'Outros Cantos', de Milton Nascimento e Chitãozinho e Xororó, deve agradar aos fãs

Resultado da parceria é um álbum sem grandes arroubos criativos, mas há gosto especial em vê-los cantando juntos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Outros Cantos

"Eu vou parar de fazer show, turnês, mas não vou parar de compor nem de cantar", disse Milton Nascimento à apresentadora Maju Coutinho em 2022, no programa Fantástico, anunciando uma turnê de despedida.

Milton Nascimento, Chitãozinho e Xororó se encontram na gravação do programa Som Brasil, da Globo - Fabio Rocha - 15.nov.2023/Divulgação

Milton se aposentou dos palcos, mas cumpriu a promessa de não parar de cantar. No dia 15 de novembro, lançou um EP, "Outros Cantos", em parceria com a dupla Chitãozinho e Xororó. Concebido em 2020, durante a pandemia, o disco foi gravado remotamente –Milton registrou as vozes em Juiz de Fora e Rio de Janeiro, enquanto Chitãozinho e Xororó gravaram em Campinas– e tem sete músicas, em que os três dividem os vocais.

O repertório traz canções compostas por Milton, como "A Festa" e "Morro Velho", uma canção inédita, "Seu Bento e Dona Linda", escrita por Davi Villa, Erik Visacre, Leandro Visacre e Lucas Carvalho, uma música de Ivan Lins e Gilson Peranzzetta, "Olhos pra te Ver", e um sucesso do repertório da dupla sertaneja, a canção "Terra Tombada", composta por Carlos Cézar e José Fortuna.

Para completar o disco, cada um escolheu um sucesso do repertório do outro. Chitãozinho e Xororó selecionaram "Nos Bailes da Vida", de Milton e Fernando Brant, e Milton pediu para gravar "Evidências", música de José Augusto e Paulo Sergio Valle que ficou famosa na gravação lançada em 1990 por Chitãozinho e Xororó.

O resultado é um disco sem grandes arroubos criativos, mas que certamente vai agradar a boa parte dos fãs de Milton e da dupla sertaneja, até pela chance de ouvir as três vozes juntas num disco. Para admiradores de Milton, o lançamento tem um gosto especial, já que ele não gravava um disco de estúdio há oito anos, desde "Tamarear", lançado em 2015 com o Dudu Lima Trio.

Não é segredo que o genial cantor e compositor mineiro tem sofrido com problemas de saúde, e sua voz não tem a mesma força de outros tempos. Mesmo assim, é um prazer ouvi-lo cantar.

Para lançar o disco, Milton e a dupla Chitãozinho e Xororó foram entrevistados por Pedro Bial no programa Som Brasil, da Globo. Os números musicais não mostraram os três cantores juntos, o que leva a crer que as filmagens das canções foram realizadas separadamente. Mas a entrevista com os três foi comovente.

Milton chorou ao ver a gravação de um programa da Globo de 1999, em que cantou "Travessia" com os mesmos Chitãozinho e Xororó e aparecia contando como escreveu a música em parceria com Fernando Brant. Um depoimento de Ivan Lins, que disse considerar "um sonho de mais de 50 anos" ter uma música cantada por Milton, também emocionou o mineiro.

O filho de Milton, Augusto Nascimento, contou no programa Som Brasil que a decisão de gravar "Evidências" foi uma escolha óbvia. "Eu não queria chegar em ‘Evidências’, acho que tem músicas que não tem como alguém gravar e ficar melhor que a original. Mas depois que decidimos que cada um escolheria uma música do outro, meu pai gravou ‘Evidências’ e vocês [Chitãozinho e Xororó] escolheram ‘Nos Bailes da Vida’."

Augusto comete um pequeno erro. A gravação da dupla sertaneja para "Evidências" estourou a música em todo o país, mas não foi a original. A primeira gravação, realizada em 1989, foi realizada pelo cantor pernambucano Leonardo Sullivan, irmão do cantor e compositor Michael Sullivan.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.