China revela trem que pode viajar a 600 km/h

Veículo de levitação magnética pode ser o mais rápido do mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pequim | Reuters

A China revelou um trem capaz de atingir a velocidade de 600 quilômetros por hora, disse a mídia estatal na terça-feira (20).

A velocidade máxima faria o trem, desenvolvido na China e fabricado na cidade costeira de Qingdao, o veículo terrestre mais veloz do mundo.

Usando a força eletromagnética, o trem maglev "levita" acima dos trilhos, sem contato com os mesmos.

A China usa essa tecnologia há quase duas décadas em escala limitada. Xangai tem uma linha curta de maglev que leva de um dos aeroportos até o centro da cidade.

Trem maglev em Qingdao, na China - Li Ziheng - 20.jul.2021/Xinhua

Enquanto ainda não existem linhas de maglev entre cidades ou províncias chinesas que pudessem aproveitar as velocidades elevadas, algumas cidades, incluindo Xangai e Chengdu, começaram a realizar pesquisas.

A 600 km/h, o trem levaria apenas 2,5 horas para viajar de Pequim a Xangai, uma viagem de mais de 1.000 quilômetros. Em comparação, o trajeto levaria 3 horas de avião e 3,5 horas em trem de alta velocidade.

Países do Japão à Alemanha também pretendem construir redes de maglev, embora os altos custos e a incompatibilidade com a atual infraestrutura de ferrovias sejam obstáculos ao rápido desenvolvimento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.