NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Vaguinaldo Marinheiro
vmarinheiro@uol.com.br
  10 de setembro
  Guga, Ronaldo e Dom e Ravel
 

"Eu tenho esse patriotismo dentro de mim e estou aqui representando nossos atletas em grande festa nacional", afirmou o jogador Ronaldo, de 23 anos, durante desfile do 7 de Setembro.
"Adoro o meu país. Sou patriota e me orgulho das minhas origens e de nosso povo", disse Gustavo Kuerten, que também tem 23 anos, ao anunciar, no dia 7 de setembro, que iria às Olimpíadas.

Não é por acaso que chamo a atenção para a idade desses dois ídolos nacionais do esporte. Ambos nasceram no final dos anos 70, quando o regime militar já estava no fim de suas forças. Isso talvez explique essas manifestações patrióticas escancaradas em um país que ainda se envergonha de fazer qualquer manifestação de apego à pátria.

E por que temos vergonha de mostrar patriotismo? Para aqueles com mais de 30 anos, a razão é mais um efeito colateral dos anos de regime militar que tivemos desde 1964. Após o golpe, ser patriota significava endossar tudo o que representava aquele regime. Significava que você fazia vista grossa às torturas e perseguições que ocorriam contra qualquer opositor do governo. Significava, em última instância, ser de direita, conservador e conivente.

Ou então denotava uma total alienação (palavra tão usada naquela época). Afinal, só aquele que desconhecia o que de fato acontecia no país cantava o "Eu te Amo Meu Brasil" de Dom e Ravel.

Só aquele que acreditava no "milagre brasileiro" ou na aparência de bom velhinho de Médici é que amarrava nas antenas dos fuscas, DKWs ou galaxies as fitas verde-amarelo que eram distribuídas na Semana da Pátria nos postos de gasolina.

Mas, então, por que o patriotismo não voltou com a retorno da democracia? Por que não vemos, no 7 de setembro, tantas bandeiras nacionais hasteadas por aqui como vemos nos Estados Unidos no 4 de julho?

Porque para as "classes esclarecidas" ainda é no mínimo cafona (outra palavra da época) mostrar apreço à bandeira, ao hino ou a qualquer outro símbolo nacional.

Porque isso ainda significa um posicionamento acrítico em relação a realidade do país. Como ser ufanista se existe tanta corrupção? Como ostentar ou hastear uma bandeira com essa péssima distribuição de renda? Como ficar feliz no Dia da Independência se ainda temos tantos problemas?

Mas, se formos esperar pela resolução de todos os problemas para exercer um patriotismo sem culpas, é melhor fechar todas as fábricas de bandeiras.

Por isso, Guga e Ronaldo não fazem mal ao país ao dizerem frases patrióticas. Apesar de tudo, não estão servindo a nenhum regime totalitário, nem endossando crimes.

Quanto a cantarolar "as praias do Brasil ensolaradas lá, lá, lá, lá...", da música de Dom e Ravel, graças a Deus não precisamos mais. A musica é horrível.


RAZÕES PARA GOSTAR DE SER BRASILEIRO

Aqueles que estão lendo a coluna pela primeira vez podem estar pensando que esta enquete está relacionada com o texto acima. Não é verdade. A busca de razões para gostar de ser brasileiro começou há quatro semanas e, até agora, os internautas já enviaram 90 razões.

A última leva que chegou trouxe várias provocações.

Há paulista provocando mineiro e antipalmeirense atacando o Palmeiras. Mas a melhor cutucada é nos argentinos: É bom ser brasileiro "porque neste país ninguém jamais acreditou que Maradona tenha sido algum dia o melhor jogador de futebol do mundo", escreveu um internauta.

Veja abaixo as 15 novas razões. Volto a dizer que essa listagem é feita pelos leitores. Se você tiver alguma razão para gostar de ser brasileiro, mande para o e-mail vmarinheiro@uol.com.br

1- Porque sou baiano e porque na minha terra convivem todos os credos e todas as raças, e ninguém se diz melhor do que o outro

2- Para poder ter um filho chamado Herzog, em homenagem ao jornalista Vladimir Herzog

3- Para ser compatriota do Machado de Assis

4- Porque neste país ninguém jamais acreditou que Maradona tenha sido algum dia o melhor jogador de futebol do mundo

5- Porque este é o único país do mundo que acreditou na vocação política do Pelé, na vocação esportiva de Fernando Collor de Mello, na vocação religiosa do "bispo" Edir Macedo, na declaração de Imposto de Renda do Wanderley Luxemburgo e nas aulas do professor Fernando Henrique Cardoso

6- Porque aqui tem Lalau, trem da alegria, toda mundo sabe quem rouba, todo mundo sabe quem se aproveita do cargo e ninguém faz nada, não há como indiciá-los

7- Porque é muito possível que o filho da Dinda acabe concorrendo para ser novamente presidente e acabe eleito trocando votos por camisetas

8- Porque só no Brasil deixam pendurar uma maria-mole e um torresmo no bar da esquina

9- Porque quando você é paulista e chega em qualquer cidade do interior de Minas Gerais, todas as mulheres da cidade querem sair com você

10- Porque aqui tem o Palmeiras, e eu adoro quando ele perde

11- Porque o Brasil é como o Windows, todo mundo sabe que não presta, mas ninguém vive sem ele

12- Porque aqui, em vez de terremotos, temos arrastões. Em vez de pena de morte, temos chacinas. Em vez de escândalos sexuais com presidentes, temos casos de propina. Em vez de avalanches, temos crescimento de desemprego. E além de tudo, este é o pais do samba, da beleza e da alegria

13- Porque as Cataratas do Iguaçu são mais bonitas que as Niagara Falls

14- Porque o Rio de Janeiro é a cidade mais bonita do mundo

15- Porque é bom. Simplesmente porque é bom



Clique aqui para ler as 90 RAZÕES PARA GOSTAR DE SER BRASILEIRO que chegaram até agora.

Clique aqui se você quiser ver o resultado da enquete anterior: 210 RAZÕES PARA MORAR EM SÃO PAULO OU PARA GOSTAR DESTA CIDADE


Leia colunas anteriores

03/09/2000 -
Luxemburgo precisa ser honesto ou só um bom treinador?
27/08/2000 -
O perigo pode estar a seu lado, num rosto conhecido 20/08/2000 - Para que "No Limite"? O mundo está muito além do limite
13/08/2000 - Terça-feira começa o circo; não seja você o palhaço
06/08/2000 -
Eugenia, no varejo, todo mundo pratica


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.