Famílias diversas e com várias casas são celebradas em novo livro infantil

Menina se divide entre lares harmoniosos em 'Almoço de Família', de Janaina Tokitaka, que tem comida como fio condutor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ilustração do livro 'Almoço de Família', de Janaina Tokitaka Divulgação

São Paulo

Tem famílias que se dividem em mais de uma casa. Conhece alguma? A sua é assim? Tem a casa do pai, a da mãe, às vezes tem até casas novas de pessoas novas que acabaram de chegar —um novo namorado de alguém, novas crianças. E os pedacinhos das famílias ficam passeando entre essas casas no dia a dia, muitos quartos, pijamas, escovas de dentes.

É um privilégio ter muitos lugares bons para morar quando há quem não tenha nenhum. Claro que às vezes essa multiplicação das coisas acontece depois de momentos tristes de mudanças e saudade. Pode ser chato ter que trocar um jeito de viver a vida, depois que já se está acostumado com o jeito antigo.

Maya na casa de seu pai, em 'Almoço de Família' - Divulgação

Mas, depois que essa parte da adaptação passa, dá para enxergar a sorte. E é dessa sorte que o novo "Almoço de Família" (Companhia das Letrinhas) fala. A escritora e ilustradora Janaina Tokitaka, que criou o livro, mostra nele a vida da menina Maya, que começa a história com 2 anos e termina com 18.

Maya é das crianças que têm mais de uma casa, a partir de um determinado momento da sua infância. A gente não fica sabendo por que seus pais se separaram, mas, ao que tudo indica, Maya fica numa boa com essa situação.

E o leitor consegue entender que ficou tudo bem por causa de um elemento que Janaina escolheu para ser o "fio condutor" da história de Maya: a comida.

Fios condutores, no mundo da literatura, cinema e teatro, por exemplo, são temas que os autores usam para ir "costurando" tudo —eles estão lá, do início ao fim da obra, e todo o resto do que é contado gira em torno desses mesmos temas.

A comida de Janaina Tokitaka e sua personagem Maya é tão importante que dá título ao livro. Ela vai ajudando a narrar o crescimento não só de Maya, mas dessa família dela que vai ganhando pessoas e amor com o passar do tempo.

E, assim como se amplia o número de casas, se amplia o universo do que Maya gosta de comer. Antes, quando havia a mãe, o pai e Maya na foto pendurada na parede, a personagem curtia brócolis. Depois, Maya se joga na pizza, espetinhos, picles…

"Almoço de Família" é um livro bonito e curtinho, porém cheio de detalhes em cada ilustração. É como se Janaina soubesse que o leitor vai primeiro passar pela história correndo, curioso pelo seu final, e que depois vai voltar e se demorar nas páginas, olhando atento para as coisas que ela escolheu desenhar às mesas dos almoços de Maya e sua imensa família.

Almoço de Família

  • Preço R$ 64,90 (30 páginas)
  • Autoria Janina Tokitaka
  • Editora Companhia das Letrinhas

DEIXA QUE EU LEIO SOZINHO

Ofereça este texto para uma criança praticar a leitura autônoma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.