Descrição de chapéu Obituário Ivan Reitman (1946 - 2022)

Morre Ivan Reitman, criador da franquia 'Os Caça-Fantasmas', aos 75 anos

Cineasta assinou comédias que marcaram época, como 'Um Tira no Jardim de Infância', 'Júnior' e 'Recrutas da Pesada'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Morreu neste sábado (12) o cineasta Ivan Reitman, diretor e produtor do filme "Os Caça-Fantasmas", aos 75 anos. Segundo a agência de notícias Associated Press, Reitman morreu enquanto dormia em sua casa em Montecito, no estado americano da Califórnia.

Cineasta Ivan Reitman, criador da franquia 'Os Caça-Fantasmas', em fotografia de novembro de 2021 - Angela Weiss/AFP

"Nossa família está de luto pela perda inesperada de um marido, pai e avô que nos ensinou a sempre buscar a magia na vida'', disseram em comunicado à imprensa seus filhos Jason, Catherine e Caroline.

Reitman dirigiu comédias que marcaram os anos 1980 e 1990, como "Recrutas da Pesada", "Irmãos Gêmeos" e "Um Tira no Jardim de Infância" e "Júnior". Também teve uma carreira bem-sucedida como produtor —esteve envolvido em projetos como "O Clube dos Cafajestes", de 1978, e, mais recentemente, "Space Jam: Um Novo Legado".

Seu maior sucesso, no entanto, foi "Os Caça-Fantasmas", de 1984. O longa, sobre uma trupe de parapsicólogos excêntricos que começam um negócio para capturar figuras do além em Nova York, ganhou várias sequências, além de animações, programas de televisão e jogos.

O último título da franquia, "Ghostbusters - Mais Além", foi lançado no ano passado —a direção coube ao seu filho Jason Reitman, por trás de longas independentes do calibre de "Juno" e "Amor Sem Escalas".

Nascido em 1946 na cidade de Komarno, na antiga Tchecoslováquia, Ivan Reitman era judeu e teve de fugir de seu país aos cinco anos de idade por causa da perseguição antissemita no país comunista. Sua mãe foi sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz e seu pai da Resistência na Segunda Guerra Mundial.

Em entrevista à Folha em 1998, ele disse que gostaria de contar a histórias dos pais em um filme. "Quero filmar a história de como meus pais e eu fugimos. Fomos presos embaixo de tábuas no fundo de um barco de madeira e fomos até Viena. De lá, fomos para a França e finalmente para o Canadá, onde cresci."

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior do texto, da agência de notícias AFP, afirmou incorretamente que a família de Ivan Reitman, de origem judaica, deixou a Tchecoslováquia para fugir da perseguição dos nazistas. O correto é que seus pais, que já haviam sobrevivido aos nazistas anos antes, deixaram o país para fugir do comunismo. O texto foi atualizado.
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.