Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Honduras

O secretário do Congresso de Honduras, Jose Alberto Saavedra, declarou que o presidente do país, Manuel Zelaya, apresentou carta de renúncia neste domingo (28). Entretanto, em entrevista à rede de televisão CNN, em espanhol, o presidente negou a afirmação.


Mais resultados: Anteriores 43 44 45 46 47 48 49 50 51 Próximos
Comentários dos leitores
Edivaldo Cardoso (161) 28/11/2009 10h20
Edivaldo Cardoso (161) 28/11/2009 10h20
Tem gente que se incomoda tanto com o Lula que nem dorme,não perde uma chance em seus comentarios,só que na maioria das vezes descabidos e sem nexo Só pode ser gente que perdeu alguma benesse em governos anteriores. Bem,não sou a favor de reeleição,quando o Sr FHC comprou parte do Congresso (mensalão) para se reeleger eu fui contra,portanto tenho que ser coerente com esses governantes,que estão mudando,ou tentando mudar suas constituições,sejam eles de esquerda ou de direita. Mas qualquer pessoa de bom senso,deveria deixar de lado suas ideologias para poder analisar os fatos à luz da razão. Zelaya pode até estar errado,só que para que o atual governo ser considerado legitimo,Zelaya deveria ter sido intimado,acusado,julgado,com direito a defesa e sómente ai ser exonerado do seu cargo,para em seguida ser empossado um sucessor.Processo legal em qualquer democracia,que não ocorreu.Mesmo o pior criminoso comum,tem amplo direito a defesa e se assim fosse,o mundo todo teria acatado e a exoneração de Zelaya não seria GOLPE DE ESTADO.Quanto a posição do governo brasileiro,esta mais que certa,aceitar uma eleição agora,patrocinada por um governo GOLPISTA e demagogo,mesmo que fiscalizada pela OEA é aceitar o golpe como legitimo,abrindo assim precedentes para outros golpes na região,pois seriam tambem legitimados. Quanto ao simpatizante do governo americano(neste episodio) quero dizer,eu nunca imaginei que viveria,para ver um dia meu pais não se ajoelhar mais,diante da vontade do governo americano,esta semana vi e fiquei orgulhoso(mesmo que seja por um dia valeu a pena).A pessoa que comentou aqui a favor dos States,esquece que essa nação não serve como referencia,enquanto ver o mundo como sendo o seu quintal e trata cada caso conforme os seus interesses particulares.Alguns exemplos:na decada de 60 financiou e patrocinou golpes militares por toda a america latina,permite que seus amigos tenham armas nucleares (India e Paquistão) mas rotulam de terroristas os que tambem querem,mas não rezam em sua cartilha,financiaram guerras (Iraque contra Irã)dando poder a Sandan Hussei que depois mudou de lado (por que sera?),criaram o Bin laden que depois fez o mesmo, inventaram mentiras atraves da midia internacional para bitolar a opinião publica e poder invandir um país,(desrespeitando resolução da ONU) para satisfazer seus interesses politicos e economicos,sem correr o risco de ser considerado invasor e o fazem descaradamente em nome da paz,da democracia e da liberdade, é contra subsidios em paises emergentes,mas não abre mão dos seus proprios subsidios...Existem muitos outros exemplos,os fatos estão ai na imprensa e nos livros didáticos,basta ser inteligente e estudar que aprende,até o Lula aprendeu... 42 opiniões
avalie fechar
ernani sefton campos (194) 28/11/2009 10h17
ernani sefton campos (194) 28/11/2009 10h17
Parece que a Poltica adotada pelo Brasil não foi a mais adequada, para o contexto internacional.
Respeito a individualidade de posição dos países, inclusive a nossa.Mas se adotamos o lado errado, os prejuízos econômicos e políticos vem à galope.
Não será BOM negócio,confrontar os Americanos.
Considerando a " hospedagem " do ZELAYA na embaixada,seria, de bom alvitre,o Governo brasileiro, deixar "esfriar" a situação, sem maiores comentários e declarações de posições Brasileiras.
Depois das eleições, veremos que "bicho vai dar" e aí,sim fazermos os ajustes,necessários,para a nossa Política Intenacional = Honduras, e Americanos.
sem opinião
avalie fechar
Vitor Busarello (2) 28/11/2009 09h54
Vitor Busarello (2) 28/11/2009 09h54
Eduardo Carvalho, concordo com tudo com o que voce escreveu, pois penso da mesma forma.
Voce foi muito feliz no seu texto. Conseguiu transmitir o seu pensamento e sua indignacao..
sem opinião
avalie fechar
Vitor Busarello (2) 28/11/2009 09h50
Vitor Busarello (2) 28/11/2009 09h50
Atraves deste e-mail quero dizer a Eduardo Carvalho que concordo em tudo o que ele escreveu.
Penso da mesma forma e foste feliz na confeccao do texto.
sem opinião
avalie fechar
J. R. (1269) 28/11/2009 09h36
J. R. (1269) 28/11/2009 09h36
"Eleição de Honduras é "oportunidade única" para democracia, dizem EUA"
Na verdade a proposta de "oportunidade única para democracia" ofertada pelos USA (EUA) devem ser melhor traduzidas para "oportunidade" para aceitar "golpes preventivos", a nova modalidade de guerra criada na era Bush. Então "Not !", ou seja Não !
15 opiniões
avalie fechar
Daniel Mata (38) 28/11/2009 09h30
Daniel Mata (38) 28/11/2009 09h30
Se Honduras eleger e empossar um presidente sob um governo golpista terah perdido toda a credibilidade internacional enquanto pais democratico. 1 opinião
avalie fechar
J. R. (1269) 28/11/2009 09h28
J. R. (1269) 28/11/2009 09h28
Onduras será a nova "colômbia" da América Central. 14 opiniões
avalie fechar
Nikacio Lemos (175) 28/11/2009 09h26
Nikacio Lemos (175) 28/11/2009 09h26
Golpe era o que Zelaia queria fazer!!
Os USA estar certo em reconhecer o novo governo que será governo através do voto(democracia)
sem opinião
avalie fechar
Paulo Accioly (10) 28/11/2009 09h13
Paulo Accioly (10) 28/11/2009 09h13
Os EUA no fundo dessa história , tem na realidade uma única preocupação.
Manter um governo que seja favoravel a permanência das tropas americanas em território hondurenho.
E ganhando qualquer um dos dois candidatos viáveis, que são de direita, isso está garantido.
4 opiniões
avalie fechar
Eliseu Teixeira (78) 28/11/2009 09h05
Eliseu Teixeira (78) 28/11/2009 09h05
Será que algum destes apizes citados tem moral para tomar uma atitude como esta...:venezuela,sem comentarios ,bolivia cachorrinho fiel de hogo chaves,argentina .de todas a mais falsa ..sempre em cima do muro e brasil ,sem nehum criterio,sem capacitaç~ça de julgamento,sem dignidade ,enfim esta gentalha toda vai ver na carne oque é bom para a tosse sem opinião
avalie fechar
A resposta ao Sr. Eduardo Carvalho é simples e muito diferente de toda verborragia usada pelo mesmo.
Democracia é a vontade da maioria, se a vontade da maioria for ter um presidente vitalício eleito pelo povo em eleições regulares que assim seja. Zelaya foi deposto por um golpe de Estado, até o governo americano reconhece, coisa que não o faz alguns articulistas da folha.
Foi deposto ao delegar ao povo uma decisão através do plebicito expressão da democracia e não de leis feitas para manter grupos econômicos, políticos ou sociais eternamente no poder.
5 opiniões
avalie fechar
Francisco Corrêa (4) 28/11/2009 08h18
Francisco Corrêa (4) 28/11/2009 08h18
Fazer as eleições em Honduras sem o retorno de Zelaya ao poder é legitimar o golpe. E como os EUA estão seguindo este caminho, abre-se o precedente para os golpistas de plantão. Será que voltaremos ao tempo das republicas de bananas? 3 opiniões
avalie fechar
rubens aguiar (2) 28/11/2009 08h18
rubens aguiar (2) 28/11/2009 08h18
INCRÍVEL COM A GRANDE IMPRENSA SE PREOCUPA COM OS PEQUENOS FATOS, COLOCANDO-OS NA PRIMEIRA PÁGINA E SUBESTIMA OS GRANDES FATOS, RELEGANDO-OS AO RESTO DO JORNAL.
QUEM SE IMPORTA COM HONDURAS?
QUEM SE IMPORTA COM A VENEZUELA?
TEMOS UMA GUERRA CIVIL COTIDIANA EM NOSSAS CIDADES; TEMOS 3 PIBs NA CORRUPÇÃO; O QUARTO PODER(CRIME ORGANIZADO) NUNCA ESTEVE TÃO ORGANIZADO E A "GRANDE" IMPRENSA CONTINUA MARKETEANDO FACTÓIDES E DITADORES DE QUINTAL.
1 opinião
avalie fechar
rubens aguiar (2) 28/11/2009 08h18
rubens aguiar (2) 28/11/2009 08h18
INCRÍVEL COM A GRANDE IMPRENSA SE PREOCUPA COM OS PEQUENOS FATOS, COLOCANDO-OS NA PRIMEIRA PÁGINA E SUBESTIMA OS GRANDES FATOS, RELEGANDO-OS AO RESTO DO JORNAL.
QUEM SE IMPORTA COM HONDURAS?
QUEM SE IMPORTA COM A VENEZUELA?
TEMOS UMA GUERRA CIVIL COTIDIANA EM NOSSAS CIDADES; TEMOS 3 PIBs NA CORRUPÇÃO; O QUARTO PODER(CRIME ORGANIZADO) NUNCA ESTEVE TÃO ORGANIZADO E A "GRANDE" IMPRENSA CONTINUA MARKETEANDO FACTÓIDES E DITADORES DE QUINTAL.
sem opinião
avalie fechar
Eduardo Carvalho (29) 28/11/2009 08h06
Eduardo Carvalho (29) 28/11/2009 08h06
E para finalizar: Não irei concordar jamais com reeleição eterna de um mesmo governante. O cidadão que é competente tem de chegar ao planalto e no tempo que estiver lá, no mínimo tentar fazer o melhor no tempo que possuir, seja em quatro ou oito anos. Ter poder é complicado demais, pq o poder é dificil de administrar, ele corrompe de forma cruel muitas pessoas e como exemplo temos muitos governantes espalhados pelo mundo, que sentam na cadeira de presidente e fazem o que querem com a imprensa, com as pessoas, com opositores. O pessoal daqui do bonde da "esquerda" vive defendendo democracia, mas ng defende aqui a liberdade de oposição, que é fator determinante na democracia: existir uma oposição que vive por fiscalizar as ações do governo, contestando ações que podem ser prejudiciais ao país ou maracutaias que vivem acontecendo na política. Então, nos países amados pelos "esquerdistas" a repressão come solta, intelectuais são presos por questionar o "governo", a imprensa é restrita aos "puxas" de plantão e este direito maravilhoso que exercemos aqui, de dar nossa opinião, é claramente censurado por aqueles que justament deveriam ouvir a população ou ops, desculpem, esqueçi que os ricos pecadores ou qualquer um que ganhe um pouquinho mais não são parte da população, são ETS que vieram para a terra apenas para oprimir... 31 opiniões
avalie fechar
Eduardo Carvalho (29) 28/11/2009 07h54
Eduardo Carvalho (29) 28/11/2009 07h54
Ainda comentando as opiniões que vejo por aqui: então gente, segundo alguns, Lula é "O CARA", o salvador da pátria, o cidadão que salvou o país e que sempre acerta, nunca erra e que vive cheio de colegas que nunca se envolvem em escândalos. É o cara que pode tudo, que se acertar, é pq é competente e se errar, errou pq tentou acertar, então é perdoável, ou seja, é o Herói! Então fica impossível tentar ter diálogo com gente assim, que é fanático, que venera incondicionalmente sem observar erros nas atitudes dos outros ou puro aproveitamento de situação ou vantagem por trás de programas sociais eleitoreiros que nada resolvem nossos problemas. Conheço muita gente que vive apenas com benefícios dados pelo nosso governo e ainda fazem piada sobre o caso. Isto sim é que dói na gente. Herói pra mim é aquele que trabalha para sustentar família em nosso país com um salário mínimo apenas. Herói é aquele que corre atrás do pão de cada dia sem correr atrás das terras dos outros. Herói não toma o que é dos outros, ele luta para conseguir as coisas com o próprio esforço. Herói aprende a ganhar dinheiro e não fica sentado esperando ganhar bolsa qualquer coisa. Herói é aquele que tem de aguentar resignado outro tomar sua vaga na universidade por cor de pele, e não por capacidade ou renda. Por estas e outras que considero muitos brasileiros heróis de verdade, mas tb cans de ver outros tantos aplaudir pricaretagens de nosso governo sem questionar. NG é santo neste ou em outros governos. 26 opiniões
avalie fechar
Eduardo Carvalho (29) 28/11/2009 07h41
Eduardo Carvalho (29) 28/11/2009 07h41
Saudações a todos. Li um comentário e fiquei pensando sobre as palavras que lá estavam. Vejo aqui sempre muita paixão e pouca visão prática e objetiva sobre nosso governo e as "monarquias" das Américas. A primeira coisa que entristece é a visão de pessoas alegando que os EUA são culpados de tudo, mas de tudo mesmo, que acontece no mundo. Então se vc tropeçar numa pedra quando estiver andando, fique esperto, esconda-se, pois foi a CIA quem colocou a pedrinha lá. Se vc perdeu o emprego esta manhã, é pq o Obama achou que deveria ser assim. Então não se preocupe, seja paranóico, tome cuidado, pq atrás de qualquer muro vc pode encontrar um NORTE americano prestes a lhe tomar o que é seu! Ah, e mesmo que o problema não sejam os americanos, existe outra classe de pessoas que estão no mundo para somente tranformar sua vida no num inferno: os ENDINHEIRADOS. Vejo que aqui no Brasil é pecado mortal ser rico. Honestidade para alguns neste país é ganhar pouco. Rico é Elite; rico é tudo desonesto, faz parte de uma elite malvada que só quer pisar nos pobres. Então é fácil, iniciem uma guerra contra os EUA e contra as ditas ELITES, pois são elas os males do mundo, e quando acabarem com elas e os problemas persistirem com outro país tomando o controle da economia mundial e novas Elites surgirem, então iniciem nova guerra, e por aí vai. Gente, parem de colocar a culpa de nossos problemas em outro país e em poucas pessoas e corram atrás do sucesso vcs mesmos sem esperar alguma coisa do governo. 19 opiniões
avalie fechar
Marcelo Miranda (3) 28/11/2009 05h31
Marcelo Miranda (3) 28/11/2009 05h31
Como ter eleições justas aonde grande parte da população apoia um grupo expulso por golpe do poder onde a 2 meses está sofrendo todo tipo de represália.
Técnicamente todo constituição pode ser alterada. Basta ter o remédio/solução jurídica adequada e tem.
Vc percebe que na própria reportagem o cadidato de Micheletti - governo golpista - já fala em flexibilização contra Zelaya. Esses são os ditadores, podem tudo, falam tudo, alteram qualquer lei.
E ainda tem uns que se sentem à vontade para defender esse governo golpista. Como sendo uma partida de futebol, esquerda x direita, Lula/Chaves x eua/Micheletti. Vcs precisam ler mais do que essas matérias tendeciosas do uol, globo.
Falo que devem ver outros prismas, pois acredito que, em sua esmagadora maioria, são trabalhadores. E, acreditem, os mesmos que deram o golpe e apoiam o golpe, preferem vocês ganhando pouco, submisso, se contentando eternamento em ter uma casinha para pagar em 40 anos, quando tiver e ganhando baixos salários, para onde vocês acham que vai resultado do que vc produziu se não retornou para o seu salário e a empresa/economia cresceu tanto? Essa eu não vou responder, é para vcs começarem a pensar um pouco.
Boa sorte, vcs estão vivendo o início da bonancia de um sistema feita por um trabalhador depois de séculos de exploração dos que se achavam donos de vc, da riqueza nacional, dos antigos engenhos de açucar as grandes indústrias de hoje.
Fora Micheletti seu grupo oportunista/golpista.
2 opiniões
avalie fechar
Roberto Cabongo (10) 28/11/2009 04h52
Roberto Cabongo (10) 28/11/2009 04h52
Pessoal. A democracia moderna rege sobre três pilares Executivo-Legislativo-Executivo. Regra de três.Matemática pura. É democrático pq existe dois contra um p/ fazer a diferença. Temos Honduras com dois poderes LEGISLATIVO e JUDICIÁRIO querendo a deposição do presidente Zelaya=EXECUTIVO. O caminho tomado pelos poderes de lá foram os melhores para eles (levando em consideração que nem 50% apoiou Zelaya na embaixada do Brasil). Mas os dois poderes possuem uma decisão q é a destituição de Zelaya. Ponto final. Democracia no globo é aceitar a decisão dos poderes locais. A decisão foi tomada e deve ser cumprida. Por mais triste que seja. Espero apenas que isso não vire mania no Brasil. Graças a deus que Gilmar Mendes não é presidente...pq se não teriamos uma tirania. 1 opinião
avalie fechar
Marcos Muniz (145) 28/11/2009 01h37
Marcos Muniz (145) 28/11/2009 01h37
Nesse apoio dos americanos ao gov.hondurenho tem alguma maracutaia ta fedendo......breve saberemos. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (5675)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 43 44 45 46 47 48 49 50 51 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página