'Por que o braço e a perna formigam?', pergunta criança na Folhinha

Médico ortopedista explica o que é a 'parestesia temporária' na seção Um Adulto Responde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A pergunta desta semana fala de uma sensação que crianças e adultos têm frequentemente: o formigamento.

Existem várias explicações médicas para quando um membro do corpo humano começa a formigar, mas, neste caso, vamos tratar daquela "cosquinha" aflitiva que dá no dia a dia, especialmente quando se dorme sobre os braços ou com as pernas cruzadas.

Passageiros dormem no saguão do aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP) - 13.jun.2012-Eduardo Anizelli/Folhapress

Quem participa da seção Um Adulto Responde é Fernando Machado Pedrosa, médico ortopedista do grupo de coluna do Einstein. E se você também tem alguma dúvida é só mandá-la para folhinha@grupofolha.com.br e encontraremos um especialista naquele tema para ajudar.

Por que o braço e a perna formigam quando a gente dorme em cima?

Raul, 6 anos


As pernas e os braços têm conexões que funcionam como fios, que chamamos de feixes de nervos e de vasos que fazem a circulação e também proporcionam a sensibilidade deles.

Quando ficamos muito tempo parados na mesma posição, apertamos estes feixes impedindo esta circulação. Isso faz com que o cérebro deixe de receber as informações de sensibilidade, e por isso temos uma dormência neles.

Por exemplo, se você fica sentado muito tempo na mesma posição em uma base muito dura, como uma cadeira de plástico, ou no chão, quando se levantar pode sentir esta dormência primeiro e depois o formigamento, porque os feixes perderam esta circulação e sensibilidade.

Ou quando você dorme em cima de um braço também vai ter as mesmas sensações. Esta situação praticamente inofensiva tem um nome um pouco estranho de "parestesia temporária".

Mas isso não é motivo para ninguém se preocupar, pois é uma sensação transitória e passa rapidamente quando você tira a pressão, ou seja, volta a se movimentar.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.