NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Vaguinaldo Marinheiro
vmarinheiro@uol.com.br
  20 de agosto
  Para que "No Limite"? O mundo está muito além do limite
 

Desculpe-me por escrever mais um texto sobre "No Limite", o programa da Rede Globo que virou febre e tema de quase todas as conversas no país. Muitos outros, mesmo aqui em Pensata, já escreveram sobre o novo campeão de audiência, mas o que quero dizer é que o programa é vendido de forma errada.
Dizem que ele faz sucesso porque não é ficcional, porque mostra pessoas comuns em luta pela sobrevivência, no limite do esgarçamento psicológico etc. Mas analisando o programa e os acontecimentos da semana passada é possível afirmar que "No Limite" está mais para "Boa Noite Cinderela" ou qualquer outro conto de fadas infantil que para situações extremas.
Compare a necessidade de comer olhos de cabra com o fato de estar fechado dentro de um submarino, a mais de cem metros de profundidade, sentindo o oxigênio acabar.
O que é tomar chá de boldo quando você pode estar dentro de um avião sequestrado? Qual o problema de ficar duas semanas sem xampu se presos são esfaqueados e queimados vivos em um presídio de Brasília?
O que é tomar água de rio perto do caso da estudante brasileira que foi estuprada, torturada, morta e que teve todos os dedos arrancados em San Diego, nos EUA?
Eu posso ter pego os exemplos mais radicais, mas para fazer mesmo um programa fincado na realidade humana, a Rede Globo teria que ser muito mais hardcore. Longe da TV, o mundo já está muito além do limite.
Não estou propondo que a televisão coloque pessoas em situações de perigo. Muitos ainda se lembram de programas como "O Povo na TV’’, que em dezembro de 1982 preferiu mostrar um bebê de 9 meses agonizando até a morte a oferecer socorro.
Seria de fato um crime se a Globo não desse ajuda aos participantes que de fato estivessem no limite, mas o programa dos domingos à noite é apenas mais uma gincana, mais uma disputa entre pessoas que têm uma praia paradisíaca como cenário.
Muitos brasileiros dariam tudo para passar por dificuldades alguns dias se no final existisse a recompensa de barras de ouro ou R$ 300 mil. Num país onde as pessoas comem calangos ou sobrevivem com restos coletados em lixões, olhos de cabra ou tripas de galinha são iguarias.
Talvez o sucesso de "No Limite" se explique justamente pelo programa estar mais longe da realidade do que os dramas da novela das oito.
Com aquela mistura de ricos e pobres, brancos e negros em condições iguais numa praia bonita e deserta, "No Limite" se parece mais com um making of de "A Lagoa Azul".



RAZÕES PARA GOSTAR DE SER BRASILEIRO

Já chegaram 25 razões para gostar de ser brasileiro. A anatomia feminina, o sexo e os esportes lideram no número de razões, o que reforça nosso estereótipo.
Veja abaixo as sugestões que foram enviadas na última semana. Se você tiver alguma, mande para o e-mail vmarinheiro@uol.com.br e ajude a engrossar essa lista.

1- Porque com um porco, a gente faz uma das melhores comidas do mundo, a feijoada
2- Para poder xingar o Luciano do Vale todas as vezes em que ele tem ataque de torcedor fanático dos times de São Paulo
3- Porque aqui ainda pode ser o melhor lugar do mundo
4- Porque este país é maravilhoso, cheio de pessoas trabalhadoras que, mesmo com toda sacanagem existente, tentam melhorá-lo
5- Porque não preciso viajar para outro país para conhecer a Luciana Vendramini
6- Para encher a cara de caipirinha no Sábado
7- Para dançar bem agarradinho, como quase ninguém no mundo faz
8- Para ter de suportar o horário eleitoral gratuito
9- Porque aqui estão as praias mais lindas do mundo
10- Porque políticos corruptos não se suicidam, ficam ricos e são sempre reeleitos
11- Para ver a Vera Fischer pelada na novela das 8
12- Para perder a voz gritando que o Luxemburgo é BURRO!
13- Porque sendo pagodeiro ou jogador de futebol, você passa de pobre a milionário em pouco tempo

Clique aqui para ver as 25 razões que chegaram até agora, separadas por tópicos.

Clique aqui se você quiser ver o resultado da enquete anterior: 210 RAZÕES PARA MORAR EM SÃO PAULO OU PARA GOSTAR DESTA CIDADE


Leia colunas anteriores

13/08/2000 - Terça-feira começa o circo; não seja você o palhaço
06/08/2000 -
Eugenia, no varejo, todo mundo pratica
30/07/2000 - Americanos, venham se abraçar no Brasil
23/07/2000 - Inglês e a Internet podem ressuscitar Deus 16/07/2000 - Assinatura e responsabilidade


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.