NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Lúcio Ribeiro
lucio@uol.com.br
  24 de maio
  Carta aberta aos preguiçosos
 
Quer dizer então que o rock virou um gênero moribundo, fadado a virar seçãozinha de canto em lojas de discos, tal qual jazz, world music...
Não se ouve nada de empolgante nas "rádios rock", os discos estão caros pra burro...
A tal juventude sônica não existe mais, o som de qualidade morreu junto com o Kurt Cobain, com o mesmo tiro...
Está tudo muito chato, a melhor coisa que surgiu no rock nos últimos tempos foi o Los Hermanos e o jeito é pedir mesmo, pelo telefone, "aquela" do Deep Purple e Led Zeppelin para tocar no rádio.
Revistas de "peso" como a "Spin" dar capa para o No Doubt e a "Rolling Stone" para a Britney Spears, NSync etc. é sinal de que o rock morreu, acabou, foi-se, já era...
Se você concorda com alguma das balelas acima, um diagnóstico rápido indica: você é/está preguiçoso.
Para dar uma sacudida nessa sua inhaca sonora, algumas dicas singelas que, se não vão botar você no rumo do rock, irão mantê-lo um pouco afastado da sacada acústica do novo Capital Inicial ou das releituras daqueles sucessos-que-a-gente-não-esquece do Kid Abelha. Isso sim, é de matar.
Então, fica assim. Oriente-se:

* bandas escocesas (Looper, Snow Patrol, Belle & Sebastian, Delgados, Arab Strap, Mogwai, Dawn of the Replicants, Beta Band...), cujas obras podem ser encontradas em lojas de importados, na Internet, por MP3.

* bandas inglesas novíssimas, como Doves e Muse (ambos com seus primeiros CDs "acháveis" no esquema acima).

* a "nova" geração de bandas americanas com nome legais: Anniversary, Swearing at Motorists, Internal/External, Mercury Program, Enon, THC, All Transistor, Modest Mouse.

* os mais recentes discos do Primal Scream ("Exterminator") e Asian Dub Foundation ("Community Music"), ambos sendo lançados no Brasil (ouça "Real Great Britain", do ADF, pelo Folha Informações no telefone 0/xx/11/ 3794-0146 - opção 1 rock contemporâneo, pagando só o custo da ligação)

* Built to Spill, a melhor banda americana dos últimos anos, com dois brilhantes álbuns dando sopa, o do ano passado, "Keep It Like a Secret", e o deste ano, "Live".

* revistas inglesas de primeira, como "Uncut" e "Select". Revistas americanas antenadas, como "Alternative Press", "Paper", "Gear".

* serviço de informação eletrônica do semanário inglês "New Musical Express", o nme.com, que dá para assinar de graça e receber notícias musicais frescas, trechos de entrevistas, shows ao vivo.

* a rádio de internet 3WK , sensacional programação com músicas novas, antigas, inéditas, exclusivas.

* as rádios inglesas Virgin e XFM, que dá para ouvir pela rede e ficar sintonizado com o melhor do pop inglês.

* o site www.insound.com, grande endereço na web para se inteirar de bandas novas e comprar CDs bons com preços razoáveis.

* no Brasil, confira os excelentes fanzines impressos "Scream & Yell" (alpetillo@hotmail.com) e "Imaginary Friends" (acbarroso@onda.com.br), em SP, e "Brujeria" (brujeria@bigfoot.com) e "Freak Out" (byra@openlink.com.br), do Rio de Janeiro.

* fanzines eletrônicos (e-zine) que importam: "Cardosonline" , "Ano Zero" , "Velotrol" e o "2Baleia" .

* menção mais que honrosa para o site da London Burning, baseada em Londres, que tem rádio, informação e bota na rede discos novos e/ou exclusivos (londonburning.cjb.net)

* em São Paulo, dê uma saída aos bares Torre do Dr. Zero (quintas), Matrix (sextas) e Borracharia (sábados) para ver o que está acontecendo, o que está tocando. De repente você esbarra em um show do Grenade, Thee Butcher’s Orchestra, Gasolines.

* ouça as bandas do brilhante selo indie paulistano Slag! Records, como Headache, Vellocet, Fish Lips, Sala Especial, Winnie Cooper; o pessoal da Slag vende CDs e K7s pela noite paulistana e pela Internet (slag.sekure.org).

* os programas da MTV "Lado B" (quintas, meia-noite) e "Mondo Massari (sextas, meia-noite).

* O programa de rádio "Garagem", às segundas, 0h, na emissora paulistana Brasil 2000 FM (107.3). Ao vivo na Internet, www.brasil2000.com.br.

É. O rock anda meio morto...


Leia colunas anteriores
17/05/2000 - O padre e o monstro

| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.