Aprenda a fazer em casa glitter biodegradável e proteja o meio ambiente

No Carnaval, saiba como produzir brilho de várias cores usando ingredientes como polvilho doce e fécula de mandioca

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Potes de acrílico com pó brilhante e colorido dentro, em cores variadas

Potes com glitter biodegradável, da artesã Julia Prata Karime Xavier/Folhapress

São Paulo

Estar feliz no Carnaval é ótimo, mas é legal também lembrar que muitas das coisas que a gente faz nessa época do ano têm consequências importantes no meio ambiente. Quando alguém se esquece de jogar o lixo no lugar correto, por exemplo, e descarta coisas na rua, isso pode causar um problema nos dias de chuva.

Mesma coisa acontece com o glitter que muitas pessoas aplicam no rosto e no corpo para se sentirem bonitas durante a folia. Os cientistas descobriram que estes microplásticos não são filtrados pelo sistema de tratamento da água, e com isso vão parar nos rios e oceanos e danificam de várias maneiras a vida aquática.

Lino mostra como usar o glitter no Carnaval - Karime Xavier/Folhapress

A boa notícia é que dá para produzir glitter sem ser de material plástico —é o glitter biodegradável. Julia Prata é especialista em cosméticos naturais, e sabe tudo sobre o glitter que não prejudica o meio ambiente. Sua marca, a Cosmética da Terra, vende o produto na época do Carnaval. Ela ensinou à Folhinha como reproduzir o processo em casa. Confira abaixo.


Glitter biodegradável

Você vai precisar de:

  • Polvilho doce ou fécula de mandioca
  • Água
  • Corante alimentício (ou cúrcuma, spirulina, pó de beterraba etc)
  • Mica em pó (opcional)
  • Folha de acetato ou silicone
  • Pincel de silicone
  • Liquidificador ou moedor

Passo a passo

  1. Para cada uma parte de polvilho doce ou fécula de mandioca, adicionar 15 partes de água e misturar até dissolver por completo.
  2. Com a supervisão de um adulto, leve a mistura ao fogo e peça para ele mexer sempre. Quando começarem as primeiras bolhas de fervura (neste ponto a mistura torna-se translúcida), ele deve mexer por mais cerca de 30 segundos e retire do fogo. O aspecto é de um mingau fino.
  3. Adicione o corante de sua preferência. Aqui podem ser utilizados corantes alimentícios, cúrcuma, spirulina, pó de beterraba etc. Nesta etapa, pode-se também adicionar a mica em pó para que fique ainda mais brilhante, mas lembre-se de não ingerir.
  4. Antes que a massa endureça, estique-a sobre uma folha de acetato ou silicone. Com a ajuda de um pincel de silicone, espalhe bem sobre a superfície. Quanto mais fina e homogênea a massa ficar, melhor o resultado.
  5. Deixe secar completamente. A mistura vai se soltar com facilidade da superfície, mas isso pode demorar de 12 até 48 horas dependendo do ponto da sua massa e de quão fina ela ficou. Se quiser acelerar o processo, peça a um adulto para que leve a massa ao forno (nesse caso deve ser na folha de silicone), e em cerca de 15 minutos ela já vai se soltar.
  6. Retire a folha de polvilho da superfície e, com a ajuda de um adulto, bata num processador, liquidificador ou qualquer outro moedor disponível. Quanto mais bater, mais fino vai ficando.
  7. Está pronto seu glitter biodegradável! Você pode também peneirá-lo depois de moer para separar os flocos mais finos.

Dica: a mesma receita pode ser feita também com ágar-ágar no lugar do polvilho.

TODO MUNDO LÊ JUNTO

Texto com este selo é indicado para ser lido por responsáveis e educadores com a criança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.