Assista ao clipe de 'Larga Tudo', canção inédita de Adriana Calcanhotto

Composição integra 'Errante', 13º disco da artista, que versa sobre o nomadismo da vida em turnês pelo mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cantora e compositora Adriana Calcanhotto lança, nesta sexta-feira, "Errante", seu 13º disco, depois de lançar os singles "Horário de Verão" e "Pra Lhe Dizer", com seus respectivos clipes. A Folha traz em primeira mão o vídeo —ou o "webclipe", como ela mesma prefere chamar— de "Larga Tudo", segunda faixa do álbum, gravado pelo selo alemão BMG.

A cantora e compositora Adriana Calcanhotto lança 'Errante', seu novo disco - Leo Aversa

O webclipe da canção chega às plataformas de vídeo, nesta sexta, às 12h. A letra de "Larga Tudo" pode ser lida ao fim desta nota.

"Larga Tudo" pode ser compreendida como um samba de roda, estilo baiano que surgiu ainda no século 17. Herança da cultura afrobrasileira, o ritmo está ligado às rodas de capoeira e às religiões de matriz africana.

Nesse sentido, os dois acordes que estruturam a melodia derivam da luta e da dança, adquirindo, antes, uma natureza cênica. Portanto, a encenação que Adriana explora em seu webclipe dá vazão à gestualidade provocada pelo ritmo baiano.

No vídeo abaixo, ela samba, com prato e faca, tal como manda a tradição. De acordo com o conceito visual de "Errante", veste roupas brancas e superdimensionadas, indicando lassidão, ócio e meditação, condições próprias à criação poética.

Ao mesmo tempo, "Larga Tudo" é uma canção altaneira, um convite à patuscada. Sua letra transmite a vontade de felicidade, típica do modernismo brasileiro. Do mesmo modo, Adriana, gaúcha com elegância carioca, deglute o samba de roda e o devolve em sua forma canção.

"O meu ideal é fazer canções em que, na primeira leitura, você a compreende, mas, se você tiver os códigos, pode alcançar uma segunda camada, depois a terceira", disse Adriana. "Eu me orgulho de olhar para a minha plateia e não conseguir dizer ‘é tal tipo de gente’, é gente, de todas as origens." Leia a entrevista completa aqui.

Larga Tudo

Larga tudo e vem passar a eternidade desta madrugada

Num quarto de hotel com vista pro céu

Larga

Larga do que vão dizer na sua casa

Larga do que vão falar nessa cidade

Larga que a felicidade pode estar pra cá desta porta

Larga tudo e vem passar a eternidade desta madrugada

Num quarto de hotel com vista pro céu

Que quando chegar a alvorada eu já vou na estrada

Que é o que me leva

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.