Descrição de chapéu Livros Moda

Bob Cuspe, de Angeli, ganha tênis temático nos 40 anos de sua aparição na Folha

Ícone do punk, ele retratava a geração contestadora dos anos 1980 e 1990 atirando saliva por todo lugar onde passava

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Este domingo, dia 23, marca quatro décadas desde que Bob Cuspe começou a atirar saliva por onde e por quem passasse em tirinhas publicadas nas páginas da Folha.

Cena da animação 'Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente', dirigida por Cesar Cabral e selecionada para o Festival de Annecy
Cena da animação 'Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente', dirigida por Cesar Cabral e selecionada para o Festival de Annecy - Divulgação

Criado por Angeli, Bob virou um ícone punk dos anos 1980 e 1990. De moicano verde, óculos escuros, jaqueta e com piercings pendurados pelo corpo, o personagem retratava a geração contestadora.
Prova disso é sua primeira tirinha, em que o personagem, mal-humorado, leva um tombo causado por ele mesmo em frente a uma metrópole.

Agora, Bob vai além das páginas para estampar um tênis. Idealizado pela marca Öus e pela Fresh People, um setor da agência Press Pass, o calçado é pintado nas cores do personagem —preto, branco e verde. Ao preço de R$ 589, o tênis será lançado em maio.

Tênis de Bob Cuspe, personagem de Angeli, feito pela marca Öus
Tênis de Bob Cuspe, personagem de Angeli, feito pela marca Öus - Dviulgação

Não é a primeira vez que Bob ultrapassa os limites dos quadrinhos. A criação de Angeli foi tema também do filme "Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente", lançado em 2021. Produzida em stopmotion, a animação foi premiada nos festivais de Annecy e Ottawa, que estão entre os mais importantes do setor, e também disputou uma vaga para ser indicada ao Oscar.

O filme não angariou uma indicação, mas Angeli estava satisfeito só com a possibilidade de ver seu personagem participar da premiação.

O cartunista, de 66 anos, recebeu no ano passado um diagnóstico de afasia, condição neurodegenerativa que prejudica a comunicação, verbal ou escrita. Então, precisou se aposentar, encerrando uma carreira que revolucionou a arte que se podia fazer em jornais.

A primeira tira de Bob Cuspe na Folha, publicada em 23 de abril de 1983
A primeira tira de Bob Cuspe na Folha, publicada em 23 de abril de 1983 - Reprodução

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.