Veja sete bons filmes que estão bem escondidos em vários serviços de streaming

Edição da newsletter Maratonar lista lançamentos de 2022 que merecem ser vistos neste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo.

Toda plataforma de streaming escolhe determinados filmes para promover fortemente. Outros acabam ficando mais escondidinhos no meio daquele oceano de novidades semanais.

A lista abaixo relembra sete títulos lançados diretamente nas plataformas em 2022, que ainda merecem ser resgatados neste início de ano.

Emergência

O filme começa com jeito de comédia adolescente. Às vésperas das férias na universidade, dois amigos resolvem fazer a "turnê lendária", participando de todas as festas nas diferentes fraternidades na mesma noite.

Os amigos são o estudioso Kunle (Donald Elise Watkins) e o baladeiro Sean (RJ Cyler). No entanto, ao voltarem para casa, onde Carlos (Sebastian Chacon) está entretido jogando videogame, encontram a porta destrancada e uma jovem desmaiada, que acorda para vomitar e volta a apagar.

Detalhe importante: são dois amigos negros e um latino, e a moça desacordada é branca. Logo, eles temem ligar para a emergência e serem culpados pelo estado da jovem. Assim, resolvem levá-la ao hospital.

É quando o filme embaralha os gêneros e passa de comédia para sátira social, drama racial ou policial, tudo ao mesmo tempo. O roteiro de K.D. Dávila foi premiado no Festival de Sundance.

Disponível no Prime Video (105 min.)

Fresh

Mistura de suspense e romance, com pitadas de humor ácido e uma ótima trilha sonora de pop rock. No filme produzido pela Hulu, uma mulher que não dá sorte nos encontros por aplicativos se depara com um homem aparentemente perfeito no mercado.

Os dois engatam um rápido romance, apesar das ressalvas da melhor amiga da moça, e saem para uma viagem na distante casa do rapaz. É quando o moço revela um gosto gastronômico peculiar que determina a guinada no filme. No elenco, Sebastian Stan (o Soldado Invernal da Marvel) e a carismática Daisy Edgar-Jones (das séries "Normal People" e "Em Nome do Céu"). Leia crítica do filme na Folha.

Disponível na Star+ (114 min.)

Um Jantar entre Espiões

Ao contrário do que promove exaustivamente a franquia "Missão: Impossível", filme de espionagem não precisa ser necessariamente filme de ação. Prova disso é este longa que, como o título indica, promove um encontro entre dois espiões, antigos amantes, em um jantar.

Ele (Chris Pine, que já foi o agente Jack Ryan em "Operação Sombra") investiga um caso de terrorismo que terminou em tragédia oito anos antes. Ele e ela (Thandie Newton, que fez "Missão: Impossível 2") eram integrantes do grupo da CIA envolvido na missão. Uma nova informação indica que alguém da equipe estava envolvido com os terroristas, e o jantar ganha ares de tensão enquanto o passado vem à tona.

Disponível no Prime Video (101 min.)

A Lenda do Cavaleiro Verde

Este filme é de 2021, mas, com os cinemas fechados, chegou por aqui direto no streaming, no início de 2022. No longa, o jovem Gawain (Dev Patel) não dispensa uma festa, mas tudo que deseja é conquistar a simpatia de seu tio, o velho rei Arthur.

Em uma noite de Natal, as celebrações são interrompidas com a entrada de um misterioso cavaleiro com rosto de madeira que propõe um desafio: aquele que golpeá-lo ganhará seu machado, mas terá de permitir um golpe com igual força no ano seguinte, em seu lar, a Capela Verde.

Gawain se aproxima do oponente e, com uma espada, arranca-lhe a cabeça. No entanto, quando ele se vira, o corpo do cavaleiro pega a cabeça e diz que o aguarda em um ano, para desespero do jovem. O filme acompanha a jornada à Capela Verde do rapaz, que vai enfrentar seu destino. Uma bela alegoria sobre reciprocidade.

Disponível no Prime Video (130 min.)

Noites Brutais

Assim como "Corrente do Mal" (2014), "Noites Brutais" é o filme de terror mais original do ano. Em comum, ambos se passam em Detroit, cidade que se tornou ótima locação para histórias tenebrosas. O filme também é o terror de quem gosta de usar aplicativos de locação.

Aqui, uma jovem chega em uma noite chuvosa à casa que alugou via AirBnb, em uma região degradada da cidade. No entanto, outro moço já está no local —ele alugou a mesma casa em outro aplicativo. Os dois acabam se acertando para passar a noite por lá, apesar da desconfiança e dos cuidados da jovem. No dia seguinte, ela encontra um porão subterrâneo que parece habitado por alguém, ou algo. O filme tem mais de uma guinada interessante para o gênero.

Disponível no Star+ (102 min.)

Palm Springs

Indicado ao Globo de Ouro de comédia de 2021, o divertido "Palm Springs" chegou recentemente direto no streaming. Convidado para uma festa de casamento, Nyles entra acidentalmente em uma caverna à noite e, ao acordar, descobre que está repetindo o mesmo dia. Sem querer, a irmã da noiva também entra na caverna e o novo casal tenta encontrar uma solução para o loop temporal. Com Andy Samberg (da série "Brooklyn 9-9"), Cristin Milioti e o ótimo J.K. Simmons em pequena participação.

Disponível no Star+ (90 min.)

Passei Por Aqui

Um jovem rebelde invade casas de pessoas ricas à noite e pinta na parede a frase "passei por aqui". No entanto, ao entrar no casarão de um juiz aposentado, encontra algo que não devia e tenta chamar a atenção da polícia, com consequências inesperadas. Este bom suspense inglês da Netflix com rostos conhecidos —como Hugh Bonneville (o patriarca de "Downton Abbey") e George MacKay ("1917")— não chega a ser um "Psicose", mas traz boas e inesperadas reviravoltas.

Disponível na Netflix (110 min.)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.