Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Eleições nos EUA

Corrida presidencial nos EUA tem início com primeira rodada de prévias partidárias no Estado de Iowa.


Mais resultados: Anteriores 52 53 54 55 56 57 58 59 60 Próximos
Comentários dos leitores
Rafael Dias da Silva (130) 17/09/2008 12h50
Rafael Dias da Silva (130) 17/09/2008 12h50
Correçao: *trouxeram 13 opiniões
avalie fechar
Rafael Dias da Silva (130) 17/09/2008 12h30
Rafael Dias da Silva (130) 17/09/2008 12h30
Engraçado, e perocupante, ver gente chamando os conservadores de "febre" que anida vai passar, de típicos caipiras e racistas, quando a ku klux khan era democrata, e os "revolucionários" na história só nos trouzeram mais sangue e desgraça. 23 opiniões
avalie fechar
antonio goncalves (451) 17/09/2008 11h01
antonio goncalves (451) 17/09/2008 11h01
Se os prepublicanos Ganhar eles vao acbar de afundar o resto do pais como estao fazendo,pq durantes os 8 anos que o Bush esta o pai dele era quem dava as regras e agora e MC, ganhar eles dois e quem vao ficar por traz editanod as regras e levando tuod p/ eles, pq essa guerra e um meio de nogocio p/ eles, eo MC nao vai querer ficar por traz tb ,que tirar o dele ocm essa louca asua vice presindente,o pais esta afundanod de vez e eles nao faz nada, a calse trablhandora e quem est apagndo o pato, a calse que sustenta esse pais, e a que sempre foi prejudicada em tudo.Agora s eo Obama Ganhar que acho difico pq deve ser amesam robalheira uw fizeram n aprimeira eleicoa aqui na florida, com a mafia Cubana rooubaram aeleicoa do algor p/ o Bush e na segunda tb foi a mesma coisa,o Braisltem que se livrar desse pais aqui alis America Latuina tem que se unir e se livrar desse pais pq iusto aquie uma maldicao, so querem tudo p/ eles e destruir o resto do mundo,e dpois qdo as pessoas vem p/ car eles deportam, eles nao deveria deportar ninguem pq sao eles os causadores disssa imigracao p/ ca 13 opiniões
avalie fechar
Luiz Castro (295) 17/09/2008 10h41
Luiz Castro (295) 17/09/2008 10h41
Muito obrigado a Marcos Nogueira e Shirley Machado.
Ao primeiro digo que não concordo no que diz respeito a MacCain/Palin já que com sete semanas ainda para a eleição tudo indica que a tormenta financeira chegou para eles na hora errada. Com relação a Bush menos ainda porque se ele teve oito anos para destruir a economia americana não vai ser em quatro meses que ele vai conseguir fazer algo. Vai entrar pra história como o verdadeiro exterminador do futuro.
Muito apropriadas as palavras de Shirley Machado, realmente o racismo é uma barreira enorme para Obama. Mas vamos levar em conta algumas variáveis que podem fazer diferença... Desde a segunda guerra os americanos não passam por uma situação tão difícil, moro aqui e sinto isso em todos os lugares. A imagem de país onde tudo da certo e que funciona como relógio é mais uma propaganda do que realidade. Algo interessante tem acontecido ultimamente, nunca se viu tanto abandono de animais domésticos por seus donos nesse país, e sabe porque? As pessoas nao querem gastar suas economias com nada que nao seja para sua própria sobrevivência, já imaginou isso? Da mesma forma que Obama é uma realidade nova para os "redneck", essa situação de calamidade também é. MacCain afirma no meio da crise que a economia aqui é sólida, e sua vice diz que tem experiência internacional porque pode ver a russia da janela da sua casa. Eu não jogaria meu voto fora com esses dois, mas só em novembro vamos saber se o "negro hussein" vai sorrir por último
13 opiniões
avalie fechar
Marcio Fontes (30) 17/09/2008 10h24
Marcio Fontes (30) 17/09/2008 10h24
Masss quanta hipocrisia! Se atacam o Obama, dizem que é racismo, mais ninguém sabe que o partido que nas décadas passadas apoiou as lutas dos negros foi o republicano, enquanto os democratas eram refúgio dos racistas e contrário dos direitos civis dos negros. E se atacam a miss Alasca, mulher que que deixou Obama de olho roxo, dizem que é sexismo? Os EUA precisam de um banho de humildade, e aprender a não fazer mais política com estereótipos. O resultado é a quebradeira que nenhum partido consegue mais resolver. 35 opiniões
avalie fechar
Vanessa Spanghero (2) 17/09/2008 09h10
Vanessa Spanghero (2) 17/09/2008 09h10
Em novembro teremos uma das mais acirradas e interessantes disputas para a presidência dos Estados Unidos. De um lado o homem que representa na prática a continuidade do atual governo - John McCain, do outro o homem que se apresenta como a alternativa para a atual forma como vem sendo governado esse país - Barack Obama.
Nessa disputa se envolvem várias coisas, mas antes disso temos que comentar como funciona a disputa das eleições nesse país. Um país que podemos criticar sob vários aspectos, mas que nunca poderemos dizer que não se trata de um país autenticamente democrático. Antes de chegarem as eleições no final do ano, os candidatos disputam prévias dentro de seu próprio partido para chegarem à disputa final, todas elas por voto popular.
Diferente das eleições brasileiras, em que os candidatos oficiais são escolhidos pelo próprio partido, ou seja, com isso percebe-se que a forma vigente nos Estados Unidos dá maior legitimidade à pessoa que conseguiu o posto na Casabranca.
Nessas eleições temos um "senhor" que representa o partido republicano que, se conseguir a vitória nas eleições, será o mais velho presidente da história dos Estados Unidos. Do outro lado temos um afro americano de sobrenome islâmico, onde nessa disputa vemos em que nível se encontra a sociedade americana. Um país onde temos até hoje grupos com Ku klux klan e outros que pregam o racismo, porém um negro chega a disputa final, mostrando que nesse país você sendo competente, você pode alcançar os seus objetivos, independente de sua raça, cor ou idade.
26 opiniões
avalie fechar
Roberto Souza (177) 17/09/2008 08h36
Roberto Souza (177) 17/09/2008 08h36
Cai muito mal em Hussein, o "novo" na política, o "libertador" dos povos, o "messias" da humanidade, se aproveitar apenas de fatos negativos para tentar sobreviver na campanha. McCain está na frente nos estados onde precisa, (Florida, Ohio e Virginia), e está a 0,5% de levar a Pensilvania de Hillary. Já Barack Hussein, que teve apenas 1% de aumento trazido pelo seu vice, está com dificuldades para manter colégio eleitoral ultimamente democratas, como New Hampshire ou Michigan. O desfecho vai ser apertado, e a tendência é que na hora do voto, de cara com a urna, o eleitor faça sua verdadeira opção, como aconteceu na incontestável vitória de Bush 2004. 33 opiniões
avalie fechar
Marcos Nogueira (39) 17/09/2008 01h31
Marcos Nogueira (39) 17/09/2008 01h31
"Quem viver verá", bem alguns aqui sabem que aprecio:
Deus e Jesus Cristo.
Ser Republicano e conservar principios.
Busch , Mccain e a Vice Palin
A Folha pela fidelidade como infoemação, se estamos aqui é porque gostamos...rsrsrs
Ate do Luis Castro não resisto a ler , brincadeira...rsrs
Agora a próxima coisa que vou apreciar é a maneira do Busch resgatar a economia, isto é politica, não sei se é um santo caminho mas penso que será assim, bem na verdade verdadeira espero mesmo que seja assim, e viva Mccain e agora Palin.
Por favor relaxem
23 opiniões
avalie fechar
Shirley Machado (96) 16/09/2008 23h55
Shirley Machado (96) 16/09/2008 23h55
Prezado Luiz Castro
Respeito muito sua opnião e sempre leio com bastante interesse seus comentários. Mas não concordo quando diz que "Se os republicanos ganharem as eleições este ano será muito mais por culpa dos democratas do que por mérito ".
O senador Obama, apesar de tudo o que ocorre neste momento nos Estados Unidos tem uma chance muito grande de não ganhar as eleições e, na minha opinião, por uma razão bastante simples: ele é negro !
Tomo a liberdade de transcrever aqui palavras do professor da Universidade Estadual de Michigan, Ronald Hall: "O racismo ainda está vivo. A diferença é que as pessoas não admitem que são racistas, por vergonha, mas elas demonstram isso nos seus atos. Não tenho certeza de que Obama de fato é aceito pela sociedade. Se ele fosse branco, estaria muito à frente de John McCain nas pesquisas. Muita gente que diz que apóia Obama agora não vai votar nele quando estiver sozinha na frente da urna de votação. Elas continuam presas ao racismo, mas têm vergonha de admitir."
Partindo desta premissa, tudo o que a maior parte dos norte-americanos precisa é de uma desculpa para não votar em Obama, seja ela qual for. Qualquer bobagem poderá lhes servir de argumento, e qualquer imbecil branco lhes parecerá melhor. Eu sinceramente espero estar enganada, mas realmente não boto fé na capacidade de superação dos norte-americanos, neste aspecto.
23 opiniões
avalie fechar
Leon Diniz Diniz (438) 16/09/2008 19h51
Leon Diniz Diniz (438) 16/09/2008 19h51
O governo Bush deixou a especulação correr solta no mercado imobiliário, não fez nada, depois teve que intervir nas duas grandes corretoras que estavam mal das pernas. Agora diz não ter caixa para intervir nos demais Bancos deficitários. Os grandes investidores tirando dinheiro das aplicações em todo mundo, estão criando um colapso global. Agora o mundo não sabe se teme mais o tsunami financeiro norte americano, ou se o pavor vem de um possível confronto nuclear entre EUA e Rússia.
Pensando bem, como sou pobre e não tenho dinheiro para perder e o primeiro a dançar vai ser o eleitor americano caso vote desejoso por uma nova guerra, eu acho que o mundo estaria mais seguro se a maleta com os códigos nuclear estivesse nas mãos da Turma do Didi, do que com a dupla Mac Cain e Sarah. já que estão acessorados pelos homens de Bush.
Não demora o dia em que Bush, Mac Cain, Sarah, Codolezza, Cheney, Humsfeld e Bush pai, vão viver fugindo do Tribunal Penal de Haia em razão dos crimes contra a humanidade que cometeram no poder.
O interessante é que Mac Cain, agora mais cohecido como sendo o Homem que Copiava, por plagiar Obama, já pensa em copiar Bush alegando que a economia nunca esteve tão sólida e que Bush não errou tanto assim como falam as más linguas. Não acredito em pesquisas eleitorais pela forma obscura como é apresentada. De uma coisa estou certo, eleitor e torcida de futebol é igual no mundo inteiro, só muda o país.
15 opiniões
avalie fechar
Luiz Castro (295) 16/09/2008 19h51
Luiz Castro (295) 16/09/2008 19h51
Este começo de semana está realmente quente. Com a queda de Wall Street tudo ficou de cabeça pra baixo, resta saber quando isso vai se refletir nas pesquisas e como. Se não bastassem as más notícias vindas do coração financeiro americano o campo republicano ainda decide testar a paciência do eleitor com algumas pérolas:
Alan Greenspan, um republicano, diz que o plano economico proposto por MacCain é totalmente inviável.
Karl Rove fala que MacCain está indo longe demais nas suas mentiras.
Uma das principais estrategistas de economia dos republicanos e ex-CEO da Hewlett Packard Carly Fiorina afirmou hoje que nenhum dos postulantes à casa branca, incluindo ai MacCain/Palin tem capacidade para dirigir uma empresa como a HP. (Não sou eu quem está dizendo Marcos Nogueira...).
MacCain em pessoa afirmou ontem que apesar de toda essa quebradeira no mercado financeiro, "os fundamentos da economia americana estão fortes".
Seria cômico se não fosse uma tragédia.
23 opiniões
avalie fechar
Luiz Castro (295) 16/09/2008 13h13
Luiz Castro (295) 16/09/2008 13h13
Se os republicanos ganharem as eleições este ano será muito mais por culpa dos democratas do que por mérito. Tudo joga contra a turma de Bush, até Karl Rove e Greenspan torpedeiam o partido por conta de ataques desonestos e um plano economico sem pé nem cabeça. O povo americano já deveria estar mais que sabendo o que vem por ai no caso de uma vitória de MacCain, mas age como se fosse um jogo de futebol (americano é claro), sem se importar que serão os próprios filhos que continuarão indo pra guerra como também terão que arcar com a quebradeira que essas pessoas estão causando no país. É algo que impressiona o analfabetismo político dessa gente, tão adiantada na ciência e nas artes mas num processo de retrocesso total nas relações humanas. A hipocrisia chegou ao ponto de se dizerem "pró vida" com relação ao aborto, (também sou contra, antes que algúm acéfalo diga o contrário aqui...) mas enviam os filhos para uma guerra sem sentido e injusta contra um país que nunca fêz nada contra os americanos, no caso o Iraque. O governo americano aprendeu que mostrar soldados despedaçados é propaganda contra, então preferem enaltecer alguém como MacCain que voltou inteiro, isso garante votos, mas não garante o futuro das classes menos favorecidas. Os que odeiam a américa com certeza torcem por uma vitória republicana em novembro, mas este país indo pro buraco vai levar o mundo inteiro junto. É bom todos estarem preparados, a tendência é piorar, piorar muito. 23 opiniões
avalie fechar
Cristiano Garcia (394) 16/09/2008 12h05
Cristiano Garcia (394) 16/09/2008 12h05
O grande legado da era Bush filho, marcará profunda e negativamente seu país e o resto do planeta.
A imagem relativamente positiva de nação que preza a liberdade,respeita os direitos humanos e deseja igualdade entre o mundo foi jogada por terra, e pisoteada.
Com o pretexto de acabar com o terrorismo, o sr. Bush e seus comandados, sedentos por dinheiro, sangue e guerra, invadiram o Iraque justificando tal, mentindo para seu povo e para seus aliados. O governo Bush despoticamente atropelou a Onu, que diga-se
de passagem, é apenas uma inutilidade para o planeta,(pessoalmente considero a confraria do Garoto mais eficiente do que a pomposa ONU), e iniciou uma matança indiscriminada onde milhares ou serão milhões? de inocentes iraquianos estão sendo assassinados sem chance de defesa, baseados em mentiras e com claros interesses de dominar o petroleo iraquiano.
E o mundo se cala. As nações mais desenvolvidas me parecem apenas escritorios filiais dos interesses americanos, e lugares para americano fazer turismo.
Então o sr. Bush conseguiu elevar o valor do petroleo a niveis estratosfericos, e por fim, seu governo nos presenteia com uma quebradeira no sistema financeiro de seu país, e que ainda não se sabe onde e se, irá terminar.
E esse incompetente mentiroso, esta mostrando seu verdadeiro legado. Colocar o planeta numa recessão economica e envergonhar os ideais que serviram de base para a fundação de sua pátria.
O nobre povo americano não merece tanta incompetencia.
43 opiniões
avalie fechar
Rafael Dias da Silva (130) 16/09/2008 12h05
Rafael Dias da Silva (130) 16/09/2008 12h05
Roberto, tenho alguns palpites de porque aqui no Brasil não se entende porque McCain esteja na frente.
1 - O brasileiro identifica-se mais com os que prometem mundos e fundos, e toda a ajuda possível do estado. Brasileiro tem simpatia por certas "filosofias de fracassados e preguiçosos"
2 - Não chegam até aqui nenhuma das peripécias do democrata, nem do seu vice, apenas os "horrores imorais" fa família Palin, que, ó Deus Pai, tem uma filha grávida, que barbaridade, vergonha familiar.
Já Obama pode estar sendo processado por um advogado do próprio partido por coisas bem piores e, mesmo tendo já comentado isso aqui, parece não ter despertado o interesse de ninguém. Santificaram e acobertaram Obama de tal forma que é quase impossível para as pessoas aceitar que o sujeito não é um messias. Que também apoiou publicamente um tirano comunista no Quênia, ninguém sabe ou não quer falar. Que o vice Biden já sugeriu a venda de ilhas *com petróleo* para a Rússia e é um dos "cabeças" por trás da lei de 1981 (se bem me lembro é este o ano) que impede que os EUA explorem petróleo na própria costa. Tornou-se quase uma blasfêmia, uma sem-vergonhice sem tamanho levantar qualquer acusação (ainda que séria) contra qualquer dos dois. Já falar que McCain não pode mandar e-mail (por sequelas dos ferimentos de guerra) é algo ruim, pode e parece até honesto. Mesmo que Obama perca, só a sua candidatura já significa a vitória dos anti-americanos dentro da própria nação americana.
33 opiniões
avalie fechar
J Souza (165) 16/09/2008 11h17
J Souza (165) 16/09/2008 11h17
Esta reportagem do Mendes mais parece um « copiar e colar » das manchetes do jornal que ele leu na sua meia hora do café da manhã. Tem algo de relevante ou novo? Parágrafo por parágrafo, tudo requentado. Tudo o que escreveu pode ser lido há semanas nas páginas dos jornais. No mesmo momento em que ele fazia o marketing viral de três parágrafos inteiros sobre o excelente e premiado filme do filho dele, estava ocorrendo o desenlace da "maior crise em 50 anos" em Wall Street (segundo o ex-presidente do FED, Greenspan), na mesma cidade onde Mendes trabalha. Essa gigantesca tartaruga acontecendo em baixo das barbas dele e ele a deixa passar pelo meio de suas pernas. Isso sim seria algo relevante para ele discutir nessa sua reportagem blog. Seria melhor que a Folha aposentasse Mendes e contratasse os leitores que comentaram abaixo, pois tratam de assuntos mais pertinentes e relevantes para todos, estão de parabéns. 13 opiniões
avalie fechar
Roberto Souza (177) 16/09/2008 10h56
Roberto Souza (177) 16/09/2008 10h56
Não adianta... todos os dias uma tentativa contra Sarah Palin.. e o único resultado é que McCain nunca mais saiu da dianteira das pesquisas. Ele realmente foi sábio, um gênio político com experiência. Sua escolha para Vice foi brilhante, a ponto de rebaixar Barack Hussein ao nível de sua Vice (e apagar completamente Joe Biden). A campanha virou Sara x Obama, e ela está dando uma show no preferido da mídia. Quem vence? McCain. 23 opiniões
avalie fechar
Pelo que o mundo vê, a política belicista e a obsessão de ser a polícia do mundo do Sr. Bush tem causado estragos na economia. O Sr. McCain, mesmo dizendo o contrário, representa o continuísmo desta política. Obama representa a mudança de direção. McCain - veterano de guerra - deve ir elo mesmo rumo. 13 opiniões
avalie fechar
Leon Diniz Diniz (438) 15/09/2008 22h12
Leon Diniz Diniz (438) 15/09/2008 22h12
América em transe: Sim o pesadelo econômico norte americano já começou com a quebradeira do setor financeiro.E Bush o que fez para resolver a situação? nada. Seus apostolos estão na muda, todos em silêncio. De fininho vão debandando para reforçar a campanha de Mac Cain. E os Bushs o que fazem? Nada... os Bushs são peritos em quebradeira. Conta meu avô, que em 1929 o vovô PRESCOT BUSH, o banqueiro mais influente do Velho Oeste deu um golpe formidavél no sistema financeiro dos EUA, dando início a quebradeira de 29. Hoje o seu netinho Georg Bushinho está criando todas as condições para depois de quase 100 anos produzir a quebradeira de 2009, tudo igualzinho ao vovô. No mês passado Bush disse que injetaria dinheiro público nas duas corretoras capengas. Depois voltou atrás dizendo "não dou nem um tostão" Agora que quebrou o primeiro Banco, ele está falando em retrorceder. Na verdade ele e Mac Cain estão esperando que o Senador Obama diga num discurso ou entrevista qual a solução, para só então o partido republicano e seus falcões alardearem, "é isso mesmo que é preciso ser feito, eureca! nós já temos a solução".
Pobre dos EUA, sua econômia está parecendo a Brasil sem maquiagem.
23 opiniões
avalie fechar
Roberto Souza (177) 15/09/2008 17h25
Roberto Souza (177) 15/09/2008 17h25
Rafael Dias, com os resultados vemos que os EUA já sabem quem vão escolher, para a infelicidade de quem pensa que Hussein possui qualquer capacidade para ser presidente dos EUA. Como disse Sarah Palin, a presidência de um pais (ainda mais dos EUA) não é um mero cargo simbólico, para símbolos incompetentes e fictícios. É um cargo que exige responsabilidade e experiência, algo que qualquer democrata mais velho teria, mais não Barack Hussein. Os EUA tem concordado com isso. 33 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3538) 15/09/2008 13h48
josé reis barata barata (3538) 15/09/2008 13h48
Presidencialismos: os nossos e o deles.(I/II)
Decisivamente, sistema de governo inaplicável à cultura política da América do Sul, Central também, cujos governantes não primam pelo respeito à pessoa humana desprovida de defesa; pois, as Instituições, não conseguiram, ainda, se consolidar.Isto, por falta de educação cívica e política forjada em um passado histórico caracterizado por cíclicas espertezas antidemocráticas chamadas ideológicas, que infundem e difundem nas massas uma política debochada e imoral de troca de interesses particulares e os levam, ambos, governantes e povo, ao culto incomensurável de apego ao Poder pela via fácil do populismo cuja violência é latente, e que, portanto: "...nem sempre evita revoluções". (continuo)
37 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2850)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 52 53 54 55 56 57 58 59 60 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página