Descrição de chapéu Livros

Quem é o anti-herói Pedro Malasartes, que já foi papel de Amácio Mazzaropi

Coleção Folha lança obra ilustrada que narra as travessuras de famoso personagem da tradição oral brasileira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Algumas das travessuras de Pedro Malasartes, famoso personagem da tradição oral brasileira, que já foi até tema de um filme de Mazzaropi, serão narradas no novo volume da Coleção Folha Folclore Brasileiro para Crianças.

O livro infantil "Travessuras de Pedro Malasartes", que estará disponível para compra a partir deste domingo, narra duas das muitas histórias vividas por este anti-herói. Segundo a autora Rosane Pamplona, o personagem, diante de uma aposta com os amigos, convenceu uma idosa avarenta de que conseguiria fazer uma sopa com pedras.

A mulher, intrigada com o prato e interessada em economizar ao cozinhar não percebeu o truque. A pedra era só um pretexto para os pedidos de Pedro, que afirmava que a sopa só ficaria boa se ela trouxesse temperos, batata, cenoura e por fim linguiça para ferver junto com a pedra.

Ao final, Pedro cozinhou e comeu uma deliciosa sopa. A ilustrações, que nesta edição são assinadas por Weberson Santiago, mostram a travessura com a sopa de pedra e a morte de Pedro Malasartes, que consegue enganar até são Pedro para entrar no céu.

desenho mostra menino sorrindo
Capa do livro 'Travessuras de Pedro Malasartes' - Divulgação

Nessa última história, o personagem é barrado pelo santo por causa das muitas mentiras e artimanhas feitas durante a vida. Repetindo seu comportamento, Pedro consegue bolar uma maneira de passar pela porta dos céus e por ali ficar.

Ainda, em seu capítulo final, o livro ensina as crianças algumas brincadeiras tradicionais, como mostrar como fazer um tabuleiro de jogo da velha.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.