Veja seleção de stand-ups com uma hora de duração para ver no streaming

Edição da newsletter Maratonar traz lista de doze especiais de comédia e onde assisti-los

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo.

Além de uma infinidade de filmes e séries, alguns dos serviços de streaming têm também um estoque de especiais de comédia—apresentações de comediantes de cerca de uma hora de duração. Abaixo, uma seleção com dez programas de stand-up e um especial de variedades.

Mike Birbiglia: "Thank God For Jokes"

Mike Birbiglia pode não ser o comediante mais famoso do mundo (ou mesmo desta lista), apesar de sua recente participação em um clipe da Taylor Swift. Mas a lista começa com ele porque "Thank God For Jokes" é uma aula de estrutura.

Birbiglia usa a preparação para a vez que apresentou os Gotham Awards (uma premiação de cinema independente em Nova York) como a moldura da história, indo e voltando a ela, explorando questões tão diversas quanto o que é engraçado e para quem, por que pessoas pontuais odeiam as atrasadas, ou qual a diferença entre ser morto por um urso ou por um policial.

Disponível na Netflix. 70 min. Outros dois especiais de Birbiglia também estão na Netflix, "My Girlfriend’s Boyfriend" e "The New One".


Tig Notaro: "Boyish Girl Interrupted"

Tig Notaro é uma comediante mais conhecida pela desgraça: em 2012, ela subiu no palco do Largo, em Los Angeles, e fez um show agora lendário, registrado no álbum "Live" ("viver", não "ao vivo"). Ouça aqui. Ainda meio em choque, ela conta que depois de levar um pé na bunda, de sua mãe sofrer uma queda em casa, bater a cabeça e morrer, depois de contrair uma infecção intestinal terrível que quase lhe matou, ela havia recebido, havia apenas algumas horas, o diagnóstico de câncer de mama bilateral.

"Boyish Girl Interrupted" (2015) é o primeiro especial que Tig gravou depois de voltar a fazer turnês e o mais legal desse período pós-desgraça. Aqui, ela controla a plateia com tanta confiança que pode fazer o último terço do show sem camisa, sem perder o passo nem o espectador. Trabalho de mestre.

Disponível na HBOMax. 55 min. O documentário "Tig" (2015) e o especial "Happy To Be Here" (2018) estão na Netflix. O especial "Drawn" (2021) está na HBOMax.

A comediante Tig Notaro em Tig 'Notaro Happy To Be Here', da Netflix
A comediante Tig Notaro em 'Happy To Be Here', da Netflix - Divulgação

Taylor Tomlinson: "Quarter-Life Crisis" e "Look At You"

Com sua cara de boa moça, Taylor Tomlinson pode não parecer o estereótipo do comediante de standup, carregado de traumas e más escolhas do passado para dissecar no palco. Mas quem a vê se apresentar logo percebe que se trata de uma veterana da arte —Tomlinson conta que começou a fazer aulas na companhia do pai quando era criança e a dar shows num circuito de igrejas ainda na adolescência. Ela também carrega sua carga de traumas, entre a morte da mãe, sua criação cristã e seu diagnóstico de transtorno bipolar.

O segundo especial, "Look At You", é melhor que o primeiro, "Quarter-Life Crisis", talvez uma consequência indireta da pandemia de Covid, que fez com que Tomlinson tivesse tempo para afinar o show e para encontrar um certo equilíbrio em si mesma —saúde mental é um dos principais temas de "Look At You". Mas o segundo cresce com o contexto do primeiro, e vale assistir aos dois na ordem.

Disponíveis na Netflix. "Quarter-Life Crisis" 61 min. "Look At You" 60 min.


Jerrod Carmichael: "Rothaniel"

Jerrod Carmichael tem um segredo. Todo mundo tem, mas ele passa os dias contando histórias em público, sem que esse público saiba algo muito importante sobre quem ele é. Filmado no clube de jazz Blue Note em Nova York, "Rothaniel" traz o comediante em seu estado mais vulnerável: é uma cirurgia de peito aberto, em que Carmichael dialoga com seu público, permitindo que a plateia preencha os silêncios com perguntas e sugestões, e vai aos poucos se revelando. Isso não quer dizer que a hora se passe sem risadas, mas o tema central do especial —verdades escondidas à vista de todos— e a habilidade com que ele é executado o tornam imprescindível.

Disponível na HBOMax, 55 min.


Mae Martin: "Seiva"

Comediante canadense que despontou nos últimos anos na cena inglesa com o seriado "Feel Good" (do qual já falei aqui), Mae Martin põe à mostra, em seu primeiro especial de uma hora, suas idiossincrasias otimistas. Suas histórias incluem a alegria em ganhar um apelido dos colegas de reabilitação ("Água de Banho"), sua visão da existência humana como uma grande coleção de experiências únicas —como encontrar Antonio Banderas no aeroporto—, até a última anedota, de perspectiva tão positiva que deixa o público incerto de como reagir. Martin expõe seus impulsos mais românticos, mas também as marcas deixadas por 35 anos de romances acumulados e seus fins.

Fica ainda uma estrelinha dourada para a Netflix, que tomou o cuidado de legendar o especial de acordo com os pronomes de Martin, que se identifica como pessoa não binária. Pena que outras escolhas do streamer façam com que Martin se sinta na obrigação de incluir uma resposta a comediantes transfóbicos também abrigados pela distribuidora.

Disponível na Netflix. 70 min.


Atsuko Okatsuka: "O Invasor"

Um especial bem tradicional, ou ao menos tão tradicional quanto uma pessoa como Atsuko Okatsuka pode ser. A comediante tem quase 500 mil seguidores no Tiktok, onde deu origem ao "drop challenge" (em que as pessoas agacham acompanhando a batida de uma música da Beyoncé), mas usa bem seu primeiro especial, dirigido por sua mentora Tig Notaro, para contar sua história a um público mais amplo (sua imigração irregular na infância, a saúde mental da mãe, seu relacionamento com o marido), tendo como moldura os encontros que teve com um invasor em sua casa.

Disponível na HBOMax. 57 min.


Yuri Marçal: "Ledo Engano"

O comediante e influencer fluminense, que fez carreira no YouTube, conta, em seu primeiro especial para a Netflix —o primeiro de um comediante negro da América Latina para o streamer—, histórias de sua família, seu filho, e polêmicas em que se envolveu na internet.

Disponível na Netflix. 59 min

"John Mulaney & The Sack Lunch Bunch"

John Mulaney é um daqueles adultos com cara de criança, fato que ele explora em todos os seus especiais, ao menos no título: "New in Town", "The Comeback Kid", "Kid Gorgeous at Radio City" e o mais recente, "Baby J", que estreou na Netflix no último dia 25.

"Sack Lunch Bunch", porém, é literalmente um especial infantil (a classificação indicativa é de 10 anos), uma paródia de programas como "Vila Sésamo" e "Mister Rogers’ Neighborhood", com um elenco de atores mirins talentosos e precoces.

Por ser em inglês, talvez não seja perfeito para qualquer criança aqui no Brasil, mas os adultos podem se identificar bem com o hino dos chatos para comer, "Plain Plate Of Noodles", com as perguntas pertinentes de "Do Flowers Exist At Night?" ou o drama familiar de "Grandma’s Boyfriend Paul".

O especial tem ainda grandes convidados, como Jake Gyllenhaal, Richard Kind, Annaleigh Ashford (indicada a mais um Tony nesta semana) e David Byrne, cuja participação em um número musical só reforça minha teoria de que Talking Heads é um pouco Palavra Cantada para americanos.

Disponível na Netflix. 110 min. Outros especiais de Mulaney também estão no mesmo streamer: "The Comeback Kid", "Kid Gorgeous at Radio City" e "Baby J"


Julio Torres: "Minhas Formas Favoritas"

Somos todos flocos de neve únicos e inimitáveis, mas o Julio Torres é mais único e inimitável. Em um palco futurista, o comediante salvadorenho apresenta, uma a uma, suas formas favoritas: um quadrado, um retângulo tendo um dia ruim, o apartamento da atriz Tilda Swinton, formatos alternativos para a letra E quando esta quer ter 18 tracinhos em vez de três. Ao mesmo tempo, vai contando histórias de sua infância, seus primeiros anos nos Estados Unidos e pequenas cenas que cria para cada forma, em interpretações sinestésicas com participações inesperadas de Ryan Gosling, Lin-Manuel Miranda e Emma Stone.

Disponível na HBOMax. 56 min.


Bo Burnham: "Inside"

O isolamento do período de quarentena provocado pela pandemia de Covid foi muito produtivo para algumas pessoas e muito enlouquecedor para outras. Para Bo Burnham, foi os dois. Produzido em segredo ao longo de um ano, "Inside" é escrito, produzido, estrelado, dirigido, filmado, iluminado, musicado e editado por Burnham na edícula de sua casa.

Surgido dos primórdios do YouTube ainda adolescente com um estilo de comédia musical sarcástico e autocrítico, o comediante retorna a suas raízes à beira dos 30 anos com canções sobre a internet e a vida moderna. Ao ser um veículo para "um pouquinho de tudo o tempo todo" ("Welcome to the Internet"), diz ele, a rede transforma tudo em "conteúdo" ("Content"), alimentando a economia da atenção ("All Eyes on Me") e o descolamento das pessoas da realidade ("O mundo todo ao alcance dos seus dedos, o oceano na sua porta", canta ele em "That Funny Feeling"), sem se isentar de sua parcela de culpa como um homem branco cis heterossexual criado na classe média alta ("Problematic").

Que belas lições às quais assistir, a qualquer momento, da sua casa ou no seu celular.

Disponível na Netflix. 87 min. Um segundo filme, com cenas que ficaram de fora de "Inside", também está na Netflix ("The Inside Outtakes").

O QUE ESTÁ CHEGANDO

As novidades nas principais plataformas de streaming

"A Small Light"

Minissérie em oito episódios sobre Miep e Jan Gies, que ofereceram abrigo à família de Anne Frank, aos van Pels e aos Pfeffer, na Alemanha nazista, por dois anos.

Disponível na Star+ e na Disney+. Os dois primeiros episódios estrearam na terça (2), e os demais chegam, de dois em dois, às terças.


"Rainha Charlotte: Uma história Bridgerton"

"Prequel" da novela da Netflix, com foco na história da ascensão de Charlotte a rainha, seu romance com o rei George e as barreiras que rompeu, criando o mundo pós-racial do romance histórico.

Disponível na Netflix. Seis episódios.


"The Other Two"

Chega a terceira temporada da série sobre Brooke e Cary Dubek, dois irmãos cujas carreiras no mundo do entretenimento, estagnadas, ganham novo fôlego quando o irmão caçula, ChaseDreams, se torna uma sensação da internet. É das sátiras mais mordazes e divertidas que há sobre o mundo do entretenimento.

Episódios estreiam às quintas na HBOMax, com os dois primeiros já no ar desde ontem (4). A terceira temporada tem dez episódios e as duas temporadas anteriores também estão na HBOMax.

"Taste the Nation"

Padma Lakshmi ("Top Chef") viaja pelos Estados Unidos em busca de exemplos da verdadeira cozinha americana: aquela criada pela influência de imigrantes vindos de todas as partes do globo. Na segunda temporada, explora os sabores de comunidades cambojanas, gregas, ucranianas, porto-riquenhas e afegãs, entre outras.

Disponível no Star+ a partir desta sexta (5). Dez episódios


"Silo"

Mais uma incursão da AppleTV+ pelas ficções científicas, desta vez com Rebecca Ferguson (dos últimos capítulos da saga "Missão: Impossível") como uma das últimas 10 mil pessoas do mundo, que vivem num misterioso silo subterrâneo. A busca por respostas, porém, é perigosa. Criada por Graham Yost, criador de "Justified".

Estreia na AppleTV+ nesta sexta (5). Uma temporada, dez episódios, lançados semanalmente às sextas.


"Hannah Gadsby: Amor e Casamento"

Depois de tanto falar de especiais de standup, seria omissão não avisar que chega, na próxima terça (9), o terceiro especial de Hannah Gadsby (depois do estrondoso "Nannette" e de sua sequência, "Douglas") para a Netflix.

Disponível nesta terça (9), na Netflix.

VEJA ANTES QUE SEJA TARDE

Uma dica de filme ou série que sairá em breve das plataformas de streaming

"Juntos, Mas Separados"

Já falei dessa comedinha quase romântica aqui, sobre Matt (Ed Helms) e Anna (Patti Harrison), que ficam amigos quando ele a contrata para ser sua barriga de aluguel. De bônus, Julio Torres tem um pequeno papel, como colega de trabalho de Anna num café.

Deixa a HBOMax no fim de maio. 90 min.


"Pi"

Primeiro longa dirigido por Darren Aronofsky, sobre um matemático paranóico que quer descobrir os números que desvendarão os segredos do universo.

Deixa a Mubi nesta segunda (8). 84 min.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.