhos. O que quis dizer sobre a boneca de Mrs. Palin é que os americanos têem uma relação diferente da nossa com a morte e todos os seus mistérios. Nessa época do ano o país inteiro se transforma em um cemitério porque cada um quer fazer da sua casa um "mausoléu" mais lindo que o do vizinho. Gasta-se muito dinheiro na compra de lápides de plástico para se enfeitar os jardins e transforma-los em cemitérios, caveiras, aranhas e todo tipo de decoração para fazer o haloween cada vêz mais assombrado. O referido boneco é só isso, nada referente á morte da pessoa propriamente dita, mas sim a "morte" da candidata, que convenhamos já está cheirando mal mesmo antes de descansar em paz na sua tumba de gelo do Alaska. Após o 31 de outubro tudo referente ao dia das bruxas desaparece como por encanto da visão e depois do 4 de novembro essa figura triste desaparecerá não só da nossa vista mas também da memória. É certo que nesse caso a violência sofrida por Obama, não só nos EUA, mas em todos os lugares deve e está sendo combatida da forma mais elegante possível, com respeito. O resultado todos estão vendo nas pesquisas.
6 opiniões
avalie fechar
Shirley Machado (96) 30/10/2008 10h06
Shirley Machado (96) 30/10/2008 10h06
Oi, Carioca :-)
Você estava sumido do pedaço.Senti falta de seus comentários nos últimos dias.
Sim, meu caro...McCain é ardiloso e para mim não seria supresa nenhuma se aprontasse alguma palhaçada no apagar das luzes. Não tenha dúvida de que sua equipe está procurando ansiosamente alguma coisa que possa usar como argumento para desacreditar o candidato democrata.
Este é o estilo republicano; é o que eles têm nos mostrado. Além disso, precisamos lembrar que nesta altura do campeonato eles não tem nada a perder. Mas tampouco acredito em mudanças de última hora. Ninguém, em seu juízo perfeito, tem uma conduta de manhã, outra durante à tarde, e uma diferente, à noite.
Se os eleitores norte-americanos se deixarem apanhar em armadilhas de ultima hora, é porque na realidade só estavam mesmo buscando um motivo para não votar no negro Obama.
E, se assim for, vamos nos lembrar que cada povo tem o governo que merece.
Do meu ponto de vista, Obama já é o grande vencedor deste pleito. Pela conduta serena que adotou o tempo todo, por suas propostas sensatas, por seu histórico pessoal, pela dignidade que vem demonstrando. Se ele será ou não um bom Presidente, não sei. O tempo dirá. Mas de uma coisa estou certa: até o Pateta, na Presidência, seria melhor que George W. Bush.Quanto ao Sen. Mcain, desejo a ele dias de muita prosperidade ao lado de sua Barbie de meia-idade, e que ele possa refletir sobre a faceta de sua personalidade que apresentou ao mundo nos últimos meses.
3 opiniões
avalie fechar
Shirley com todo respeito seu discurso é muito lindo, eu até gostaria que fosse desse jeito, mas não é assim que acontece.
Tire suas conclusões se der o trabalho de assistir esses documentários.
http://www.youtube.com/watch?v=gMLJJEDDDGc
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1527) 30/10/2008 09h32
Luís da Velosa (1527) 30/10/2008 09h32
Os Kennedys, meus ídolos dos anos 1960 - até 1963, registre-se logo. Essa do senador, mesmo sem ser médico e se não soubesse da sua cruel enfermidade, o diagnóstico e o prognósticos estariam presumidos ou selados. Desejo ao senador Kennedy, O Obscuro, votos de milagre. Desejo, cordialmente, que ele ultrapasse essa sina - quando não os matam, eles morrem do que ninguém esperava. Triste destinação, a dessa família. 11 opiniões
avalie fechar
Shirley Machado (96) 30/10/2008 08h56
Shirley Machado (96) 30/10/2008 08h56
Oi. Bom dia :-) .
Concordo com o Leon. Muito embora o Sen. Obama tenha sido alvo de comentários sarcásticos, acusações injustas, ameaças à sua vida e segurança, como bem salientou o Luiz, ele enfrentou esta situação com a serenidade dos grandes homens. E estava lendo que, em seu comercial de 30 minutos ontem`a noite, ele não mencionou, nenhuma vez, o nome de John McCain. Afinal, Obama não precisa apelar para táticas de destruição da imagem de seu rival na corrida eleitoral para ganhar votos. Seu melhor argumento está na realidade dos eleitores.
Quanto aos alarmistas de plantão, eu lamento, mas realmente é chegada a hora de uma mudança significativa, de postura e mentalidade. E que soem, sim, as sirenes dos muezins. Que se ouçam cânticos das sinagogas, pelas igrejas católicas e protestantes. Que soem os atabaques nos terreiros de umbanda e candomblé. Que os Hare Krishna sejam livres para estar entre nós, com suas vestes coloridas, e os hindus possam fazer oferendas a Shiva e Ganesh, em paz. Há de chegar o momento em que qualquer pessoa, de qualquer cor, nacionalidade, religião ou orientação religiosa tenha o direito de eleger livremente seus governantes, exercitando plena cidadania. Há de chegar o momento em que as pessoas viverão sem o peso dos condicionamentos e preconceitos inúteis. O caminho é longo, mas creio que um grande passo será dado em 4 de novembro.
Avante Obama !!
5
6 opiniões
avalie fechar
Leon Diniz Diniz (438) 30/10/2008 08h51
Leon Diniz Diniz (438) 30/10/2008 08h51
Cara Shirley agradeço por haver me citado na sua postagem. Penso que você tem razão, embora não tenhamos absoluta certeza de como será um possível governo Obama, uma coisa fica evidente. Ele tem se mostrado ético e não busca ganhar a qualquer custo, isso mesmo quando ele não esteve no auge da preferência desde os tempos das prévias.
Eu acredito que a natureza, inclusive à humana se comunica por sinais. E os sinais que ele tem enviado nesta campanha mesmo que inconciente, é a de não agressão, não violência, não hipocrisia.
Ele pode mudar para pior depois de eleito? Pode, pois quando um homem houve só os ditames dos seus desejos caem por terra todas as teorias.
Ao contrário do veterano Senador Mac Cain que só buscou caminhos equivocados nesta campanha à exemplo de uma pau que nasce torto. Obama tem acenado com um novo perfíl de conduta, sinais disto ele tem emitido. Jamais esqueço que ele afirmou assim que Sarah foi escolhida. "Se algum assessor meu falar algo a respeito da gravidez da filha de Sarah Palin eu demito sumariamente da minha campanha". E ele deu o exemplo disso quando demitiu uma assessora que se pronunciou sem seu consentimento contra Hilary Clinton.
Este é o homem Barack Obama. Se um dia aflorar nele uma índole negativa será uma surpresa geral. Só que ainda assim ele terá que se esforçar muito para ser pior que aqueles que passaram pelo Salão Oval nos últimos 27 anos, seja pelo padrão moral ou pelo espírito bélico dos antecessores.
20 opiniões
avalie fechar
Roberto Abrahão (26) 30/10/2008 08h41
Roberto Abrahão (26) 30/10/2008 08h41
Mais de um ano lendo e ounvindo informações diariamente sobre as eleições americanas. Precisamos mesmo saber tanto da vida desses senhores, suas mulheres, bichos de estimação ou da vida dos americanos ? Acho que não, deve ser um conteúdo empacotado e mais em conta para os meios jornalísticos. Uma hora o osso acaba ! 1 opinião
avalie fechar
O Carioca (636) 30/10/2008 08h32
O Carioca (636) 30/10/2008 08h32
Há cinco dias das eleições eu não sinto tanta firmeza no eleitorado americano em relação à Obama. Mc Cain é ardiloso e pode surpreender. Ele é branco, herói de guerra e sua mulher é loura básica, a fórmula que o americano gosta. Obama já esteve melhor, a diferença cai todo dia... Não quero ser pessimista, mas não sei não... 6 opiniões
avalie fechar
Leon Diniz Diniz (438) 30/10/2008 08h15
Leon Diniz Diniz (438) 30/10/2008 08h15
Caro amigo Luís Castro, sou um admirador da sensibilida e dos seus conhecimentos. Aprendo com você todos os dias e digo sem necessidade de bajular que quando esta fase de postagens terminar vou sentir falta de muitos dos seus textos.
Porém me permita respeitosamente dizer da minha pequena discordancia em relação a qualquer símbolo que represente insentivo a violência como a boneca representado Sarah enforcada, assim como cobato dialéticamente toda agressão abusiva que Mac Cain e sua turma tem feito a Obama. E se fosse o oposto combateria Obama também. O mundo precisa de um novo perfil de conduta.
Luis, sei que parece tolice, mas venho de uma família muito pobre onde minha mãe não nos permitia portar sequer um estilingue. Se ganhassemos de alguém um revolver ou espada ainda que de plástico ela esperava que a pessoa se retirasse e incinerava tudo.
Luís penso que um pai educa mas não forma a indole de uma criança, mesmo assim o modelo da minha mãe ficou registrado para sempre na minha memória e na dos meus oito irmãos.
Luís me perdoe se eu passar a imprenssão de que estou contra o seu pensamento, pois sei que você é uma alma boa e só lembrou da malhação de Judas pelo lado lúdico e folclórico. Mas penso que existem tantas formas de combate as mazelas sociais que hoje não vejo graça na malhação de Judas nem usando o como modelo do político que mais combato. Um abraço meu amigo e obrigado pelas importantes informações que você gentilmente já me postou.
16 opiniões
avalie fechar
elton jacques (10) 30/10/2008 06h11
elton jacques (10) 30/10/2008 06h11
O Brasil, assim que ocorrer a definição de quem governará os EUA, deve se aproximar, manter uma relação moderada e altiva, tornando-se um interlocutor confiável nesta América do Sul de impulsivos como Hugo Chaves, Evo Morales e o Presidente do Equador. Ih, me esqueci do Lugo do Paraguai... está na hora da nossa força moral e conômica colocar-se a serviço do país. Não podemos ficar indefinidamente a merce desses desorientados! 1 opinião
avalie fechar
elton jacques (10) 30/10/2008 06h07
elton jacques (10) 30/10/2008 06h07
Acaso Obama encerre essa onda belicista iniciada por Busch, já terá dado um grande passo para melhorar as relações mundiais. A Rússia que estava quieta, com o aumento do petróleo passou a adotar medidas de restabelelimento da Guerra Fria, em especial com o Sr. Hugo Chaves, que está louco para começar um conflito armado na América do Sul. Os EUA de nação líder do mundo, passou a ser vista como antipática e arrogante graças as posturas de Busch. Qualquer Presidente, lá, tem que reverter essa idéia e parece-me que Maccain, não seja essa pessoa. Rezemos ... 3 opiniões
avalie fechar
Eduardo Velasco (271) 30/10/2008 04h20
Eduardo Velasco (271) 30/10/2008 04h20
Gostei!
Beato Salú!
Exatamente!
Quando proclama, inflama. Inflama e vaticina!
E com discurso rascunhado em pedra lascada!
5 opiniões
avalie fechar
Fabiano L. Valer (8) 30/10/2008 02h11
Fabiano L. Valer (8) 30/10/2008 02h11
Circula na internet a informação de que Obama é o anticristo e que surgirá um governo mundial...
Será isso verdade????
4 opiniões
avalie fechar
Lincoln Baptista (37) 30/10/2008 00h14
Lincoln Baptista (37) 30/10/2008 00h14
Luiz Castro obrigado por responder. Meu medo é que Obama não possa ser pulso firme na hora de lidar com as atuais potências mundiais com tendências autoritárias, como por exemplo a Rússia e a China. Obama com sua tendência de aumentar o tamanho do Estado e aumentar a interferência do governo na sociedade e na economia pode destruir os ideais individualistas (não confunda individualismo com egoísmo), que inspiram a criatividade e a iniciativa, ideais esses que ajudaram os EUA a se tornar o país mais rico e próspero do mundo. Tenho medo que ele transforme os EUA em algo parecido com o que é a Europa Ocidental hoje, uma região com excelente qualidade de vida, mas aos poucos sendo destruída pelo relativismo cultural, moral e pelo peso de seus governos que tornam suas economias estagnadas.
O ocidente não é perfeito, mas as alternativas atualmente são muito piores. Você consegue imaginar um mundo em que os fundamentalistas islâmicos ou países como Rússia e China tenham mais poder? Como Obama pretende enfrentar essas ameaças quando ele põe em risco os ideais americanos?
Eu não quero um mundo dominado por essas ameaças Luiz Castro, eu não quero um mundo em que culturas que são contra os valores que eu acredito, que são contra a liberdade humana, tenham mais poder. Eu quero um mundo livre.
Por isso reluto em apoiar Obama, Luiz Castro.
7 opiniões
avalie fechar
Edison Filho (165) 29/10/2008 21h20
Edison Filho (165) 29/10/2008 21h20
"De acordo com McCain, as políticas econômicas apresentadas por Obama podem ser consideradas socialistas pois se baseiam na divisão de riquezas, em tomar dinheiro de um grupo e entregar a outro." Folha, 29/10/2008
Não acredito que o senador McCain tenha sido capaz de dizer uma estupidez dessas. TODA POLÍTICA ECONÔMICA TIRA DINHEIRO DE UM GRUPO E DÁ A OUTRO. O Estado tem de tirar de dinheiro de alguém oras, ele não produz nada!!
Depois de ouvir essas pérolas, acho que é hora de os republicanos entregarem os bets, já perderam moralmente a eleição e agora perder mentalmente também, aff
24 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2850)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página