Descrição de chapéu Folhajus

Entenda como testículos de Harvey Weinstein podem ser a chave para sua condenação

Mulheres que acusaram o ex-produtor de agressão sexual testemunharam sobre as características de sua genitália

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A genitália de Harvey Weinstein, ex-produtor e magnata de Hollywood, foi frequentemente abordada durante o julgamento que ele enfrenta. Segundo a revista Variety, várias acusadoras testemunharam seus testículos anormais, que podem ser a peça final para o júri determinar se ele é culpado pelas acusações de assédio sexual.

Ex-produtor de Hollywood Harvey Weinstein. Etienne Laurent/Pool/Reuters - REUTERS

Durante o julgamento, os promotores revelaram que Weinstein passou por uma cirurgia em 1999 devido à síndrome de Fournier, o que fez os médicos removerem parte de seu saco escrotal, deixando cicatrizes visíveis.

Em outubro, quando o julgamento começou, o júri viu imagens das partes íntimas do ex-produtor. A mídia e o público não tiveram acesso a elas.

Uma modelo e atriz europeia que não quis ser identificada foi uma das testemunhas que falou sobre os testículos de Weinstein. Ela o acusou de estupro e agressão, episódio que teria acontecido em 2013 em um hotel de Bervelly Hills, nos Estados Unidos. A defesa do magnata, no entanto, disse que ela nunca esteve no quarto do hotel e por esse motivo não poderia descrever a genitália.

Mas, durante o seu testemunho, a modelo disse sempre ter descrito a genitália do agressor corretamente. "Lembro que ele não tinha um", disse ela. "Era como uma pele vazia."

Desse modo, o argumento da promotoria foi de que não teria como a atriz e modelo fazer tal descrição sem ter sido violentada sexualmente por Weinstein.

"Jane Doe [como é chamada no processo a modelo que não identificada] é capaz de descrever a anatomia do senhor Weinstein", disse o promotor. "Ela pode fazer isso porque ele a agrediu. Não há outra explicação para isso."

Ao todo, Weinstein é acusado por mais de cem mulheres, entre elas atrizes famosas como Rose McGowan, de má conduta sexual. As acusações vieram na esteira do movimento MeToo, que levou aos tribunais nomes como Kevin Spacey e Johnny Depp.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.