Conheça a história da foto que reuniu 57 gigantes do jazz e se tornou ícone pop

Registro de Art Kane em 1958 no Harlem inspirou filme de Spielberg e será reproduzido na Feira do Livro no Pacaembu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Thelonious Monk, Benny Golson e Mary Lou Williams são apenas três de um total de 57 gigantes do jazz que posaram para as lentes do fotógrafo e diretor de arte americano Art Kane, numa aparentemente pacata escadaria do bairro do Harlem, em Nova York, em agosto de 1958.

Na foto 'Um Grande Dia no Harlem', ou 'Harlem, 1958', o fotógrafo Art Kane reuniu 57 grandes músicos de jazz numa escadaria no bairro de Nova York
Na foto 'Um Grande Dia no Harlem', ou 'Harlem, 1958', o fotógrafo Art Kane reuniu 57 grandes músicos de jazz numa escadaria no bairro de Nova York - Arquivo Art Kane/Reprodução

A foto simplesmente chamada "Harlem, 1958", ou mais conhecida como "Um Grande Dia no Harlem", acabaria se tornando um dos registros mais icônicos e reproduzidos no mundo todo. A ideia inicial, porém, era registrar a maior quantidade possível de estrelas do gênero para uma edição da revista Esquire, comemorativa da era de ouro do jazz. A publicação saiu em janeiro de 1959.

Para a façanha, que incluiu nomes como Hank Jones, Dizzy Gillespie e Sahib Shihab —e uma dúzia de crianças do bairro, que foram aparecendo ao longo dos preparativos—, a polícia fechou o tráfego da rua, exceto para quem morava por lá, e os músicos se reuniram entre a Quinta Avenida e a Madison Avenue.

Mais do que um retrato de seu tempo, Kane, que morreu em 1995, consagrou o lugar para muitas outras gerações que seguiriam fazendo referência ao registro. Além de um documentário em 1994 e livros comemorativos sobre o trabalho, uma das referências mais conhecidas é a foto "Um Grande Dia no Hip-Hop", feita em 1998, 40 anos depois, e em que Gordon Parks reuniu nada menos que 177 artistas do estilo musical.

Fotografia 'Um Grande Dia no Hip-Hop', de Gordon Parks, que faz referência ao registro 'Um Grande Dia no Harlem', de 1958
Fotografia 'Um Grande Dia no Hip-Hop', de Gordon Parks, que faz referência ao registro 'Um Grande Dia no Harlem', de 1958 - Fundação Gordon Parks/Reprodução

Sua apropriação pela cultura pop ficou ainda mais evidente em "O Terminal", filme de 2004, dirigido por Steven Spielberg, em que Tom Hanks vive um imigrante do leste europeu que vai para os Estados Unidos em busca do autógrafo de Benny Golson, para satisfazer o desejo do seu pai já morto de ter o autógrafo de todos os artistas retratados na foto original. Golson, aos 93 anos, é um dos poucos sobreviventes da foto original.

Cena de 'O Terminal', filme de Steven Spielberg, em que personagem vai aos EUA para cumprir desejo do pai de coletar os autógrafos de todos os músicos da foto 'Um Grande Dia no Harlem'
Cena de 'O Terminal', filme de Steven Spielberg, em que personagem vai aos EUA para cumprir desejo do pai de coletar os autógrafos de todos os músicos da foto 'Um Grande Dia no Harlem' - Divulgação

Já em 1995, Parks fez para a revista Life uma foto com os sobreviventes, e na época restavam apenas dez deles, que posaram no cenário e em suas posições originais.

Mais recente, em 2018, 60 anos após o registro original, a Netflix lançou um vídeo promocional que funcionou como manifesto da presença de profissionais negros em Hollywood —devidamente chamada de "Um Grande Dia em Hollywood".

Agora, no próximo domingo, o registro será referência para uma foto com escritoras mulheres na praça Charles Miller, durante a Feira do Livro no Pacaembu, em São Paulo, com o objetivo de registrar a pujança da literatura feminina neste momento do mercado editorial brasileiro.

Com o interesse de diversos coletivos pelo país, o movimento por fazer registros das escritoras mulheres se estendeu para diversos estados do país e chegou até Lisboa. Para mais informações, é possível checar aqui como cada uma das iniciativas locais está sendo organizada.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.