Descrição de chapéu Livros

É preciso unir ciência ao saber dos sonhos, diz Sidarta Ribeiro

Neurocientista e autor de 'O Oráculo da Noite' é o convidado do podcast Ilustríssima Conversa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Todo o mundo dorme e quase todo o mundo sonha, mas poucos sabem a função neurológica de tudo isso e para que servem essas viagens noturnas. Afinal, sonhos são capazes de dizer algo sobre o futuro?

Um dos maiores especialistas no assunto é o neurocientista Sidarta Ribeiro, fundador do Instituto do Cérebro da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Ele lançou pela Companhia das Letras o livro "O Oráculo da Noite" e é o convidado do episódio desta semana do Ilustríssima Conversa, apresentado por Walter Porto.

Ele discute no programa a maneira como o ser humano lidou com seus sonhos ao longo da história, o papel de Freud em restabelecer a importância desse assunto no debate público e a necessidade de reatar a racionalidade científica com os saberes ancestrais que valorizavam os sonhos.

sidarta com microfone
Sidarta Ribeiro durante o lançamento do 'O Oráculo da Noite' em São Paulo - Jardiel Carvalho/Folhapress

O Ilustríssima Conversa está disponível nos principais aplicativos, como Apple Podcasts, Spotify e Stitcher. Ouvintes podem assinar gratuitamente o podcast nos aplicativos para receber notificações de novos episódios.

O podcast entrevista, a cada duas semanas, autores de livros de não ficção e intelectuais para discutir suas obras e seus temas de pesquisa.

A lista completa de episódios está disponível no índice do podcast. O feed RSS é https://folha.libsyn.com/rss.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.