Empresária, namorada de Rennan da Penha vai a banco e é levada pela polícia

Em nota, Itaú pediu desculpas e disse que bloqueio da conta era para proteger correntista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

"Preto e dinheiro são palavras rivais?"

É o que a empresária Lorenna Vieira, 21, se perguntou, citando trecho da música "Vida Loka (parte 2)", dos Racionais MC's, após ser "humilhada e esculachada por minha conta receber um bom dinheiro", segundo ela. Queria sacar R$ 1.500.

Ela tem uma marca de cosméticos (preferência para cabelos cacheados, como os seus), a Use Bad Gall. E faz sucesso com ela, até por ser influenciadora digital: são 300 mil seguidores no Instagram e outros 125 mil no Twitter.

Nesta quinta (30), a Miss Beleza Negra 2016 foi a uma agência do Itaú na Penha para resolver "negócios de conta". 

Saiu de lá direto para a 22ª delegacia de polícia, no mesmo bairro da zona norte carioca, onde mora com seu namorado, o DJ Rennan da Penha

Lorenna Vieira, empresária e namorada do DJ Rennan da Penha - Instagram

Ela diz que funcionários do Itaú a enrolaram até o banco fechar, pois haviam acionado as autoridades, desconfiados de uma possível fraude. Teriam estranhado a movimentação em sua conta. 

O banco pediu desculpas e disse que adotou “procedimento padrão” para casos similares.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro disse que enviou uma equipe ao Itaú para verificar "uma possível ocorrência de uso de documento falso, detectada por funcionários da agência".

Os policiais teriam então "convidado a mulher a acompanhá-los à delegacia" para verificar a autenticidade da identidade. Foram à unidade em "viatura descaracterizada, onde foi constatado que o documento era verdadeiro, e ela foi liberada".

Vieira contou em suas redes sociais que, na delegacia, "ficaram fazendo perguntas tipo 'você é o que do Rennan, você já visitou [na cadeia]', tipo assim, então me conhece, né?". 

Seu namorado, coqueluche da cena funkeira do Brasil, passou sete meses encarcerado em 2019, condenado em segunda instância (após ser inocentado na primeira) por associação para o tráfico de drogas. 

Foi solto em novembro, beneficiado pela mesma decisão do Supremo Tribunal Federal que contemplou o ex-presidente Lula —a de que um condenado só pode ser preso quando não for mais possível recorrer.

A detenção do jovem, acompanhada de acusações de racismo e criminalização do funk, mobilizou a campanha #DJNãoÉBandido. 

Agora é Vieira quem protagoniza um episódio que, para ela, escancara "a porra do preconceito, não tem outra explicação".

A empresária afirma que os três policiais que a escoltaram, todos eles brancos, agiram com "o maior deboche, maior desrespeito, maior preconceito". 

Ela diz que vai encerrar sua conta no Itaú e "processar quem tiver que processar", a instituição, a Polícia Civil ou ambos. 

Vieira conta que, quando os policiais chegaram para levá-la, não havia mais ninguém na agência. "Fiquei lá esperando e não estava entendendo a demora." 

Até perceber que haviam chamado a polícia. "Me tiraram de lá, aquela vergonha toda, isso tudo que vocês já sabem o que é." Segundo Vieira, justificaram a suspeita assim: falaram que não era ela na identidade (o cabelo, na foto, estava liso, e hoje ela o deixa no crespo natural) e que a quantia que estava entrando em sua conta não era normal, logo, não lhe deixaram sacá-la. "Prenderam meu dinheiro, quase me prenderam."

No mesmo dia, ela foi a um espaço que abrigará uma nova loja de sua marca. Diz que conheceu a lojista de um estabelecimento vizinho que ficou surpresa por ser ela a dona do negócio. "A gente é preto, é humilde, mas é empresário sim, é empreendedor também."

Rennan da Penha também comentou o caso no Instagram. "Meu bagulho é meu trabalho, não gosto nem de ficar criando polêmica, mas o que aconteceu hoje com minha mulher, no Itaú, não foi maneiro, não."

O funkeiro questionou o que motivou a suspeita. "Fraude por quê? Ela trabalha, vende o xampu dela."

Estereótipos do que esperar de um negro, diz, também o assombram. Se não é bandido, no imaginário popular, só pode ser boleiro. Como a vez em que entrou numa agência do mesmo Itaú, e o segurança perguntou se era jogador de futebol. "Fico assim, pasmo, mano. Não posso conquistar nada? Que loucura é essa, mano?"

Também incomoda quando ele e Vieira estão no avião e recebem olhares tortos. "Dois jovens negros viajando não é normal pra eles." 

Em nota enviada por sua assessoria de imprensa, o Itaú se desculpa e diz que vem tentando entrar em contato com Lorenna Vieira para resolver a situação.

Segundo o banco, "o procedimento adotado na agência é padrão em casos de suspeita de fraude, e não tem qualquer relação com questões de raça ou gênero". O Itaú Unibanco, continua o texto, "acredita que toda forma de discriminação racial deve ser combatida”.

O objetivo, de acordo com a instituição, "era proteger os recursos de Vieira de possível fraude, uma vez que já havia um bloqueio preventivo de sua conta corrente e era difícil identificá-la com o documento apresentado no caixa". 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.