Art Basel divulga projeto inédito para comemorar 50 anos

Projeto será apresentado nas três feiras do grupo ao longo de 2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Comemorando meio século de existência no ano que vem, o grupo Art Basel, que controla as feiras de arte mais importantes do planeta, anunciou nesta quinta (11) um projeto de arte contemporânea inédito para celebrar a data.

O objetivo é comissionar trabalhos de artistas locais e internacionais para discutir o lugar das feiras de arte na produção, consumo, circulação e mediação da arte contemporânea no mundo globalizado.

De acordo com o relatório mais recente do grupo, vendas de obras em feiras movimentaram, só no ano passado, cerca de US$ 16,5 bilhões (aproximadamente R$ 63 bilhões). 

Com curadoria do alemão Kasper König, responsável pelo Skulptur Projekte Münster 2017, o projeto se desenrolará ao longo de 2020 nas três feiras do grupo: Hong Kong, na China, em março; Basileia, na Suíça, em junho; e Miami Beach, nos Estados Unidos, em dezembro.

Enquanto a edição da Basileia será organizada pelo próprio König, as versões do projeto em Hong Kong e Miami Beach terão curadoria de Christina Li, que comanda o pavilhão de Hong Kong na Bienal de Veneza deste ano, e Hamza Walker, diretor-executivo do LAXART, espaço sem fins lucrativos em Los Angeles, respectivamente.

A lista de artistas participantes será apresentada a partir de setembro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.