Varejistas iniciam liquidações para impulsionar vendas do 1º trimestre

Promoções na Magazine Luiza, Lojas Americanas e Casas Bahia começam sexta-feira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

Passada a temporada de compras de Natal, redes varejistas no Brasil se movimentam para liquidar os estoques remanescentes com ações promocionais tanto no comércio eletrônico quanto nas lojas físicas a partir desta semana, visando impulsionar as vendas e compensar a ausência de eventos sazonais no primeiro trimestre do ano.

Uma das redes que fazem promoções neste início de ano é o Magazine Luiza, que nesta quinta-feira (3) fechou todas as 937 lojas espalhadas pelo Brasil em preparação para a chamada "Liquidação Fantástica" na sexta-feira, que promete descontos que podem chegar a 70%.

"Temos esse ano 20% a mais de estoque em relação ao ano passado e faremos a promoção em todas as lojas, incluindo as 100 que abrimos no ano passado e participarão da liquidação pela primeira vez", disse à agência Reuters o vice-presidente comercial e de operações da Magazine Luiza, Fabrício Bittar Garcia.

Segundo ele, a companhia espera comercializar o equivalente a 15 dias de venda nesta sexta-feira (4) e filas de consumidores já devem começar a se formar em algumas lojas do interior do Estado de São Paulo e do Nordeste a partir desta quinta-feira.

"Tem pessoas que ficam mais de 20 horas na fila. Esperamos bom crescimento em relação ao ano passado e teremos mais de 8 mil (funcionários) intermitentes nas lojas para ajudar nesse dia", comentou o executivo, acrescentando que as promoções começam nas lojas às 6h da manhã e no aplicativo e site do grupo entre 8h e 9h de sexta-feira (4).

Garcia não quis especificar o percentual de alta de vendas observado na liquidação em 2018, mas citou expansão de dois dígitos.

As ações das redes acontecem depois de uma temporada de compras de fim de ano relativamente positiva para o varejo nacional. No final de dezembro, a entidade que representa shopping centers do país, Abrasce, citou alta de 9,3% nas vendas no Natal. Enquanto isso, a empresa de pesquisa de mercado Ebit|Nielsen, apontou alta de 13,5% nas vendas natalinas do comércio eletrônico nacional.

Segundo dados da empresa de meios de pagamento Cielo, no primeiro trimestre de 2018 as vendas do varejo brasileiro tiveram alta de 1,7% sobre um ano antes, descontada a inflação.

A B2W, grupo de comércio eletrônico que opera sob as marcas Americanas.com, Submarino e Shoptime, também inicia a partir desta quinta-feira promoções de até 60%, que promete 10% adicionais em alguns produtos comprados via boleto bancário ou à vista no cartão de crédito.

Além disso, as mais de 1.360 lojas físicas da controladora da B2W, a Lojas Americanas, em todo o país também oferecerão descontos entre 4 e 7 de janeiro.

Outra varejista que promove ações promocionais em janeiro é a Via Varejo, dona das bandeiras Casas Bahia e Ponto Frio. 

“Essa é a data mais esperada pelos consumidores no início do ano para aproveitar as ofertas e descontos e para nós, da Casas Bahia e Pontofrio, é mais uma oportunidade de oferecer preços baixos e condições de pagamento em produtos  novos e liquidando os estoques do ano passado”, reforça Jorge Faiçal, diretor executivo comercial e de marketing, da Via Varejo, dona da Casas Bahia e Pontofrio. 

A liquidação da Casas Bahia começa na sexta-feira (2) e as lojas abrirão às 6h. Segundo a marca, os descontos chegam a 70%. A rede de estabelecimentos do Ponto Frio também abrirá às 6h e as promoções vão até dia 13.

Com descontos de até 70%, a companhia controlada pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA) ainda abrirá as lojas a partir das 6h da manhã de sexta-feira.

As ações da Magazine Luiza encerraram o último ano com a maior valorização do Ibovespa, depois de altas de cerca de 500% em 2017 e em 2016, enquanto as da B2W acumularam ganho de cerca de 105% em 2018. Na contramão, Via Varejo perdeu mais de 40% no ano passado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.