Preço da gasolina nos postos sobe 1,35% na semana, diz ANP; diesel avança 0,89%

Valor da gasolina para os consumidores fechou a semana em R$ 4,566 por litro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

Os preços da gasolina nas bombas dos postos do Brasil avançaram em média 1,35% nesta semana, segundo dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) divulgados nesta sexta-feira (10). O diesel, combustível mais utilizado do país, teve reajuste médio de 0,89%.

O movimento nos preços veio apesar de a Petrobras ter mantido estável o custo da gasolina em suas refinarias desde 30 de abril, quando houve um reajuste médio de 3,5% no combustível, para R$ 2,0450 por litro, maior patamar desde 23 de outubro do ano passado.

Já a alta no diesel seguiu em parte uma elevação de preços pela Petrobras no sábado, de 2,57%, para uma média de R$ 2,3047 por litro.

Com a alta nos postos, o preço médio da gasolina para os consumidores finais fechou a semana em R$ 4,566 por litro, ante R$ 4,505 na semana anterior.

Já o diesel subiu de R$ 3,612 para R$ 3,644 por litro em uma semana.

O repasse de preços ao consumidor final depende da estratégia comercial das distribuidoras e revendedoras, do valor do etanol anidro misturado à gasolina, dentre outros fatores.

Em contraste com o movimento nos combustíveis fósseis, o etanol, concorrente da gasolina nas bombas, fechou a semana com queda de 1,89%, a R$ 3,060 por litro.

As usinas de açúcar do centro-sul do Brasil somaram vendas de etanol de 1,32 bilhão de litros na segunda quinzena de abril, sendo 47,95 milhões de litros destinados à exportação e 1,27 bilhão de litros ao mercado interno, disse nesta sexta-feira a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica). As usinas direcionaram em abril 71% de sua cana para a produção de etanol.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.