Capitão da Marinha volta para Casa de Rui Barbosa após ter nomeação anulada

Carlos Fernando Rabello chefiaria a Biblioteca Nacional, mas não chegou a assumir

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Carlos Fernando Rabello voltou para a Fundação Casa de Rui Barbosa. O ex-capitão da Marinha havia sido nomeado para chefiar a Fundação Biblioteca Nacional, o que foi oficialmente anulado nesta terça (8), em publicação no Diário Oficial da União.

Rabello havia sido nomeado em 24 de fevereiro, mas não chegou a assumir. No mesmo dia, sua designação para o cargo foi cancelada. A portaria do Diário Oficial desta terça torna sem efeito também sua exoneração.

A chefia da Biblioteca Nacional segue vaga desde que o monarquista Rafael Nogueira saiu há um mês para assumir um cargo na Secretaria Especial da Cultura.

Na Casa de Rui Barbosa, Rabello trabalha diretamente com a presidente, Letícia Dornelles, de quem era um desafeto, segundo servidores. Logo após sua saída, ela afirmou em e-mail para a Folha que sentia alívio e que ele não deixaria saudades.

Como diretor executivo, o militar reformado é responsável por funções administrativas, como supervisionar a elaboração da proposta orçamentária e do plano de ação da instituição e auxiliar a presidente em outras atividades.

O servidor —próximo do secretário especial da Cultura, Mario Frias—, não tem ingerência direta sobre a programação da Casa de Rui Barbosa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.