Curso de ilustração online começa com zines e cultura popular

Voltadas para o público infantil, aulas são publicadas semanalmente no youtube

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Itaú Cultural inicia nesta terça-feira (12) curso de ilustração online para o público infantil, como parte de sua programação virtual, em razão da pandemia do coronavírus.

As aulas ministradas pelos professores e ilustradores profissionais Augusto Figliaggi e Gabriela Gil serão publicadas toda terça e quinta-feira, às 11h, no site da organização (www.itaucultural.org.br) e em seu canal no youtube (https://www.youtube.com/user/itaucultural), com duração até 4 de junho.

Imagem azul clara, com letreiro rosa que idiz "IC para crianças"
Itaú Cultural lança curso de ilustração online nesta terça-feira (12) - Divulgação



Além das técnicas de desenho, o curso terá como fio condutor temas escolhidos pelos ilustradores para que as crianças se inspirem e desenvolvam suas próprias histórias sem sair de casa.

Ilustradora e professora da Quanta Academia de Artes, em São Paulo, Gil começa a série de aulas ensinando como preparar zines —forma de publicação artesanal — e técnicas de ilustração a partir de colagens.

“O zine é uma maneira acessível de mostrar que todos podem contar uma história com uma folha sulfite A4”, explica Gil, que apostou no formato pelo processo de criação que "também ensina como nasce um livro."

Para ela, é importante que nesse momento da quarentena crianças desfrutem da aprendizagem e ressalta que a importância está no processo de criação, “deixar fluir, sentir e observar, sem cobranças do resultado final”, diz.

A cada semana, as aulas de Gil indicam a figura de um animal para guiar o aprendizado de técnicas de desenho e conduzir as produções dos participantes.

Na quinta-feira (14), a aula de Figliaggi, autor de “O Legado do Mal Azar” e “O Pequeno Livro Amarelo”, mostra como desenhar o Saci Pererê a partir de formas geométricas.

Outras figuras das lendas brasileiras, como a sereia Iara, aparecem nas atividades preparadas pelo artista, que também atua como contador de histórias.

O curso de ilustração é recomendado para crianças a partir de 5 anos, mas Gil ressalta que mais novas também podem aproveitar as atividades se acompanhadas por adultos.

Além do curso de desenho, o Itaú Cultural também produziu aulas de dança para crianças, com vídeos lançados aos domingos e quartas-feiras, mesclando dança e brincadeira.


IC para crianças – aulas de ilustração
Com Augusto Figliaggi e Gabriela Gil
De 12 de maio a 4 de junho
Com vídeos postados sempre às 11h, às terças e quintas-feiras em https://www.itaucultural.org.br/​
Classificação: Livre

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.