Compositor Osvaldo Lacerda morre aos 84 anos
Um dos principais representantes da escola nacionalista no Brasil, o compositor paulistano Osvaldo Lacerda morreu de falência múltipla dos órgãos nesta segunda-feira (18), em São Paulo, aos 84 anos de idade.
Ao lado de sua mulher, a pianista e ex-aluna Eudóxia de Barros, 74, Lacerda era ativo divulgador da música erudita brasileira. Laureada com diversos prêmios, sua produção destaca obras vocais, pianísticas e de câmara, seguindo a cartilha do nacionalismo de seu mestre e guru, Camargo Guarnieri (1907-1993).
Lacerda foi pupilo de Guarnieri entre 1952 e 1962, uma década decisiva: foi o professor quem o incentivou na direção da composição (Osvaldo, que começara a estudar piano aos nove anos de idade, era até então essencialmente um instrumentista) e definiu sua personalidade artística e orientação estética.
Dotado de sólida formação técnica, Lacerda foi ainda um pedagogo respeitado: livros de sua autoria, como "Compêndio de Teoria Elementar da Música", "Exercícios de Teoria Elementar da Música", "Curso Preparatório de Solfejo e Ditado Musical", e "Regras de Grafia Musical" permanecem até hoje no catálogo, sendo adotados em escolas de música do Brasil e de Portugal. Ocupava a cadeira n. 9 da Academia Brasileira de Música.
O velório começou às 14h desta segunda. O enterro deve acontecer na manhã desta terça, no Cemitério da Consolação.
NOTA
A ministra da cultura Ana de Hollanda divulgou no início da noite uma nota de pesar sobre a morte de Lacerda. Leia abaixo na íntegra.
"A partida de Osvaldo Lacerda, ao abrir um vazio no universo da composição e do ensino da música, abre uma perda muito maior. Esta perda é provocada pelo que a música nos traz de mais próprio e insubstituível: a sensação de vida. E isso se traduz num legado que vai das suas músicas aos seus livros, ainda hoje adotados nos currículos brasileiros e portugueses, passando ainda pela criação da chamada escola nacionalista de composição, que deu face própria à música erudita brasileira.
Transmito meu profundo pesar aos familiares, amigos e admiradores.
Ana de Hollanda"
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade