Art Basel divulga projeto inédito para comemorar 50 anos

Projeto será apresentado nas três feiras do grupo ao longo de 2020

São Paulo

Comemorando meio século de existência no ano que vem, o grupo Art Basel, que controla as feiras de arte mais importantes do planeta, anunciou nesta quinta (11) um projeto de arte contemporânea inédito para celebrar a data.

O objetivo é comissionar trabalhos de artistas locais e internacionais para discutir o lugar das feiras de arte na produção, consumo, circulação e mediação da arte contemporânea no mundo globalizado.

De acordo com o relatório mais recente do grupo, vendas de obras em feiras movimentaram, só no ano passado, cerca de US$ 16,5 bilhões (aproximadamente R$ 63 bilhões). 

Com curadoria do alemão Kasper König, responsável pelo Skulptur Projekte Münster 2017, o projeto se desenrolará ao longo de 2020 nas três feiras do grupo: Hong Kong, na China, em março; Basileia, na Suíça, em junho; e Miami Beach, nos Estados Unidos, em dezembro.

Enquanto a edição da Basileia será organizada pelo próprio König, as versões do projeto em Hong Kong e Miami Beach terão curadoria de Christina Li, que comanda o pavilhão de Hong Kong na Bienal de Veneza deste ano, e Hamza Walker, diretor-executivo do LAXART, espaço sem fins lucrativos em Los Angeles, respectivamente.

A lista de artistas participantes será apresentada a partir de setembro.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.