Quintal da Cultura faz dez anos e, para celebrar, turma grava especial e fala à Folhinha

Episódio inédito vai ao ar no próximo dia 19; em uma entrevista exclusiva, personagens falam de amizade, penteados e cartinhas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Há quanto tempo você conhece seu melhor amigo? Pois essa turma aqui já brinca junta há dez anos, talvez mais tempo até do que você, leitor, tem de vida.

Eles são Doroteia, Ludovico, Ofélia e Osório, personagens do "Quintal da Cultura", programa que, em 2021, completa uma década no ar.

Para comemorar, eles vão exibir um especial chamado "Galáxia Musical", no dia 19, às 15h, na TV Cultura (canal 2.1) e também no Youtube do programa (www.youtube.com/quintaldacultura).

Elenco do programa infantil Quintal da Cultura, que completa 10 anos em 2021 - TV Cultura / Divulgacao

Nele, Doroteia, Ludovico, Ofélia e Osório desvendam um enigma e ganham uma viagem de trem —mas esse não é um trem qualquer, é o Expresso Sinfônico.

Comandado por um misterioso maquinista, o Expresso leva a turma para uma jornada espacial com destino à Galáxia Musical, um lugar onde a música está presente em tudo.

Vocês já são amigos há dez anos! Como se conheceram? 

Doroteia Eu sou amiga do meu irmão, o Ludovico, desde o dia em que eu nasci. Claro que eu não me lembro direito, eu era do tamanho de uma boneca, mas a minha mãe conta que na hora eu caí no choro! E que ele, quando me viu chorar, caiu no berreiro também. Daí, minha mãe se emocionou e chorou junto. O meu pai tentou tirar uma selfie, só que também fez careta de choro junto. E foi assim que nosso primeiro registro em família se parece com um quadro do Pablo Picasso, todo mundo torto fazendo careta.

Osório Bom, me lembro como se fosse hoje. Eu tinha acabado de me mudar e feito, em casa, um binóculo de rolo de papel higiênico, e tava andando e observando as nuvens quando, de repente, me dei conta de que estava num quintal. E foi assim que conheci a turma toda.

Ofélia O Osório eu conheço desde que nasci! Ele é meu sobrinho querido, o Zozó que tanto amo e admiro. Sou irmã da mãe dele e, no caso, minha mãe é vó dele. A Doroteia, minha melhor amiga, eu conheci ajudando-a de um tombo que ela teve no meio da rua. Logo em seguida conheci o Ludovico, mas eles não desconfiaram que eu era a tia do Zozó, foi muito engraçado. E depois eu fui conhecendo a turma toda.

De quem é o quintal onde vocês brincam? 

Ludovico O Quintal não é de ninguém, porque ele é de todo mundo! Todos podem brincar nele. E o Quintal fica sempre bem pertinho de onde haja uma imaginação funcionando. A gente precisa de mais lugares assim, que não sejam propriedade de ninguém, porque pertencem a todos.

Ludovico e Doroteia, vocês são irmãos e às vezes acontece de irmãos implicarem uns com os outros. Como fazem para não brigar? 

Doroteia Oxe, e quem disse que a gente não briga? A gente se ama muito, mas tem vezes que eu não quero ver o Ludovico nem pintado de rosa na minha frente. É que ele é bem chato às vezes, mas, felizmente, eu sou muito evoluída, incrível, perfeita e modesta, daí fico mal um tempo, mas depois passa. De vez em quando, é ele que se chateia comigo por alguma bobagem sem fundamento, como na vez que derrubei, inocentemente, suco de uva no seu álbum de figurinhas raras. As figurinhas estragaram? Sim. Ele ficou furioso? Sim. Mas, depois de um tempo, pedi desculpas e acho que ele entendeu que aquilo foi apenas uma manifestação artística espontânea da minha genialidade.

Ludovico Por sorte, eu tenho uma reserva enorme de paciência. Mas a minha irmã parece uma máquina de extrair tranquilidade. Então, tem horas que a gente briga mesmo. Se você estiver por perto, você vai concordar comigo que a culpa é sempre dela. Mas as brigas não duram muito. Porque a Doroteia, além de minha irmã, é também uma grande amiga. E eu não consigo ficar afastado dela. E eu posso aproveitar que eu estou na Folhinha pra dizer uma coisa pra ela? É que:"TEIADORO, DOROTEIA!".

Ao longo desses anos, o que de mais importante aconteceu na história da turma? 

Osório Eu acho que foi ver gerações e gerações brincando com a gente. É muito legal andar pelas ruas e receber um carinho, ou mesmo nas redes sociais receber mensagens de afeto. Isso significa que somos importantes na vida de muita gente, assim como essas pessoas também são muito importantes na nossa vida.

O visual de vocês é muito legal. Vocês já podem escolher a roupa e o penteado sozinhos, mesmo sendo crianças? 

Ofélia Obrigada por perguntar. Eu escolho minhas roupas e penteados, mas não dispenso a ajuda e opinião da minha mamãe, porque ela tem muito bom gosto e me ensinou que o meu cabelo é uma coroa. Cada dia eu estou com um penteado diferente e bem colorido. Minha coroa são minhas raízes.

Ludovico Hoje eu escolhi um sapato branco longo, uma meia verde, bermuda roxa, camisa vermelha de gola comprida e paletó branco com flores. Achei que ia combinar com este dia. Sobre o meu penteado, eu gosto de dizer que eu não o faço com o barbeiro, eu faço com o jardineiro! Por isso é que ele é bem verdinho e espetado.

Osório Em casa eu aprendi a fazer minhas escolhas desde pequenininho. Meus pais me ensinaram a ter e a valorizar minha opinião.

Vocês recebem muitas cartas de espectadores. O que mais gostaram de receber até hoje? 

Doroteia Eu amo quando alguém manda um papel rosa pra mim. Também amo receber desenhos que mostram a vida do pessoal de casa, os animais de estimação, a professora, os brinquedos.

Para terminar, vocês podem deixar um recado aos leitores da Folhinha? 

Ludovico Aos leitores da Folhinha, deixo um abração bem apertado de toda a turma do Quintal da Cultura. Lembro dos conselhos do Quelônio, que diz que a leitura e a informação de qualidade ajudam a construir um mundo mais coletivo, mais solidário. Ler ajuda a gente a escrever uma história cada vez melhor pra todo mundo. Então... tá combinado!

DEIXA QUE EU LEIO SOZINHO
Ofereça este texto para uma criança praticar a leitura autônoma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.