Única mulher na competição de Veneza, diretora é chamada de puta por crítico

A australiana Jennifer Kent concorre com 'The Nightingale' no festival

Veneza | Reuters

Jennifer Kent chegou a Veneza como a única mulher na disputa pelo Leão de Ouro, principal premiação do festival. Saiu da sessão de seu filme, “The Nightingale”, xingada de puta, no momento mais constrangedor do evento até o momento.

Jennifer Kent diretora do filme "The Nightingale", no 75º Festival de Veneza
Jennifer Kent diretora do filme "The Nightingale", no 75º Festival de Veneza - Filippo Monteforte/AFP

O autor da ofensa foi um crítico chamado Sharif Meghdoud, autor de resenhas de filmes em italiano na internet, que repetiu mais tarde no Facebook a frase completa dita durante a sessão do filme da diretora australiana.

“Para evitar qualquer especulação sobre o que eu posso ter dito, repito aqui: ‘Que vergonha, puta, você é nojenta!’. Algo que simplesmente saiu da minha boca, sem pensar no que eu estava dizendo ou nas consequências”, confessou em seu perfil.

De acordo com algumas testemunhas presentes na sessão, a frase foi dita no momento em que o nome de Kent surgiu nos créditos, no final da exibição. 

Conhecida pelo terror psicológico “O Babadook” (2014), a diretora respondeu ao comentário após a apresentação de seu filme. “Acho que é muito importante reagir à ignorância com compaixão e amor, não existe outra opção.” 

“The Nightingale” se passa em 1825 e conta a história de uma mulher que que busca vingança contra uma oficial britânico que a estuprou e matou sua família —Kent também assina o roteiro.

O Festival de Veneza havia sido criticado após anunciar a seleção oficial com apenas uma produção dirigida por mulher entre os 21 na disputa. De acordo com o Twitter oficial do evento, a credencial de Meghdoud foi cancelada.

O autor da ofensa ainda disse que o que aconteceu foi “uma anomalia,  que nunca acontecerá novamente”.

“Acima de tudo peço desculpas a todas as pessoas que ficaram ofendidas, à diretora Jennifer Kent, à qual desejo uma carreira esplêndida, e à Biennale de Veneza... pela vergonha que passei em nível internacional”, postou.

Os vencedores da 75ª edição do tradicional festival italiano serão conhecidos no próximo sábado (8).

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.