Descrição de chapéu imposto de renda

Saiba onde encontrar dados adicionais de imóveis e veículos exigidos pela Receita

Facultativa neste ano, inclusão de informações será obrigatória a partir de 2019

Uma das novidades anunciadas pela Receita Federal na declaração de Imposto de Renda de 2018ano-calendário 2017— é a necessidade de incluir informações adicionais de bens como imóveis e veículos. Neste ano, os campos são de preenchimento facultativo, mas serão obrigatórios a partir de 2019.

No caso de veículos, essa tarefa é pouco trabalhosa. O número exigido é o Renavam, que consta no documento emitido pelo Detran de cada estado. Para embarcações e aeronaves, o dado é o registro equivalente, que também está no comprovante que o dono possui.

Muitos contribuintes, porém, têm ficado em dúvida sobre qual o número de registro de imóveis que deve ser incluído no campo da ficha Bens e Direitos. “No campo onde se pede esse dado, não está claro o que a Receita quer. Estamos colocando o número do livro do cartório e as páginas onde a matrícula está registrada”, diz Juliana Fernandes, especialista em IR da MG Contécnica.

Desenho do Leão do Imposto de Renda
Veja onde buscar as informações adicionais para a declaração do IR - Fabiana Martins

“A Receita tem trabalhado no cruzamento de dados para identificar quem está omitindo bens. Dá para saber quem não está declarando o imóvel ou o veículo”, complementa.

Além do registro, o contribuinte tem que incluir também o IPTU (imposto predial). No mesmo comprovante, é possível encontrar o endereço completo, a metragem total do imóvel e a inscrição na prefeitura. 

Embora neste ano o preenchimento seja facultativo, Fernandes recomenda que o contribuinte já inclua as informações. “É melhor começar a se movimentar neste ano, porque no ano que vem será obrigatório. Então quem não achar as informações tem mais tempo para se organizar e procurar”, diz.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.