A Vênus pintada por Sandro Botticelli no quadro "O Nascimento de Vênus" estampa agora uma campanha que tenta atrair jovens turistas à Itália. Nas imagens, ela aparece com roupas, tirando selfies e fazendo poses em frente a pontos turísticos do país europeu.
A figura icônica da arte italiana criada no século 15 ganhou ares moderninhos e foi transformada numa espécie de influenciadora digital. "Oi, todo mundo! Bem-vindos ao meu perfil. Preparem-se para descobrir as maravilhas da Itália", diz a legenda da primeira publicação feita pela página criada para a campanha no Instagram.
A estratégia não foi bem recebida pelos italianos. Em entrevista à agência Associated Press, a ativista e historiadora de arte Livia Garomersini afirmou que a campanha turística banaliza a herança artística do país de forma vulgar e a transforma em uma figura feminina estereotipada. Há quem diga ainda que a ideia foi desnecessária e só tenta agradar à geração Z.
Outro problema apontado pelos italianos é a frase de efeito da campanha. "Open to Meraviglia", algo como aberto à maravilha, irritou a população local por causa da palavra em inglês. É que o governo da Itália tem se esforçado para proteger a língua do país como um pilar de sua cultura.
A campanha foi produzida pela agência nacional de turismo Enit e pelo grupo publicitário Armando Testa. A Vênus de Botticelli foi escolhida para os comerciais porque parecia ser um ícone imortal que poderia representar bem a Itália, disse Ivana Jelinic, diretora-executiva da Enit, à Associated Press.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.