Morre David Crosby, guitarrista e nome influente do folk rock dos anos 1960

Artista foi um dos fundadores do The Byrds, resposta americana aos Beatles, e do supergrupo Crosby, Stills & Nash

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O guitarrista David Crosby, um dos principais e mais influentes nomes do folk rock dos anos 1960, morreu nesta quinta (19) aos 81 anos de idade. A informação foi confirmada por sua esposa, Jan Dance, em anúncio oficial.

De acordo com o informe, o artista morreu após um período extenso de doença, "cercado por sua esposa e filho."

David Crosby durante apresentação com Stephen Stills, Graham Nash e Neil Young em 2020 - Rebecca Cook/REUTERS

Crosby ficou marcado na história da música por ser membro fundador de duas bandas muito importantes na construção do rock, a The Byrds e o Crosby, Stills & Nash, o CS&N. Enquanto o primeiro foi fundamental para a cena do folk rock na Los Angeles entre 1964 e 1967, o último inaugurou uma era de supergrupos na música ao unir o guitarrista com Stephen Stills, do Buffalo Springfield, e Graham Nash, do The Hollies — mais tarde, Neil Young também integraria a formação da banda.

Em ambos os times, Crosby não foi o nome maior da composição das músicas, mas serviu de peça importante para a criação da harmonia das faixas que se tornariam os maiores sucessos. Inclusive o sucesso do cover de "Mr. Tambourine Man", de Bob Dylan, que acabou em primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos em 1965, tornou o The Byrds na "resposta americana" aos Beatles na época.

Ainda que nunca mais tenha obtido o mesmo sucesso dessa época, Crosby continuou a fazer turnês de sucesso nos anos 2000. Ele foi incluído no Hall da Fama do Rock em duas ocasiões, em 1991 pelo trabalho no The Byrds e em 1997 pelo CS&N.

Também conhecido por ser filho de Floyd Crosby, diretor de fotografia que venceu o Oscar da categoria por "Tabu", de F.W. Murnau, o guitarrista se aventurou por carreira solo em 1971, apoiado por nomes como Joni Mitchell, Santana e membros do Grateful Dead e do Jefferson Airplane. O álbum "If I Could Only Remember My Name", lançado no mesmo ano, foi sucesso nos Estados Unidos.

Além da esposa e do filho, Django, David Crosby deixa mais três filhos de relacionamentos prévios.

Erramos: o texto foi alterado

"If I Could Only Remember My Name" é o nome de um álbum, mas não de uma música de David Crosby. O texto foi corrigido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.